Datafolha: Lula continua líder e Bolsonaro para de crescer

Em eventual cenário sem ex-presidente candidaturas mais beneficiadas seriam de Mariana Silva e Ciro Gomes; Alckmin estabiliza junto com Huck, entre 6% e 8%
 
foto_lula_marques_agencia_pt_2.jpg
(Foto Lula Marques Agência PT)
 
Jornal GGN – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua em primeiro lugar na intenção de votos. Pesquisa realizada pelo Datafolha, entre os dias 29 e 30 de janeiro, aponta favoritismo entre 37% do eleitorado, mesmo após o resultado da ação judicial no Tribunal Regional Federal da 4º Região (TRF-4). 
 
No início de dezembro do ano passado, o levantamento do Datafolha mostrava Lula na liderança com 34% e Bolsonaro com 17%. Portanto o ex-presidente sofre uma leve melhora e a votação para o deputado continua praticamente igual. Na pesquisa divulgada nesta quarta-feira (31), o instituto de pesquisa aponta que os votos em favor de Bolsonaro, na verdade, oscilaram negativamente em todos os quadros na pesquisa, em comparação com o levantamento de novembro, portanto parou de crescer.   
 
Nas simulações em segundo turno, as intenções de voto para o deputado também ficaram estáveis sendo derrotado tanto por Lula (49% a 32%) quanto pela ex-senadora Marina Silva (42% a 32%), que aparece em segundo lugar no primeiro turno, caso Lula não concorra. 
 
Assim, em um eventual cenário sem Lula na disputa, após Bolsonaro com seus 18%, segue Marina Silva (Rede) com 13%, Ciro Gomes (PDT) com 10% e Geraldo Alckmin (PSDB) e Luciano Huck (sem partido) tecnicamente empatados com 8% cada. 
 
As principais candidaturas que seriam impulsionadas com a saída de Lula nessas eleições são a de Marina, que passa de 8% para 13% e Ciro Gomes, de 6% para 10%. As candidaturas de Alckmin e Huck também sobem, mas pouco, de 6% para 8%. 
 
O ex-presidente Lula também lidera o primeiro turno em todos os cenários, variando de 34% a 37% das intenções de voto. Contra Alckmin venceria no segundo turno por 49% a 30% e contra Marina, por 47% a 32%. 
 
Lula pode ficar inelegível com a condenação no TRF-4, mas essa decisão depende do Tribunal Superior Eleitoral e deverá ocorrer em setembro. Segundo o Datafolha, a pesquisa foi realizada em 174 municípios com 2.826 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR 05351/2018. 
 
 
Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Calça de veludo ou bunda de fora !!

    Ótimo momento para Lula chamar o Guilherme Boulos para compor a chapa como vice, sinalizaria que se tentar inviabilizá-lo será muito pior, pois a camada mais popular à esquerda chegaria ao Planalto pelas mãos de Boulos e lideranças do MTST, MST  etc….

    E se os golpistas do judiciário também forjarem um processo contra o Boulos, a panela de pressão explodirá e a farsesca eleição de 2018 será totalmente desmoralizada .

    1. Caro Antônio, bem

      Caro Antônio, bem colocado.

      Boulos seria de fato um excelente nome na chapa! Não apenas por suas qualidades pessoais como pelos efeitos políticos indiretos que você citou! Temos que, na minha opinião,  pensar cada vez mais numa frente ampla para lutar. 

      abraços

  2. A essas alturas da partida

    A essas alturas da partida (disputa eleitoral), mesmo tendo um craque que desequilibra (Lula), é difícil, quase impossível  ganhar, porque o árbitro (na realidade juízes e auxiliares (Ministérios Públicos, polícias), sem contar com torcida, portões fechados (só entra a mídia, que só mostra lances que favorecem o time que apoia,  enaltecendo  sempre essa equipe (Governo), atacando o adversário e seus jogadores, com mentiras, escondendo o quê de fato acontece no jogo, e tentando forçar a expulsão de jogadores oponentes, não dá para continuar jogando, nesses termos. Quero dizer que as dispendiosas pesquisas, encomendadas pelos golpistas, com institutos muitos também golpistas servem para identificar quem está sendo ameaça à ditadura implantada com o Judiciário (todo) e os Ministérios Públicos à frente, que com interpretações enviesadas e sem provas, desrespeitando a presunção da inocência, impondo o cumprimento da pena antes da condenação do réu, através de prisões preventivas sem limite, impostas a réus primários, com endereço conhecido, no sentido de torturá-los para obter confissão para incriminar adversários do golpe. Estamos numa ditadura, e numa ditadura eleições só para trocar a guarda. Oposição não tem vez no “pleito”. Está claro que grande parte do povo brasileiro está tendo desrespeitados os seu direitos de cidadão, não podendo votar no candidato que melhor favorece seus interesses, direito de não apoiar o programa que a ditadura está impondo, modelo neoliberal na economia, com desemprego e arrocho salarial, com entrega das riquezas do país aos interesses dos golpistas e seus sócios (internos e externos), objetivando uma estrutura estatal mínima que deixa serviços essências, que atende a população pobre (segurança, saúde e educação), que está tirando direitos trabalhistas e previdenciários . É ingenuidade esperar que com as leis votadas no Parlamento golpista, interpretada por juízes golpistas, que presidem as eleições, com a mídia tentando conseguir um candidato que possa dar uma roupagem de legalidade ao pleito, com análises deturpadas, mentindo sobre fatos, quando não os esconde, fazendo propaganda dos inexistentes feitos do governo dos golpistas, possa a oposição chegar ao poder através de eleição, que é um direito na Democracia. Há que se procurar meios para pressionar os golpistas a jogar limpo dentro do que ainda resta de Democracia., porque está flagrante que a ditadura está desrespeitando o que prevê a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (brasileiro no caso). Abaixo a ditadura! Fora juízes golpistas e corruptos!

  3. Ah, as pesquisas….

    A pressão aumenta.

    Passei a tarde de ontem lendo as nausebundas matérias da Veja, Época e congeneres a respeito da (anunciada) condenação de Lula.

    E cheguei a conclusão: ou muda a abordagem da questão , por parte dos progressistas, ou não pouparaão nenhum argumento , por mais vil que seja , para obliterar o que as urnas proclamarem em 2018. O “tapetão” já está pronto, armado e armado para isso!

    Enquanto isso Temer comemora que “só” 44% são contra a reforma da Previdência, segundo o Ibope!

    http://www.infomoney.com.br/mercados/politica/noticia/7237791/moreira-franco-ibope-mostra-que-dizem-contra-reforma-previdencia

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador