Música

De Aquiles Rique Reis para Antonio Adolfo

De: Aquiles

Para: Antonio Adolfo

Salve, grande Antonio! Mais uma vez me entusiasmei ao ouvir um novo álbum seu. Que delícia é o Bossa 65 – Celebrating Carlos Lyra and Roberto Menescal (AAM), com o qual você homenageia os 65 anos da Bossa Nova!

Mas vamos lá que o papo é reto: tudo começa com “Coisa Mais Linda” (Carlos Lyra e Vinícius de Moraes).* Com a sonoridade que o caracteriza, seu piano inicia. Os sopros vêm a seguir. O suingue é total. O seu arranjo é de quem sabe tudo desse barato que é a música instrumental. O trombone vem carregando em si o poder de ser esplêndido. Assim como a guitarra. Gostei de você cantarolando a melodia em alguns momentos da música, viu?

“O Barquinho” (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli).**: Partindo de um acorde dos sopros, você inicia dedilhando a melodia. Logo batera e baixo o amparam até que chegue a hora de seu improviso, e improvisar sobre boas harmonias é a onda perfeita para você dropar. Seu arranjo para os sopros é de uma riqueza quase insuportável, sabia? O sax vem para criar – a cozinha o deixa à vontade – e ele não se faz de rogado, arrepia! Meu Deus, quequéaquilo?! Os sopros se ajuntam novamente. A dinâmica é supimpa – e você, como quem não quer nada, a acentua. Repetindo os acordes finais, o arranjo fecha a tampa.

Em “Tetê” (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli), seu piano vem levinho, delicado. O trombone entra na área e esquenta a melodia. Os sopros mostram sua sonoridade e criam a atmosfera romântica pedida pela melodia. A guitarra improvisa. O baixo cria o clima, sobre o qual você toca, Antonio. Os sopros vêm, o final se aproxima.

Já em “Marcha da Quarta-Feira de Cinzas” (Carlos Lyra e Vinícius de Moraes), a flauta contralto, solitária, nostálgica mesmo, inicia ad libtum. Logo o piano a encontra e com a batera e o baixo seguem o som. Assim como o baixo e a batera, os sopros tocam docemente. A flauta chega num improviso de alguns compassos. Com surdina, o trompete assume a vez de solar e o faz com a consciência da responsabilidade que você lhe deu, Antonio. A melodia volta com o seu piano e logo vêm os sopros a conduzi-la à nota final.

Em “Sabe Você” (Carlos Lyra e Vinícius de Moraes), você dedilha a melodia arritmo, até chegar um momento como se ouvíssemos os versos do poeta perguntando e eles mesmo respondendo: “Sabe você o que é amor?/ Não sabe?/ Eu sei!”

É, Antonio, a música sabe bem o que é o amor, né? Aquele amor incondicional, que sentem você e tantos que levaram e levam a vida a tocar e cantar: Lyra, Vinícius, Menescal, Bôscoli, Buarque e a turma que tocou em Bossa 65: Lula Galvão (guitarra e violão), Jorge Helder (baixo); Rafael Barata (bateria/percussão); Dadá Costa (percussão); Jesse Sadoc (trompete/flugelhorn); Danilo Sinna (sax alto); Marcelo Martins (saxes tenor e contralto e flauta) e Rafael Rocha (trombone).

A todos vocês o meu respeito e a minha admiração por serem o que são para a música brasileira de ontem, hoje e sempre.

Abraços.

* https://youtu.be/vj8DXkDxgiI

** https://youtu.be/8UnHjBQwmA8

Aquiles Rique Reis

Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.

Aquiles Rique Reis

Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

8 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

10 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

10 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

10 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

11 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

14 horas ago