Categories: Notícia

Denúncia: Prefeituras do Recife e Jaboatão Contrataram Empresas da Máfia dos Fundos de Pensão.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Gestões Geraldo Julio e Elias Gomes contrataram empresas da máfia dos Fundos de Pensão, alvo da Operação Fundo Perdido, da Polícia Federal

EXCLUSIVO

A Polícia Federal deflagrou ontem a Operação “Fundo Perdido” para desbaratar um esquema onde gestores de Fundos de Previdências Municipais contratavam a empresa Plena Consultoria para aplicar golpes na Previdência dos Servidores Municipais.

Pelo esquema, a Plena era contratada para que indicasse as melhores opções de investimentos aos fundos de pensão, entretanto, segundo as investigações, os investidores cooptavam os gestores dos Fundos municipais mediante o pagamento de comissões para que o dinheiro da previdência fosse investido nas aplicações indicadas pela organização criminosa. Como a Plena cobrava uma quantia irrisória de cada Fundo para ter a missão de investir o dinheiro dos servidores, não era feita qualquer licitação.

Os esquema operava em pelo menos 107 prefeituras espalhadas em vários Estados e segundo o jornal o Estado de São Paulo também estaria operando nas Prefeituras do Recife e de Fortaleza.

De acordo com a edição 92, de 10 de agosto de 2013, do Diário Oficial do Município do Recife, a contratação da Plena Consultoria, pela Reciprev, deu-se já na gestão do prefeito Geraldo Julio, do PSB. As edições de 04 de agosto de 2011 e de 22 de agosto de 2013, apontam para a gestão Elias Gomes como a contratante da Plena Consultoria, pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.

Ao todo, mais de 30 pessoas são investigadas e tiveram monitoramento telefônico judicialmente autorizado no curso do inquérito policial. Empresários, consultores e servidores públicos estão entre os investigados por suspeita de envolvimento em crimes de fraude a licitação, organização criminosa, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta.
 

Segundo o Valor Econômico, a PF desdobrou as investigações porque os diálogos interceptados pelas escutas telefônicas apontaram o envolvimento de prefeitos e deputados estaduais e federais no esquema, que por terem prerrogativa de foro ou função só podem ser investigados no âmbito do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
De acordo com o inquérito, a organização criminosa foi descoberta a partir de auditorias realizadas pelo Ministério da Previdência Social em contratos de prestação de serviços.
Em entrevista ao Estadão, o delegado Rodrigo Sanfurgo, chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros (Delafin) da PF, nenhum investidor com conhecimento razoável do mercado aplicaria nos papéis oferecidos pelo grupo: “Não são aplicações de alto risco, mas absolutamente temerárias”, afirmou Sanfurgo.
Vejam os extratos dos contratos firmados entre as Prefeituras do Recife e de Jaboatão dos Guararapes com a Plena Consultoria, que teve sete de seus dirigentes e funcionários presos ontem na Operação da PF, todos assinados já nas gestões de Geraldo Julio (PSB) e Elias Gomes (PSDB) à frente da duas Prefeituras:

Diário Oficial No147, de 04 de agosto de 2011

Diário Oficial No 158, de  22 de Agosto de 2013

Operação “Fundo Perdido” da PF prende empresários na Grande São

Paulo

 

Por André Guilherme Vieira | Valor

SÃO PAULO  –  (Atualizada às 11h42m)

Deflagrada no começo da manhã desta terça-feira, a operação “Fundo Perdido” da Polícia Federal contra fraudes na gestão de fundos previdenciários públicos cumprirá oito mandados de prisão preventiva de empresários e 22 de busca e apreensão a partir na capital paulista, em municípios da Grande São Paulo e em São José do Rio Preto, no interior.

Os pedidos foram feitos pela Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros (Delefin) da Polícia Federal à juíza Silvia Maria Rocha, titular da 2ª Vara Criminal da Justiça Federal.

Investigação conduzida pela Polícia Federal descobriu esquema nacional de fraude na gestão de recursos de fundos previdenciários públicos envolvendo prefeituras e empresas no Estado de São Paulo. De acordo com o inquérito, há indícios da prática continuada de crimes contra o sistema financeiro nacional, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e organização criminosa.

A PF não afasta a possibilidade de a ação ter desdobramentos envolvendo políticos com prerrogativa de foro ou função, como prefeitos e deputados estaduais e federais. Por isso, a operação foi “recortada”, visando a localizar e prender inicialmente os operadores do esquema.

Ao todo, mais de 30 pessoas são investigadas e tiveram monitoramento telefônico judicialmente autorizado no curso do inquérito policial.

Histórico

De acordo com a PF, as investigações tiveram início em 2012, depois de uma série de auditorias do Ministério da Previdência constatar fraudes nas aplicações das contribuições dos servidores.

O grupo criminoso, segundo informação dos federais, constituiu uma empresa de consultoria financeira que deveria indicar as melhores opções de investimento aos fundos de pensão.

Ao invés disso, os investigados destinavam os recursos dos fundos a aplicações temerárias em troca de comissões ilícitas pagas por operadores do mercado financeiro. No longo prazo, conforme as investigações, os prejuízos dessas aplicações poderiam comprometer o recebimento de aposentadorias pelos servidores que contribuíram com os fundos.

Os envolvidos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de organização criminosa, gestão fraudulenta, fraude em licitação, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, cujas penas variam de um a 12 anos de prisão.

http://noeliabritoblog.blogspot.com.br/2014/03/gestoes-geraldo-julio-e-elias-gomes.html

 

http://www.valor.com.br/brasil/3457098/operacao-fundo-perdido-da-pf-prende-empresarios-na-grande-sao-paulo#ixzz2viGNSVfX

Redação

Redação

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

7 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

8 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

8 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

9 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

10 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

12 horas ago