Dilma no reino dos homens probos do Congresso

Cena 1: o presidencialismo de coalizão

A votação no Senado da PL do pré-sal revelou, em toda crueza, o nível atual do poder presidencial. A presidente está literalmente refém de chantagem política.

Com o enfraquecimento do poder presidencial, três dos mais notórios operadores do Senado – Renan Calheiros, Romero Jucá e José Serra – se uniram para recriar o “centrão” – o grande balcão de negócios que, em alguns momentos de vácuo político no país, é constituído para barganhar favores com presidentes fracos.

O pote de ouro mais disputado é o da flexibilização do sistema de partilha no pré-sal. O recuo de Dilma Rousseff na última hora deveu-se a ameaças explícitas de Renan e Jucá de engrossarem o coro do impeachment.

Com isso conseguiram aprovar no Senado o Projeto de Lei de Serra que não mais obriga a Petrobras a ser operadora de todos os poços, com participação de 30%.

A reação do presidente da Câmara Eduardo Cunha foi imediata, despudorada como todos seus atos públicos, escancarando o leilão: garantiu que irá sepultar a PL do Senado e oferecer aos patrocinadores da mudança o cálice de ouro: a revogação total do sistema de partilha.

Já se chegou a um nível tal que se abre mão até do pudor.

Cena 2: as ações contra Eduardo Cunha

Amanha, dificilmente o STF (Supremo Tribunal Federal) decidirá pelo afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara. Apesar da enorme capivara de Cunha, trata-se de medida extrema contra o presidente de outro poder. Segundo avaliações internas do STF, até agora o Procurador Geral da República não logrou apresentar evidências sólidas sobre as interferências de Cunha nas investigações, valendo-se de suas prerrogativas de presidente da Câmara.

É um quadro complicado no qual os negócios políticos adquiriram uma desfaçatez própria da decadência moral que caracteriza os fins de ciclo.

Cena 3: entre a irresponsabilidade de Aécio e a abulia de Dilma

Tem-se uma presidente politicamente manietada, refém do pior fisiologismo do Congresso e incapaz de uma reação. Em posição confortável, os líderes do “centrão” garantirão o mandato de Dilma.

A alternativa a ela é um dos políticos mais medíocres das últimas legislaturas, Aécio Neves, de uma ignorância absurda sobre qualquer tema contemporâneo.

Fica-se, então, nesse dilema político: ou um candidato cuja única palavra de ordem é o discurso do confronto, ou uma presidente cedendo as coroas da corte para não perder o cargo e incapaz de reagir à crise.

Cena 4: a rebelião das corporações

Para completar o mapa, corporações relevantes, como a Polícia Federal, tornaram-se poder dentro Estado, graças ao desempenho de José Eduardo Cardozo, provavelmente o mais fraco Ministro da Justiça da história, não apenas pela falta de autoridade, mas por não ter cumprido nenhuma de suas atribuições em relação aos grandes temas da pasta.

Diz-se que das grandes crises saem as grandes soluções. Até agora nenhuma apareceu no horizonte político. No protagonismo, apenas velhas raposas instruídas na arte da chantagem.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • dilma vira post no reino dos

    dilma vira post no reino dos chantagistas...

    olhai os delírios dos tempos...

  • de madrugada,.insone,
     pra

    de madrugada,.insone,

     pra evitar o  beriberi

    peri virá que eu vi.

    peri

    patético virá que eu vi

    redimir os honrados

    e punir os camaleonicos 

    corruptos e chantragistas..

    ou como dizia o grande  kublai,

    me respeitem senão eu

    chamo o meu vô gengis khan....

  • Dilma não é vítima. É cumplice
    Dilma não é vítima. Vítima é o povo que foi espoliado. A quem pedir socorro?

  • Janot cúmplice

    Se alguém queria uma prova da participação do Janot em tudo isso, ela acaba de ser dada pelo ridículo Dallagnol: foi Janot quem repassou à Lava-Jato a "denúncia" da bancada da bala contra o Lula baseada em reporcagem da Veja.

    O inquérito ficou quase um ano na gaveta esperando o frenesi da imprensa com o sítio de Atibaia.

    Eis o supremo procurador. A conspiração é absoluta. Nisso o catastrofismo do Nassif estava certo: Lula deve ser condenado rapidamente em primeira e segunda instância, com todas as decisões apósitas do STF e PGR, e assim será retirado da vida política nacional.

    Com toda a resistência legítima que vai oferecer ao arbítrio, ficará para a história a sua reabilitação. Naquele clima de sempre da história: "será se...". Nesse momento tô morrendo de vergonha do meu país.

  •  
     
    O  evento prestou

     

     

    O  evento prestou homenagens a entidades que apoiaram a coleta de  assinaturas, como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São  Paulo (Crea-SP), a Receita, o Sindicato dos Químicos da Baixada  Santista, a Igreja Batista, a maçonaria paulista e os movimentos  Política Viva e Vem pra Rua. A socialite Rosângela Lyra esteve no palco e  levou a atriz Maria Fernanda Cândido, que deu apoio à mobilização. A  atriz disse ser "Muito emocionante ver o Brasil acordado".

  • Engajados na causa do MPF de DD

    Estes abaixo foram homenageados pelo  procurador Dalton Dallagnol, por arrecadarem assinaturas e terem se engajado

    na camapnha do MPF.

    ˜O  evento prestou homenagens a entidades que apoiaram a coleta de  assinaturas, como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São  Paulo (Crea-SP), a Receita, o Sindicato dos Químicos da Baixada  Santista, a Igreja Batista, a maçonaria paulista e os movimentos  Política Viva e Vem pra Rua. A socialite Rosângela Lyra esteve no palco e  levou a atriz Maria Fernanda Cândido, que deu apoio à mobilização. A  atriz disse ser "Muito emocionante ver o Brasil acordado".

    Fonte: Conteudo Estadão

    • Todos devem ter assinado duas

      Todos devem ter assinado duas vezes ou mais, pois além de pertencerem às tais ditas cujas entidades, também devem ser maçons. E sendo golpistas, não respeitam lei nenhuma.

      Aposto que existem também entidades que pediram para não ser divulgadas, para continuarem fingindo neutralidade. Agem mais nos subterraneos do esgôto, que os velhos maçonzadas.

  • Já dizia meu avô. ..
    ....Lavoisier: -Nada se cria, nada se perde. ...tudo se transforma!
    Essa verdade física, fica explícita no status quo da sociedade atual. ...
    Da queda dos impérios, a colonização do novo mundo. .Das guerras religiosas às econômicas tudo se transformou no que presenciamos hoje: um tipo de sociedade na qual não cabe todo mundo....Aonde os mais afortunados pelo destino, tratam de se encastelar em seus condomínios hightech e se fechar em suas ordens maçônicas e clubinhos bicudos. .
    Deus? Não. Não tem mais vagas para quem está indeciso a mais de 2000 anos!

  • Eu acredito que o que é visto

    Eu acredito que o que é visto como o objetivo mor dos golpistas - a prisão de Lula - pode ser justamente o que fará Lula voltar a ter a sua musculatura do final de 2010, antes de ser debilitado pelo vírus Dilma 2. Pois a prisão de Lula em rede nacional e com a narração do César Tralli ( que considero o jornalista em que conteúdo e forma se encaixam perfeitamente e me dão nojo ) fará com que o povo de verdade entre nesse tabuleiro de xadrez  - e não os grupos organizados de um lado e de outro. Um efeito semelhante ao que ouve após aosuicídio de Getúlio - em que Lacerda, o conspirador mor, comemorava sua vitória, sem saber que aquele tiro de Getúlio matara o seu sonho máximo = o de ser presidente. 

  • Joga a pedra na Geni.
    Joga a pedra na Geni.

    Curiosa a atitude de Aécio que depois de atacar Dilma ferozmente durante meses, declarou à imprensa que iria fazer uma política mais propositiva. Logo ruiu essa promessa.

    Curiosa a situação onde Alkimin, apontado por alguns como cordato, ataca que nem cão raivoso a presidenta, inclusive defendendo o Impeachment.

    A imprensa e o estilo de suas matérias...

    Datena, BBB, Bonner,....

    O vice Temmer considerado cordato, então, de repente, au, au, au, cara de mau...

    ... E aplausos geral.

    Os ataques insanos a Lula..

    Joga a pedra na Geni...

    • tb.acho que apontar  culpados

      tb.acho que apontar  culpados (principálmente a dilma)

      porquie isso enfraquce a defesa do governo popular,

      as conquistas sociais dos úiltimos tempos..

      .esse é o meu temor...

  • ANALISTA POLÍTICO

    Prezado Nassif, considero você um dos mais brilhantes analístas políticos da atualidade. Num post recente, "A Lava Jato vista do STF", em resposta a um comentário, tentando ser irônico, respondi ao comentarista que vc. era um analfabeto político, entre outras desancadas. Meu comentário não foi publicado. Se fui infeliz na ironia, peço-lhe desculpas, se outro foi o motivo da não publicação, assunto encerrado. O que é mesmo importante é ler um post como este, lúcido, irretocável, de mesmo nível do anteriormente referido. 

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

7 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

7 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

10 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

11 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

11 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

12 horas ago