Dilma e Lula não sabiam de nada, mostra grampo

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Ligação grampeada entre o ex-presidente Lula e a presidente Dilma prova que as informações que o Planalto tem sobre o processo de investigação da Operação Lava Jato são as mesmas do senso comum e, inclusive, menos do que sabe a imprensa.
 
A conversa em referência foi realizada no dia 4 de março, data em que Luiz Inácio Lula da Silva sofreu condução coercitiva pelos investigadores da força-tarefa, sob autorização do juiz Sergio Moro, da Vara Federal de Curitiba. 
 
“Eu acho que o Moro quis fazer o espetáculo, de pirotecnia. As perguntas foram as mesmas que eu já respondi ao Ministério Público e aos dois delegados da Polícia Federal. Nos meus filhos, levaram os dois documentos que já tinham levado quando fizeram a invasão na casa do meu filho”, manifestou Lula a Dilma. 
 
O ex-presidente comprovou que não tinha conhecimento prévio da condução realizada pela Lava Jato naquela sexta-feira, porque foi pego de surpresa e, no final da tarde, ainda não tinha conseguido conversar com o presidente do Instituto Lula e com Clara Ant. “Foram na casa do Paulo Okamotto, eu não conversei com o Paulo, e foram na casa da Clara antes. A Clara tava dormindo sozinha, quando entrou cinco homens lá dentro, ela pensou que era um produto de Deus. Era a Polícia Federal”, brincou Lula, fazendo Dilma rir.
 
Em seguida, o diálogo registra a falta de conhecimento de ambos sobre o que é, agora, a mira da Operação de Sergio Moro – de que empreiteiras da Lava Jato teriam repassado propinas a Lula e ao PT, em objetos, reformas e imóveis.
 
 
“A tese deles é de que tudo o que tá acontecendo foi uma quadrilha montada em 2003 e, portanto, perdura até hoje, sabe… E dentro do Palácio!”, debochou o ex-presidente. “Quer dizer, é a tese deles! Então, eles não precisam explicação. Como a teoria do domínio do fato não precisava de explicação, o crime estava dado, agora a imprensa diz que é criminoso e eles colocam”, afirmou. 
 
“O que eu to dizendo, Dilma, é que no PT não tem mais trégua, de ficar acreditando na luta jurídica. Ou seja, nós temos que aproveitar a nossa militância e ir pra rua. Eu, sinceramente, que tô querendo me aposentar, vou antecipar a minha campanha para 2018, eu vou acertar de viajar esse país a partir da semana que vem, sabe, e quero ver o que vai acontecer. Eu não vou ficar parado”, lamentou.
 
A presidente Dilma, então, seguiu comprovando o baixo nível de informações que detém da Lava Jato, e questionou: “você não acha estranho aquela história de quinta-feira? A IstoÉ antecipar… E justamente no dia seguinte, na sexta-feira, o senhor ser chamado…”.
 
“É o espetáculo, é o espetáculo de pirotecnia, sem precedentes, querida! É o seguinte, eles estão convencidos que com a imprensa chefiando qualquer processo investigatório, eles conseguem refundar a República”, respondeu Lula.
 
Momentos depois, o ex-presidente reclamou de a busca dos investigadores estar centrada no acervo presidencial de Lula. “Eu to pensando em pegar todo o acervo, eu não vou tomar decisão, e levar e jogar na frente do Ministério Público. Eles que enfiem no — e que tomem conta disso”, desabou. “O acervo de quê?”, perguntou a presidente. “Ah, Dilma, essas tranqueira que eu ganhei quando eu tava na Presidência”. “Dá para eles. Eu vou fazer a mesma coisa com os meus, viu?”, concluiu Dilma.
 
Acompanhe, a seguir, o áudio na íntegra desse diálogo: 
 
https://www.youtube.com/watch?v=lCv36H6tIBc width:700 height:394
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Eu, eu sinceramente, que tô

    “Eu, eu sinceramente, que tô querendo me aposentar, eu vou antecipar a minha campanha para 2018”:

    CONFIRMADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    LULA EH O CANDIDATO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Incompetência

    Governo que não tem infraestrutura básica de informações é governo sem olhos e sem ouvidos.

    A situação é sintomática, é bem característica desse governo que se encastelou na sua arrogância isolacionista.

    A Dilma transformou o general José Elito em figura decorativa, humilhando-o sistematicamente. Depois dispensou-o com a pura e simples extinção do cargo. O bundão do Cardozo nunca fez ideia nenhuma do que se passava na Polícia Federal. A Abin é um bibelô chamado meramente para tapar os buracos de grandes eventos e até da campanha contra o zica.

    A capacidade gerencial da Dilma, na verdade, é absolutamente nula.

    1. Culpabilizando as vítimas

      Caro Ricardo O grave problema é que voce esta no fundo culpabilizando as vítimas. No fundo voce esta dizendo , ok ela foi estuprada porque deu mole

      Poderias até fazer a cŕitica, mas pelo menos mostre um pouco de indignação com os criminosos.

      1. Indignação?

        Indignação com os criminosos? Numa guerra, quem sofre de indignação com o inimigo está fadado a ser destruído por ele.

        Acorda, minha cara!

        “Indignação com os criminosos” é algo que só cabe se essa “indignação” tiver expectativa de legitimidade. Neste momento, é o poder de força que comanda a política.

        O governo age como autista (aliás, já vinha agindo há muito tempo). Dilma é a autista mor. Ela vai cair por isso. Tão simplesmente por isso.

  3. …e que os senhores não

    …e que os senhores não reclamem de nada, afinal o republicanismo foi implantado por Lula e dado continuidade por dona Rousseff.  É o que acontece com quem alimenta serpentes.  Falta expertise em quem ficou fora do poder por quinhentos anos.  Vê se aprendem de agora em diante!

  4. MPF está providenciando um depósito…

    para receber os conteineres do Lula e mais outros tantos da Dilma.

    Se não conseguirem o depósito o acervo ficará com o FHC, assim ninguem reclama.

  5. A manipulação da Lava Jato

    Ontem Sérgio Moro tirou de vez a mascara. Não suportando ver escapar por entre os dedos seu simbolo maior de sua Lava Jato, entregou as gravações entre Dilma e Lula para mais um show vazio na Globo. 

    Ouvindo a conversa entre os dois, fica a pergunta: Qual o interesse em divulgar isso? Como diz o artigo acima, mostra que a presidente esta muito mal informada do que se passa realmente na Operação Lava Jato e Lula idem. 

    Depois do comicio de Gilmar Mendes no palanque do STF – uma vergonha – e mesmo assim perdendo, partiram para o tudo ou nada.

    Espero que o governo dessa vez reaja à altura. O negocio é muito feio.

  6. Grampos e avalanche de ilegalidades
    Todo este processo da Lava Jato está desde o princípio fadado a ser questionado legalmente. Desde as prisões preventivas a julgamentos praticamente sumários, como os feitos contra Vaccari. A enunciação de sentenças antes mesmo do colhimento de provas e de julgamento. O vazamento de escutas, questionáveis, visando única e exclusivamente destruir a imagem pública de investigados. O uso de informações de escutas ilegais. A leniência das penas dos delatores, e os erros processuais, e o uso de instrumentos e argumentos não legais como por exemplo notícias da imprensa, que são positivamente e comprovadamente mentirosas e parciais. A utilização declarada de prisão preventiva como instrumento de coação, a promessa de prêmios e liberdade para criminosos confessos caso se tornem delatores. A recusa de investigação e mesmo retirada dos autos de fatos delatados. Todas estas questões foram apontadas e demonstradas pela imprensa, através das gravações e da proclamação de atos e sentenças. Portanto não são novidades, mas no entanto não foram questionadas pelo CNJ, ou tiveram questionamentos tíbios por órgãos e ou ordens do direito. Vimos uma profusão de juristas darem aval, até a coisas sobre as quais haviam no passado questionado. A parceria com uma parcela da imprensa. Neste processo são muitas as questões legais. E sobretudo tem uma pergunta central:qual o papel do grampo num processo?

    O grampo e a invasão de domicílios, são e sempre foram instrumentos últimos que são solicitados pela polícia, e são apenas justificados, se provas documentais anteriores e indícios muito fortes mostrarem que a quebra da privacidade se faz necessária. O grampo não pode ser usado indiscriminadamente, e deve ter um objetivo bem definido. O grampo não pode ser usado para coletar qualquer fala inadvertida e involuntária do investigado. Pois como diz a própria lei, um policial tem que falar a celebre frase: você pode permanecer em silêncio, pois qualquer coisa que disser pode ser usado contra você. Do grampo só se pode utilizar aquilo que diz respeito ao processo legal. Um outro preceito legal, diz que um investigado não pode ser induzido por meio de artificios ilegais a produzir provas contra si mesmo. Um grampo não pode ser o início de uma investigação. No caso em questão, a investigação sobre ocultação de patrimônio e propriedade, deve ser feita através do coleta de dados documentais referentes à propriedade. A gravação ou utilização de conversa pessoal entre investigado e advogado contamina todo o processo legal, levando a sua invalidade. A divulgação de conversa com advogado é crime contra o ordenamento jurídico e contra o sistema legal e viola os direitos de defesa e a privacidade de um cidadão. Isto contamina todo o processo legal.
    Afora tudo isto não se pode deixar de lembrar que apesar de se dizer um seguidor da Manni Pullite o juiz jamais esclareceu que naquela operação, um juiz designado para participar na investigação,não foi jamais o juiz que julgou . Há um claro conflito de interesses entre a figura daquele que julga, pois este deveria ser imparcial com relação tanto à coleta de provas,e ao trabalho policial, quanto com os direitos do réu. Um juiz deve sempre por em questão as provas colhidas no processo através do contraditório. Se ele mesmo colhe as provas, não há equilíbrio em seu julgamento. Um juiz não pode jamais antes do julgamento se referir aos autos policiais como provas irrefutáveis, pois ainda não foi apresentado ao contraditório.

    Me parece que tudo isto vem acontecendo desde o começo desta operação, mas me parece que confiante num poder que tem usurpado, ultrapassou todas as fronteiras legais, violando a própria Presidência da República. Tudo que falei acima é sobejamente conhecido, como também já falei, só é possível, porque os que promovem este golpe são similares a Assad na Siria, não se importam nenhum um pouco em deixar o país em ruinas, desde que alcancem o poder.

  7. GOLPE
    Classe Média e Crise, quase um manifesto

    Apenas escrevo sob a ótica da classe média, a qual pertenço. Não posso saber, na falta de pesquisa adequada, qual a percepção e desejo das classes ricas e pobres. E me restrinjo ao período da República.
    Herdamos um sebastianismo, da colonização portuguesa. Estamos permanentemente a espera de um salvador, venha da esquerda ou da direita. Inimaginável é a construção por nossa ação de um paraíso terrestre.
    Na Primeira República, a República Velha, foram os tenentes. Eles promoveram, ao longo dos anos 1920, rebeliões, revoltas, marchas que de algum modo imobilizaram os Governos, impuseram estado de sítio e censura. Mas acabaram pela liderança de um político civil chegando ao Poder. E este Poder eliminou a participação, mesmo ainda pequena, da Nação. Não me importa aqui avaliar o quanto sua ação foi ou não benéfica e para tal ou qual parcela da sociedade. Suas ações não foram fruto do diálogo, que enriquece o conhecimento, aperfeiçoa as soluções e compromete a todos no resultado. Tomadas monocraticamente, não teve quem defendesse as decisões quanto extintas ou contestadas. E o pior, manteve ignorante a grande maioria do País.
    Com breves hiatos, mas sempre com pequena, embora crescente, participação, os tenentes chegaram ao generalato.
    Mais uma vez, foi alijada a população das decisões sobre seu próprio destino. Também não pretendo avaliar eventuais ganhos e perdas deste novo sebastianismo.
    Assim, por quase toda a vida republicana, não se formou uma população participante, que ganhasse conhecimento no próprio processo de escolhas, que se visse responsável pelas consequências das decisões.
    Nos últimos 20 anos progredimos um pouco. Foram criadas instituições, adotadas consultas públicas, mantidas as manifestações de grupos e classes formalizadas em conselhos e, ainda assim, vivemos com os evidentes avanços e recuos próprios de qualquer processo social.
    Erramos ao permitir que houvesse um oligopólio nas comunicações sociais. As informações não nos chegam inteiras, corretas e livres. As recebemos editadas e publicitárias. Mas faz parte do processo o seu aperfeiçoamento.
    Mas o velho sebastianismo troca a farda pela toga e nos faz querer retroceder e abrir mão da participação. A escravidão, analisam quase unanimemente seus estudiosos, foi péssima para os escravos e para os senhores.
    O que quer minha classe. Esperar mais 20 anos para chegar onde já estamos?
    Qualquer solução para a crise, que é evidente, só pode existir nas leis, com as instituições existentes, sem açulamento midiático, e com a mais ampla participação de todos os segmentos sociais.
    Acorda classe média do Brasil. Não há heróis, há a construção permanente da cidadania.
    Pedro Augusto Pinho, administrador aposentado.

  8. Ja a Globo/Moro estavam

    Ja a Globo/Moro estavam dizendo que o Lula sabia da acao da conducao coercitiva antes dela acontecer por meios torpes, esqueceram de dizer que ja tinha vazado uma semana antes as preparacoes da acao.

  9. No mesmo barco

    Gilmar Mendes, Eduardo Cunha, PSDB, PPS, Pondé e Jabur, Globo, Temer, classe média que marchou um dia pela ditadura e se manifesta ridiculamente batendo panela tudo no mesmo barco e este barco não é o meu. Considero que o país carece de uma revolução republicana e que no poder o PT errou muito, aderiu à “governabilidade monetária”. Mudança profunda sim, mas não com esta turma. 

  10. Que a Dilma exija da ABIN e

    Que a Dilma exija da ABIN e do MJ(pf) a quebra de sigílos telefônicos e fiscais do fascista Moro e seus donos (Marinhos) .

    Só assim será desmantelada toda a conspiração .

  11. ABIN, em todo esse processo,

    ABIN, em todo esse processo, de ilegalidades, corrupção, o que fez.? Para que serve? Deixa grampear até a presidente.

     

    1. Como é que se deixam grampear

      Como é que se deixam grampear deste jeito? Pode fechar a ABIN e o Ministério da Justiça pois não servem pra nada. Tudo isso na cara da Dilma e ela com cara de paisagem confiando em um um Ministro da Justiça que ou é conspirador ou frouxo. Hoje, já acho que o Governo tem que cair mesmo, por absoluta incompatibilidade com o poder. Se acharem um jeito de fazerem isso sem golpe, apoio.

    2. Como é que se deixam grampear

      Como é que se deixam grampear deste jeito? Pode fechar a ABIN e o Ministério da Justiça pois não servem pra nada. Tudo isso na cara da Dilma e ela com cara de paisagem confiando em um um Ministro da Justiça que ou é conspirador ou frouxo. Hoje, já acho que o Governo tem que cair mesmo, por absoluta incompatibilidade com o poder. Se acharem um jeito de fazerem isso sem golpe, apoio.

      1. A Abin foi desmontada

        A Abin começou a ser desmontada pelo Lula, que piscou diante da intimidação do Gilmar Mendes e do Nelson Jobim.

        A Dilma (que só é capaz de agir por ignorância, jamais por lucidez) só fez selar o caixão.

  12. Ei fascistas!

    Ei fascistas coxinhas vagabundos, moralistas sem moral, o Lula deu a dica. “Tô querendo me aposentar”. Então deixem o cara em paz que ele sai de cena. Não é o que vocês querem? Foram mexer com ele, agora aguentem.

  13. iBOVESPA

    Olhei no celular, a Bolsa subiu 5%. A dois quarteirões de casa, um caminhão, diferente dos que eu conheço, descarregava um Porsche preto, novinho em folha. Os coxinhas vão pra rua, se esgoelam e  os banqueiros que se dão bem.

  14. Eu acreditava num Plano B

    Eles confiam nas instituições!!!!!!!!!!!!!!!!!

    É assustador vê-los quase na mesma posição que eu!

    Indefesos diante do Moro, do Cunha, do PSDB e da Globo!

    ESTAMOS FERRADOS!

    Se não houver adesão popular em massa amanhã!

    Bye bye Pré-sal e Amazônia Azul e a Verde!

    Cunha vai dominar TUDO!

    E isso é idéia dos procuradores de Deus!

    1. também penso assim

      Também penso assim, depois de ler a transcrição tenho a mesma impressão! Moro estava apenas antecipando os passos, quer dizer que a rapidez de vazar estrategicamente, tinha a ver de fato com informações privilegiadas fruto e espionagem?

  15. A Loucura Instalada no País

    É um troço sério , vc pensar que uma porcaria destas trava a posse do Lula  . O que Lula mostrou neste áudio , junto com Dilma ? Que são inocentes demais , confiam nas instituições , acreditam que elas agem limpamente e que estão extremamente frustrados com elas.  E que ele chama muito palavrão . É um cara comum. E daí ? Eu chamo um monte . Quisera que o grande problema do mundo fosse as pessoas usarem muitos palavrões em seus diálogos. O mundo seria bem melhor.

    Mas o que reina é a hipocrisia. E os interesses obscuros. E os princípais responsáveis por essa balbúrdia toda é a Globo e seus interesses obscuros . O que me chama a atenção é Dilma usar um telefone totalmente descoberto, desprotegido . Não encriptado .
    Caramba ! Ela é Presidente do 5º maior país do mundo , da 7ª maior economia , um país cercado de abutres interessados. E ela já foi espionada pelos EUA . Não aprendeu .

    Então vem Sergio Moro , um nada até um dia desses , grampeia o telefone da presidente , vaza para a Globo e estamos conversados ? É assim ? Grande parte das pessoas não vê nada demais nisso , mas se escandaliza porque o ex-Presidente pediu para um Ministro conversar com uma Ministra do Supremo ?

    Não vi crime nenhum nestes áudios . Ouvi todos pacientemente . O grande motivo de histeria da mídia e da oposição seria a “tentativa de influenciar” no processo. O que percebo é que ele pedia para Wagner fazer o pleito à Ministra Weber . Não pressão. Ela é independente . No resto ? Nada .
    Mas é Lula , é o PT . Tem que haver um ilícito nisso . Um crime. Se fosse de outro partido , ok. Mas PT ? Conversar com um Ministro do STF ? Nunca . É o fim do mundo.

    Hoje vi Eduardo Cunha , um mafioso  afogado em denúncias e crimes ,  documentos comprovando culpa , inexplicavelmente ainda presidente do Congresso , livre e decidindo o destino de uma presidente eleita democraticamente . Um completo absurdo. Chega a parecer piada . Mas isso pode .

    Instalaram a Loucura no país

  16. Comentário
    AGORA, SABE-SE QUE TODOS OS 25 ADVOGADOS DO ESCRITÓRIO QUE DEFENDE LULA FORAM GRAMPEADOS, EM FLAGRANTE DESRESPEITO AO ARTIGO 7º DO ESTATUTO DA ADVOCACIA (LEI 8.906/1994). DEPOIS DE TODOS OS ATOS ILEGAIS COMETIDOS PELO JUIZ (?) SÉRGIO MORO E, AGORA, TORNADOS DE CONHECIMENTO PÚBLICO, É HORA DE O STF MOSTRAR SE ESTÁ OU NÃO ACOVARDADO. COM A PALAVRA, OS INTEGRANTES DA CORTE SUPREMA DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO.

  17. Comentário

    AGORA, SABE-SE QUE TODOS OS 25 ADVOGADOS DO ESCRITÓRIO QUE DEFENDE LULA FORAM GRAMPEADOS, EM FLAGRANTE DESRESPEITO AO ARTIGO 7º DO ESTATUTO DA ADVOCACIA (LEI 8.906/1994). DEPOIS DE TODOS OS ATOS ILEGAIS COMETIDOS PELO JUIZ (?) SÉRGIO MORO E, AGORA, TORNADOS DE CONHECIMENTO PÚBLICO, É HORA DE O STF MOSTRAR SE ESTÁ OU NÃO ACOVARDADO. COM A PALAVRA, OS INTEGRANTES DA CORTE SUPREMA DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO.

  18. Os dinossauros não tinham…

    Li certa vez que os dinossauros não tinham noção do tamanho descomunal do seu corpo, ou seja, tinham corpo demais e cérebro de menos, o que lhes era totalmente adverso.

    Apesar da figura exponencial da Presidenta, é assim que vejo o seu Governo. Tem muita labuta meio que estabanada e nenhuma aura da liturgia que lhe é inerente, o que advém da ausência total de atitudes, mesmo de força nos momentos precisos, em demonstração de sua indispensável autoridade, tanto para se impor e ser respeitado como para sustentar a disciplina e a ordem públicas, porque o temor da autoridade, além de essencial é bíblico e devido.

     

  19. Moro mãos de grampeador

    Outro dia um amigo fez uma comparação muito adequada do filme ” Eduardo mãos de tesoura” com o cenário criado pelo Juiz Moro. Agora teríamos o filme ” Moro mãos de grampeador”. Seria muito legal se aparecesse alguém aqui para desenhar uma charge para por no cartaz desse filme, tipo: Moro com aquela cara de “peido” e os um grampeador em cada dedo. kkkkkk

  20. Meu Deus, será que pensam que

    Meu Deus, será que pensam que todo brasleiro é otário? É claro que eles passaram a fazer discursos preparados para aparecerem bonitinhos nas ligações que já sabiam estarem grampeadas para que vazassem para a mídia dando a impressão que são inocentes.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador