Governo Biden se reúne com indígenas brasileiros

Jornal GGN – O embaixador norte-americano no Brasil, Todd Chapman, se reuniu com indígenas brasileiros a pedido do presidente Joe Biden, depois que integrantes da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) solicitaram a abertura de um “canal direto” de comunicação para discutir temas ligados à Amazônia brasileira.

“Foi uma conversa formal e bem protocolar, mas, como o próprio embaixador disse, esse é o primeiro de muitos diálogos que virão”, disse Sonia Guajajara, que participou do encontro como coordenadora executiva da Apib, em entrevista ao jornal O Globo.

O encontro ocorreu de forma virtual e durou cerca de 1h30. Entre as demandas apresentadas pela Apib, estão a retomada do Plano de Combate ao Desmatamento na Amazônia e que o governo brasileiro reafirme as promessas feitas à ONU, no âmbito do Acordo de Paris para o clima, e o aumento de ambição na redução de emissão de gases de efeito estufa, além de recursos para projetos de reflorestamento e restauração da Floresta Amazônica, do Cerrado, da Mata Atlântica e de outros biomas brasileiros.

Embora o encontro tenha sido inicialmente marcado apenas com a Apib, e o foco fosse debater medidas para preservação das florestas e proteção ao meio ambiente, indígenas ligados ao agronegócio e atividades garimpeiras e mineradoras, indicados pela Fundação Nacional do Índio (Funai) também estiveram presentes – no que foi interpretado como uma estratégia do governo Bolsonaro para intervir nas conversas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora