Intervenção militar no Rio não tem lógica, aponta Avritzer

Crise de segurança no Rio apresenta hoje dados menos alarmantes. Forças Armadas vão intervir em outros Estados com níveis piores de segurança? Tudo supõe que é uma maneira de mudar a pauta política nacional, avalia cientista político 
 
https://www.youtube.com/watch?v=AVFdjB1bCaE
 
Jornal GGN – Está cada vez mais claro que o decreto de intervenção federal (com apoio militar) na segurança pública do Rio de Janeiro pode estar sendo usado para mascarar o fracasso do governo Temer em conseguir a aprovação da reforma da Previdência no Congresso. Nesta entrevista ao jornalista Luis Nassif, o cientista político da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e colunista do GGN, Leonardo Avritzer, elenca uma série de pontos que convergem para esta análise incluindo também o esforço desesperado do governo de melhorar a imagem frente a opinião pública.
 
“Temer e os líderes do governo no Congresso gastaram parte do cacife para salvar o próprio Temer do processo de impeachment, além disso a proximidade das eleições preocupa parlamentares. Previdência diz respeito a um grupo muito grande de eleitores” avalia. 
 
A apresentação surpreendente da pauta de segurança pode, ainda, ser uma estratégia para desviar o olhar do brasileiro das pautas reformistas que continuam tramitando no Congresso. 
 
Avritzer também pondera, que diante de “uma ampla capacidade de articulação”  entre Temer e o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, poderia haver um outro modelo de cooperação para a segurança pública, sem o peso de um decreto de intervenção, medida que está prevista na Constituição Federal, mas que de tão extraordinária limita ações políticas dentro do próprio Congresso. 
 
O cientista político comenta que a impressão que se tem é que as Forças Armadas “foram pegas de surpresa”, salientando que existem pontos sob responsabilidade direta do governo federal junto ao conjunto militar que apresentam sérios problemas: 
 
“Por exemplo, a Marinha não cumpre o papel dela de coibir o tráfico de armas pesadas que o próprio tráfico de drogas faz em toda a região da Baía da Guanabara. O Exército e nem a Polícia Federal cumprem bem seu papel de proteção das fronteiras no sentido de contrabando de armas, especialmente do Paraguai. Questões que o governo poderia atuar sem estar falando em intervenção”.
 
Avritzer reflete, ainda, que o Exército irá receber o comando de polícias militar e civil do Rio com sérios problemas administrativos como de carreira e salarial: 
 
“Estudos mostram infraestrutura salarial completamente insana. No caso das polícias militares, os coronéis entre 45 e 47 anos ganham acima de 25 mil reais, e com 52 anos podem se aposentar, enquanto você tem toda a parte de baixo da corporação muito mal remunerada”, sem contar o atraso nos salários dos funcionários públicos do Estado que atinge a base da segurança pública. Todas essas, questões que se refletem no serviço público de segurança nas ruas e dentro das delegacias. 
 
Outro ponto que chama muito a atenção para a falta de coerência da intervenção no Rio, lembra Avritzer, é o que muitos blogs de notícias têm apontado: os níveis de segurança no Rio já foram mais alarmantes do que o atual. No carnaval deste ano, por exemplo, os casos de violência registrados pelas polícias foram menores do que no carnaval de 2017. 
 
“Se não existe emergência, porque a militarização dessa forma? Tudo supõe que é uma maneira de mudar a pauta política nacional e colocar essa pauta da segurança de uma forma muito conservadora”.
 
O cientista político também questiona que, se a intervenção foi decretada no Rio de Janeiro, será replicada em outros estados, como no Ceará, onde a cidade de Fortaleza “infelizmente, é mais bem localizada nos rankings nacionais e internacionais de violência, do que o Rio?” E outra pergunta importante é: “o Exército vai topar assumir esses papéis?”
 
Em suma, a decisão do governo Temer apenas aumenta as dúvidas em torno do cenário político brasileiro. Resta agora acompanhar com atenção os próximos passos, incluindo se o decreto de intervenção será ou não rejeitado no Congresso Nacional nas próximas duas semanas e se a reforma da Previdência será ou não suspensa. 
 
Para Avritzer, vale destacar que alguns jornais de influência nacional, como o Estado de S.Paulo, se manifestaram neste final de semana em editorial contra o modelo de intervenção federal agora em vigor no Rio.
 
leonarndo_avritzer.jpg
(Reprodução)
 
Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Momento para má piada.

    Por isso da desconfiança. Parece com aquela história de procurar a chave no lugar errado apenas pq a luz está acesa naquele lugar. 

  2. No aparato da Segurança

    No aparato da Segurança Pública do Rio de Janeiro sempre houve bandalheira. Mas também sempre existiram homens de bem, que são seguidores da lei. 

    No final, o sistema de freios e contrapesos funcionava.

    Ocorre que, sem salário, os do bem foram perdendo a força para combater a bandalha. O final todos vêem, de camarote ou escondidos de bala perdida.

    A bandalha foi para rua exigir dos bandidos o pedágio de assaltos e tráfico, inclusive estimulados e cobrados por oficiais. 

  3. MAS ESSA É A LÓGICA DA FALTA DE LÓGICA!

    Foi isso que o PT aplicou ao Brasil em seus 13 anos de poder! Desenvolveu uma MILITÂNCIA DE FÉ. Ou seja, a amplíssima maioria dos petistas não sabem exatamente, porque apoiam o Lula e o PT. O apoio vem apenas porque confiam neles, porque têm fé nos mesmos. O que é extremamente perigoso, porque se tornam militantes aptos a engolir qualquer coisa, e serem enrolados.

    O PT simplesmente despolitizou o brasileiro, deixando de falar sobre política, inclusive durante o processo eleitoral; fazendo uma campanha quase que exclusivamente em cima de marketing e sensacionalismos, mostrando apenas o que fez, sem explicar a fundo o porquê de cada política pública. Assim, o brasileiro não compreendeu quais as mudanças econômicas ocorreram em relação aos governos do FHC. E, portanto, não vê a diferença entre o que foi aplicado na última década, e o que está sendo aplicado agora pelo Temer, que são muito diferentes.

    Na medida em que o povo é afastado da LÓGICA política, fundamenta-se apenas em cima de critérios suspeitos e duvidosos, como os da confiança. Por um lado, torna-se um bando de fanáticos facilmente manipuláveis, prato cheio para o PT. Mas por outro, essa incompreensão da realidade faz com que aceite numa boa quaisquer atrocidades, como a reforma da previdência, o impeachment, a venda do Pré Sal a estrangeiros, a intervenção no RJ, etc. O PT fez um jogo corrupto, irresponsável, e perigoso no Brasil, e quem está pagando por isso é o próprio povo.

    Um povo despolitizado é o principal ingrediente para abusos e arbitrariedades. Nesse caso, o PT foi o principal parceiro da rede globo, infantilizando ao máximo o debate político. Criamos nesse país uma nação de analfabetos políticos. E essa parceria pode ir muito além do que imaginamos. Afinal, pelo que tudo indica, o próprio PT resolveu vender o Pré Sal aos estrangeiros, deixando o Temer no poder, para que fizesse o “serviço sujo”. Pois o impeachment processou-se, sem que fizessem uma GREVE GERAL, e nem ao menos convocassem a CADEIA NACIONAL DE TVS, para denunciar o novo programa de governo feito pelo Temer, que representa o coração do GOLPE DE ESTADO. Nesse ponto, ficam as perguntas:

    POR QUE O PT NÃO QUEBROU O MONOPÓLIO DA GLOBO?

    O PT CONSEGUIRIA VENDER O PRÉ SAL SEM A AJUDA DA GLOBO?

    É isso aí galera, globo e PT, tudo a ver:

    http://democraciadiretabrasileira.blogspot.com.br/2017/01/debate-politico-e-infantilizado-no.html

    http://democraciadiretanobrasil.blogspot.com.br/2018/01/moro-globo-e-temer-cabos-eleitorais-do.html

  4. “os níveis de segurança no

    “os níveis de segurança no Rio já foram mais alarmantes do que o atual”

    Para mim, esta é a chave para entender a intervenção.

    Se a situação fosse realmente crítica, a intervenção teria que resultar em alguma modificação positiva.

    Como não é, mas existe a percepção, estimulada pelos meios de comunicação, de que é uma crise gravíssima, o “sucesso” da intervenção será fácil. Nada precisa melhorar, exceto a cobertura midiática da situação.

    Assim, na campanha eleitoral, a intervenção poderá ser alardeada como uma decisão altamente positiva e responsável, que trouxe benefícios palpáveis para a população do Rio de Janeiro.

    E pelo menos no Rio, as chances dos candidatos da direita aumentam muito.

    O preço a pagar é “apenas” a exposição da base do Exército ao mesmo processo de corrupção que devorou a PMERJ e a Polícia Civil.

    (Nota: o armamento do Exército é muito superior ao das PMs e PCs, e os recrutas do Exército ganham menos do que os soldados e agentes das Polícias. Sirva frio até outubro e depois deixe que esquente à vontade, até o próximo Tout avec du Suprême.)

  5. Todo ataque militar merece

    Todo ataque militar merece ser repelido militarmente.

    The enemy of the Brazilian people showed their weapons @PutinRF. The friends of the people will put their guns in the face of the usurper @MichelTemer? https://t.co/YH8uBmChtV

    Tradução:

    O inimigo do povo brasileiro mostrou suas armas @PutinRF. Os amigos do povo colocarão as armas deles na cara do usurpador @MichelTemer? https://t.co/YH8uBmChtV

  6. Todo inimigo do povo deve ser

    Todo inimigo do povo deve ser tratado como inimigo pelo povo.

    A @RedeGlobo apoiou o golpe de 2016, a entrega do petróleo aos gringos a preço de banana e o decreto do usurpador que congelou investimentos em saúde e educação. Ela é responsável pelo #CaosnoRio e pode ser bombardeada e invadida por @PutinRF. https://t.co/Tfp21pO7Q6

    Tradução:

    @RedeGlobo supported: the 2016 coup, the delivery of Brazilian oil to gringos at the banana price and the usurper’s decree that froze investments in health and education. Globo is responsible for #chaosinRio and can be bombed and invaded by @PutinRF. https://t.co/GpgCxyzI52

  7. CARACAS  ..é a lógica do

    CARACAS  ..é a lógica do GOLPE  ..da supressão das eleições, dos direitos mais elementares

    COLEGA, há 3 anos a democracia brasileira foi sequestrada, esta sob ataque  ..percebeu não ?!

    O que mais pra vocês verem que o EXÉRCITO estava presente desde o início ?!!! ..que ele ajudou a tramar tudo isso (junto com a midia, JUDICIÀRIO, eleite espatriada e unificada com os interesses euro americanos  ?!

    SANTA CATARINA  ..blindados estão sendo espalhados a meses pelo país e ninguém se dá conta da real situação ?

    Com certeza a politica do “nós contra eles” partida de parte da esquerda ajudou a armar este cenário tenebroso …explica, mas não justifica, ainda mais diante dos bilionários custos sócio econômicos trazidos  ..dos retrocessos verificados  ..enfim

    é lógica é a lógica do golpe  ..a MALDIÇÂO da pré sal !!!!!!!!!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador