Justiça descobre pessoas por trás de perfis que comemoraram a morte do neto de Lula

Jornal GGN – Um ano e quatro meses após a morte do pequeno Arthur, neto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vem à tona a identificação de três pessoas acusadas de comemorarem na internet o acontecimento fatal. As informações são do colunista Rogério Gentile, do Uol.

Os dados do processo, que tramita na 7ª Vara Cível de São Bernardo, aponta que um dos acusados usou um perfil falso no Facebook e comemorou dizendo “pelo menos uma boa notícia”, ao compartilhar uma reportagem sobre o falecimento da criança de sete anos de idade. 

O tal perfil tinha o nome de Alessandra Strutzel, uma suposta blogueira, que na época também disse “se nem ele [Lula] está triste, porque eu estaria”. Segundo a Justiça, o perfil era administrado por um homem, que ainda não se manifestou nos autos do processo. Lula cobra do acusado uma indenização de R$ 50,3 mil.

Ainda de acordo com a coluna, um segundo ataque sobre a morte do garoto foi feito por Hudson Du Mato, apelido de H.L.C.M. “Lula tá só começando a pagar pelo tanto de vida que ele matou ao roubar dinheiro público da saúde”, escreveu o usuário de Minas Gerais, na época. 

A terceira pessoa identificada por propagar os ataques é Wellington Melo Castro. Ele usou um perfil com o nome de Fernanda de Carvalho da Silva Carvalho da Silva, para chamar Lula de “canalha” e dizer que o ex-presidente, à época preso em Curitiba, faria um “showmício” no velório do neto. “Vai ter ‘Lula livre’ no velório”, escreveu.

A justiça descobriu o autor das postagens, porque o perfil falso estava associado a uma conta telefônica registrada no CPF de Wellington. O homem diz não ter sido ele o autor do texto. Mas, para o juiz Maurício Tino Garcia, ele é sim o autor das ofensas.

No entanto, o magistrado não concedeu indenização à Lula, alegando que o comentário feito pelo internauta é uma crítica política e que, se referindo ao ex-presidente, “suportar críticas ácidas é parte do ônus de uma figura política de expressão”.

Redação

Redação

View Comments

    • Pois, tem muita, tecnicamente falando, embora discorde da arguição. Não se tem licença para criticar de forma ácida ninguém, nem juízes, nem promotores, nem garis, nem políticos... seria confundir estado de direito com anarquia

  • A maior das violências é aquela que impede o respeito a dor de alguém...
    das violências que mais incentivam a bestialidade, muitas passaram a aflorar no Brasil depois da Lava Jato

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

4 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

5 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

5 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

5 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

5 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

6 horas ago