Notícia

Lula quer PT no controle dos ministérios da Saúde, Educação e programas sociais, diz jornal

O jornal Valor Econômico publicou nesta sexta (11) uma reportagem apontando os ministérios que o PT deve controlar a partir de janeiro de 2023, quando começa o terceiro mandato presidencial de Lula.

O diário afirmou que “Lula já disse a interlocutores que não abre mão de que o PT controle os ministérios da Saúde, da Educação e da pasta que será responsável pela gestão do programa Bolsa Família, hoje chamado de Auxílio Brasil.”

Além disso, quadros do PT também podem ocupar o Ministério da Fazenda ou Economia, e os gabinetes ligados ao governo – Casa Civil, Secretaria-geral da Presidência e Secretaria de Governo.

Na transição de governo, a ex-presidenciável Simone Tebet (MDB) ganhou lugar de destaque na comissão que cuidará da área social. Mas também ventila-se nos bastidores que ela teria interesse no Ministério da Educação.

Entre os petistas mais cotados para assumir uma pasta estão o ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro Fernando Haddad, o deputado federal e ex-ministro Alexandre Padilha, o ex-governador da Bahia Rui Costa, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. Também há expectativa de que a ex-governadora do Ceará Izolda Cela filia-se ao PT para integrar o primeiro escalão.

Segundo informações publicadas pelo jornalista Luis Nassif nesta semana, Haddad é o candidato de Lula para a Fazenda. “Está sendo feito um trabalho junto ao mercado para amenizar resistências ao nome de Haddad no comando da Economia”, escreveu o jornalista [leia mais abaixo].

Publicamente, Lula não tem comentado especulações sobre os ministérios e disse que só vai anunciar o primeiro escalão do governo quando voltar do Egito, para onde viaja na próxima semana.

Lula vai participar da COP27 e, de acordo com a grande mídia, sua única preocupação no momento é articular a aprovação da PEC da transição no Congresso e deflagrar o plano de recuperar a credibilidade internacional do Brasil.

Leia também:

Assista:

Redação

Redação

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

12 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

14 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

14 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

14 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

15 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

18 horas ago