Marcelo Odebrecht, mais uma vez, expõe a farsa da Lava Jato contra Lula

Jornal GGN – É destaque na coluna de Lauro Jardim neste domingo (15): Marcelo Odebrecht tem dito aos mais próximos que as condenações de Lula, eventualmente, serão anuladas pelas cortes superiores. Motivo? As provas que ele próprio apresentou nos processos contra o petista contrariam as denúncias criadas pela Lava Jato em Curitiba.

“Marcelo justifica essa afirmação dizendo que as provas que ele próprio apresentou à Justiça mostram que o dinheiro usado para beneficiar Lula não foi desviado dos contratos [da empreiteira com a Petrobras], conforme a construção da denúncia, e sim, do caixa da Odebrecht para o pagamento de propinas.”

A afirmação de Marcelo é mais um xeque-mate na Lava Jato, que passou 5 anos usando delatores para identificar contratos e cifras que supostamente estavam ligados a Lula ou às doações ao PT.

A defesa de Lula, desde a condenação no caso do triplex, vem reclamando que os procuradores não conseguem atestar qualquer relação entre contratos das empreiteiras com a Petrobras e o apartamento no Guarujá, ou o sítio de Atibaia, ou o terreno para o Instituto Lula.

O caso triplex foi memorável nesse sentido. O dinheiro da reforma do apartamento jamais ocupado por Lula saiu de um braço da OAS, a OAS Empreendimentos, que nada tinha a ver com a construtora e seus negócios com a Petrobras.

Sergio Moro reconheceu isso de próprio punho, respondendo aos embargos de declaração dos advogados de Lula: não houve prova de vínculo entre 3 contratos da Petrobras usados na denúncia e a reforma do espaço.

A questão é que Moro resolveu malabarismo com as provas para condenar Lula. Preferiu supervalorizar delações, depoimento de síndico com interesses políticos e reportagens de jornais que insinuavam coisas que precisavam ser apuradas.

Sua sucessora, Gabriela Hardt, fez o mesmo que Moro no caso do sítio, com direito a um “copia e cola” insuficiente para abafar todas as lacunas deixadas pela turma de Curitiba no processo.

Não é sequer a primeira vez que, solto, Marcelo Odebrecht desmonta as acusações da Lava Jato contra Lula.

No dia 9 de dezembro, Folha publicou uma entrevista na qual o delator deixou claro que Lula não privilegiava a Odebrecht em suas viagens internacionais.

O pedido para que a empresa entrasse em Cuba, resultando na obra do Porto de Mariel, era próprio dos interesses geopolíticos e comerciais de um País.

A Odebrecht, aliás, mantinha com o petista a mesma relação que teve com FHC, mais um tucano intocado pela Lava Jato.

A doação eleitoral que a Odebrecht fez ao PT, em contrapartida a uma linha de crédito em Angola, saiu da margem de sua lucro, não de acertos espúrios, ao contrário do que procuradores alegaram na mídia.

E tem mais: quando quebrou a reputação da Odebrecht no exterior, a Lava Jato também comprometeu a exportação de conteúdo nacional. E, de quebra, lançou uma cortina de fumaça sobre o BNDES, criminalizando o papel da instituição.

Leia mais aqui.

Redação

Redação

View Comments

  • Contra Lula, e em quase todos os depoimentos, delatores, farsantes e traidores falaram a mesma língua...
    só escapou peixe grande, tipo FHC, porque procuradores e juízes sabiam muito bem que a mídia não concordaria com a intenção da lava jato de pescar peixe grande com anzol roubado

    esse aí merece um vtc estrondoso

  • "...A Odebrecht, aliás, mantinha com o petista a mesma relação que teve com FHC, mais um tucano intocado pela Lava Jato...""...E tem mais: quando quebrou a reputação da Odebrecht no exterior, a Lava Jato também comprometeu a exportação de conteúdo nacional. E, de quebra, lançou uma cortina de fumaça sobre o BNDES, criminalizando o papel da instituição..." ANTICAPITALISMO DE ESTADO Ditatorial Absolutista Caudilhista Assassino Esquerdopata Fascista. Odebrecht sendo extorquida por TODOS lados, como evidenciam investigações e mais investigações. Será que Aécio Neves, neto de Tancredo Neves, exigindo seus 500 mil semanais, para fazer ' nevar no Leblon ', é pouca prova para acabarmos com esta Estado Totalitário. E Loures e sua corrida com a mala de Michel Temer, outros 'quinhentinhos' semanais é pouca coisa para enfiá-los na cadeia e jogarmos as chaves fora? 550.000 Empregos Brasileiros de Odebrecht. Outros 350.000 Empregos Brasileiros de Queiroz Galvão. Mais 500.000 Empregos Brasileiros de JBS que fazem de tudo para arruinar e depois vender a algum Grupo Estrangeiro. Não lembram de AMBEV? E de Schincariol? O esquema estava todo pronto para a venda de BRF e seus 300.000 Empregos Brasileiros aos Chineses com as bençãos de Pedro Parente, diretamente de Petrobrás de Temer. para BRF. Felizmente o mesmo Governo do insípido Paulo Guedes é aquele de Tereza Cristina, que deu um basta à imbecilidade. Venderemos carne de frango, porco, boi para o Exterior. E não Nossas Empresas e Soberania. 90 anos de ANTICAPITALISMO DE ESTADO, golpe inaugural da Ditadura Caudilhista Assassina Esquerdopata Fascista de 1920, que foi sendo replicado por todas estas décadas. A Desgraça e Aberração está na porta de todos Brasileiros. Ou é preciso desenhar? Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

Recent Posts

Como se constroem as bolhas, por Luiz Alberto Melchert

Pode parecer loucura, mas pessoas podem-se transformar em componentes do goodwill de empresas ou grupos…

21 minutos ago

Luís Nassif: como Campos Neto armou novo golpe da Selic

A casca de banana de Campos Neto teve efeito.  No dia seguinte à fala de…

1 hora ago

Presídios do RS estão sem água e pedem ajuda ao Ministério da Justiça

Inundadas, penitenciárias tiveram de transferir detentos para andares mais altos e não têm condições de…

11 horas ago

Israel põe a perder acordo de cessar-fogo ao bombardear Rafah

Hamas aceitou uma proposta de cessar-fogo entre o Egito e o Catar para interromper a…

12 horas ago

Senadores republicanos ameaçam TPI após pedido de prisão contra israelenses

Em comunicado, grupo de conservadores afirma que posições do tribunal contra Israel são ‘ilegítimas e…

12 horas ago

Excesso de chuva compromete colheita de arroz no Rio Grande do Sul

Após secas causadas pelo La Niña, chuvas trazidas pelo El Niño podem afetar abastecimento da…

13 horas ago