Meirelles diz que pandemia, não quarentena, derrubou maior parte do PIB em SP

Jornal GGN – O secretário da Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles, disse nesta segunda (11) que a pandemia de coronavírus é a responsável por 73% da perda do PIB que o estado sofreu no último mês. As medidas de isolamento social, que incluem a suspensão de serviços não essenciais, teriam tido efeito sobre 27% do PIB.

“Podemos verificar que 27% da perda do PIB é afetado pela quarentena sim. Mas as avaliações mostram que, mesmo que não tivesse a quarentena, estes setores seriam afetados e estão afetados pela pandemia”, disse Meirelles em coletiva de imprensa ao lado de João Doria.

Segundo o ex-ministro da Fazenda, “diversos setores que não estão afetados pela quarentena, estão sim sofrendo grande queda de atividade. Isso é prova concreta de que 27% de queda do PIB na verdade não se deve apenas ao efeito da pandemia. Tem alguma coisa da quarentena também. Mas a quarentena é apenas uma parte da queda de 27% do PIB. (…) O PIB cai fundamentalmente pelo efeito da pandemia”, acrescentou.

Na coletiva, Doria reafirmou que 74% da economia de São Paulo continuou funcionamento mesmo durante a quarentena.

O governador comentou ainda que não tem efeito em São Paulo o decreto de Jair Bolsonaro, que na sexta-feira passada liberou a construção civil para retomar as atividades nos estados.

O GGN VAI INVESTIGAR E CONTAR A HISTÓRIA DE SERGIO MORO SEM OS RETOQUES DA GRANDE MÍDIA. SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO [AQUI].

Redação

Redação

View Comments

  • /ah! vá à merda, meireles. Pois não bastasse sua incompetência até mesmo para demonstrar alguma verdade nesse chute de números que você dá, percentuais que só nascem de cabeças idiotas como a sua, tenha vergonha na cara para admitir que o pibinho faz-me-rir (pra nãochorar) é obra de incompetentes broncos em matéria de economia como o Guedes e você próprio. Afinal, você foi o idiota de plantão no desgoverno temer que nos presenteou com a EC 95 congelando gastos públicos por 20 anos (claro, para continuar pagando juros mais caros do mundo a banqueiros ladrões deste país, como você, aliás)...e daí esse violento corte orçamentário em setores vitais da economia levou à estagnação e ao consequente desemprego....fora isso, a precarização das relações trabalhistas e a roubalheira da reforma da previdência tirou mais dinheiro de circulação na economia, na arrecadação dos cofres públicos e deu no que deu: PIB que é a tua cara mais a cara do imbecil guedes. E daí imbecís cafajestes como vocês dois ficam tentando culpar a pandemia, como se na inexistência dela o país estivesse com pleno emprego, com crescimento econômico.....coisas que só Lula e Dilma realmente conseguiram........repito: vá à merda meireles e deixe um cantinho no merdau pro guedes ir também....

  • Uma médica, em reportagem que assisti ontem à noite, declarou que as possibilidades de criação de uma vacina eficaz dependem, também, de insumos, que são importados.
    Este exemplo traz à luz um problema fundamental, o de utilizar a capacidade técnica e industrial existente e desenvolvê-la no sentido de realizar produção de insumos, materiais e equipamentos médicos, químicos, farmacêuticos, que constituem uma cadeira produtiva poderosa.
    Para isso, depende de uma política industrial urgente, de primeira hora.
    Não é economia de venda de produtos chineses em cadeias de lojas, abertas às custas de dinheiro emprestado.
    Tanto faz se os mais espertos vão dizer "isso é substituição de importações". Pode-se dizer "sim, e daí?", com a diferença fundamental: a diferença de quem se preocupa.
    Por isso, eu fico lá, vendo aquele paciente agitado, inventando, mentindo, evitando, eu fico com a pergunta em mente "cara, o que você tá evitando?"

  • É importante lembrar que o Brasil como um todo já vinha sofrendo com a crise, mesmo antes da pandemia.
    De fato, como disse o ex-ministro, essa queda no PIB não se deve apenas quarentena. E mesmo assim, a quarentena continua sendo a medida de prevenção mais eficaz contra o coronavírus.

Recent Posts

A Economia da Fertilidade: Krugman e Malthus, por Nathan Caixeta

Os amantes da dobradinha poupança-investimento alertam: na falta de um, o outro não funciona

4 minutos ago

Chuvas no RS: mais de 10 mil pessoas foram resgatadas

Segundo balanço, 55 mortes foram confirmadas em decorrência dos temporais. Outras 107 pessoas ficaram feridas…

27 minutos ago

Paulo Totti, jornalista

Sua morte, dias atrás, deixa um enorme vazio em uma profissão que perdeu o rumo…

2 horas ago

Deputadas de direita querem impedir fiscalização da Lei da Igualdade Salarial

Filiadas ao PL, União Brasil, Cidadania e ao Novo apresentaram proposta na Câmara Federal

17 horas ago

CNU: tire suas dúvidas sobre o adiamento do concurso

Fortes chuvas no sul levaram governo a adiar aplicação das provas em todo país

18 horas ago

Cozinhas solidárias distribuem marmitas aos atingidos pelas enchentes no RS; veja como colaborar

Distribuição começou nesta sexta-feira (3) e deve seguir durante o final de semana; movimentos pedem…

19 horas ago