Mercado dos robôs virtuais permanece ativo durante as eleições

Jornal GGN – Mesmo com os esforços do Congresso Nacional, da Justiça Eleitoral e das plataformas de redes sociais, o mercado que viabiliza o engajamento por meio do uso automatizado de perfis para fins políticos e eleitorais segue aquecido.

Com a redução das campanhas nas ruas por conta da pandemia de covid-19, a propaganda eleitoral pela internet se tornou estratégica – e o uso de robôs se tornou uma preocupação. É possível comprar compartilhamentos e seguidores no Twitter, curtidas para o Facebook e o Instagram e até visualizações para o Youtube ou ouvintes para o Spotify.

Levantamento elaborado pelo jornal O Globo mapeou pelo menos dez serviços desse tipo, e a custos variados: há desde cem curtidas no Facebook (entre R$ 2 e R$ 20) a 50 mil retuítes (compartilhamento de publicações) no Twitter (R$ 619). O valor mais alto encontrado, de R$ 12,6 mil, é referente a cem mil “likes” no Facebook.

Também é possível comprar seguidores: 20 mil fãs no Twitter saem por R$ 3,9 mil, enquanto R$ 4,7 mil financiam uma base de 89 mil usuários no Instagram. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito, boleto bancário e até com PagSeguro e PayPal. Para criar coerência na narrativa, as empresas chegam a oferecer a possibilidade de execução das contas por perfis com roupagem brasileira ou internacional.

Os reflexos nas redes sociais são claros: desde maio, a ferramenta BotSentinel (que monitora o uso de robôs no Twitter) listou 20 hashtags com sinais de impulso automatizado — 25% são relacionadas à política nacional.

Por exemplo: o tema #FechadocomBolsonaroaté2026 registrou 3.419 menções com sinais de automação — além de 1.916 mensagens publicadas por robôs defendendo a prisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Leia Também
Como Bolsonaro provocou demissão no Facebook
Republicanos partem para ataque contra Facebook e Twitter
Bolsonaro coloca três militares em agência de proteção de dados
Redação

Redação

View Comments

  • E aí pessoal e a Copa do Mundo® no Brasil, o que debater hoje! Atualmente?
    “Muito engana-me, que eu compro” = Partido dos Trabalhadores[™].
    No lugar de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis. A Copa das Copas®, do PT© e de lula©.
    Estilo PT© de ser, hein?
    Jamais esquecer a Comunicação Petista: PT[™] = “Me engana que eu compro”.

    Qual o poder constante da propaganda ininterrupta do PT®?
    Eis:
    Vive o PT© de clichês publicitários bem elaborados por marqueteiros. Ao estilo do brilhante e talentoso João o Milionário Santana. Nada espontâneo.
    Mas apenas um frio slogan (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Skol®: a Cerveja que desce Redondo”/Ainda: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Apenas signos desubstancializados. Sem corporeidade. Não tem nada a ver com um projeto de Nação.

    Aqui a superficialidade do PETISMO:
    0. “Pronatec©”
    1. “Pátria Educadora™” [Buá; Buá; Buá].
    2. “Coração Valente©”
    (super fake)
    3. “A Copa das Copas®”
    4. “Fica Querida©”
    5. “Impeachment Sem Crime é Golpe©” [lol lol lol]
    6. “Foi Golpe®”
    7. “Fora Temer©” (robô.).
    8. “Ocupa Tudo®”
    9. “Lula Livre®”
    10. “®eleição sem Lula™ é fraude” [kuá!, kuá!].
    11. “O Brasil Feliz de Novo®”
    (fake)
    12. “Lula é Haddad Haddad é Lula®” [kkk]
    13. “Ele não®”.
    14. “Minha Casa, Minha Vida©”
    15. “Saúde não tem preço®”
    16. “Haddad® agora é verde-amarelo®” [rsrs].
    17. “Bolsa Família®”
    18. “LUZ para todos™”(kkk).
    19. (…e agora…): “Ninguém Solta a Mão de Ninguém©”
    20. “Água para todos©” (é mesmo?)
    21. “Mais Médicos®”, pura propaganda e publicidade
    22. PT = “Controle social da mídia” [™] (hi! hi! hi!): desejo do petismo.
    23. “Brasil Carinhoso©” [que momento açucarado].
    24. “bela, recatada e do lar®” PT é uma piada ridícula!
    25. “Rede cegonha©”
    26. “SKOL®: a Cerveja que desce RedondO”.

    PT© é picareta e aderente ao vigarismo.
    Vive de ótimos e CALCULADOS mitos propagandísticos.
    O tal de: “me engana que eu compro”.
    Produtos disfarçados, embalagens simuladas e rótulos mentirosos. PT©!
    Todos nós gostamos de consumir alguma coisa, com certa constância. Então isso seria bom… Mas não nesse caso. PT™ é uma farsa, simulacro Kitsch. Um partido de extremo mau gosto. Nivela tudo por baixo. Sobretudo a cultura, a arte e a educação de crianças. o PT® é brega, barango, cafona, tosco, e Kitsch político.

Recent Posts

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

10 minutos ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

28 minutos ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

46 minutos ago

Tio Paulo e o espelho quebrado, por Mário Henrique Caixeta

Antes que tio Paulo recebesse as homenagens póstumas, tanto ele quanto a sobrinha já estavam…

1 hora ago

Prévia da inflação oficial volta a desacelerar, segundo IBGE

Passagens aéreas e combustíveis influenciam IPCA-15, que encerrou abril em 0,21%; variação em 12 meses…

2 horas ago

Olsen Noção, por Antonio Lassance

O almirante não entendeu até hoje que militar não apita em questões de ordem política…

2 horas ago