Jornal GGN – Mesmo com os esforços do Congresso Nacional, da Justiça Eleitoral e das plataformas de redes sociais, o mercado que viabiliza o engajamento por meio do uso automatizado de perfis para fins políticos e eleitorais segue aquecido.
Com a redução das campanhas nas ruas por conta da pandemia de covid-19, a propaganda eleitoral pela internet se tornou estratégica – e o uso de robôs se tornou uma preocupação. É possível comprar compartilhamentos e seguidores no Twitter, curtidas para o Facebook e o Instagram e até visualizações para o Youtube ou ouvintes para o Spotify.
Levantamento elaborado pelo jornal O Globo mapeou pelo menos dez serviços desse tipo, e a custos variados: há desde cem curtidas no Facebook (entre R$ 2 e R$ 20) a 50 mil retuítes (compartilhamento de publicações) no Twitter (R$ 619). O valor mais alto encontrado, de R$ 12,6 mil, é referente a cem mil “likes” no Facebook.
Também é possível comprar seguidores: 20 mil fãs no Twitter saem por R$ 3,9 mil, enquanto R$ 4,7 mil financiam uma base de 89 mil usuários no Instagram. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito, boleto bancário e até com PagSeguro e PayPal. Para criar coerência na narrativa, as empresas chegam a oferecer a possibilidade de execução das contas por perfis com roupagem brasileira ou internacional.
Os reflexos nas redes sociais são claros: desde maio, a ferramenta BotSentinel (que monitora o uso de robôs no Twitter) listou 20 hashtags com sinais de impulso automatizado — 25% são relacionadas à política nacional.
Por exemplo: o tema #FechadocomBolsonaroaté2026 registrou 3.419 menções com sinais de automação — além de 1.916 mensagens publicadas por robôs defendendo a prisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…
Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…
Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…
Antes que tio Paulo recebesse as homenagens póstumas, tanto ele quanto a sobrinha já estavam…
Passagens aéreas e combustíveis influenciam IPCA-15, que encerrou abril em 0,21%; variação em 12 meses…
O almirante não entendeu até hoje que militar não apita em questões de ordem política…
View Comments
E aí pessoal e a Copa do Mundo® no Brasil, o que debater hoje! Atualmente?
“Muito engana-me, que eu compro” = Partido dos Trabalhadores[™].
No lugar de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis. A Copa das Copas®, do PT© e de lula©.
Estilo PT© de ser, hein?
Jamais esquecer a Comunicação Petista: PT[™] = “Me engana que eu compro”.
Qual o poder constante da propaganda ininterrupta do PT®?
Eis:
Vive o PT© de clichês publicitários bem elaborados por marqueteiros. Ao estilo do brilhante e talentoso João o Milionário Santana. Nada espontâneo.
Mas apenas um frio slogan (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Skol®: a Cerveja que desce Redondo”/Ainda: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Apenas signos desubstancializados. Sem corporeidade. Não tem nada a ver com um projeto de Nação.
Aqui a superficialidade do PETISMO:
0. “Pronatec©”
1. “Pátria Educadora™” [Buá; Buá; Buá].
2. “Coração Valente©”
(super fake)
3. “A Copa das Copas®”
4. “Fica Querida©”
5. “Impeachment Sem Crime é Golpe©” [lol lol lol]
6. “Foi Golpe®”
7. “Fora Temer©” (robô.).
8. “Ocupa Tudo®”
9. “Lula Livre®”
10. “®eleição sem Lula™ é fraude” [kuá!, kuá!].
11. “O Brasil Feliz de Novo®”
(fake)
12. “Lula é Haddad Haddad é Lula®” [kkk]
13. “Ele não®”.
14. “Minha Casa, Minha Vida©”
15. “Saúde não tem preço®”
16. “Haddad® agora é verde-amarelo®” [rsrs].
17. “Bolsa Família®”
18. “LUZ para todos™”(kkk).
19. (…e agora…): “Ninguém Solta a Mão de Ninguém©”
20. “Água para todos©” (é mesmo?)
21. “Mais Médicos®”, pura propaganda e publicidade
22. PT = “Controle social da mídia” [™] (hi! hi! hi!): desejo do petismo.
23. “Brasil Carinhoso©” [que momento açucarado].
24. “bela, recatada e do lar®” PT é uma piada ridícula!
25. “Rede cegonha©”
26. “SKOL®: a Cerveja que desce RedondO”.
PT© é picareta e aderente ao vigarismo.
Vive de ótimos e CALCULADOS mitos propagandísticos.
O tal de: “me engana que eu compro”.
Produtos disfarçados, embalagens simuladas e rótulos mentirosos. PT©!
Todos nós gostamos de consumir alguma coisa, com certa constância. Então isso seria bom… Mas não nesse caso. PT™ é uma farsa, simulacro Kitsch. Um partido de extremo mau gosto. Nivela tudo por baixo. Sobretudo a cultura, a arte e a educação de crianças. o PT® é brega, barango, cafona, tosco, e Kitsch político.
O robotizada brega é ser chiqueta diritalixo.