Mercado dos robôs virtuais permanece ativo durante as eleições

É possível comprar pacotes de seguidores, de interações nas redes sociais ou mesmo escolher que tipo de perfil irá publicar o conteúdo comprado

Foto: Reprodução

Jornal GGN – Mesmo com os esforços do Congresso Nacional, da Justiça Eleitoral e das plataformas de redes sociais, o mercado que viabiliza o engajamento por meio do uso automatizado de perfis para fins políticos e eleitorais segue aquecido.

Com a redução das campanhas nas ruas por conta da pandemia de covid-19, a propaganda eleitoral pela internet se tornou estratégica – e o uso de robôs se tornou uma preocupação. É possível comprar compartilhamentos e seguidores no Twitter, curtidas para o Facebook e o Instagram e até visualizações para o Youtube ou ouvintes para o Spotify.

Levantamento elaborado pelo jornal O Globo mapeou pelo menos dez serviços desse tipo, e a custos variados: há desde cem curtidas no Facebook (entre R$ 2 e R$ 20) a 50 mil retuítes (compartilhamento de publicações) no Twitter (R$ 619). O valor mais alto encontrado, de R$ 12,6 mil, é referente a cem mil “likes” no Facebook.

Também é possível comprar seguidores: 20 mil fãs no Twitter saem por R$ 3,9 mil, enquanto R$ 4,7 mil financiam uma base de 89 mil usuários no Instagram. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito, boleto bancário e até com PagSeguro e PayPal. Para criar coerência na narrativa, as empresas chegam a oferecer a possibilidade de execução das contas por perfis com roupagem brasileira ou internacional.

Os reflexos nas redes sociais são claros: desde maio, a ferramenta BotSentinel (que monitora o uso de robôs no Twitter) listou 20 hashtags com sinais de impulso automatizado — 25% são relacionadas à política nacional.

Leia também:  Republicanos partem para ataque contra Facebook e Twitter

Por exemplo: o tema #FechadocomBolsonaroaté2026 registrou 3.419 menções com sinais de automação — além de 1.916 mensagens publicadas por robôs defendendo a prisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Leia Também
Como Bolsonaro provocou demissão no Facebook
Republicanos partem para ataque contra Facebook e Twitter
Bolsonaro coloca três militares em agência de proteção de dados

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

2 comentários

  1. E aí pessoal e a Copa do Mundo® no Brasil, o que debater hoje! Atualmente?
    “Muito engana-me, que eu compro” = Partido dos Trabalhadores[™].
    No lugar de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis. A Copa das Copas®, do PT© e de lula©.
    Estilo PT© de ser, hein?
    Jamais esquecer a Comunicação Petista: PT[™] = “Me engana que eu compro”.

    Qual o poder constante da propaganda ininterrupta do PT®?
    Eis:
    Vive o PT© de clichês publicitários bem elaborados por marqueteiros. Ao estilo do brilhante e talentoso João o Milionário Santana. Nada espontâneo.
    Mas apenas um frio slogan (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Skol®: a Cerveja que desce Redondo”/Ainda: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Apenas signos desubstancializados. Sem corporeidade. Não tem nada a ver com um projeto de Nação.

    Aqui a superficialidade do PETISMO:
    0. “Pronatec©”
    1. “Pátria Educadora™” [Buá; Buá; Buá].
    2. “Coração Valente©”
    (super fake)
    3. “A Copa das Copas®”
    4. “Fica Querida©”
    5. “Impeachment Sem Crime é Golpe©” [lol lol lol]
    6. “Foi Golpe®”
    7. “Fora Temer©” (robô.).
    8. “Ocupa Tudo®”
    9. “Lula Livre®”
    10. “®eleição sem Lula™ é fraude” [kuá!, kuá!].
    11. “O Brasil Feliz de Novo®”
    (fake)
    12. “Lula é Haddad Haddad é Lula®” [kkk]
    13. “Ele não®”.
    14. “Minha Casa, Minha Vida©”
    15. “Saúde não tem preço®”
    16. “Haddad® agora é verde-amarelo®” [rsrs].
    17. “Bolsa Família®”
    18. “LUZ para todos™”(kkk).
    19. (…e agora…): “Ninguém Solta a Mão de Ninguém©”
    20. “Água para todos©” (é mesmo?)
    21. “Mais Médicos®”, pura propaganda e publicidade
    22. PT = “Controle social da mídia” [™] (hi! hi! hi!): desejo do petismo.
    23. “Brasil Carinhoso©” [que momento açucarado].
    24. “bela, recatada e do lar®” PT é uma piada ridícula!
    25. “Rede cegonha©”
    26. “SKOL®: a Cerveja que desce RedondO”.

    PT© é picareta e aderente ao vigarismo.
    Vive de ótimos e CALCULADOS mitos propagandísticos.
    O tal de: “me engana que eu compro”.
    Produtos disfarçados, embalagens simuladas e rótulos mentirosos. PT©!
    Todos nós gostamos de consumir alguma coisa, com certa constância. Então isso seria bom… Mas não nesse caso. PT™ é uma farsa, simulacro Kitsch. Um partido de extremo mau gosto. Nivela tudo por baixo. Sobretudo a cultura, a arte e a educação de crianças. o PT® é brega, barango, cafona, tosco, e Kitsch político.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome