Ministério Público Federal pede revisão de notas do Enem

Jornal GGN – O Ministério Público Federal (MPF) pediu junto à Justiça Federal a suspensão das inscrições dos três programas de acesso ao ensino superior – Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (Prouni) – no primeiro semestre de 2020.

O pedido integra uma ação civil pública contra a União e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do Enem, e partiu do MPF por meio da Procuradoria Regional dos Diretos do Cidadão (PRDC) em Minas Gerais. A , e exige que a suspensão seja aplicada até a realização de uma auditoria no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, sugerido por especialistas em avaliação educacional.

Na ação, é solicitada concessão de tutela de urgência, diante dos danos que podem ser causados aos estudantes – as inscrições para o Sisu foram iniciadas na última terça-feira (21) e devem seguir até o próximo dia 26, com divulgação do resultado final agendado para o dia 28 de janeiro.

“Também é solicitado que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realize nova conferência dos gabaritos de todos os candidatos que compareceram ao Enem 2019, de forma a garantir a idoneidade, a correção do resultado do exame e a correspondência entre o gabarito utilizado e a prova realizada pelo candidato”, diz o MPF, em nota oficial.

A ação solicita ainda que a nova correção das provas considere a repercussão das notas retificadas no valor atribuído a cada questão do exame, de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), prevista no edital do Enem. Após a nova publicação do resultado das provas, os candidatos deverão ser comunicados oficialmente da abertura de prazo para solicitação de verificação de eventuais inconsistências.

O Ministério Público Federal também pede que seja apresentada uma resposta formal a todos os pedidos de correção/apuração feitos pelos estudantes, com uma eventual retificação da nota final e sua repercussão no conjunto global de candidatos se for o caso.

A ação inclui ainda um pedido para que a Justiça intime a União e o Inep para uma Audiência de Conciliação, e que pode contar com a participação de especialistas em avaliação educacional. Se as medidas forem descumpridas, o MPF requereu que seja aplicada uma multa diária no valor de R$ 10 milhões. A íntegra do pedido do MPF pode ser consultada aqui.

Redação

Redação

Recent Posts

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

13 minutos ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

31 minutos ago

Tio Paulo e o espelho quebrado, por Mário Henrique Caixeta

Antes que tio Paulo recebesse as homenagens póstumas, tanto ele quanto a sobrinha já estavam…

1 hora ago

Prévia da inflação oficial volta a desacelerar, segundo IBGE

Passagens aéreas e combustíveis influenciam IPCA-15, que encerrou abril em 0,21%; variação em 12 meses…

1 hora ago

Olsen Noção, por Antonio Lassance

O almirante não entendeu até hoje que militar não apita em questões de ordem política…

2 horas ago

Senado vai recorrer da decisão de Zanin que suspendeu desoneração da folha

Enquanto isso, STF já tem placar de 3 a 0 para manter a suspensão de…

3 horas ago