Categories: Notícia

O caso do “filósofo” Ghiraldelli

A Internet incorporou a presença do «troll». Trata-se do sujeito sem expressão que aproveita o espaço para provocações, buscando a evidência pela agressão. Como regra geral, são indivíduos inexpressivos, alguns francamente desequilibrados, com evidente necessidade de auto-promoção.

É o caso de um sujeito chamado Paulo Ghiraldelli, que se apresenta como «o filósofo de São Paulo». Não pretendia perder tempo com ele, mas exorbitou.

Nos últimos dias dedicou-se com um fervor freudiano a ataques e mais ataques contra mim, pelo Twitter, blogs, emails.

Vamos primeiro às acusações, depois às motivações.

Sua acusação é de que recebo dinheiro do PT. É  manipulação grosseira.

Asss   Assinei um contrato com a Empresa Brasil de Comunicações (EBC), da TV Brasil, para produzir um programa semanal de uma hora, sobre temas de políticas públicas. As condições estabelecidas foram similares às que eu tinha com a TV Cultura de São Paulo e também  com o Canal Rural, do grupo RBS.

A remuneração contempla a apresentação, a criação e as pautas do programa e também uma equipe de jornalistas da Dinheiro Vivo, incumbidos de alimentar o portal de Internet, montando a interação com a televisão.

A TV Brasil obedece a um Conselho composto por integrantes da sociedade civil, sem cor partidária.

Enfim, todas as condições que legitimam o contrato.

A troco de quê esse Ghiraldelli deturpa uma informação e move uma campanha  desequilibrada, a ponto de me taxar de «bandido» em um meio de grande circulação como o Twitter? Terá oportunidade de explicar na Justiça, em breve, pois estou movendo ação civel e criminal contra ele.

Mas vamos entender a motivação desse senhor – além da obsessão em conquistar alguma projeção com essa campanha.

Tempos atrás li um artigo dele na página 2 do Estadão. Foi um período de intensa escatalogia da mídia, promovendo autores da mais ampla mediocridade desde que oferecessem aos jornais o produto pedido: crítica destrambelhada contra Lula.

O artigo de Ghiraldelli se destacava pelo baixo nível. Fiquei curioso em saber de quem se tratava. Procurei no Google e fui dar em seu site.

Ali, para minha surpresa, havia páginas em que ele louvava… o Ministro da Educação Fernando Haddad, inclusive aparecendo em várias fotos com ele. No Estadão, uma crítica baixa; no site, uma louvação vergonhosa. Nas fotos com Haddad ou no banner do portal, um narciso deslumbrado com o próprio retrato, como se estivesse mirando no espelho na hora de tirar a foto (confira o tipo na imagem abaixo).

Não foi a única surpresa. Lá, fiquei sabendo de uma polêmica com o jornalista-filósofo Olavo de Carvalho. O ponto central era a compulsão do «filósofo de São Paulo» em mostrar a própria mulher nua. Casou-se com uma moça bem mais nova. Olavo escrevera um artigo espantado com aquele exibicionismo de quem se intitulava filósofo. A resposta do tal Ghiraldelli  era a de que quem tinha mulher bonita, tinha mais que mostrá-la.

Havia mais, uma montanha de vídeos com aulas que mais pareciam cursos de auto-ajuda.

Escrevi um post alertando o Estadão para a aberração que promovera a colunista da nobre página 2.

Não sei qual a reação do Estadão. Mas não me lembro de ter lido mais nenhum artigo desse Ghiraldelli no jornal.

Tempos depois, ele se cadastra no Portal Luís Nassif. Estranhei, mas autorizei o cadastramento.

Os demais membros do Portal iam me reportando sua atividade. No início, tentativa de aliciar membros do Portal para sua comunidade. Depois, fotos da esposa nua. Em determinado dia recebo mensagem dele perguntando se já aceitava que mostrasse a mulher pelada. Àquela altura, muitos membros do Portal reclamavam da falta de compostura do tal «filósofo de São Paulo».

Bloqueei seu acesso ao Portal. Logo em seguida cadastrou-se um tal de “Menina Virgem” – codinome da esposa do sujeito. Bloqueada também.

Desde então, periodicamente ensaia ataques através do Twitter.

Peço aos amigos que receberam o email desse tal «filósofo de São Paulo» – parece que se valeu de listas de educadores para espalhar o lixo – que ajudem a espalhar essa resposta. 

Clique aqui para ler a relação dos Blogs de Ghirardelli, segundo ele próprio. 

Esse senhor com a mão segurando o rosto, na pose clássica dos “filósofos-ternura” é o tal Ghiraldelli.

Ou então, fotos da esposa, mais pudicas do que as que colocou no Portal da Comunidade do Blog.

Por Rodrigo Correia

Caro Nassif,

Esse Ghiraldelli foi (salvo falha gravíssima de memória, já que isso aconteceu alguns anos atrás..) demitido da UNESP, Câmpus de Marília, onde eu estudava e agora sou professor. Pelo que me lembro, ele se envolveu em uma tremenda briga no departamento de filosofia e violou o site da UNESP, colocando fotos pornográficas visando expor a sua antagonista a situação vexatória. Ou seja, ele perdeu o emprego de professor numa universidade pública por “trollagem” pesada. Ninguém do curso de Filosofia fala abertamente sobre o caso, portanto não posso afirmar com certeza absoluta os detalhes, nem citar nomes de outras pessoas envolvidas, mas te garanto que ele aprontou pra valer por aqui.

Por João Chaves, de Recife

Nassif, essa notícia não me espanta. O tal “filósofo” é figura conhecida nos meios virtuais de filosofia há cerca de 6 ou 7 anos, e vive arrumando confusões com todos. Não respeita os cursos, nem os autores, e afirma que todos os doutores são vendidos à esquerda ou ao governo. Apegou-se a um autor americano interessante de um tema pouco estudado no Brasil (Donald Davidson e o pragmatismo filosófico americano) e posa de grande intelectual, mas não é respeitado em nenhum ambiente acadêmico nem atua em ensino. Seus livros não tem inserção alguma. Para uma comparação adequada, é o Reinaldo Azevedo da filosofia, sem tirar nem por.

No meu último contato com a figura, em 2004, precisei por telefone ameaçar processá-lo para que retirasse meu nome da lista de sócios de um tal “centro de filosofia americana”, coisa que nunca fui. Na época, o “filósofo” não tinha projeção na mídia e era “troll” de listas de emails (numa, sobre Deleuze, agrediu um monte de gente sem motivo). Ele morava no interior de SP com a mãe e uma namorada bonita, que ele fazia questão de exibir no site. É do tipo que faz tudo por exposição, uma peça útil à mídia de esgoto. Agradeço a vc em nome de todos os filósofos e curiosos (eu mesmo sou da área jurídica, mas professor de filosofia do direito) que se sentem ultrajados com o destaque dado a essa farsa chamada Ghiraldelli.

Por Marcelo Castro

Quando tinha conta no uol passei a receber posts deste Ghiraldelli, mesmo sem ter solicitado. A principio ele apresentava uma visão original da filosofia e dos filosofos classicos ,defendia uma filosofia pragmatica ,uma filosofia de resultados, passei a acompanhar seu trabalho. Num segundo momento assumiu a posição de formador de opinião sugerindo posições politicas de “vanguarda” e metodos heterodoxos de educação e formação pessoal.Depois veio a fase mais picante quando passou a assumir posições sexuais desconcertantes, a gota d’água veio num artigo onde ele defendia tapas , isso mesmo, palmadas na mulher durante o sexo. Proibi o recebimento de seus posts na minha caixa de mail e nunca mais tive informações da figurinha carimbada. É um caso psiquiatrico a ser estudado com cuidado.

Por Cesar Nunes

Caro Nassif

sou professor da Faculdade de Educação da UNICAMP, na área de Filosofia da Educação. Coordeno o grupo de pesquisas nessa área denominado PAIDEIA. Para meus companheiros e pares, alunos e pesquisadores, docentes e investigadores desse campo temático esse cidadão é uma nulidade. Temos buscado não considerar suas pífias incursões na área. Temos conhecimento de sua biografia de exibicionismo e acinte para com pessoas criteriosas e produtivas. Sua arma é o achincalhe e a exposição falaciosa. Solidarizo-me consigo e recomendo os devidos cuidados jurídicos para reparação pessoal e coletiva. A Filosofia, a criteriosa pesquisa em Educação agradece! Lembro-me da tese de Marx: “O charlatanismo na ciência e a conciliação na política andam sempre de mãos dadas! (…) o intelectual pequeno-burguês faz de suas covardias virtudes universais.”

Professor Doutor César Nunes (FE/UNICAMP) 

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Nassif, tambêm fui vítima da

    Nassif, tambêm fui vítima da fúria deste cidadão descontrolado que se ín-titula* FILOSOFO (ditador), confesso que de muitas coisas desprezíveis da internet as postagens dele são de longe premiê´s em bobagens..ele deve ter algum distúbio de infância pois não tolera criticas e comenários contrários aos seus..e revida com uma carga de ignorância colossal....

  • Troll profissional

    Esse senhor uma vez, descontente com uma resposta que eu dei pra ele num FÓRUM PÚBLICO, me mandou uma mensagem privada dizendo: 

    "Caro idiota, não vou deixar você chupar meu pau"

    É esse o "grande filósofo" que não passa de um tarado com diploma incapaz de manter um debate (e não falo só pela minha experiência), tendo sérios problemas psicológicos nos mais diversos campos - segurança, auto-estima, sexualidade, vida social etc. 

    Troll profissional, não é a toa que faz perfis, e dos que usa para postar nos fóruns praticamente nenhum tem o sobrenome "Ghiraldelli", apesar de terem a mesma foto e postarem sempre as mesmas porcarias. 

    • É muita ignorância mesmo

      Olá,

      Vc tem algum print ou algo que possa validar essa sua acusação? Qualquer coisa me mande um e-mail. obrigada!

  • Bom, esse senhor arrumou uma

    Bom, esse senhor arrumou uma vaguinha na Universdade Federal Rural do Rio de Janeiro, mas ja está envolvido em polêmicas. E também faz parte da lista dos fiéis twitteiros da secretária de Educação do Rio - Claudia Costin - que arregimentou uma claque de gente desse naipe para desmerecer os milhares de profissionais da rede que leh fazem oposição.

    Dessa claque caluniosa, faz parte o Paulo Kramer - tambem envolvido numa denúncia de racismo - que se referiu à categoria como "corporação egoísta, obtusa e irresponsável!" E a senhora Costin, ao invés de ficar na sua, agradeceu a mensagem com texto tão absurdo. O que esses cidadãos ganham com a difamação da classe a que dizem pertencer?

     

     

    "Alunos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e participantes do grupo Levante Popular da Juventude usaram latas e panelas para protestar contra a conduta do professor Paulo Ghiraldelli, durante a abertura do I Semana Acadêmica de Filosofia da instituição, na última segunda-feira, 18. Segundo os alunos, Paulo utiliza em sala de aula palavras e discurso ofensivo contra mulheres, negros e gays.

    Durante o ato, outros estudantes que participavam do debate pediram que os manifestantes se retirassem. O professor Paulo chegou a bater boca com os estudantes, que gritavam palavras de ordem como “professor abusa, discrimina e dá risada e a universidade fica calada”. Em contrapartida, Paulo puxou novo coro, com gritos de “é mentira! é mentira!”.

    Na página do Levante Popular da Juventude no Facebook, um post com o vídeo da manifestação dividiu os estudantes. Alguns defendem o professor e lembram que ele já escreveu textos sobre minorias. Outros reafirmam as acusações. Uma estudante postou um texto publicado por Paulo no mesmo dia da ação, cujo título é “Diante da mulher nua, pergunto se é Friboi (marca de carne bovina)?”, com o comentário “esse é um dos motivos”.

    Em seu site pessoal, Paulo Ghiraldelli, conhecido filósofo brasileiro, se defendeu das acusações. Segundo ele, embora seu trabalho acadêmico não trate especificamente de minorias, “eles são uma clara reflexão filosófica simpática aos movimentos sociais de minorias”.

    No mesmo texto, Paulo também falou sobre a postura dos manifestantes. “A universidade é lugar da conversação. A conversação pode até ser ríspida, mas não pode ser a não-conversação, a violência. O ato dos bandidinhos fantasiados de alunos foi de violência”. Ele fez um registro de ocorrência na 48ª DP (Seropédica).

    Em nota, a Rural informou que há uma investigação interna para apurar as queixas dos alunos em relação ao comportamento do professor."

    Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/educacao/vida-de-calouro/alunos-da-rural-invadem-sala-acusam-professor-de-machismo-racismo-homofobia-10822275.html#ixzz2l84Jap5e

     

     

  • Se vc tiver, provas, por

    Se vc tiver, provas, por favor me mande por e-mail, estamos juntando provas pra processar ele!

    Obrigada!!!

    • Sim, ele próprio cria fakes

      Sim, ele próprio cria fakes para o defenderem. Risível isto. Ou melhor, lamentável, já que muitos o têm por filósofo brasileiro, como ele se apresenta. Ele não aceita qualquer contrariedade ou questionamento sobre suas idéias, vai logo chamando o outro de burro, pobre, joao ninguém, fracassado e por fim o bloqueia para que o insultado não tenha o direito de se defender. Concordo com alguém que disse aí acima, a"isto é caso patológico". Ghiraldelli é  um doente!

  • João Chaves, Reinaldo Azevedo

    João Chaves, Reinaldo Azevedo é um grande jornalista e um escritor que escreve com  maestria. O que você falou de Ghiraldelli é correto e tem razão de ser, mas a comparação com Reinaldo Azevedo foi infeliz.

    • Márcio de Paula, você por

      Márcio de Paula, você por acaso continua com o mesmo pensamento hoje? Digo à respeito do Rosnaldo! É, escrevi Rosnaldo. Ele agora deu para isso! Bem... dar, ele já dá há muito...

       

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

12 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

13 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

15 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

16 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

17 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

18 horas ago