Categories: NotíciaSaúde

O esquema de Fura Fila no SUS

Li que hoje o fantástico irá abordar o esquema de fura-fila para a realização de cirurgia no Sistema Único de Saúde.

*Fantástico vai revelar o escândalo do fura-fila no Sistema Único de Saúde*

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2016/10/fantastico-vai-revelar-o-escandalo-do-fura-fila-no-sistema-unico-de-saude.html

Acredito que um dos escândalos abordados será o que há muito tempo ocorre na cidade de Taubaté-SP. O assunto sempre foi alvo de comentários entre os taubateanos, mas nunca ninguém tinha provas concretas. Parece que um vereador conseguiu reunir provas. Ele encaminhou uma representação ao Ministério Público. Segundo a acusação, esquema envolve o gabinete do vereador Bilili (PSDB). A chefe de Gabinete é filha de uma funcionária da área da saúde, responsável pela (ou com influência sobre) a organização da fila para as realizações de cirurgias na Delegacia Regional de Saúde (DRS-XVII, Secretaria de Estado de Saúde de DP). Inclui o diretor do Hospital Regional (instituição Estadual terceirizada) e a ex-diretora da DRS-XVII. Ainda segundo as denúncias, através de falsificação de documentos, além de colocar pacientes do SUS do município de Taubaté como prioritários nessa fila, o esquema possibilitaria a inclusão de outros pacientes que nem do município são.

Um resumo da representação ao MP pode ser assistida na gravação da Sessão Legislativa da Câmara do município de Taubaté no site da TV Câmara:

http://tvcamara.camarataubate.sp.gov.br

E também no vídeo anexado abaixo.

Esse caso envolvendo um vereador Tucano do município de Taubaté pode envolver até a compra de votos (inclusive, para o pleito de 2016). Porém, acredito que não faça parte da representação ao MP, por precisar envolver o depoimento de eleitores que foram ou receberam a promessa de serem beneficiados com uma vaga para realizar a cirurgia (coisa difícil, pr acotecer em momento de vulnerabilidade das famílias envolvidas).

Alguns anos atrás (se não me falha a memória, há exatos 4 anos), lembro que o mesmo vereador, após ser acusado pelo mesmo motivo, alegara que, ou atuaria em casos extremos que dizem respeito a casos de vida ou morte, ou “apenas” encaixava novos pacientes nas vagas de cirurgia, quando os pacientes da fila não compareciam na data e horários marcados. Ao que os acusadores, retrucavam dizendo que os pacientes só não compareciam porque recebiam ligações da DSR ou Hospital, dizendo que a cirurgia havia sido cancelada.

 

Eu espero que isso tudo não seja verdade, pois um vereador que agisse dessa forma significaria o oposto do papel que deveria desempenhar.

Espero que todos os eleitores entendam que um vereador que se vale das dificuldades e precariedades das políticas públicas para oferecer ou vender favores (vaga na saúde, na creche, licenças municipais, etc em troca de votos), NÃO TEM INTERESSE nenhum em lutar por uma condição que garanta a saúde, a educação, a assistência social e os serviços municipais como DIREITO.

#

(Pense nisso tio, pense nisso primo, esse texto é para vocês, lembrem-se que essa “vantagem” momentânea da vaga na creche ou da cirurgia, custará muito caro, pois o seu voto ajudou a tirar da Câmara um vereador que poderia transformar esses “favores” em direitos, que poderia lutar para que a prefeitura ofereça vagas suficientes para TODOS os que precisam, e não apenas para os que têm relações pretensamente privilegiadas).

#

Alguns minutos assistindo os videos oficiais da Camara Municipal de Taubaté (que tem uma TV publica que transmite as sessões ao vivo) oferecem a dimensão do problema. Os vereadores trocam acusações num espetaculo de coronelismo, impunidade e, ao que parece, assunção de culpa. Por um lado, felizmente. Por outro, infelizmente, porque os demandos e abusos ocorrem “desde sempre”, e as autoridades parecem não agir na proporção dos prováveis delitos.

 

Redação

Redação

View Comments

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

5 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

6 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

9 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

9 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

10 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

11 horas ago