Categories: Notícia

O Movimento República de São Paulo

Do Terra Magazine

Grupo denuncia “preconceito contra paulistas” na Decradi

Ana Cláudia Barros

Arrefecida após mais de dois meses, a polêmica provocada pelas declarações da estudante de Direito Mayara Petruso contra nordestinos deve ganhar novo fôlego. Integrantes do Movimento República de São Paulo (MRSP) encaminharam, na quarta-feira (26), à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), uma espécie de “dossiê”, reunindo o que chamam de provas da “discriminação a paulistas”.

O material, que contém 60 páginas, foi todo pinçado da internet (boa parte caputrada de redes sociais, como Twitter e Orkut) e apresenta, segundo o ex-líder do movimento e atual coordenador do MRSP no interior, Paulo Roberto Silva “Bartollo”, demonstrações de “incitação ao ódio e ao preconceito”.

Quer- Queremos apenas que se cumpram os princípios constitucionais da isonomia, segundo os quais todos são iguais em direitos e deveres, sem distinção. Entendemos que todos devem tomar o mesmo remédio – afirma, aludindo à notícia-crime apresentada pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Pernambuco (OAB-PE) contra Mayara e outros que divulgaram na internet mensagens de preconceito contra nordestinos.

Bartollo nega que haveria na iniciativa contornos de revanchismo e sustenta – ou tenta – que paulistas, assim como nordestinos, também são alvo de manifestações de ódio.

– A delegacia acolheu todo o material. Algumas das provas que levantamos, algumas comunidades de redes sociais já estavam sendo investigadas pela Decradi. o arquivo de 60 páginas ficou com eles e será anexado aos autos de um inquérito que já está em andamento. A gente quer mostrar o outro lado da moeda. Nós, do movimento, nos prontificamos a ajudar nas apurações, tentando identificar os culpados, inclusive, nos casos de discriminação contra nordestinos. A lei deve ser para todos. Vamos fazer um acompanhamento dos trabalhos da polícia e mostrar pelo Twitter.

Além do material, foi entregue uma petição, pedindo a punição de um comerciante de Diadema, que, durante entrevista à imprensa, declarou dar preferência a nordestinos na hora de contratar funcionários.

Na avaliação de Bartollo, está caracterizada a “discriminação contra cidadãos de outras regiões”. Para ele, o comerciante deve responder pelo crime de racismo.

“O caso será encaminhado à delegacia daquela cidade para que o delegado instaure inquérito, se ele achar por bem”, afirma, acrescentando que usou a Constituição Federal e as leis 9.459/97 (sobre crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor) e 7.716/89 (Negar ou obstar emprego em empresa privada) para embasar a denúncia.

De acordo com o coordenador do MRSP, junto com o “relatório”, foi apresentada uma lista, com cerca de 300 assinaturas de pessoas apoiando a iniciativa.

– Muitas das provas obtivemos graças à colaboração de internautas. O material foi reunido durante um mês e meio – diz, enfatizando que o MRSP já conta com mais de 2 mil simpatizantes 

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Uma “Escola para Anormais” no Recife, em Água Fria, por Urariano Mota

Diante disso, quando respiramos fundo, notamos que a escola seria uma inovação. Diria, quase até…

17 minutos ago

Praticante da cartilha bolsonarista, Pablo Marçal mente sobre proibição de pouso de avião com doações

Coach precisava ter passado informações básicas à base com 3h de antecedência; base militar tem…

32 minutos ago

Enchentes comprometem produção de arroz orgânico do MST no RS

Prognósticos mostram que perda pode chegar a 10 mil toneladas; cheia começa a se deslocar…

1 hora ago

Nova Economia debate o poder da indústria alimentícia

Com o cofundador do site O Joio e o Trigo, João Peres; a pesquisadora da…

2 horas ago

Processos da Operação Calvário seguem para Justiça Eleitoral

Decisão do Superior Tribunal de Justiça segue STF e beneficia ex-governador Ricardo Coutinho, entre outros…

2 horas ago

O mais bonito Social Club, por Felipe Bueno

Filme e álbum estão disponíveis em streamings e são indispensáveis como fruição. Obras de arte…

2 horas ago