O pulmão do mundo está sem oxigênio: vídeos mostram gravidade da crise em Manaus

Jornal GGN – A situação é dramática, uma tragédia humanitária. Vídeos que circulam nesta quinta (14) nas redes sociais mostram a crise enfrentada pela população de Manaus, onde falta oxigênio para os pacientes em hospitais públicos em meio à pandemia do novo coronavírus. Esta é a realidade negada pelo governo federal. Dois dias atrás, o general Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, deu declarações afirmando que tudo seria resolvido.

No Twitter, o ex-prefeito Arthur Virgílio escreveu: “Somente hoje foram 28 mortos por falta de oxigênio no Pronto Socorro 28 de Agosto. Wilson Lima você é o pior governador que o Amazonas já teve e o que acontece em Manaus é assassinato aos moldes de Hitler, por asfixia. Isso é doloroso e cruel”.

O divulgador científico Átila Iamarino afirmou na rede social que se trata de um “desastre humanitário” que começa em Manaus, mas pode avançar para outros estados com a pandemia fora de controle.

“Sem oxigênio, a mortalidade da COVID não são “só” os infectados. É toda a ala hospitalar. Pelos próximos dias. É do bebê prematuro ao paciente em coma por um acidente de carro.”

Nos vídeos, pessoas relatam o drama em hospitais para oxigenar os pacientes com poucos recursos que sobraram, e o esforço para conseguir cilindros de oxigênio por conta das próprias famílias, já que o fornecimento oficial para a rede de saúde não tem dado conta da demanda.

O GGN reuniu alguns dos relatos que circulam nas redes. Confira:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Redação

Redação

View Comments

  • Em tempos outros de decência e bom senso, era quando em crises, se lia que o "ministério da saúde adverte". Agora é, enquanto o presidente se diverte e o ministro da saúde verte suas negações e tolices, a população verter lágrimas e lamentos.

  • O general e a logística

    O general logístico, assim que acomodou seu volumoso traseiro na cadeira de Ministro da Saúde, tomou conhecimento da existência do SUS. Até então, para ele SUS (*) tinha a ver com o Hino Nacional Brasileiro - eia, sus, avante - que ele aprendera a cantar com louvor na Academia Militar de Agulhas Negras, onde se formou em 1984.

    Agora, precisa avançar, e algum assessor de alta patente precisa soprar no ouvido do general logístico de traseiro volumoso sobre a existência da FAB - Força Aérea Brasileira e qual pode ser a sua utilidade em momentos trágicos como esse em que o país. se encontra, entre outros recursos de que o país dispõe.

    (*) Eia sus*, oh sus! * A palavra “sus” é uma interjeição que vem do latim sus: “de baixo para cima”; que chama à motivação: erga-se!, ânimo!, coragem! Neste contexto é sinônimo de “em frente, avante”.
    (...)
    O que nem todos sabem, porém, é que a introdução musical que a gente ouve em jogos de futebol e em outras solenidades tinha uma letra, que foi eliminada. Ela era assim:
    Espera o Brasil que todos cumprais o vosso dever.
    Eia! Avante, brasileiros, sempre avante!
    Gravai com buril nos pátrios anais o vosso poder.
    Eia! Avante, brasileiros, sempre avante!
    Servi o Brasil sem esmorecer,
    Com ânimo audaz, cumpri o dever na guerra e na paz
    À sombra da lei, à brisa gentil
    O lábaro erguei do belo Brasil
    Eia! Sus, oh, sus! (Obs: este “sus” é uma interjeição que quer dizer “coragem”).

  • A mensagem da Rússia não foi convincente o suficiente? Em 2017, ativistas de direitos humanos russos alertaram que se o governo federal não neutralizasse o grupo terrorista, que incluía agentes da polícia federal, um juiz e um promotor, isso levaria à tragédia. As autoridades federais ignoraram o aviso e a repressão destruiu o sistema de apoio social e de caridade da indústria médica de Manaus. O seguro não-estatal foi destruído e em uma crise ninguém foi capaz de apoiar os esforços do governo federal.
    (o botão do tradutor está no topo)
    http://cstcommand.com/index.php/countries/yuzhnaya-amerika/braziliya/item/962-brazilskij-sudya-brosavshij-rossiyan-v-tyurmy-prichasten-k-kollapsu-sistemy-zdravookhraneniya-amazonii-vo-vremya-pandemii

Recent Posts

IPCA-15 desmente pirações estatísticas de Campos Neto, por Luís Nassif

No acumulado de 12 meses, percebe-se todos os grupos sob controle. A maior influência no…

10 segundos ago

Congresso atende aos interesses do crime organizado ao proibir porte de drogas

À TVGGN, conselheira afirma que PEC das Drogas mantém monopólio de facções sobre a produção…

22 minutos ago

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Em São José dos Campos, Lula acompanhou a entrega de um jato comercial modelo 195-E2,…

2 horas ago

Fux pede vista e interrompe julgamento da desoneração da folha

Cinco ministros votaram a favor da manutenção da derrubada da medida. Com o pedido de…

2 horas ago

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

3 horas ago

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

15 horas ago