Para Guedes, o grande inimigo do meio ambiente é… a pobreza

Jornal GGN – O principal inimigo do meio ambiente não é o grileiro, ou o pecuarista em busca de mais terras, ou as madeireiras clandestinas que agem em conjunto com políticos no interior do Brasil. O inimigo do meio ambiente é o pobre, que destrói para poder comer.

Pelo menos foi o que deu a entender o ministro da Economia, Paulo Guedes, em painel realizado no Fórum Econômico Mundial em Davos (Suíça). Segundo ele, os pobres destroem o meio ambiente “porque estão com fome”, e ressaltou que o mundo precisa de mais comida – o que, para ele, exige o uso maior de defensivos agrícolas para que se possa produzir mais.

Sobre o uso de agrotóxicos, o tema é alvo de discussão em termos de saúde e de impacto ambiental. Desde 2005, o ritmo de registros de defensivos agrícolas tem aumentado no Brasil mas, desde 2019 (ano de posse de Jair Bolsonaro), o ritmo de registros atingiu níveis recordes: em 12 meses, foram aprovados 467 novos agrotóxicos para uso no Brasil, segundo levantamento do Greenpeace. O resultado foi tão expressivo que 2019 foi considerado o ano mais tóxico dos últimos 15 anos para a agricultura e alimentação do Brasil.

Em Davos, Guedes disse ainda que o Brasil está preparando um ambiente melhor para os negócios, e que agora é preciso qualificar as pessoas para ter um emprego dentro do sistema, que está cada vez mais tecnológico – e Guedes admitiu que o país “está um pouco atrás (em relação às inovações)”, segundo informações do jornal Correio Braziliense.

Redação

Redação

View Comments

  • Como a principal preocupação do seu governo e de sua equipe econômica é ampliar a pobreza e a miséria do brasileiro, pode se então concluir que o seu empenho é ampliar a destruição do meio ambiente.

  • Sem gastar muito mais dos "pobres" contribuinte e tão perto de AUSCHWITZ, uma visita naquele lugar pode te dar novas luzes sobre como executar o plano REGO/GOEBBELS.

  • Porventura, a comida que causa indigestão aos ricos não é produzida na natureza?

    Deve ser manah, sendo, portanto, sintetizada no Eden

    Pobre produz soja, por exemplo?

  • Os comentarios neste artigo convergem para o entendimento que o meio ambiente está mesmo f*, devido a vertiginosa velocidade de geração da pobreza imprimida ao povo brasileiro por este desgoverno ora aboletado em Brasilia.

Recent Posts

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

16 minutos ago

O Direito de Julgar no vale tudo do mundo, por Marcelo Henrique

Com que “direito” têm estas inúmeras e incontáveis, pessoas, iguais a nós, de declararem suas…

30 minutos ago

Concessão de terras e combate ao MST foram fake news do Bolsonaro

Ceres Hadich conta à TVGGN que concessão de 420 mil terrenos foi apenas um contrato…

43 minutos ago

Anarriê, alavantú XXVI – O espermatozoide que invadiu o Banco Central do Brasil, por Rui Daher

Como os espermatozoides são únicos, independentes, as taxas de juros no Brasil também o são…

1 hora ago

O senador Romário continua oportunista, mesmo fora do campo, por Percival Maricato

Romário e cia conseguem emplacar outra CPI, para o mesmo fim: investigar a corrupções na…

1 hora ago

O STF e os guardas da porta do presídio, por Luís Nassif

Mais um desafio para o CNJ e para o CNMP. Se não for enfrentado desaparecerá…

3 horas ago