Parlamentares alertam investidores para riscos do governo ilegítimo

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional – Foto: Lula Marques/AGPT 
 
Jornal GGN – “Alertamos o corpo diplomático e os investidores com interesses no Brasil sobre os riscos de participar das privatizações promovidas pelo atual Governo Federal”, assim introduzem deputados e senadores da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional, em carta aberta destinada a embaixadores e investidores.
 
Em uma página, os parlamentares expõem que, por ser um “governo ilegítimo”, as medidas do atual mandatário Michel Temer podem ser revertidas e anuladas pelo presidente da República que assumir em 2018 em eleição pelo voto popular. Assinam a carta os senadores Roberto Requião (PMDB-PR) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), e os deputados federais Patrus Ananias (PT-MG), Glauber Braga (PSOL-RJ) e Afonso Motta (PDT-RS).
 
Os parlamentares alertam para o fato de que as privatizações feitas por Temer não apenas poderão ser revertidas como também possíveis envolvimentos ilegais ou irregulares deverão ser investigados. “O primeiro governo legítimo eleito no país promoverá um Referendo Revogatório de todas as privatizações. Elas serão revertidas, porque sabemos o que nosso povo pensa sobre isso. O dinheiro gasto com elas será devolvido somente depois das investigações que analisarão cada caso e apenas se não houver ocorrido nenhum tipo de corrupção”, afirmaram.
 
O senador Roberto Requião (PMDB-PR) falou sobre o tema em vídeo ao vivo nas redes sociais:
 
 
Leia abaixo a íntegra da carta aberta:

Carta Aberta aos embaixadores e investidores a respeito  das privatizações do governo Temer

Prezados Embaixadores e investidores no Brasil.

                   Por meio desta carta aberta, alertamos o corpo diplomático e os investidores com interesses no Brasil sobre os riscos de participar das privatizações promovidas pelo atual Governo Federal.

                  Toda as aquisições de bens e direitos públicos vendidos, concedidos, outorgados ou autorizados – enfim, privatizados – pelo governo ilegítimo que está instalado na Presidência da República do Brasil serão revertida pelo primeiro Chefe de Estado eleito pelo voto popular.

                 Cuidado, porque essas privatizações não serão apenas revertidas. Serão também duramente investigadas. Atenção ao que está acontecendo no Brasil. O mesmo rigor que a Operação Lava Jato introduziu no sistema investigativo-punitivo brasileiro será usado contra tudo o que o governo ilegítimo produz, ainda que sem os excessos e a parcialidade da referida Operação.

                Sim, quem comprar bens e direitos do povo brasileiro vendidos por esse governo extensiva e comprovadamente corrupto, será de imediato considerado suspeito de participar da corrupção e, na sequência, investigado e punido com firmeza.

                Não subestimem a indignação e a ira que o povo brasileiro tem acumulado em razão dos abusos desse governo ilegítimo.

               Por quatro eleições seguidas, nos últimos 15 anos, o povo brasileiro rejeitou nas urnas qualquer privatização. Feito por um governo ilegal desprezado por 95% da população, isso significa uma contrariedade ainda mais gritante.

              O povo brasileiro não deu procuração ao atual governo para realizar qualquer privatização. Não reconhece a validade política e jurídica da venda de patrimônio público realizada no governo Temer. Pior, o povo brasileiro, com toda a razão, suspeita que essas privatizações foram e são feitas com subornos, corrupção, trapaças e ilegalidades.

               Este governo, produto de um golpe parlamentar e o atual Congresso não têm procuração para tomar tão graves decisões sem consultar o povo brasileiro. Logo, a aprovação pelo Congresso das leis que “formalizam” essas privatizações não reduz a ilegitimidade e a ilegalidade do processo.

              Em termos mais claros: a liquidação do Patrimônio
Público promovida por Michel Temer sem a concordância do povo, será considerada por esse mesmo povo como a venda de mercadoria roubada, portanto serão considerados criminosos tanto o vendedor, quanto o receptador. Punição virá para os dois!

            A Privatização ilegítima do Patrimônio Público Brasileiro será um péssimo negócio para os compradores. Mesmo que o preço de nosso patrimônio seja oferecido a preços muito baratos, será um péssimo negócio, porque esses preços vis serão eles mesmos mais uma prova do crime. E esse crime será implacavelmente punido.

          Os investidores que subornarem membros do Executivo, Parlamentares ou Juízes para aprovarem ou “legalizarem” essas privatizações fraudulentas estarão jogando seu dinheiro no lixo e poderão ainda serem punidos com pena de prisão.

           O primeiro governo legítimo eleito no país promoverá um Referendo Revogatório de todas as privatizações. Elas serão revertidas, porque sabemos o que nosso povo pensa sobre isso. O dinheiro gasto com elas será devolvido somente depois das investigações que analisarão cada caso e apenas se não houver ocorrido nenhum tipo de corrupção.

           A partir desta Carta Aberta, ninguém poderá alegar desconhecimento sobre a ilegalidade, ilegitimidade e as consequências por ter comprado os bens do povo brasileiro. A justiça ainda não chegou, mas ela chegará. A paciência do povo já está no fim! Não cometam essa temeridade!

Roberto Requião, Senador da República e Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional

Patrus Ananias, Deputado Federal e Secretário-Geral da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional

Deputado Glauber Braga – Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional

Deputado Afonso Motta – Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional

Senadora Vanessa Grazziotin – Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. com a palavra …

    o sr lula da silva.

    ou vai manter-se mudo diante desses assaltos ao patrimônio público?

    vai dizer que “os contratos serão respeitados”?

    vai dizer que “se deve olhar para frente” e esquecer o passado?

    1. O querido PRESIDENTE Lula

      O querido PRESIDENTE Lula está sendo representado nesta ótima frente nacionalista pelo excelente Deputado Federal Patrus Ananias, o condutor do Programa Bolsa Familia no Governo Lula e parlamentar muito querido pelo povo do Estado de Minas Gerais .

      1. porta-voz?

        o ilustre comentarista é porta-voz do sr lula da silva?

        os comentários a esta postagem, até este momento, foram quase todos no sentido de que os pré-candidatos à presidência devem declarar posição sobre essa alienação, isto é, pilhagem do patrimônio público pela facção criminosa com imensas ramificações no legislativo e judiciário que tomou o poder executivo num golpe branco.

        exceto, quem diria, o pré-candidato ciro gomes, que já o fez há meses.

        ….  ciro gomes!

        por que o sr lula da silva ainda não veio a público dizer com todas as letras que essas privatifarias serão anuladas?

        se ele declarar isso terá a força de uma emenda constitucional. por que ainda não o fez?

        terceirtos fazendo por ele sem procuração?

        patrus ananias?

        ora!

        roberto requião é do mesmo partido do ‘índio’.

        aguardemos o sr lula da silva …

        quem sabe amanhã, no piauí.

        1. Ignorante ?

          Se o ilustre comentarista fosse menos ignorante saberia o que o ex PRESIDENTE Lula afirmou diante de milhares de pessoas em sua caravana pelo NE, sobre o que um governo eleito democraticamente terá que fazer depois de 2018 .

          Rancor Psolista, tipo Heloisa Helena, não me incomoda .

           

          1. Típico
            Típico percevejo da gabinete que saliva ofensas quando o chefe é questionada.
            Gente desse nível desmoraliza qualquer partido.
            Daí o PT hoje.
            Muito chulo.
            É a cara tô precisando assaltado pelos oportunistas.

          2. Basta ler os comentários deste troço neste post, para constatar:

            Típico verme desclassificado e HIPÓCRITA, que joga a pedra, e imediatamente esconde a mão para se fazer de vítima .

            Hipócrita e rancoroso !!

            A cara dos anti-lulistas .

  2. Requião, meu Presidente 2018

    Cabra macho, pensa como eu penso, tem culhão e não mede esforços pelo Brasil. Sinto esperança ainda.

  3. Estou escandalizado pelo
    Estou escandalizado pelo reduzido número de pessoas e entidades que subscrevem o texto, que eu já havia proposto em artigo intitulado “Quem avisa amigo é” no ano passado.

    Só não imaginava que havia tão poucos patriotas.

    Nem a bancada do meu ParTido nem as esquerdas de um modo geral.
    Embaixadores devem estar dando risadas.

    1. Ué, você não acha que o

      Ué, você não acha que o Patrus Ananias, UMA DAS MAIS CONCEITUADAS E PRESTIGIADAS lideranças do PT, muito querido por eleitores de Minas Gerais e um dos responsáveis pela condução do Programa Bolsa Família no Governo Lula ,não representa o pensamento da direção do PT ? 

    2. Falando embaixadores…

      Na foto que ilustra o post tem o mais expressivo chanceler brasileiro nas últimas décadas, o ótimo Celso Amorim, e o embaixado Samuel Guimarães .

  4. um sinal de dignidade

    Nos ultimos dois anos temos assistido prostrados o total desmonte da nação brasileira incluídos aí seu patrimonio, sua soberania e sua democracia.Mesmo que tênue , é bom assistir ao primeiro indicio de dignidade ao longo destes dois longos anos. Roberto Requião me representa. 

  5. Pelo que leio em alguns

    Pelo que leio em alguns comentários, os COXINHAS presentes estão preocupados. Como sempre, tentam desqualificar o PT e o presidente Lula, aqui tão bem representados.

    “Esquecem” também, que essa Carta Aberta estará na Internet para ser assinada por todos aqueles que amam e defendem o Brasil.

    Tenho pena dos COXINHAS, MBL, Vem pra Rua e outros da mesma laia.

    1. puxa-saco

      quase todos os comentários desta postagem são cobranças pelo repúdio e anulação de toda essa ‘privatifaria’ que deve ser declarado pelos pré-candidatos à presidência, inclusive sr lula da silva.

      afirmar que isso signifique “desqualificar” quem quer que seja é de um primarismo típico de puxa-saco de carreira que saliva à qualquer cobrança sobre a “chefia”.

      infelizmente, percebi esses tipos tomando de assalto o pt em meados dos 80.

      3 semanas antes da eleição, vencida por telma de souza em santos/sp, diante da vitória certa dela, a plenária das quintas (ou terças, não lembro) estava tão cheia de paraquedistas desconhecidos que se dissipou a preocupação dos militantes históricos de como assumir a prefeitura com tão pouca gente.

      os partidos de esquerda sempre foram muito vulneráveis aos oportunistas.

  6. Um adendo necessário ao

    Um adendo necessário ao manifesto: as eventuais compensações econômicas pelos atos revocatórios serão cumpridas através de títulos precatórios, a serem pagos conforme a capacidade de pagamento do tesouro, depois de terem sido satisfeitas necessidades de investimentos interrompidas pelo golpe e sem juros.

  7. Só esse trecho em matéria paga nos grandes jornais mundo afora

    Toda as aquisições de bens e direitos públicos vendidos, concedidos, outorgados ou autorizados – enfim, privatizados – pelo governo ilegítimo que está instalado na Presidência da República do Brasil serão revertida pelo primeiro Chefe de Estado eleito pelo voto popular.

    Grande Patrus, gente do bem do Partido dos Trabalhores. Orgulho tê-lo junto a outros grandes ehonrados brasileiros no PT.

    Viva o Lula e viva o Partido dos Trabalhadores!

  8. Excelente

    Essa é a melhor atitude a tomar, nesta situação. Deixar claro que não concordamos com aquelas privatizações.

    Espero que aproveitem o embalo e recuperem a VALE e outras empresas.

  9. Esta carta deveria ser publicada em

    todas as mídias internacionais também. Assim, quem anda interessado em especular com estas privatizações, vai pensar duas vezes.

    Parabéns a estes brasileiros corajosos! Só acho que deviam avisar que não caberia indenização alguma.

    Lembro também, que logo após a invasão do Iraque pelos EUA em 2003 (salvo engano), os líderes xiitas, sunitas e curdos soltaram uma nota conjunta dizendo algo parecido como :

    “Em algum dia no futuro nós iremos governar novamente nosso país invadido. E nesta data tomaremos de volta dos usurpadores a nossa maior riqueza, o petróleo, sem direito a indenização.”

    A história mostrou que o controle externo do petróleo iraquiano complicou bastante depois disso. Aparentemente só mesmo aventureiros picaretas entraram no negócio.

    E no governo Obama, a maior parte das forças de invasão foram retiradas do Iraque. Resta ainda uma grande confusão por aquelas bandas.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador