Paulo Guedes compara funcionários públicos a parasitas

Jornal GGN – O ministro da Economia, Paulo Guedes, comparou os servidores públicos a parasitas, que estão matando o governo ao receberem reajustes automáticos enquanto estados estão quebrados.

“O funcionalismo teve aumento de 50% acima da inflação, além de ter estabilidade na carreira e aposentadoria generosa. O hospedeiro está morrendo, o cara virou um parasita”, disse em evento sobre as reformas, defendendo o fim dos reajustes automáticos.

Para defender sua proposta, Guedes citou pesquisa elaborada pelo Datafolha que mostra que 88% dos brasileiros são favoráveis à demissão de servidores por mau desempenho. “A população não quer mais isso”, afirmou no evento, segundo o jornal Folha de São Paulo.

Após tal declaração, o ministério da Economia divulgou uma nota onde afirmou que o discurso foi tirado de contexto pela imprensa, e afirmou reconhecer a qualidade do servidor público brasileiro.

O projeto de reforma administrativa encontra-se em análise no Congresso, e abre a possibilidade de estados em crise adotarem medidas como a suspensão dos reajustes. Seriam elegíveis os estados que ultrapassarem índices máximos de endividamento ou gastos obrigatórios.

Guedes também usou seu discurso para defender o sistema de capitalização para a Previdência, que integrava sua proposta original, mas que foi derrubado pelo Congresso durante a tramitação da reforma em 2019. Na visão do ministro, é mais fácil para o país garantir um retorno mínimo sobre o investimento do trabalhador ao longo da vida “do que prometer o que não pode cumprir”.

Redação

Redação

View Comments

  • Parasita é o mercado financeiro, que ele representa e que suga metade do orçamento da União sem por um prego numa barra de sabão.

  • Projeção.
    Esse conceito de Psicologia explica tudo aquilo que Jair Bolsonaro e seus ministros dizem a respeito dos brasileiros, trabalhadores, servidores públicos, professores, índios, etc
    Eles são os bárbaros, preguiçosos, vagabundos, ladrões, parasitas, drogados, inúteis etc

  • Guedes mais uma vez mostra esta mistura de incompetência, brutalidade e obssessão. Guedes não sabe o que é o funcionalismo ṕúblico, ou finge que não sabe. Provavelmente não sabe e aposta no seu discurso puramente ideológico que é confundido por muitos como discurso economico. Com sua obssessão para destruir o estado Guedes avança agora sobre o capital humano do estado. Para isto Guedes não traz nenhum estudo ou análise. Populista, usa enquetes públicas manipuladas, das quais extrai as respostas que lhe são conveniente. Como um grande manipulador ele ataca na estabilidade porque sabe que os empregados privados não a tem. Ele ataca e chama de privilégio, quando no fundo ele quer ter o privilégio de empregar e despedir quem ele quiser. Outro dia disse que o chefe ia resolver tudo. Em seu ato manipulador vai usar o imaginário popular que usualmente se depara com um atendente no serviço público. Sim, alguns podem atende-lo mau, mas eu me pergunto se é pior do que o tratamento dos que nos atendem em vários setores da empresa privada. Quem aqui não teve uma experiência de reclamação, ou foi jogado de um atendente a outro no serviço de telefonia de alguma empresa. Provavelmente voce teve mais problemas com o serviço privado do que público. Mas Guedes vai trabalhar os baixos instintos e falar de alguma coisa que você não tem, a estabilidade e você sabe muito bem o que é ficar na mão de um chefe. Guedes resume o funcionalismo a estereótipos e provavelmente não fez nenhum estudo sobre a diversidade que é o serviço público. Guedes é incapaz de descrever o que é o serviço público. Como seu seguidor canino Weintraub, Guedes proibiu contratações em Universidades, sem sequer fazer um estudo das necessidades. Poderemos ter universidades sem professores, isto é alunos vendo seu direito a estudar violado. Já sentimos os efeitos em vários orgãos do governo. Ao juntarem orgãos de diferentes ministérios, para criar uma imagem de austeridade desmontaram os serviços de vários ministérios jogando servidores pra lá e pra cá, como meros objetos. Isto gerou um enorme gasto e menos economia.

    Sua incompetência é tão grande que ao propor a reforma da previdência esqueceu-se de analisar suas consequências. A aposentadoria forçada de servidores gerou os problemas para a população. O congelamento de concursos vai gerar problemas maiores ainda em todos os serviços. Mas como um legítimo cabeça de planilha seres humanos não cabem nas colunas e muito menos o que fazem. Para ele todos os salários são gastos. Nenhum empresário faria cortes lineares em suas empresas. Mas são os empresários e economistas que clamam por cortes gerais e irrestritos. Fingindo estar preocupado com o preparo e o mérito dos servidores Guedes propõe o fim dos concursos. Seguindo a máxima deste governo, o chefe indica, como indicou, Weintraub, Wajngarten, Damares, Montezano,etc.....

  • Falou o senhor que está jogando o povo na miserabilidade para encher a pança dos abutres fdp´s do rentismo, essa desgraça que ainda irá acabar com o país....o proximo sonho dos larapios é a "independencia" do bc, como se os diretores do bc, uma turma que não conhecemos e não votamos, fossem realmente independentes, como se não houvesse o tal focus, totalmente baseado na bosta dos que os safados do rentismo podre pensam e eles chancelam, gente que numa canetada transfere bilhões para o bolso de poucos sem dar satisfação a ninguem........que ardam no fogo do inferno, do deus caído que tanto adoram.....e hoje é dia da canalhada bater bumbo para o chifrudo, aquele que alimenta os seus egos mas que lhe toma as almas..

  • O maior erro é considerá-los simplesmente como tolos. Destrambelhados ou não, eles têm método. Se assim não for, tem lado.
    Mesmo o mais incompetente, aquele que dá as declarações fora da realidade, mesmo assim, encontra repercussão.
    As declarações do Paulo Guedes são "exemplares". Este governo não se importa com a soberania, com um Estado que funcione.
    Com o Estado desmontado, aparecem simultaneamente as empresas que se apropriam dele. Estes são os parasitas reais. O Guedes é o despachante deles.

  • Nota de repúdio do Sindicato dos Analistas Tributários da Receita Federal à declaração do ministro Paulo Guedes:

    Hoje assistimos a um lapso de sinceridade do Sr. Ministro da Economia, Paulo Guedes, a quem foi dado um governo dentro do próprio governo. Não nos causou qualquer surpresa vê-lo se referir aos servidores, inclusive seus subordinados, como “parasitas”. Sabemos que é exatamente assim que ele, e muitos de seus colegas de governo, pensam. Destes, não esperamos qualquer consideração ou respeito, muito menos reconhecimento, sequer diálogo. Estamos na alça de mira, na lista dos proscritos.

    Afinal, somos o Estado. Sai governo, entra governo, permanecemos aqui, garantindo a democracia, cuidando da saúde de todos brasileiros que não podem pagar um plano de saúde, levando educação às suas crianças que não encontram oportunidades nas escolas particulares, evitando que epidemias venham a arrebatar milhares de vidas a cada surto, lutando e morrendo a cada dia no confronto direto com o crime organizado, mantendo as garantias judiciais essenciais à cidadania, arrecadando os impostos que financiam as aposentadorias, os programas sociais, tudo aquilo que traz algum alento de equidade a um país miseravelmente desigual.

    Os únicos organismos que os servidores públicos “parasitas” atacam são os corpos podres da corrupção, do crime organizado, dos oportunistas que pilham os cofres públicos. Somos o obstáculo aos arroubos ditatoriais, a garantia do Estado Democrático de Direito, o muro que resiste à retirada progressiva de direitos do cidadão comum.

    Pena que o bombardeio de mentiras faça aqueles que mais precisam dos serviços públicos acreditar que o Estado e seus agentes devam ser liquidados. Pena que a educação esteja ao alcance de uma minoria insensível e a ignorância planejada mantenha a imensa maioria solidária àqueles que lhe enganam e exploram. Pena que essa nação só venha a sofrer as consequências da obra de Paulo Guedes daqui a 15 ou 20 anos, quando as aposentadorias forem miseráveis, quando não restar mais qualquer direito para o assalariado e o Estado servir apenas aos governantes. Pena que a memória desse país seja tão curta e que acabemos sempre nas mãos dos oportunistas de plantão.

    http://sindireceita.org.br/blog/sobre-parasitas-e-oportunistas-nota-de-repudio-do-sindireceita-a-declaracao-do-ministro-paulo-guedes/

  • Rebate o sindicato:
    https://www.jb.com.br/economia/2020/02/1022122-parasita-e-o-sistema-financeiro-protegido-por-guedes--diz-entidade-de-servidores.html
    O canalha do guedes usa a mentira do "sistema previdenciário falido" para tentar morder mais algum com a tal "capitalização", onde só o sistema financeiro irá se beneficiar. Afirma o lesa pátria "..melhor garantir um MÍNIMO rendimento..." . Nem passa pela cabeça deste imbecil garantir um JUSTO retorno para o trabalhador.
    E aquela parte hipócrita e venal da imprensa (Globo, Estadão, Folha, e similares) esconde as reações chilenas e a proximidade mais que suspeita da familia guedes com o sistema privado de ensino.
    Este governo está f* o país, matando aposentado e qualquer direito do cidadão. Congresso, Sistema judiciário, FAs, Policias, coniventes com todo este absurdo.

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

8 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

8 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

11 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

12 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

12 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

13 horas ago