PF apreende planilhas de Aécio de indicações federais e em MG

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Reprodução
 
Jornal GGN – A influência do senador Aécio Neves (PSDB-MG) no atual governo de Michel Temer e em posições de grande interesse político em cargos da administração pública federal em Minas Gerais foram encontrados pela Polícia Federal, que apreendeu 14 planilhas que detalham as indicações do tucano.
 
De O Tempo
 
 
Alguns papéis traziam referência a um dos aliados de Aécio, o deputado federal Paulo Abi-Ackel (MG)
 

A Polícia Federal (PF) apreendeu, no gabinete de Aécio Neves (PSDB-MG) no Senado, 14 folhas com planilhas que detalham indicações políticas a cargos nos mais diferentes órgãos da administração pública federal em Minas Gerais. Além disso, Aécio detinha um mapeamento de cargos da União disponíveis em Minas com as respectivas remunerações.

Um dos documentos traz a data de 10 de fevereiro de 2017, o que indica a influência do senador no governo do presidente Michel Temer. Os papéis foram apreendidos pela PF em 18 de maio deste ano, dia em que foi deflagrada a operação Patmos, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No mesmo dia, a PF fez buscas em imóveis ligados ao senador em Brasília, no Rio e em Minas e prendeu preventivamente a irmã dele, Andrea Neves.

Alguns papéis traziam referência a um dos aliados de Aécio, o deputado federal Paulo Abi-Ackel (MG). Neste caso, a planilha contém a indicação de “Cargos em Órgãos Importantes Brasília/Rio”. Meses depois, Abi-Ackel assumiu a relatoria da primeira denúncia contra Temer – por corrupção passiva. O primeiro relator, Sergio Zveiter, do PMDB, havia recomendado o prosseguimento da acusação, mas seu parecer foi derrotado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O tucano mineiro, então, elaborou outro parecer, desta vez favorável a Temer, que foi aprovado pela CCJ e pelo plenário da Câmara em 2 de agosto.

Terceiros. A assessoria de Aécio disse que as planilhas dizem respeito a indicações de deputados federais de Minas, de vários partidos, encaminhadas a Aécio “para conhecimento”. 

Veja a nota na íntegra:

O levantamento sobre cargos, mencionado na matéria “Planilha apreendida com Aécio lista cota de cargos federais”, refere-se a indicações feitas por deputados federais de vários partidos para cargos na administração federal e foi encaminhado ao senador, para conhecimento, por membros da bancada do Estado.

Note-se que a quase totalidade das indicações remonta aos governos do PT, como pode ser verificado nas datas que constam na lista. Não coube ao senador, portanto, fazer qualquer indicação para funções públicas em Minas ou em qualquer outro Estado.

Atualizada às 9h21, em 1º de dezembro de 2017.

 

Planilha apreendida com Aécio lista cota de cargos federais
 
Alguns papéis traziam referência a um dos aliados de Aécio, o deputado federal Paulo Abi-Ackel (MG)
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. “E onde está o crime?”:
      Em

      “E onde está o crime?”:

      Em “cota”.

      Nao eh “cota” de indicacoes e voce sabe disso tanto quanto eu.

      Eh “cota” de pagamento de favores.

        1. André, na Alemanha ou
          André, na Alemanha ou qualquer outro país Europeu , o Aécio por tudo que fez , já estaria em cana. Não teria condições de indicar mais ninguém .
          Este é o diferencial, por isso a revolta.
          É claro que indicações sempre existiu e vai continuar existindo.
          Agora,só não vale argumentar que o Senado livrou a cara desse safado , portanto, é um homem livre para fazer o que quiser.
          Tenha paciência !

          1. As indicações devem ter sido

            As indicações devem ter sido feitas antes dos fatos gravados e não depois. De qualquer modo há um inquerito, Aecio ainda não foi denunciado, do ponto de vista legal Aecio pediu dinheiro emprstado,  sem contrapartida, o que em tese não é crime.

            Cito a Alemanha porque o ex-Chanceler Gerhard Schoeder deixou o cargo e duas semanas depois virou lobista da petroleira russa GAZPROM, com o que montou incontaveis negocios, inclusive o gasoduto submarino NORD-STREAM, empresa da qual é hoje Chairman, ficou multimilionario fazendo lobby para russos, tem quatro residencias, é taxado pela midia alemã como “prostituto politica” mas não tem nenhum processo.

          2. Agora você insultou a inteligência de todo mundo

            “Aecio ainda não foi denunciado, do ponto de vista legal Aecio pediu dinheiro emprstado,  sem contrapartida, o que em tese não é crime.”

            TODO MUNDO AQUI OUVIU AS GRAVAÇÕES DO AÉCIO! TODO MUNDO AQUI SABE PARA QUE FOI O DINHEIRO, NA PRÓPRIA GRAVAÇÃO FALA… NÃO FOI DINHEIRO EMPRESTADO… ESSA É A TESE FURADA DA DEFESA, NÃO É O “PONTO DE VISTA LEGAL”… NÃO TOME A TESE DA DEFESA COMO O “PONTO DE VISTA LEGAL”… VOCÊ DEVE SER O ÚNICO BRASILEIRO QUE ACREDITOU NISSO… POR ISSO AÉCIO LIGOU PARA GILMAR MENDES… DO PONTO DE VISTA LEGAL ISSO É O QUE??? OS 2 CELULARES SÃO O QUE??? AS CONTAS EM PARAÍSOS FISCAIS SÃO O QUE??? AS MALAS DE DINHEIRO???

            “TEM QUE SER ALGUÉM QUE SE FOR DELATAR A GENTE MATA!”

            NÃO ME VENHA COM ESSE PAPO DE “AINDA NÃO FOI CONDENADO”… NÃO SÃO INDÍCIOS… SÃO PROVAS CABAIS, MATERIAIS E GRITANTES!

            DESONESTIDADE INTELECTUAL SUA TENTAR SEPARAR OS CRIMES… SE ELE É CHEFE DO ESQUEMA DE FURNAS, CHEFE DO ESQUEMA COM ANDRADE GUTIERRES… É ÓBVIO QUE SUAS INDICAÇÕES POLÍTICAS DEVEM SER INVESTIGADAS E DEVEM SER QUESTIONADAS.

            DESENHANDO:

            -INDICAÇÕES POLÍTICAS FEITAS POR AÉCIO, FORAM USADAS PARA MONTAR UM ESQUEMA EM QUE OS DEPUTADOS FAVORECIAM EMPRESAS QUE PAGAVAM PROPINAS E FINANCIAVAM CAMPANHAS DE POLÍTICOS DO ESQUEMA… OHHHHHHHH QUE REVELAÇÃO!!!! NÃO É SÓ DISSO QUE SE FALA NO BRASIL HÁ 3 ANOS??? QUE INGENUIDADE!

            ALÉM DO AÉCIO, QUEM MAIS VOCÊ DEFENDE NESSA SUA LUTA EM FAVOR DO “ESTADO DE DIREITO”?

        2. #

          Andre, até um simples aperto de mãos dessas duas figuras nefastas denota um ato infesto.

          O crime está neles e não no ato em si.  O ato apenas enoja os mais sensíveis.

           

        3. Por isso que esse país está
          Por isso que esse país está esse descalabro. Um Senador que acusava o opositor de práticas que ele sempre fez, quando é desmascarado é pego com a boca na botija ainda encontra quem o defenda.
          Seletividade é pouco. Aplausos para todos os políticos hipócritas desse país que voltou para o século passado.

          1. Voce está certo, a indicação

            Voce está certo, a indicação foi absolutamente legal e criaram um crime em torno dela.

      1. A mala de dinheiro do primo

        A mala de dinheiro do primo está sendo objeto de um inquerito.

        A indicação de nomes para cargos não tem nenhuma relação com o dinheiro do primo e não é crime.

    2. Sim, mas a retorica para

      Sim, mas a retorica para derrubada do governo anterior foi o aparelhamento do estado então ficou estranho re-aparelhar o estado com aliados e aumentar oa gastos para remunera-los logo de inicio jogando a culpa toda do decicit de 170Bi criado apos a tomada de poder no governo anterior.

      Os acontecimentos revelaram compra de maioria no congresso com dinheiro publico e privado, cargos e salarios para aprovação de reformas suicidas ao estado brasileiro a revelia da populaçao.

       

    3. Está no FATO 100% COMPROVADO QUE AÉCIO É UM BANDIDO!

      Ora, ora… faz-me rir… quanta ingenuidade…

      ONDE ESTÁ O CRIME????

      -Aécio Neves é o líder de múltiplos esquemas de corrupção… era o chefe do esquema de Furnas, apontado por vários delatores e comprovado por listas de propina + contas em paraísos fiscais… recebia propina da JBS… foi flagrado em ato de corrupção explícita e descarada.

      É completamente suspeito e merece investigação o fato desse marginal ter feito indicações políticas… provavelmente para fortalecer sua quadrilha e dividir as propinas em troca de favorecimento às mesmas empresas de sempre.

      POR QUE VOSSA SENHORIA ACHA QUE AÉCIO PRECISOU ROUBAR DADOS CADASTRAIS DE CIDADÃOS INOCENTES PARA ARRUMAR CELULARES QUE NÃO SERIAM RASTREADOS PELA POLÍCIA??? PROVAVELMENTE ERA PARA FAZER “INDICAÇÕES POLÍTICAS” IGUAIS AOS “LÍDERES NOS EUA, FRANÇA , ALEMANHA, ITÁLIA…” 

      Não precisa ficar passando vergonha e defendendo Aécio Neves… ele não precisa de você… já tem Gilmar Mendes e outros ministros do STF… já tem Reinaldo Azevedo… já tem a Globo… tem rádios da família… 

      1. Meu caro, no Estado de

        Meu caro, no Estado de Direito é preciso mais do que achar que um sujeito é bandido, é preciso provar materialidade e autoria.

        vale tanto para Lula como para Aecio.  Quando se passa a agir por achismo ou simpatia acabou qualquer fiapo de Direito.

        Há muito bandido com cara de anjo e há sujeitos com perfil de bandido que ao fim não são o que parecem ser.

        1. ACORDA!!! 3 CONTAS EM PARAÍSOS FISCAIS + GRAVAÇÕES EXPLÍCIA

          Meu caro, no Estado de Direito é preciso mais do que achar que um sujeito é bandido, é preciso provar materialidade e autoria.[NÃO ME VENHA COM ESSE PAPO DE “ESTADO DE DIREITO” E “FALTA DE MATERIALIDADE” NO CASO DO AÉCIO NEVES!!! O QUE NÃO FALTA É MATERIALIDADE… ATÉ PORQUE SUA PRISÃO EM FLAGRANTE FOI MOTIVO DE DISCUSSÃO NO STF. AÉCIO NÃO FOI APENAS DELATADO… FOI PEGO EM GRAVAÇÕES COMETENDO CRIMES!!! 

          vale tanto para Lula como para Aecio.  Quando se passa a agir por achismo ou simpatia acabou qualquer fiapo de Direito.

          Há muito bandido com cara de anjo e há sujeitos com perfil de bandido que ao fim não são o que parecem ser.

        2. AÉCIO NEVES DEVERIA SER PRESO!!! MATERIALIDADE GRITANTE!!!

          Meu caro, no Estado de Direito é preciso mais do que achar que um sujeito é bandido, é preciso provar materialidade e autoria.[ESSE PAPO DE “ESTADO DE DIREITO” E “FALTA DE MATERIALIDADE” ESTÁ LONGE DE SE ENQUADRAR NO CASO DO AÉCIO NEVES. ALÉM DE TER SIDO DELATADO ELE FOI PEGO EM FLAGRANTE COMETENDO CRIMES DE MANEIRA ÓBVIA E DESCARADA NO CASO DA JBS. ATÉ A GLOBO E PARTE DA IMPRENSA ABANDONOU AÉCIO… PARTE DO PSDB ABANDONOU AÉCIO… MAS VOCÊ ESTÁ SEMPRE DEFENDENDO ELE… TOMA VERGONHA NESSA CARA!!! NÃO ME VENHA COM ESSE PAPO DE “ESTADO DE DIREITO”… NESSE CASO NÃO!!! VOCÊ DEFENDE AÉCIO POR PURO PARTIDARISMO MESMO… JÁ DEFENDEU ATÉ PESSOALMENTE FALANDO DA “HUMILDADE DA FAMÍLIA”. SE “ESTADO DE DIREITO” FOSSE SUA PREOCUPAÇÃO VOCÊ ESTARIA DEFENDENDO OUTROS POLÍTICOS… ESSES SIM… VÍTIMA DA “FALTA DE MATERIALIDADE”… MAS NÃO… DEFENDE SÓ O “AÉCINHO”. ]

          vale tanto para Lula como para Aecio.  Quando se passa a agir por achismo ou simpatia acabou qualquer fiapo de Direito.[COMPARAÇÃO BURRA!!! LULA É O POLÍTICO MAIS PERSEGUIDO DO BRASIL… AÉCIO É O POLÍTICO MAIS BLINDADO DO PAÍS… CONTRA LULA FALTA A TAL “MATERIALIDADE”… CONTRA AÉCIO SOBRA MATERIALIDADE(3 CONTAS DE PROPINA EM PARAÍSOS FISCAIS, GRAVAÇÕES ONDE ELE MESMO FALA SOBRE SEUS CRIMES, LISTAS DE PROPINAS, CELULARES EM NOME DE TERCEIROS, IRMÃ PRESA, LIGAÇÕES PARA MINISTRO DO STF INTERFERIR EM JULGAMENTO…]

          Há muito bandido com cara de anjo e há sujeitos com perfil de bandido que ao fim não são o que parecem ser.

          [DEIXO AQUI UMA PERGUNTA… VOCÊ CITOU ALEMANHA, EUA, FRANÇA…. AÉCIO NESSES PAÍSES ESTARIA ONDE:

          a)CADEIA

          b)SENADO

          ESPERO A RESPOSTA 

        3. Caro André.
          Tenho topete de

          Caro André.

          Tenho topete de discordar da parte “Vale tanto para ,,, como para …”

          Desde da carta de Caminha é sabido que por aqui não vale.

          Sds.

           

           

    4. AD está certo
      André está certo. Uma planilha Excel não prova nada.
      A prática política mundial implica em colocar em cargos públicos pessoas de confiança dos administradores eleitos. Por si só, isso não é crime.

  1. PSDB = Temer + Aécio + Serra + Aloysio + Alckmin…

    Essa planilha é mais uma evidência que demonstra o quanto Aécio e o PSDB estão associados à quadrilha de ladrões que assumiu o Executivo.

    O crime não está em indicar, mas em participar colaborativamente de ações criminosas contra os interesses nacionais, contra o povo brasileiro.

     

  2. O pior crime
    Que Aecio cometeu foi ter ameaçado a reeleição da “coisa” em 2014,tanto que foi preciso fraude para garantir a continuidade do regime bolivariano lulo-petista.

    1.   Ah, claro. O fato dele ser

        Ah, claro. O fato dele ser corrupto dos grandes e estar envolvido com gente da pesada não é problema para você, que provavelmente se define como alguém que não aceita corrupção – e, caso se encaixe nesse perfil, aposto 100 para um que vocêhipocritamente procura toda vez jogar a culpa no PT por tudo e qualquer coisa.

        Mas ok, é direito seu tacar o cérebro na privada e defender o cara do “tem que ser um que a gente mate antes de delatar”. Obrigado por desnudar seu caráter assim, de graça.

    2. Coloque as provas do que está falando aqui

      Por favor… não nos poupe das provas de tudo isso que acaba de afirmar…

      Mas provas de verdade… igual as 3 contas em paraísos fiscais de Aécio… igual às gravações que incriminam Aécio no esquema JBS… igual aos celulares de Aécio em nomes de laranjas… igual as ligações de Aécio para Gilmar Mendes…

      Fico no aguardo das provas.

  3. O pior crime
    Que Aecio cometeu foi ter ameaçado a reeleição da “coisa” em 2014,tanto que foi preciso fraude para garantir a continuidade do regime bolivariano lulo-petista.

  4. Assim como o PCC faz

    Assim como o PCC faz indicações ao CV, Aécio faz indicações a Temer.

    Indicações políticas da base aliada para cargos no governo é algo do qual não concordo, mas é usado desde sempre e nunca foi crime. O crime em questão está nas pessoas em si: Os homens (corruptos) das malas.

  5. No meu celular,no meio da
    No meu celular,no meio da nota do gabinete, aparece uma propaganda da Claro com uma atriz gargalhando.

    Provocação, coincidência?

    Sintomstico.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador