Porque Elena Landau não gostou do pré-plano do PSDB, por Luis Nassif

As críticas da economista Elena Landau à tentativa do PSDB de montar um plano econômico são compreensíveis.

Primeiro, pelo pecado capital do plano não ter sua assinatura.

Segundo, fazer referências ao ex-governador Mário Covas, a última esperança da socialdemocracia do partido.

Landau, assim como outras “divas” do PSDB, como Maria Helena Guimarães, nunca teve como foco de atuação a melhoria da condição econômica, da competitividade sistêmica e menos ainda das condições sociais da população. Seu foco sempre foi preparar o terreno para o que fosse melhor para os compradores, ou prestadores de serviço, independentemente dos reflexos sobre o resultado final para o país. Como se a privatização fosse um fim, e não um meio.

No mesmo enfoque incorreu Maria Helena, cuja carreira na educação foi pautada pela adesão incondicional a princípios ideológicos rasos, sem nenhuma capacidade de análise sobre a estrutura a ser reformada.

O bom reformador é aquele que coloca o foco das mudanças no aumento da eficiência do setor que está sendo reformado. E que tem clareza sobre o objetivo a ser alcançado.

Na privatização, por exemplo, a grande estratégia teria consistido em montar um modelo que respeitasse as características de cada setor, ainda mais se sabendo que a integração comercial do país exigiria empresas competitivas internacionalmente.

O que esses gênios fizeram? Uma pulverização de siderurgias e de petroquímicas, comprometendo os ganhos de escala e o modelo tripartite anterior, que ajudou a criar grandes centrais petroquímicas.

Na telefonia, arrebentaram com a estrutura da Telebras, com os ganhos de escala, com a capacidade de pesquisa e desenvolvimento, enquanto a Telefonica, estatal espanhola, era preparada para competir no mercado privado, passando a dominar a telefonia na América Latina. Lançou-se no mundo com estrutura de gestão privada, mas tendo atrás de si os ganhos de escala de ser uma empresa pública no seu país.

Na privatização, no entanto, optou-se por um modelo pulverizado, bom para os negócios, inclusive com o uso abusivo de papéis podres, títulos da dívida pública sem validade. A lambança que ocorreu na telefonia, com Daniel Dantas, italianos, canadenses, espanhóis, jogadas jurídicas, manipulação de preços – como o esvaziamento da Oi-Telemar nos governos FHC e Lula – dá uma pálida ideia das distorções geradas pelo modelo.

Na educação, esse gerencialismo barato produziu efeitos similares.

Em São Paulo, as tais ferramentas gerenciais de Maria Helena se preocupavam em transformar diretores da escola em administradores de compras, deixando de lado o foco principal, que era o aprimoramento nas ferramentas pedagógicas. Mais ainda: em estruturas pulverizadas, seja um banco comercial, uma loja de varejos ou uma estrutura educacional, não se melhora a gestão sem se conquistar a ponta, os professores.

Mas, nesse país dos slogans vazios, vence quem manobra os bordões. E, no modelo Maria Helena, professor era custo.

Como assessora do ex-Ministro Paulo Renato de Souza, trabalhou em um conceito estapafúrdio: se o MEC se preocupasse com o ensino superior, dispersaria os esforços no ensino fundamental. O Banco Mundial disse que o ensino superior deveria ser pago ou ser privado. E os gênios do gerencialismo absorveram o ensinamento e disseram que o ensino superior não era mais problema do MEC. E essa maluquice pegou. Como se educação não fosse um projeto integrado.

Para se comprovar o sucesso dos bordões nesse país das palavras vazias, na outra ponta, o então petista radical Cristovam Buarque, governador do Distrito Federal, proibia o uso da  palavra qualidade nas suas secretarias, por ser um “termo neoliberal”.

Em São Paulo, Maria Helena conseguiu estagnar os avanços da educação, tratando os professores como adversários. A corporação é difícil, sim, tem associações aguerridas.

Mas o único Secretário de Educação que tentou romper com o imobilismo, Gabriel Chalita, abrindo as escolas às comunidades, abrindo o diálogo com os professores, foi massacrado pelos burocratas tucanos do ensino, que tratavam suas experiências como manobras populistas.

Depois de conseguir estagnar a educação no estado mais rico do país, Maria Helena se propõe a colocar em prática os conselhos do Banco Mundial para a educação superior, com a sutileza de um açougueiro destrinchando a carcaça de um boi.

O Banco Mundial detectou que o custo por aluno, em uma universidade pública brasileira, é três vezes maior que o de uma privada. Seria interessante comparar o custo na 9 de Julho e na USP. Será maior ainda. Só que 90% das pesquisas no país estão concentradas nas universidades – mais que isso, nas universidades públicas; pouco nas empresas; nada nas universidades privadas.

É evidente que há a necessidade de choques de gestão – no melhor sentido – nas universidades públicas. E pode-se e deve-se discutir modelos alternativos de financiamento.

Mas o que Maria Helena está fazendo é literalmente destruir as federais sem que se tenha nada para substituí-las no trabalho de pesquisa e formação de quadros técnicos.

É uma visão burra, de um atraso a toda prova, um desperdício de recursos, uma queima de ativos imprescindíveis ao desenvolvimento de um país.

Os quadros tucanos

Ao longo do governo FHC, dos governos Montoro e Mário Covas, o PSDB conseguiu revelar alguns grandes quadros e alguns blefes monumentais.

Independentemente das críticas atuais, Pedro Parente é um grande quadro; Maria Silvia Bastos Marques, que não conseguiu segurar a peteca no BNDES, uma gestora menor. O grupo tucano de inovação – Américo Pacheco, Brito Cruz, João Furtado – tem visão de futuro. E nenhum deles prescindiria do que é feito nas universidades paulistas. Paulo Renato, Maria Helena a visão dos slogans. Yoshiaki Nakano foi um gestor histórico na Fazenda paulista; Pedro Malan, um Ministro a reboque.

A mediocrização do partido faz com que os porta-vozes, em qualquer tema, sejam aqueles que saibam brandir factoides, palavras vazias, sem nenhuma ficha de trabalhos concretos, de resultados. Tendo os melhores quadros acadêmicos do país, tendo quadros preciosos na USP, quem José Serra colocou como reitor? Um troglodita megalomaníaco que arrebentou a USP com planos mirabolantes, mas que oferecia o que Serra mais apreciava: PM no lombo dos alunos.

Faz bem o senador José Aníbal em rascunhar uma tentativa de programa do PSDB. Faria melhor em montar uma equipe de especialistas com visão de futuro, não esse ideologismo barato. Pena que sua iniciativa chegue com 12 anos de atraso. E a um partido que, em lugar de Covas, tem Geraldo Alckmin como o grande farol em direção ao futuro.

 
Luis Nassif

56 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. infrainteligência, a marca do PSDB.

    Nassif não completou. Geraldo Alckmin é o farol do futuro do PSDB, mas farol de luz infravermelha. Significa que só dá para ver no escuro, em um país que faz sol o ano inteiro…

  2. O neoliberalismo de

    O neoliberalismo de almanaque, pobre de ideias e de soluções, continua a ser empinado sem qualquer revisão, enquanto estatais  de outros paises pulam em cima do Brasil para pegar ativos baratos, a ENEEL italiana, a EdF francesa,  a STATOIL

    norueguesa, a STATE GRID chinesa, estatais de ambito global, com governança privada mas como arietes de politicas de Estado, instrumentos de projetos de Pais, na Russia, na India, na China.

    É tambem impressionante a não renovação geracional dos “economistas tucanos”, nenhum novo? Arida, Landau, Bacha, Fraga. Franco, sempre os mesmos? Já se passaram 23 anos desde o Plano Real, nenhuma ideia nova desde então?

    Repetem os mesmos bordões, Franco no RODA VIVA diss que o problema do Brasil é ser uma economia fechada demais, FECAHDA?  Com chineses comprando os melhores ativos eletricos, algo que jamais poderiam fazer nos EUA porque o governo americano VETA chineses  em ativos estrategicos, 36% das usinas de açucar e alcool JÁ em mãos

    estrangeiras, comprevisão de 50% do setor ser estrangeiro em 2020, um setor que é brasileiro há 400 anos? Importa-se

    absolutamente de tudo, até cama e colchão e Franco disse que o problema da economia brasileira é ser FECHADA DEMAIS?

    Como esse pessoal ainda tem espaço na midia? O Brasil anda velozmente para trás.

    1. A Minha grande dúvida

      Bom dia, André. 

      Qunado vejo estas decalrações, ou mesmo estes atos que só farão mal ao pais e ao povo, e vejo estes caras dizendo que or esultado será bom e positivo, minha grande dúvida é se são apenas picaretas vendidos conscientes que mentem discaradamente, ou se são fiéis extremistas do deus mercado, e realmente acreditam cegamente em cada palavra que dizem.

      Taí uma grande dúvida…

      1. Ótima observação, Gy. Tendo

        Ótima observação, Gy. Tendo mais a achar que, sendo pessoas altamente instruídas, sabem exatamente que a receita que pregam levará o país a ser um fazendão, na melhor das hipóteses. Esses economistas – puxando a fila o intragável Gustavo FRanco , uma figura pra mim insuportável, que até hoje se acha injustiçado pelho FHC ter lhe dado um chute quando o dólar estouro – se acham a caixa preta do avião. Ou seja, se o avião – leia-se nação – cair por causa das instruções de voo deles, eles sabem que sairão intactos que nem a caixa preta – enquanto os passageiros vão morrer. 

        1. Até hoje o Gustavo Franco

          Até hoje o Gustavo Franco acha que ele estava certo e o mundo estava errado, quando as reservas internacionais já estavam no osso e ele queria manter o Real taco a taco com o dolar, no figurino Domingo Cavallo. Nunca se conformou quando o demitiram porque o Brasil já estava na beira do abismo cambial. Mas manteve, como se viu no RODA VIVA, o ar de empáfia

          que é sua marca registrada, nota zero para o RODA VIVA que abre espaço para essa figura desfilar seu enfado com o Brasil.

           

          1. Quem nasceu asno não chega a

            Quem nasceu asno não chega a Cavallo rss. Aliás, dia desses li no El País [ hoje o  melhor jornal em português ] que o Cavallo estava elogiando as medidas econômicas do Macri. Agora a Argentina vai rss 

            O que dá mais raiva nos ‘analistas econômicos’ brasileiros da mídia oficial  é sua total falta de caráter. Me lembro que nos anos 90 Lilian Bife Kibi suspirava pelo Cavallo enquanto a inflação corria solta aqui e praticamente as prais de floripa só tinham os argentinos, graças a maluquice da paridade dólar-câmbio, que na prática significou que a Argentina não tinha moeda própria. Coisa que qualquer estudante primeiro anista de economia sabe – mas que nossos analistas escondiam porque os patrões assim exigiam. Ou então gente como Joelmir Beting elogiando o congelamento do cruzado – e qualquer economista d eprimeira ano sabe que um item que faz qualquer plano econômico fracassar é congelar preços. Mas que nada – Dilson Funaro tornou-se o nosso Keynes tupiniquim – até que a festa acabou. 

             

             

             

             

    2. Só um retardado

      não entende o objetivo desses economistas. Lucrar o mais rápido possível(todos sócios de empresas de investimento no mercado) no curto prazo. E dane-se o país. projeto de nação zero. Só executar aquilo que faria o mercado explodir no curto prazo e entregaria lucro ao rentismo, ai repetem essas asneiras que a massa de classe média e classe média alta(um bando de ignorantes que se acham inteligentes , mas com 0 racicionio critico) compram e repetem.

    3. Um comentário instrutivo, mas ao qual prefiro criticar

       

      Andre Araujo (quarta-feira, 29/11/2017 às 10:46 e quarta-feira, 29/11/2017 às 11:45),

      Tenho algumas divergências com você. Uma diz respeito ao seu preconceito com os países pobres e, dentro do país, com os excluídos das arenas de discussão, e, mesmo dentro daqueles que foram incluídos, seu preconceito manifesta-se em relação aqueles representantes das camadas mais populares, independentemente de serem de direita ou de esquerda.

      Neste seu segundo comentário não há uma manifestação pelo menos visível de preconceito. E nele também não é tão visível a segunda divergência que eu tenho com seus escritos e que diz respeito à sua mania de tratar com igualdade ou semelhança realidades diferentes. É uma maneira de conceber a realidade, concepção essa a que muitas vezes você faz crítica, ao mesmo tempo que a adota.

      Neste seu segundo comentário que é excelente, pois é no mínimo extremamente instrutivo, você utilizou dois países ricos, Estados Unidos e França para comparar com o Brasil. Ora, o Brasil precisa ter consciência de que ainda é um país pobre. Então não cabe bem a comparação.

      É bem verdade que não chega a ser comparação dizer que, no que diz respeito ao caráter econômico do currículo escolar, o Brasil é cópia piorado dos Estados Unidos que adota para a educação uma linha de prevalência do interesse econômico. A comparação aparece, ainda que de leve, quando você faz referência ao modelo francês apresentando-o como modelo antagônico ao americano, uma vez que é concebido estabelecendo a prevalência de tornar o estudante um participante do processo civilizatório.

      Não é comparação, mas você tomou dois países ricos para explicar o caminho do Brasil. O Brasil é um país pobre que deve ser comparado com outros países pobres. É o caso dos países asiáticos que agora são quase ricos, mas que quando optaram para uma educação mais destinada a criar uma vantagem competitiva econômica eram tão ou mais pobres que o Brasil.

      Observo aqui que de certo modo eu tenho um questionamento a respeito do modelo a se adotar para a educação. Não seria essa linha de dar à educação o papel preponderante de ser parte do processo de crescimento econômico o modelo mais adequado para um país pobre como o Brasil? Não se pode esquecer que para dimensões grandiosas como são as brasileiras não se chega ao desenvolvimento econômico social sem crescimento econômico.

      E deixei indicado neste meu comentário uma referência ao seu comentário de quarta-feira, 29/11/2017 às 10:46, porque ali há um exemplo mais nítido da sua mania de comparar situações desiguais. Em meu entendimento um exemplo desse viés nas suas análises pode ser visto no parágrafo transcrito a seguir do seu primeiro comentário:

      “Repetem os mesmos bordões, Franco no RODA VIVA disse que o problema do Brasil é ser uma economia fechada demais, FECAHDA?  Com chineses comprando os melhores ativos elétricos, algo que jamais poderiam fazer nos EUA porque o governo americano VETA chineses em ativos estratégicos, 36% das usinas de açúcar e álcool JÁ em mãos”.

      Aqui a comparação foi do Brasil com os Estados Unidos ao dizer que se os Estados Unidos vetam a entrada livre dos Chineses nas áreas estratégicas os Estados Unidos também deveriam vetar. Não creio que a comparação é correta. Não só o Brasil e os Estados Unidos são diferentes como os dois países tem interesses antagônicos em relação a China.

      Para os Estados Unidos é importante não só demonstrar antagonismo em relação à China, assim como em relação à Rússia, como também no caso da China não favorecer que aquele país economicamente se torne mais potente que os Estados Unidos.

      O interesse em manter o antagonismo justifica-se na necessidade de aumentar gastos com as Forças Armadas. Sem transformar a China e à Rússia em inimigos declarados dos Estados Unidos praticamente não há justificativa para os grandes gastos do exército, marinha e força aérea americana. Não é outra a razão que a Rússia, um país capitalista, de mercado e de religião cristã ortodoxo seja tratada como um inimigo a imiscuir nas eleições americanas, dando a entender que um país com PIB de pouco mais de 1 trilhão de dólares possa interferir no resultado eleitoral de um país com PIB de quase 20 trilhões de dólares.

      Agora, a grande diferença na sua comparação entre os Estados Unidos e o Brasil em relação aos investimentos chineses é a diferença do interesse da China no que diz respeito a economia dos Estados Unidos e a economia brasileira. Diferença que torna necessário olhar com outros olhos o investimento da China na comparação com investimentos provenientes dos países ricos salvo talvez quando proveniente do Japão.

      Com o crescimento bastante impulsionado pelo comércio exterior, a China precisa que os países pobres fiquem ricos para importar mais da China. A China não tem interesse em investir nos países ricos para os tornar mais ricos. Para a China é suficiente aproveitar os mecanismos de recuperação econômica que os países ricos adotam, pois na recuperação econômica os países ricos vão importar mais ainda da China.

      Caso diferente é dos países ricos que não têm na exportação o instrumento de indução ao crescimento econômico. Esses países não têm muito interesse que os países pobres fiquem ricos, pois se os países pobres ficarem mais ricos eles vão ter menos excedentes para exportar a preço barato para os países ricos.

      A situação é tal que penso mesmo que o governo brasileiro deveria fazer uma grande venda de ativos para as empresas chinesas. O interesse dos Chineses é que o Brasil ficasse cada vez mais rico para aumentar bastante as nossas importações. Então, a meu juízo, o Brasil pode vender a Petrobras e a Vale, mas desde que seja para os chineses.

      A grande vantagem dos Estados Unidos é que precisam que os países pobres desvalorizem suas moedas para que possam ter mais excedentes para exportações e a preços mais baratos. Talvez para vender para aos chineses todas as nossas grandes empresas, o governo devesse antes desvalorizar bastante o real (Levasse o dólar para 6 reais) e só então iniciaria a venda dos ativos. E essa desvalorização deveria ser mantida durante uns vinte anos. Assim, primeiro o Brasil tinha dimensão da sua pobreza. E os chineses fariam tudo o possível para que nós voltássemos a valorizar a nossa moeda.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 29/12/2017

    4. o…

      Caro sr. André, somos uma Terra de Lunáticos. o que nos acontece, como é construído nosso futuro, não é acaso. É estratégia, é concepção de Política e Planejamento. AÇÃO E CONSEQUÊNCIA. É a nossa Visão AntiCapitalista de Mundo. É o Pensamento Político expuragdo em 1964 que retornou em 1979. O tal Capitalismo, Produção, Classe Média, Aumento de Riquezas deve ser combatido e exterminado. Ou o sr. não lê o que seus vizinhos de publicação escrevem? Usinas de Açúcar? Para que? Fomentar o Agronegócio e a destruição do Planeta? E Produção de Petróleo? Para incinerarmos o Planeta com Aquecimento Global? Ter Empresas para termos estes Empresários, que só visam a escravidão do trabalhador brasileiro? E alguns ainda dizem que não entendem este Brasil em 2017? É Surreal !!  

    5. Prezado senhor André

      Prezado senhor André Araújo

       

      Servi na África/ subcontinenental/ Golfo da Guiné, subcontinente americano/ caribe sul e agora na “civilização”, Kiel. Acompanhei dos anos petistas ao descalabro da “car wash” dos dias atuais. Assistimos passíveis o desmonte do softpower do ESTADO pátrio brasileiro via destruição da engenharia/ gestão/ implementação de projetos de EXTENSÃO do ESTADO. Como por Teseu, destrui-se Petrobras, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e os braços do polvo Odebrecht. Tudo mencionado como obscenidade. Tinhamos a prevalência sobre os grandes irmãos de cima, tinhamos a preferência quase que por sermos tupiniquins… 

      Tudo se foi, fomos substituidos por ESTATAIS chinesas, sul-coreanas, francesas, dinamarquesas… A lista é longa!!!! Uma característica é comum: ESTATAIS ou por projeção de ESTADO. Tinhamos costado em Guiné, Principe, Namibía, Angola, Moçambique, Costa Rica, Colômbia, Equador, Rep Domínicana…. Os limpinhos lavajatenses nos varreram do mapa…

      Dias destes ouvi Mirian`s lo pretes comemorarem que empreiteiras brasileiras sucumbiram em outros mercados, ouvi os Tecos Simpson´s Hommer da vida comemorarem efusivamente a substituição destes mercados por ESTATAIS de outros paises….

      Precisamos, como BRASILEIROS, com brevidade e coragem, petistas ou tucanos, propor como De Gaulle o fez, aos moldes da Vº cinquiéme republique, o reodernamento do ESTADO nacional…

      Os bonapartes da Borda do Campo, bem como, o pindese de Sobral, que alías, o Tupi-guarany lhe faz justiça, já propõe plebiscitos sobre o ESTADO da união.

      A pouco, O ESTADO francês interveio em empresas privadas para fazer valer seus interesses geopoliticos via o liberal e insuspeito P.R, Emmanuel Macron.

      Independentemente a coloração político-partidária, precisamos do ESTADO como proa de desenvolvimento de nação e povo e não a reboque de agências de rating e especuladores/ acumoladores de capital pelo capital.

      Prezado senhor André Araújo, quem será o nosso “novo” Talleyrand? Prezado senhor André Araújo

       

      Servi na África/ subcontinenental/ Golfo da Guiné, subcontinente americano/ caribe sul e agora na “civilização”, Kiel. Acompanhei dos anos petistas ao descalabro da “car wash” dos dias atuais. Assistimos passíveis o desmonte do softpower do ESTADO pátrio brasileiro via destruição da engenharia/ gestão/ implementação de projetos de EXTENSÃO do ESTADO. Como por Teseu, destrui-se Petrobras, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e os braços do polvo Odebrecht. Tudo mencionado como obscenidade. Tinhamos a prevalência sobre os grandes irmãos de cima, tinhamos a preferência quase que por sermos tupiniquins… 

      Tudo se foi, fomos substituidos por ESTATAIS chinesas, sul-coreanas, francesas, dinamarquesas… A lista é longa!!!! Uma característica é comum: ESTATAIS ou por projeção de ESTADO. Tinhamos costado em Guiné, Principe, Namibía, Angola, Moçambique, Costa Rica, Colômbia, Equador, Rep Domínicana…. Os limpinhos lavajatenses nos varreram do mapa…

      Dias destes ouvi Mirian`s lo pretes comemorarem que empreiteiras brasileiras sucumbiram em outros mercados, ouvi os Tecos Simpson´s Hommer da vida comemorarem efusivamente a substituição destes mercados por ESTATAIS de outros paises….

      Precisamos, como BRASILEIROS, com brevidade e coragem, petistas ou tucanos, propor como De Gaulle o fez, aos moldes da Vº cinquiéme republique, o reodernamento do ESTADO nacional…

      Os bonapartes da Borda do Campo, bem como, o pindese de Sobral, que alías, o Tupi-guarany lhe faz justiça, já propõe plebiscitos sobre o ESTADO da união.

      A pouco, O ESTADO francês interveio em empresas privadas para fazer valer seus interesses geopoliticos via o liberal e insuspeito P.R, Emmanuel Macron.

      Independentemente a coloração político-partidária, precisamos do ESTADO como proa de desenvolvimento de nação e povo e não a reboque de agências de rating e especuladores/ acumoladores de capital pelo capital.

      Prezado senhor André Araújo, quem será o nosso “novo” Talleyrand? Prezado senhor André Araújo

       

      Servi na África/ subcontinenental/ Golfo da Guiné, subcontinente americano/ caribe sul e agora na “civilização”, Kiel. Acompanhei dos anos petistas ao descalabro da “car wash” dos dias atuais. Assistimos passíveis o desmonte do softpower do ESTADO pátrio brasileiro via destruição da engenharia/ gestão/ implementação de projetos de EXTENSÃO do ESTADO. Como por Teseu, destrui-se Petrobras, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e os braços do polvo Odebrecht. Tudo mencionado como obscenidade. Tinhamos a prevalência sobre os grandes irmãos de cima, tinhamos a preferência quase que por sermos tupiniquins… 

      Tudo se foi, fomos substituidos por ESTATAIS chinesas, sul-coreanas, francesas, dinamarquesas… A lista é longa!!!! Uma característica é comum: ESTATAIS ou por projeção de ESTADO. Tinhamos costado em Guiné, Principe, Namibía, Angola, Moçambique, Costa Rica, Colômbia, Equador, Rep Domínicana…. Os limpinhos lavajatenses nos varreram do mapa…

      Dias destes ouvi Mirian`s lo pretes comemorarem que empreiteiras brasileiras sucumbiram em outros mercados, ouvi os Tecos Simpson´s Hommer da vida comemorarem efusivamente a substituição destes mercados por ESTATAIS de outros paises….

      Precisamos, como BRASILEIROS, com brevidade e coragem, petistas ou tucanos, propor como De Gaulle o fez, aos moldes da Vº cinquiéme republique, o reodernamento do ESTADO nacional…

      Os bonapartes da Borda do Campo, bem como, o pindese de Sobral, que alías, o Tupi-guarany lhe faz justiça, já propõe plebiscitos sobre o ESTADO da união.

      A pouco, O ESTADO francês interveio em empresas privadas para fazer valer seus interesses geopoliticos via o liberal e insuspeito P.R, Emmanuel Macron.

      Independentemente a coloração político-partidária, precisamos do ESTADO como proa de desenvolvimento de nação e povo e não a reboque de agências de rating e especuladores/ acumoladores de capital pelo capital.

      Prezado senhor André Araújo, quem será o nosso “novo” Talleyrand? Prezado senhor André Araújo

       

      Servi na África/ subcontinenental/ Golfo da Guiné, subcontinente americano/ caribe sul e agora na “civilização”, Kiel. Acompanhei dos anos petistas ao descalabro da “car wash” dos dias atuais. Assistimos passíveis o desmonte do softpower do ESTADO pátrio brasileiro via destruição da engenharia/ gestão/ implementação de projetos de EXTENSÃO do ESTADO. Como por Teseu, destrui-se Petrobras, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e os braços do polvo Odebrecht. Tudo mencionado como obscenidade. Tinhamos a prevalência sobre os grandes irmãos de cima, tinhamos a preferência quase que por sermos tupiniquins… 

      Tudo se foi, fomos substituidos por ESTATAIS chinesas, sul-coreanas, francesas, dinamarquesas… A lista é longa!!!! Uma característica é comum: ESTATAIS ou por projeção de ESTADO. Tinhamos costado em Guiné, Principe, Namibía, Angola, Moçambique, Costa Rica, Colômbia, Equador, Rep Domínicana…. Os limpinhos lavajatenses nos varreram do mapa…

      Dias destes ouvi Mirian`s lo pretes comemorarem que empreiteiras brasileiras sucumbiram em outros mercados, ouvi os Tecos Simpson´s Hommer da vida comemorarem efusivamente a substituição destes mercados por ESTATAIS de outros paises….

      Precisamos, como BRASILEIROS, com brevidade e coragem, petistas ou tucanos, propor como De Gaulle o fez, aos moldes da Vº cinquiéme republique, o reodernamento do ESTADO nacional…

      Os bonapartes da Borda do Campo, bem como, o pindese de Sobral, que alías, o Tupi-guarany lhe faz justiça, já propõe plebiscitos sobre o ESTADO da união.

      A pouco, O ESTADO francês interveio em empresas privadas para fazer valer seus interesses geopoliticos via o liberal e insuspeito P.R, Emmanuel Macron.

      Independentemente a coloração político-partidária, precisamos do ESTADO como proa de desenvolvimento de nação e povo e não a reboque de agências de rating e especuladores/ acumoladores de capital pelo capital.

      Prezado senhor André Araújo, quem será o nosso “novo” Talleyrand? 

  3. Por outro lado

    Esperar alguma coisa de um José Aníbal é dose…

    Como Deputado, Secretário, a única coisa que fazia era vociferar contra o PT, PT, PT.

    É a piada que é essa Social Democracia “à” Brasileira: enquanto na face do oeste ela, a Social Democracia, nasceu e cresceu em oposição ao mercado desregrado, aqui ela é A executora da cartilha.

    O fato é que não passam de antiesquerdistas – fazendo acerto de contas com o proprio passado. Não entendem nem o neoliberalismo que abraçam nem a social democracia que se dizem ser. São saladas de slogans que funcionam como paus e pedras em que passam a mão para tacar nos adversários.

    Na prática estão todos aí fruindo de privilégios que o Estado sempre garantiu aos estamentos mais desavengonhados.

    1. No entanto, isso tudo faz

      No entanto, isso tudo faz parte do teatro de sombras golpista. O PSDB decidiu sair da linha de frente do governo golpista porque não quer assumir compromisso com o centrão de estancar essa porra. Quer fazer média com a lava jato, a fascistada e a trouxinhada. Querem fazer crer que têm um “programa de governo”.

      Sabem que estão falando pra patos.

      Afinal, passaram toda agenda antissocial e entreguista. E agora a tucanalha quer tirar o corpinho fora da “suruba com STF e tudo”?!

      Tudo isso vem irritando o centrão.

      A reforma da Previdência subiu no telhado (vão “melhorar o texto”, rsrsr).

      Então, a situação fica assim: os molecões da lava jato vão pra “batalha final deles”; vão partir pra cima de uns e outros que operaram no período de 2002 até agora; o PSDB vai continuar sendo blindado…

      Quero ver qual vai ser do Cunha com a tropa dele.

      Ano que vem tem discussão sobre concessões de radio e TV.

  4. Essa turma deveria estar hoje

    Essa turma deveria estar hoje limpando o rio doce sem luvas, com as mãos nuas

    E sem duvida tentando nos explicar porque ainda, SEM IMPOSTOS, pagamos as tarifas de telefonia e de energia dentre as mais altas do mundo, isso depois de tantas promessas por ompetição e eficiência

    ..e claro, se não souberem explicar ou ficarem enrolando, tipo a coisinha “bonitinha” que acabou de sair do BNDES, a tal da Silvia, CADEIA pra elas  ..e sem direito a banho de sol

    ôhh cambada do atraso e do entreguismo  ..acho que o capeta deixou de levar junto com o  lobista do Francisco Gros, estas “meninas” tb

  5. parece que os políticos

    parece que os políticos oligarcas do PSDB não passaram bons valores aos netos (vai ver não tinham tempo) ..ou será que o peixinho saiu a cara do peixe ?

    Aócio, neto de avô, que sempre dava um jeitinho até que se colocou como primeiro ministro pré golpe de 64 ou salvador da pátria em 85 (sem nunca ter sido), decepcionou o Brasil inteiro ao tentar se colocar como redentor (do tb golpe tramado por ele contra presidente eleita)

    ..e agora, parece que Bruno Covas, ou copiou os métodos do avô Mario, ou tá fazendo com que o avô se vire na Cova

    http://cbn.globoradio.globo.com/default.htm?url=/sao-paulo/2017/11/28/MP-PEDE-CONDENACAO-DE-CUPULA-DA-GESTAO-DORIA-POR-FAVORECIMENTO-NO-CARNAVAL.htm

  6. O que têm a oferecer?

    O PSDB está hà 20 anos no poder dem S. Paulo.

    O que realmente tem a oferecer? Quais a areas em que houve melhorias significativas?

    Segurança? Saúde? Transportes? Educação? Politica industrial? Politica agricola? Moradia?etc

    Não houve melhorias o que se fez foi empurrar com a barriga as soluções.

    Vinte anos é muito tempo. 

    A China mudou enormemente em 20 anos, independemente de questões ideologicas.

    Portugal e Espanha mudaram enormemente em 20 anos após ser entrarem na EU. E não foi somente os recursos a fundo perdido. Foi a vontade politica de aproveitar as novas oportunidade que se abriram.

    São Paulo está simplemente parada!!!

    O PSDB é uma versão salazarista pauista ( Salazar que resolveu congelar o desenvolvimento de Portugal por 40 anos por conta do medo do progresso). 

    Curiosamente Salazar também era um catolico tradicionalista como Alkmim. Talvez isso explique muito.

     

     

  7. Porque ele não fala em privatização total

    Qualquer entrevista dessa pseudo economista só repete a palavra privatização, porque tem que privatizar todas estatais, ela repete isso em loop em qualquer entrevista, como se isso resolvesse algum problema do país.

    Só prega esse radicalismo cego, não tem nenhuma proposta de economia real, até pq nem conhecimento tem para isso, mais um fruto da PUC, encomenda de pupilo de mercado, só reza pelo mantra da privatização nada mais.

  8. Porque Elena Landau não gostou do pré-plano do PSDB

    por todos os lados, é a mesma desorientação. a brutal queda no deserto do real estilhaçou com todos os apodrecidos paradigmas. nada como um banho da mais concreta realidade para demonstrar que o rei está nu.

    é justamente a imposição das “medidas impopulares”, aquelas nunca aprovadas nas urnas, o fator decisivo a tornar óbvio não haver mais nenhuma outra solução, a não ser, é claro, a adoção das necessárias e inadiáveis “medidas populares”.

    mas ainda faltará muita crise no fundo do poço até que uma Direita sem programa e sem candidato compreenda ter passado seu tempo. a lumpenburguesia brasileira, e seus sócios majoritários internacionais, já não tem a menor necessidade de alguma classe política. a Pós Democracia prescinde de qualquer soberania popular, mesmo residual.

    um novo sistema de poder está em ascensão. enquanto isto, as manadas de patos coloridos, sejam amarelos, vermelhos ou verdes, prosseguem tagarelando em suas patacoadas estéreis e desencontradas.

    2018 se aproxima, muito embora cada vez fique mais distante. merry crise e infeliz BolsoNazi.

    vídeo: A BOMBA RELOGIO VAI EXPLODIR AGORA

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=-qxAoSE9akA%5D

    .

    1. Vídeo de um maluco descerebrado

      “Senhores agricultores, vocês vão permitir que o MST faça intervenção nas suas terras?”

      “O comunismo está tomando o Brasil!”

      Um maluco! Um idiota. Um velho gagá, e por isso muito perigoso!

       

       

       

       

       

      1. Porque Elena Landau não gostou do pré-plano do PSDB

        -> Um maluco! Um idiota. Um velho gagá, e por isso muito perigoso!

        curioso. primeiro vc não notou que o cara está defendendo e convocando a Greve Geral do dia 05-DEZ. depois, por que será que sempre é tão fácil reconhecer a loucura no discurso alheio? digo isto porque os intervencionistas, como o deste vídeo, tb acham “loucura e idiotice” o discurso do Lulismo… espero que ao menos os Lulistas também passem a convocar e defender a Greve Geral da próxima semana.

        .

        1. Noto que a turma das
          Noto que a turma das estrelas,bota tira tira bota,nao gosta muito de voce.Se tu fizesse como eu nao passava por esse vexame.Ha muito tempo eu mandei que eles sentassem nelas.Vez por outra me aporrinham.

        2. Noto que a turma das
          Noto que a turma das estrelas,bota tira tira bota,nao gosta muito de voce.Se tu fizesse como eu nao passava por esse vexame.Ha muito tempo eu mandei que eles sentassem nelas.Vez por outra me aporrinham.

  9. Chega de tergiversação.
    Como

    Chega de tergiversação.

    Como o Nassif é uma pessoa delicada não tocou no assunto do enriquecimento pessoal desses tucanos que defendem a privatização. Esse povo quer diminuir o tamanho de Estado para aumentar o patrimonio pessoal. Simples assim. Por isso que não tem país, não tem nação no plano econômico deles. É questão pessoal, é assalto ao Estado.

    Chega de tergiversar. São iguais aos lavajateanos que combatem a corrupção com enriquecimento pessoal.

    Só para saber: se o Pedro Parente não fosse um grande quadro a gasolina estaria custando 10 reais, ao invés de 4 reais? De outro lado se não fosse um grande quadro na entrega do pré sal o litro do petróleo custaria mais do que 1 centavo?

  10. Sem Universidades quem dará aula no Fundamental e Médio?

    E tem mais! As Universidades Privadas se valem ,”de graça”, dos Mestres, Doutores e Pós-Doutores formados pelo dinheiro dde todos nós, contribuintes .

    Quero ver as Faculdades privadas vão investir na formação de seus professores.

    O Brasil é o País do debate enviesado e inescrupuloso .

    PSDB: privatizar tudo para investir na saúde, segurança , transporte educação infraestrutura.

    Resultado: Privatizalão da saúde, da seurança, do transporte , da infraestrutura e da educação.

     

    Ó Ministro da Educação é um mal educado cujo partido entrou com ADIN contra a Educação .

    O Ministro da Saúde é representante dos laboratórios e dos planos de saúde e contra o SUS.

    O Ministro da Industria e comércio exterior é especialista em c<30 anos de pastro da universal, especialista em comercializar almas para o céu.

    O Ministro do Exterior é contra os Países visinhos.

    O Ministro da Inovação s[o inovoucriando um P,  apsmem, um Partido de transição, o PSD.

    E tudo isso por obra e raça dos Tucanos que exarcebaram seus viezes anti-democrático.

    É  assim chegamos a um retrocesso, politico economico e siocial nnunca antes nestipaís.

  11. Caro Nassif, me perdoe; mas

    Caro Nassif, me perdoe; mas considerar esse traste do pedro parente um bom quadro (lembrança do que fez no apagão do fhc?) é insultar Guilehreme Estrella, engenheiros e funcionários da Petrobrás, e nós mesmos; que vemos uma empresa ser destruída para ser vendida no black friday com desconto

    proponho uma experiência: ponha o grande quadro do pedro parente para tocar o GGN. garanto que em 15 dias vcs serão vendidos paraq os chineses

  12. Maria Helena Guimarães de

    Maria Helena Guimarães de Castro segue a linha de educação do falecido Ministro Paulo Renato, que era economista e não educador, foi vice presidente de finanças do BID. Para essa linha a educação é parte do processo economico, não tem nenhuma pretensão civilizatoria. É uma derivação muito piorada da visão americana de educação em opisição à visão francesa.

    Para essa linha a educação só serve para preparar para a vida economica e nada mais, a civilização não interessa.

    É interessante essa percepção meio instrumental da educação, Maria Helena não tem o perfil de educadora idealista, que se ve em muitas pessoas nessa area. Senhora muito chique, fashion,  sempre extremamente bem arrumada, vestida e penteada, parece mais uma aristocrata do que uma militante da educação como processo de elevação social.

    O tio de Maria Helena, Mario Mazzei Guimarães foi um grande jornalista, especializado em economia agricola, um idealista.

    O Ministerio está voltado para essa angulação pragmatica, com a qual NÃO se constroe um Pais, apenas um acampamento

    de trabalhadores, para esse pessoal educação é só isso e nada mais.

    1. Este comentário é mais instrutivo do que o anterior

       

      Andre Araujo (quarta-feira, 29/11/2017 às 10:46 e quarta-feira, 29/11/2017 às 11:45),

      Fiz um comentário anterior enviando-o quarta-feira, 29/11/2017 às 14:29, mas equivocadamente para junto ao seu primeiro comentário enviado quarta-feira, 29/11/2017 às 10:46, e não a este que como o anterior é de hoje, quarta-feira, 29/11/2017, mas um pouco mais tarde, pois enviado às 11:45.

      Faço essa advertência aqui não só para chamar atenção do meu comentário anterior e do equívoco que por distração cometi, mas também porque o título do meu comentário, que foi “Um comentário instrutivo, mas ao qual prefiro criticar”, mais bem caberia aqui.

      Seus comentários sempre trazem informações que nos são úteis e assim o título que arrumei para meu comentário junto ao seu de quarta-feira, 29/11/2017 às 10:46, não ficou de todo errado, mas eu o preferira que eu o tivesse deixado aqui.

      Em minha avaliação, este seu comentário ao tratar da adequada escolha do currículo escolar diz respeito a um conhecimento de muito mais repercussão e relevância do que a questão dos incentivos aos grandes grupos nacionais sejam eles decorrentes do capital da iniciativa privada sejam decorrentes de incentivo ao desenvolvimento empresarial de capital estatal.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 29/11/2017

  13. O spitfire do LN acabou de abater o stuka do PSDB

    mas onde está Dunquerque?

    Não vejo os navios que salvarão os poucos brasileiros que queiram continuar a luta.

    P.S. que o resto fica com o Vichy tupiniquim, que é o que eles adoram.

  14. Infelizmente, o PSDB é um

    Infelizmente, o PSDB é um partido completamente antipovo que não se assume. Entre o que faz e o que diz há uma distância infinita.

    Há bons quadros no PSDB? Quem sabe? Eu começaria perguntando isto a um ex-tucano, o Bresser Pereira.

    Elaborar um plano econômico dando suporte a um governo como o de Temer e o seu Precipício para o Futuro… bom,  a ajuda material (parlamentar, por exemplo) já constroi o seu plano econômico. Um plano econômico para se descolar do que já está ajudando só tem um motivo: eleitoral.

    Não haveria, na verdade, o que aparar no texto do Nassif. Trata-se de uma análise sobre o contexto em que se elabora um plano econômico sob as vestes (de vestais?) tucanas, fazendo um histórico de seus quadros e de suas políticas econômicas. O tucanato não tem nada a oferecer de fato, a não ser surfar de acordo com as circunstâncias, buscar a todo custo criar uma boa imagem, declarar o que se quer ouvir, de acordo com o público desejado, e esconder o que fizeram até agora.

  15. Acertou na mosca

    Primeiro, pelo pecado capital do plano não ter sua assinatura. “

    ” Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade..” 

    Segundo, Não tem o padrão (ou o podrão) LIDE de qualidade.

    Terceiro: Não é um plano de pontes queimadas como foi a farsa do Real.

  16. A crítica aos críticos.

    O maior problema dos críticos às propostas de políticas econômicas da atual direita é que esses não entendem uma coisa importante: Simplesmente não há mais lugar para um capitalismo independente nos países dependentes, só há lugar para servos.

    Ao se citar que a proposta que se acabe com o ensino público superior, achando-se que com isto a capacidade tecnológica do país pode acabar, erra-se na origem, pois o correto seria: Para acabar com a possibilidade de um desenvolvimento tecnológico autóctone é necessário, é urgente e é premente acabar com o ensino público superior, voltando as faculdades em que os professores simplesmente reproduzam aulas baseadas em livros textos traduzidos ou mesmo originais que servem para ensinar processos e métodos já existentes e dominados pelas grandes corporações.

    A inversão proposta no parágrafo anterior simplesmente mostra que algo que parece um absurdo causado pela recitação mera e simples do mantra liberalismo, liberalismo, liberalismo repetido a exaustão, não é um absurdo é simplesmente um objetivo.

    Achar que a desnacionalização da indústria e que a grande solução seria a criação de um capitalismo nacional com porte internacional para competir com as corporações já estabelecidas, e que falhas ou erros no processo inviabilizaram este sonho é pensar que o Império permitirá que existam estas “major’s” cresçam longe da capital e do controle do seu Estado, é de uma “naïveté” cavalar.

    Em resumo, o projeto dos governos Lula de criar as campeãs nacionais que deveriam ter porte para competir com suas congêneres internacionais, é um erro, pois parte do pressuposto que é possível num país sem controle absoluto de uma tecnologia, sem uma equipe técnica (subvencionada por programas públicos de P&D) com conhecimentos suficientes para manter por décadas uma supremacia sobre as outras, teria a possibilidade de desbancar as líderes internacionais. Não podemos esquecer que além do técnico é necessária uma estrutura de comercialização para o mundo inteiro para se chegar a ser uma “major”.

    Setores que por razões históricas tinham alguma possibilidade de se expandir como, telecomunicações, construção civil e uns outros poucos, foram deliberadamente desmontados, demolidos e tirado destes toda a capacidade tecnológica.

    Getúlio Vargas, aquele caudilho lá dos Pampas, sonhou e começou um processo autóctone de industrialização, que procurou com a deficiente capacidade técnica dos brasileiros da época montar uma indústria de motores de aviões, caminhões e automóveis, sucedendo a este vem o primeiro neoliberal do Brasil, Juscelino Kubitschek com seu fantástico slogan “Cinquenta anos em cinco” conseguiu trazer toda a sucata inservível da indústria automobilística mundial, chegando a importar uma fábrica inteira de um modelo de automóvel que não havia perdurado um ano no mercado norte-americano. Pois Juscelino com seu sorriso simplesmente passou da dependência da importação a dependência da construção se sucatas no Brasil.

    O Brasil chegou a um impasse, as saídas nacionais dentro do esquema político e social atual foram totalmente bloqueadas, se acharmos que a saída for por um lado, rapidamente uma parede será levantada neste lado, não interessa a direção que for. Dentro da lógica Imperialista, em que estamos incluídos, somos a parte que deve ser explorada e não a parte exploradora, logo se esta lógica não for quebrada, andaremos em círculos procurando saídas e a cada saída descoberta uma parede será levantada.

    Um bordão que deve ser repetido: O Império não quer mais sócios, ele só precisa de servos.

  17. Tucano só é bom de bico

    Faça-se uma análise rigorosa e crítica dos governos FHC, como esboçado neste artigo. Façam o mesmo com os governos tucanos em estados importantes como SP, MG, GO e PR. Qual o saldo?

    Elena Landau e Maria Helena Guimarães são a síntese dos quadros técnicos e acadêmicos do PSDB. Aécio Cunha, José Serra, Geraldo Alckmin, Tasso Jereissatti, Beto Richa, Arthur Virgílio, o decadente FHC… a isso se resumem os quadros políticos desse partido neoliberal, símbolo da direita oligáquirca, plutocrata, escravocrata, cleptocrata, privatista e entreguista.

    Não há saída ou salvação para esse partido que teve Mário Covas e Franco Montoro como fundadores; mesmo esses, analisando-se criticamente seus governos, como administradores nem de longe lembram os líderes políticos de discurso austero, ético e corajoso. O destino do PSDB é o mesmo do PMDB e o mesmo do PDS/PFL/DEM.

    A direita anda desesperada porque, apesar de bem sucedida no golpe de Estado, não tem condições de conquistar e permanecer no poder pela via democrática. Simples assim.

  18. Ah! “Seo” Nassif ….

    O Sr. precisa urgentemente de ver mais TV, pois lá está tudo uma beleza !! O PIB crescendo , o desemprego caindo , o povo confiante no futuro e pretendendo comprar , mais que nunca, presentes de Natal.

    O seu eterno pessimismo é que acaba com o país. “hay que tener fé , siempre ” ! (desculpe o portunhol) .

    “Ponha um sorriso nos lábios , dance aquela dancinha que os gringos tanto gostam, curta todos os posts, especialmente aqueles contra a discriminação racial ou de classes, e seja feliz para sempre com os “ensinamentos de Madre Tereza de Calcutá (?) , Martin Luther King (?) , Cora Coralina (?), Shakspeare (?) e até do Portela ou Cortela, Karnal, Reinaldo Azevedo , e tempos atrás do querido diretor de Cinema (esqueci até o nome).

    PS: Abandone o Blog do Nassif. que só nos faz mal . kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Abração para quem quiser .

  19. Landau?

    Essa Elena Landau é mesma do BNDES da PRIVATARIA TUCANA, a mesma do BC do FHC  e das lambanças do BANESTADO, a mesmo do famoso caso Daniel Dantas, entre tantas outras maracutaias acontecidas na  “JESTÃO” TUCANA do BRASIL DEPENDENTE DO FMI, naquele governo que em 8 anos NADA SE CONSTRUIU e MUITO SE DESTRUIU.

    PORQUE SERÁ QUE AGORA ESTÃO RESSUSCITANDO POLÍTICAMENTE, ESSA SENHORA?

    Falta gente honesta nesse partido,  onde um empresário que é considerado honesto, o RICARDO SEMLER, fundador do partido, saiu do mesmo para não manchar sua reputação ao lado de tantos ladrões.

    QUE SE PASSA NESSE PAÍS?

    Bandidos  mandam mais que honestos e são poupados pelos juízes e outros magistrados dque deveriam realmente combater a corrupção e não perseguir ex-presidente com falações, convicções  e sem provas.

    O PSDB MORREU, ACABOU, SEU FAMOSO CHOQUE DE GESTÃO, ESTÁ DESTRUINDO TOTALMENTE OTUDO QUE O BRASIL KCONQUISTPU DESDEM 1550 AOM A CLARA INTENÇAO DE MANTER TODOS SEUS ELEMENTOIS RICOS E PODEROSOS. NÃO DÁ MAIS PARA EXISTIR PARTIDO POLÍTICO COM ESSE TIPO DE COMPORTAMENTO.

    FORA, DEFINITIVAMENTE, PSDB.

    NÃO SÓ DO GOVERNO GOLPISTA QUE VOCES MAPOIARAM E DERAM O AVAL E O ROTEIRO DO QUE FAZER, MAS DO MAPA POLÍTCO BRASILEIRO. FORA PARA SEMPRE.

     

     

     

     

     

  20. “o então petista radical

    “o então petista radical Cristovam Buarque”

    Cristovam Buarque nunca foi radical em nada, a não ser na vaidade e no charlatanismo.

    Não sei se ele proibiu o uso da palavra “qualidade”, mas se o fez com certeza não foi por motivos ideológicos. Talvez por que era o que fundamentalmente lhe faltava (falta, faltou, faltará), ou talvez por que privilegiasse a quantidade (isso, sim: sua preocupação era aumentar o número de matrículas escolares, jamais o de transformar a educação no Distrito Federal. Sua lógica, ou falta de, o impedia de compreender que o problema central em Brasília não era que as crianças estivessem excluídas da escola, mas que frenquentam uma escola que é em si mesma um instrumento de exclusão social).

    Era só o que faltava, esse expoente das correntes mais moderadas do PT, sempre na linha de frente do combate a qualquer tipo de radicalismo, agora ser estigmatizado como “petista radical”.

  21. Não gostou porque, como todo

    Não gostou porque, como todo neoliberal, não passa de uma retardada mental com diploma de curso superior e que só gosta de falar em inglês.

    Não se deve perder tempo com esse idiotas, eles só tem uma solução: o extermínio.

  22. Eh incrivel

    La no livro do Rubens Valente, Operação Banqueiro, tem um interessante capitulo em que essa senhora é citada e não é por ter feito alguma coisa edificante pelo Pais. Daniel Dantas gostava muito dela, entre outros da privataria tucana e de toda a banca. O fato é que apos dois livros bombas como os citados, depois de quebrarem o Brasil, fazerem as privatizações mais corruptas da América do Sul, mas isso não vem ao caso para a turma de Curitiba, eles ainda pensam que podem voltar para completrar o serviço contra a Nação brasileira e enriquecer mais ainda os compadres. E o meu desespero é que para ir contra o PT, a classe média vai toda de Alckmin, mesmo que sendo para comer o chuchu sem-graça que o diabo plantou em suas vidas.

  23. Você está corretíssima Lúcia,

    Você está corretíssima Lúcia, parabéns, você foi a única a tocar no tema do enriquecimento pessoal ou em relacionar o interesse pessoal direto com a defesa desta ou daquela política púlbica, desta ou daquela política econômica, essa ligação é fundamental e também o gancho que você faz, guardadas as devidas proporções, entre de um lado os cientistas sociais e economistas associados primeiro ao (p)mdb e depois aos tucanos e, de outro, os juizes e procuradores lavajateiros. A esta última prefiro chamar de contrarevolução arrivista. As duas representam um processo de salto social (a figura da Piramide e o trapézio de Raimundo Faoro, mesmo referida a outro tempo histórico, é perfeita para essa imagem), onde o sujeito almeja circular (aqui há uma associação entre ganância e vaidade bem típicas)

    Os lavajateiros foram levados ao centro da arena política por puro arrivismo, reacionarismo político e por fatores externos à sua própria vontade. Já a intelectualidade “tucana” tinha um longo histórico de participação e luta política que, junto com seu capital intelectual, os qualificou para os quadros do poder da Nova Republica. Foram as relações que esses intelectuais  estabeleceram primeiro dentro dos quadros técnicos do estado (especialmente nos principais institutos de pesquisas, bancos públicos, ministérios e secretarias na esfera estadual e federal) que os lançou a novas “aventuras” na vida privada (corretoras, bancos, empresas) ganhando a confiança de setores do empresariado nacional. São arrivismos mais arrivismos diferentes: uma pouco segura e refinada e outra muito segura e refinada. Uns vinham da esquerda e foram parar na direita poliitica, outros nunca sairam da direita e não conseguem nem identifica e indetificar-se dentro do espectro político e ideológico. Em que pese as enormes diferenças ambas prestaram e prestam ainda um enorme serviço para nossas plutocracias oligarquicas.
     

  24. Pedro Parente é um grande quadro, oi? Cumê?

    Caro Nassif,

     

    Pedro Parente considerado um grande quadro para quais propósitos? 

    Você cita esse sujeito quando relaciona o que o PSDB produziu de bom e de ruim, logo se a matriz desse pensamento/parágrafo é um partido político (PSDB) com as boas ou ruins cabeças da legenda que gravitam ao seu redor, estamos falando de homens de atuação pública, seja política ou técnico de engajamento político.

    Nesse modelo de vetor político, onde Pedro Parente é um bom quadro?

    Não seria ele um bom (?) gestor de ativos financeiros de endinheirados? E que por suposição, que fosse o melhor dos melhores nesse tramos de atuação, o que isso tem haver com um grande quadro que necessariamente deve ter um viés político?

     

    Abs

    Matosalém

  25. Ô Nassif, ao dizer que nas

    Ô Nassif, ao dizer que nas universidades particulares há zero pesquisa você foi injusto com as PUCs, em particular as do Rio, Rio Grande do Sul e Minas. Fui aluno de graduação da PUC-Rio e lá se faz pesquisa de altíssima qualidade. Depois fiz mestrado e doutorado na COPPE/UFRJ e sou docente de IFES, mas nem por isso menosprezo as PUCs.

    1. Valeu, cara. Estive dez anos

      Valeu, cara. Estive dez anos na PUC-Minas, lá na terra do Nassif, e aos trancos e barrancos sempre fizemos o que era possível em termos de pesquisa e extensão; senão em alcance nacional ou mesmo estadual, certamente na região sul de Minas sempre estivemos atuantes. Talvez, com mais erros que acertos, mas atuantes. Abraço.

    2. Ô Nassif, ao dizer que nas

      O fato de na PUC existir vida inteligente e pesquisa não invalida o ponto de Nassif, porque a PUC é um ponto absolutamente fora da tendência das privadas, que de fato são um deserto.

  26. Pesquisa…

    Aumentaram a dívida pública para comprar de graça.

    Pesquisar o quê para fazer o país crescer?

    O que falta é cana, prender, meter essa tucanada no xilindró.

    Depois de arrazarem o país, como fizeram pela SELIC, se faz pesquisa de provabilidades?

    Economia para economistas é o modelo dos banqueiros em torno das privatizações.

  27. Desnecessário dizer …

    Mas dizendo assim mesmo. A equação é simples. O projeto do PSDB  é, e sempre será, um projeto pra alguem (ou algum grupo)  enriquecer feito louco.  O povo,  a nação, o país que se danem. Foi assim nos anos 90, anos de chumbo das privatizações, e será assim sempre. De maneira cega e surda. A mesma lenga lenga privatista, pra encher os bolsos de algum espertalhão.

  28. Tenho para mim de que ela nao
    Tenho para mim de que ela nao gostou do pre-plano tucano,por que nao faziam qualquer mencao a volta da fabricao do Ford Landau.Puxas sacos descarados que sao,optaram pela volta de fabricarem o Dodge Dart em larga escala.Capacete da PGR ta sorrindo de orelha a orelha.Os Royalties vao para a conta dela.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador