Procuradores admitem que Lula é indiciado de novo por pressão da velha mídia

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Procuradores do Distrito Federal decidiram denunciar à Justiça o ex-presidente Lula, por tráfico de influência e lavagem de dinheiro, entre outros crimes. A tese, agora, é que Lula beneficiou a Odebrecht em Angola com recursos do BNDES e, em troca, recebeu propina através de sua empresa de palestra, a LILS.

Além disso, segundo a acusação, Lula teria ajudado o seu “sobrinho postiço”, Taiguara Rodrigues, a conseguir contratos com a Odebrecht em Angola, dando conselhos e fazendo lobby direto. Os indícios contra o ex-presidente, segundo o que saiu até agora na velha mídia, são fotos de Lula no exterior, em reunião com empresários; mensagens de textos e uma agenda de Taiguara, que mostra que Lula foi procurador por ele algumas vezes, através de seu segurança e motorista.

Taiguara é filho de um amigo de Lula da juventude, e irmão da primeira esposa do ex-presidente, já falecida. A denúncia sustenta que a empresa do “sobrinho”, a Exergia, não tinha experiência para assumir obras da Odebrecht em Angola, o que indica que só conseguiu os contratos porque Lula teria feito o meio campo.

A Procuradoria enviou nota sobre o assunto a veículos da grande mídia. No texto, segundo o Estadão, os investigadores admitem que a tese de que as palestras de Lula eram uma forma disfarçada de receber vantagens indevidas nasceu em veículos de imprensa, como a revista Época. Na semana passada, ao anunciar o novo indiciamento de Lula pela PF, o portal fez questão de fazer entender que a investigação contra Taiguara e Odebrecht era só uma forma de taxar as palestras de Lula como criminosas.

“Apesar de formalmente justificados os recursos recebidos a título de palestras proferidas no exterior, a suspeita, derivada inicialmente das notícias jornalísticas, era de que tais contratações e pagamentos, em verdade, prestavam-se tão somente a ocultar a real motivação da transferência de recursos da Odebrecht para o ex-presidente Lula”, diz a nota.

Ainda de acordo com o Estadão, essa investigação contra Lula, que ainda não está concluída, está dividida em duas fases: a primeira é sobre o suposto lobby do ex-presidente em benefício da Odebrecht enquanto ainda era presidente. Na segunda fase, Lula já tinha deixado o cargo. Além disso, a partir desse inquérito, os procuradores já ameaçam tirar mais cinco investidas contra Lula.

OS DENUNCIADOS E OS CRIMES
Luiz Inácio Lula da Silva – Organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de influência, corrupção passiva
Marcelo Bahia Odebrecht – Organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção ativa
Taiguara Rodrigues dos Santos – Organização criminosa, lavagem de dinheiro
José Emmanuel de Deus Camano Ramos – Organização criminosa, lavagem de dinheiro
Pedro Henrique de Paula Pinto Schettino – Lavagem de dinheiro
Maurizio Ponde Bastianelli – Lavagem de dinheiro
Javier Chuman Rojas -– Lavagem de dinheiro
Marcus Fábio Souza Azevedo – Lavagem de dinheiro
Eduardo Alexandre de Athayde Badin – Lavagem de dinheiro
Gustavo Teixeira Belitardo – Lavagem de dinheiro
José Mário de Madureira Correia – Lavagem de dinheiro

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vamos supor que a Odebrecht

    Vamos supor que a Odebrecht contratou a empresa do sobrinho da primeira mulher de Lula para agradar a Lula, ou atendendo a um pedido de Lula. Onde é que está o crime? A Odebrecht tinha os contratos com o governo (ou o setor privado) de Angola, estava obrigada a entregar as obras, podia contratar quem quisesse pra agradar quem bem lhe aprouvesse. E se a obra não saísse a contento, tinha de prestar contas ao contratante, que não era o governo brasileiro. Estão criminalizando tudo: lobby (que todo governante faz , abertamente, pelas empresas de seu país), palestras (que todo ex-governante de prestígio faz)…  Isso é puro Kafka. Isso é um absurdo! A gente não pode ficar assistindo a isso parado.

    1. Recorrer a quem?

      Tá certo Ana, concordo que não podemos ficar parados diante de tantas ilegalidades e atrocidades político-judiciais sustentadas e alimentadas pela mídia-bandida, mas se os pobres de SP estão votando no Dória o que (ou quem) sobrou para restaurar a Democracia no país?

  2. Treceirização.

    O MPF terceirizou o inquérito e todo o resto, tudo é feito pela mídia. Eles só assinam embaixo.

    E ainda ganham uma fortuna por isso.

    Oh gente preguiçosa.

  3. O Delenda Lula tem prazo para

    O Delenda Lula tem prazo para conclusão ou teremos de nos submeter ad eternum a esse festival de politicagem barata por parte de uma mídia compromissada alimentada pela banda putrefata do Ministério Público? 

    Ai meu s……o!!!!!!!

    Passada essa fase da vida nacional, sou eu que buscarei indenização na Justiça pelo que estão fazendo com as “partes baixas” do meu corpo. 

  4. É o criminoso MFP a reboque do criminoso PIG/PPV

    Prezados,

    Não podemos mais ser cerimoniosos com os burocratas do Estado-opressor-repressor que usam de suas funções para cometer crimes. Essa postura dos procuradores é criminosa; o PIG/PPV é um ORCRIM; a Fraude a Jato é uma ORCRIM. Esses procuradores me fizeram lembrar aquele outro: o douglas kirchner. Mas a História há de ser implacável com esses criminosos de Estado.

    Se, e quando, a Democracia for restabelecida, deve ser instalado um tribunal como o de Nüremberg; esse tribunal deve julgar de forma implacável TODOS os criminosos de Estado responsáveis pelo golpe de Estado e pela crise que arruina o estado Brasileiro (ministros do STf, e todos os integrantes da Fraude a Jato devem ser julgados e condenados de forma implacável por esse tribunal).

  5. Tem q enfrentar
    O Lula tem que vir a público e dizer que é candidato e não reconhecerá nenhum contrato ou licitação promovida pelo governo temer e investigará todas as idas e vindas dos promotores/procuradores e juízes aos EUA e possíveis contas lá.
    Lula deveria contatar os serviços secretos da Rússia e de Cuba para seguir os passos da quadrilha”é nois” no exterior.

  6. Esses procuradores acham que

    Esses procuradores acham que a população é idiota em acreditar nessas aberrações que eles inventam. Eles podem inventar mas jamais encontrarão provas contra o presidente Lula. Eles estão ultrapassando a maldade dos fariseus que conheciam a verdade e a usavam de maneira sórdida para tentar enganar a população. Jesus foi claro ao condenar a atitudes dos fariseus, pois conheciam a verdade e a deturpavam. Que existe corrupção nos partidos e nas instituições é verdade. Agora, não se pode agir com ódio e perseguição a uma pessoa que eles sabes que tem ética e um bom caráter. Lamento muito a atitude dessas procuradores. 

  7. È poder e mais poder

    Estas pessoas já nem fingem mais, já nem se dão ao trabalho de esconder os mal feitos. Eles fazem tudo a luz do dia , explicitamente e o senhor de Curitiba os justifica ao  dizer que estamos em ” tempos excepcionais”.  Neste ponto eu concordo com ele, E quantos crimes foram cometidos  em tempos excepcionais!!!! Enquanto isto o supremo ( ou será ínfimo) parece concordar, ou talvez apenas se  submeta a tudo. Jamais eu pensei em ver um Juiz de primeira instância vir a publico fazer pressão sobre o SUPREMO. Pois foi isto que Moro fez para passar a vergonhosa tese de prisão antes de ser comprovadamente o culpado. E o pior foi assistir o voto da presidenta do Supremo.

    E eles fazem tudo isto porque se acham  com um poder intocável e interminável. Eu sei que a história vai um dia colocá-los num certo tipo de Nurenberg, e eu sei que muitos vão dizer que apenas seguiam ordens. E mais uma vez algum escritor ao relatar o assunto verá que o monstro, como Eichman, era apenas um banal funcionário. A banalidade do mal parece que se repete e se repete,  como disse alguem HAJA SACO!!! Não aguento mais.

    1. Nulidades em pencas

      Se estivéssemos num país sob o império de leis civilizadas este processo da lava jato já teria sido anulado quantidade enorme de irregularidades.

      1. País sob império de leis

        País sob império de leis civilizadas? 

        Isso tá ficando bem escasso, em processo de extinção. 

        Lembra do que disse o famoso barão noutro século sobre a desimportáncia das leis para quem controla o dinheiro?

         

         

  8. Bandidos filhos da

    Bandidos filhos da puta!!! 

    Assassinos de reputações e testas de ferro da Casa Grande.

    Esses Justiceiros da justiça não passam de pilantras.

    Quem vai investigar os procuradores, juízes e policiais? Por acaso estão embolsando muita grana por facilitarem a entrega do país aos capitalistas internacionais e locais, que é o que ocorre neste momento com o país?

    Quando o circo pegar fogo quantos deles vão zarpar do país para pegar o depósito lá fora pelos “serviços” prestados?

    E por quê sempre o Lula e o PT? Acaso os tucanos (do PSDB, DEM, PPS, PSB e etc) são puros?

    Bandidos!!!

    Só enganam a trouxas e agradam outros filhos da puta, corsários e piratas!!!

  9. Lula já não tem a menor, a

    Lula já não tem a menor, a mais pálida, possibilidade de defesa no Brasil, ele tem de cair fora do bananão aqui dominado pela desgraça da Globo, o Big Brother do mal do Brasil, Lula tem de ir embora o mais rápido possível, seu staf deveria estar negociando com algum país, talvez a Rússia, onde os energúmenos do PMDB, do PSDB e do judiciário não teriam a menor condição de confrontar – as bombinhas da Rússia não são de brincadeira não – lá ele denunciaria as mentiras , a perseguição, a vendeta que se impõe contra ele, chega, não dá mais.

     

    Acabou a história do Lula no Brasil, a mídia, o judiciário, os políticos biônicos do PMDB, do PSDB, destruiram completamente a paz do ex-presidente, Sr. presidente vai embora o mais rápido possível .

    1. Concordo Antonio.
      Há alguns

      Concordo Antonio.

      Há alguns meses eu imaginava que não seria possível prender o Lula, mas a marcha da insensatez continuou firme e agora penso que a prisão é questão de dias. Esse STF composto de vermes continua passando a mão na cabeça do juizeco fala fino e a mídia bate palmas. Não há qualquer chance para defesa.

  10. LENDO UM POUQINHO SOBRE “SOBRAL PINTO”

    Ele advogava pelos direitos de pessoas com as quais não concordava sobre muitos assuntos.

     É muito difícil termos tal conduta, mas devemos nos esforçar.

     As Autoridades que trabalham no sistema judiciário (Delegados, MP, Juízes) além de não terem notório saber jurídico, são Autoridades que se enquadram perfeitamente nas ácidas, virulentas críticas de Rui Barbosa.

     E O PENSAMENTO DE SALVADOR ALLENDE é perfeito na questão igualdade;

    Não basta que todos sejam iguais perante a lei.. É preciso que a lei seja igual perante todos.

     

  11. O mais engraçado é que o
    O mais engraçado é que o empréstimo do BNDES foi pago em dia. É a primeira vez no universo que corrupto paga empréstimo que comprou com propina.

  12. Mudar as regra de concurso para O MPF!..

    – Idade mínima 30 anos.

    – 5 anos, pelo menos, no efetivo exercício da advocacia

    –  Obrigatório ter especialização e/ou pos-graduação  em Gestão Pública.

    É bem verdade que um reacionário pode ter tudo isso, mas pelo menos minimiza a ignorância que campeia no MPU, sobre Gestão Pública, Soberania Popular e Legislação!…

  13. Não prendem

    Eles não prendem o Lula porque não há interesse.

    O que eles pretendem é destruir sua imagem de forma cotidiana até 2018 e aí caso ele não venha candidato ou não se eleja passaram a essa fase…prisão .

    Não há intensão agora de gerar qualquer tipo de conflito, nem a necessidade , basta que continuem vazando para mídia qualquer informação que descontrua a imagem do LULA , isso é o mais importante para eles.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador