Procuradores de Curitiba se calam sobre o caixa 2 de Bolsonaro

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – Procuradores da República em Curitiba, que ganharam fama nas redes sociais e na imprensa por causa da Lava Jato, não comentaram publicamente a denúncia de possível caixa 2 e abuso de poder econômico na eleição presidencial de 2018, em favor de Jair Bolsonaro. O Ministério Público Eleitoral informou ao GGN que não abriu nenhuma ação para investigar o escândalo.
 
Carlos Fernando dos Santos Lima – que abandonou a operação em setembro passado – e Deltan Dallagnol, os mais ativos no Facebook quando a pauta é atacar PT por caixa 2 – considerado pela Lava Jato um atentado à democracia -, silenciaram diante da reportagem da Folha de S. Paulo de quinta (18).
 
O jornal revelou que empresas alinhadas com Bolsonaro compram, ao custo de até R$ 12 milhões cada serviço, pacotes de “disparo em massa” de mensagens no WhatsApp, configurando crime de caixa 2 e abuso de poder econômico.
 
No Facebook e Twitter, Dallagnol, sem citar o caso Bolsonaro, escreveu que é “bom lembrar dos erros do passado para não repetir. Financiamento empresarial sem limites gera distorções na representatividade.” A mensagem vem atrelada a uma matéria sobre as 10 maiores empresas doadoras da eleição de 2014. 
 
De lá para cá, contudo, o financiamento empresarial de campanha foi proibido pela legislação eleitoral.
 
Lima, por sua vez, compartilhou uma mensagem atacando indiretamente o PT e aliados, dizendo: “O suposto apreço pela democracia de alguns desaparece no exato momento em que percebem que vão perder as eleições.”
 
As postagens do ex-Lava Jato indicam, ainda, que é um “exagero” afirmar que Bolsonaro é uma “ameaça à democracia”. Além disso, em sua visão, as instituições serão capazes de colocar o capitão na linha após eleito.
 
“É arrogância só aceitar como democracia quando se conforma com suas ideias. Se Bolsonaro ganhar e tentar subverter as leis e a Constituição, quem irá impedi-lo são as instituições. Não foi assim quando o Ministério Público e o Judiciário impediram que a corrupção comprometesse nossa democracia?”
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O silêncio diz tudo o que

    O silêncio diz tudo o que precisa ser dito sobre esses “desembargadores”.

     

    Eu eu dei muita, muita risada ao ler esse trecho escrito por estes macacos da “lava-jato”:

    “As postagens do ex-Lava Jato indicam, ainda, que é um “exagero” afirmar que Bolsonaro é uma “ameaça à democracia”. Além disso, em sua visão, as instituições serão capazes de colocar o capitão na linha após eleito.”

  2. Isso é corrupção!
    O silêncio seletivo e a atuação seletiva desse MP demonstra corrupção. O que esperar de parciais místicos atuando como políticos? No Brasil tem luar pra essa gente!

  3. Ele já subverteu a lei seus
    Ele já subverteu a lei seus nojentos!!! Ele recebeu caixa2 que foi proibido por lei!! Tem vídeos dele ao lado de empresários oferecendo dinheiro para sua campanha e ele ratificando. O que mais precisa para vcs fazerem a lei valer para todos seus nojentos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador