Que país é este?, por Afrânio Silva Jardim

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Que país é este?

por Afrânio Silva Jardim

em seu Facebook

Que país é este em que um juiz federal (Sérgio Moro), estando em Portugal e de férias, prolata um despacho – não sei em que autos – dizendo que a decisão de um desembargador federal não deve ser cumprida pela polícia, pois o tal desembargador seria incompetente para soltar o ex-presidente Lula?

Que país é este em que a polícia federal, mesmo depois de reiterada a decisão do desembargador Favreto, concedendo Habeas Corpus ao ex-presidente da república, se nega a lhe dar cumprimento, aguardando seja ela reformada?

Que país é esse em que um desembargador federal (Gebran), que já tinha esgotado sua jurisdição, resolve declarar ser competente e reforma a decisão de seu colega, como se fosse sua instância recursal ??? Não sei em que autos o Dr.Gebran despachou…

Que país é esse em que o presidente do tribunal federal da 4a.região se substitui ao S.T.J. e inventa uma forma cínica para se tornar instância recursal do desembargador Favreto, no lugar do ST.J. ???

Que país é este onde magistrados federais despacham fora dos autos do Habeas Corpus, no DOMINGO, sem estarem de plantão e por ato espontâneo ???

Que país é este em que magistrados fingem ser imparciais ???

Uma coisa eu tenho certeza: este NÃO é o país que meu falecido pai disse existir quando me aconselhou a estudar Direito …

De outra coisa também tenho certeza: este não é o país da generosidade que minha falecida filha Eliete pensou existir quando ingressou na Defensoria Pública do E.R.J.

Este é o país do sistema de justiça criminal autoritário, conservador, corporativo e comprometido ideologicamente.

Talvez este país se torne insuportável para eu passar os últimos anos da minha existência.

Afranio Silva Jardim, professor associado de Direito Processual Penal da Uerj.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Perfeito!

    Já cheguei na palavra: Insuportável!

    É mentira e desfaçatez toda hora!

    Todo dia é uma canalhice nova!

    O Brasil está insuportável…

    Não vejo mais rede globo por necessidade de sobrevivência intelectual…

    Preciso sobreviver a isso…

  2. O HC ainda não foi

    O HC ainda não foi cassado……..ainda é válido……

     

    Todas as outras  movimentações foram fora do ordenamento processual, logo……..

  3. Os porcos do sistema

    Os porcos do sistema judiciário, tornando insustentável a vida no Brasil.  E, a OAB, se fingindo de morta. O dia de ontem serviu para termos a certeza de que querendo ou não vamos ter que lutar, do jeito que der e com o que conseguirmos arranjar.

  4. RECORDANDO O PAPA FRANCISCO

    RECORDANDO O PAPA FRANCISCO (dias antes da entrega do terço ao Lula

    “Criam-se condições obscuras” para condenar a pessoa, explicou o Papa, e depois a unidade se desfaz. Um método com o qual perseguiram Jesus, Paulo, Estevão e todos os mártires e muito usado ainda hoje. E Francisco citou como exemplo “a vida civil, a vida política, quando se quer fazer um golpe de Estado”: “a mídia começa a falar mal das pessoas, dos dirigentes, e com a calúnia e a difamação essas pessoas ficam manchadas”. Depois chega a justiça, “as condena e, no final, se faz um golpe de Estado. Uma perseguição que se vê também quando as pessoas no circo gritavam para ver a luta entre os mártires ou os gladiadores”

    Fonte: Vaticanews, órgão oficlal do Vaticano, dia 17/05/2018 na Missa em Santa Marta

    https://www.vaticannews.va/pt/papa-francisco/missa-santa-marta/2018-05/papa-francisco-missa-santa-marta-unidade.html

     

    1. RECORDANDO UMBERTO ECO:
      “já

      RECORDANDO UMBERTO ECO:

      “já há quem diga que, depois da queda do Muro de Berlim e do desmantelamento da União Soviética, os americanos já não precisam dos partidos que podiam manobrar e os deixaram nas mãos dos magistrados, ou talvez, poderíamos arriscar, os magistrados estão seguindo um roteiro escrito pelos serviços secretos americanos”

      FONTE:

      Número Zero, Rio de Janeiro: Editora Record, 2015, p. 51-53

       

  5. Direto ao ponto…

    Uma pergunta fundamental aos que ainda creem que a perseguição judicial ao Presidente Lula é motivado APENAS por preconceito ideológico…

    a) Quanto os grandes barões da mídia, dos bancos, das cervejarias e de petrolíferas estrangeiras estão dispostos a desembolsar para COMPRAR a condenação de Lula ? 

    Resultado de imagem para justiça dólares

  6. Feios, sujos e maus

    Um Pais que nunca resolveu seus complexos de frente. A escravagem foi uma violência sem medida e apos a lei Aurea, todos foram jogados nas ruas e salve-se quem puder ou tiver padrinho. A sociedade é dividida em castas sociais e tudo é feito primeiro em prol de sua casta e dos seus e se sobrar, faz-se algo pelos demais. Sempre foi assim. Nossa justiça nunca foi equitavel. Semrpe esteve a serviço de seus proprios interesses. O que temos ai é a exarcebação do que sempre houve. Uma “elite” medonha, vulgar, arrogante. Enfim, o Pais esta aos pedaços e quero ver como vão colar isso.

  7. Só Lula para conseguir fazer

    Só Lula para conseguir fazer juízes de férias “despacharem” no domingo.

    Garanto que eles até abririam mão do auxíliio moradia, se fosse condição para manter o Lula preso.

  8. Que juiz é esse?
     

    É um juiz globalizado, cidadão do mundo, para quem a competência dele é móvel e a sua  jurisdição é internacional.

    É um juiz supranacional, moderno, que vê o direito como o sistema de justiça criminal autoritário, conservador, corporativo e comprometido ideologicamente.

    Como v. pode ver, colei as suas palavras  sobre o sistema atual de justiça, e ele coincide justamente com o que  esse juiz aplica como “direito moderno”

     

  9. Onde vamos chegando, não?

    A salvação é o amor.

    Não é pregação religiosa, nós temos que mobilizar a população e o cimento dessa estrutura é o amor, a inclusão..

    .. mas não plataforma de campanha, amor de verdade, inclusão de verdade..

    .. debate de verdade..

    .. jogo aberto..

    .. nenhum a menos..

    .. o desafio agora é como fazer essa mensagem chegar ao povo..

  10. BEM VINDO AO BRASIL

    Só descobriram isto agora? 40 anos de Redemocracia. 88 anos de Fascismo Caudilhista mancomunado e mantido por Elite Esquerdopata. É o País e Justiça  onde todo Brasileiro vive. Agora que nossa Elite o descobriu? 93% dos Brasileiros que ganham menos que os 4.500 reais do Auxilio-Moradia do Poder Judiciário já conhecem muito bem. E tem gente, uma tal Elite que acredita que mantendo mais um Caudilho no Poder, todo restante estará indo muito bem. Não entenderam as Manifestações de 2013. Não entenderam a Greve dos Caminhoneiros. Nunca entenderam o país de quem acham que são “Representantes”. São Usurpadores. Produto de Golpe Militar Fascista-Esquerdopata de 1930. Nosso passaporte para o QuintoMundismo, tendo no comando o primeiro dos Pais dos Pobres. O Brasil é de muito fácil explicação.     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador