Categories: Notícia

Se Preparando Para O Século do BRIC

Moscow Times.

 No ramo da economia e investimento, há uma abundância de pessoas que confessam ter bola de cristal através do qual eles vislumbram a forma do futuro. Mas eu nunca tive uma bola de cristal e sempre fui um cético em relação à visão de consenso.

Olhando para trás nos primeiros seis meses de 2011, vemos a Primavera Árabe, o drama ainda em curso na área do euro, a tragédia no Japão, a desaceleração da economia mundial, e a China ultrapassando o Japão e se tornando a segunda maior economia do mundo. Vivemos, agora, uma era imprevisível, e nos meus 30 anos de mercado financeiro, eu aprendi que as pessoas temem o pior quando há incerteza.

Para mim, a incerteza sobre o rumo dos mercados significa que temos de concentrar nossa atenção, aonde as bolsas de valores ainda permanecem fornecendo as visões gerais dos macros temas, nos quais acreditamos. A história dos mercados em crescimento continua a ser central para o meu pensamento de curto e longo prazo. É interessante voltar aos critérios de Maastricht e ver quais países da zona do euro atualmente o satisfazem e comparar o resultado com o dos mercados em crescimento no mundo. Dentro da zona do euro, apenas um país atende Maastricht – Finlândia.

Enquanto isso, os quatro países do BRIC e os outros mercados em crescimento do México, Indonésia, Coréia do Sul e Turquia todos satisfazem os critérios originais. Quanto tempo vai levar para os investidores aceitarem que os mercados em crescimento são na verdade mais prudentes fiscalmente e estão financeiramente em melhor forma do que o resto do mundo ocidental?

Os países do BRIC já estão entre as 10 maiores economias do mundo e podem representar quatro das cinco maiores economias do mundo em 2050. Juntamente com os outros quatro mercados em crescimento poderão contribuir com 60 por cento do PIB mundial. A partir desta perspectiva, fica parecendo loucura o fato de que muitos no mundo ocidental se preocupam com a Grécia. Só este ano, a China deve gerar um novo crescimento do PIB em mais de $ 900 bilhões, três vezes o tamanho de toda a economia da Grécia, o crescimento de suas importações provavelmente seja tão grande quanto toda a economia grega.

Em termos da atual perda de impulso pela economia mundial, os principais fatores por trás disso são os recentes aumentos nos preços das commodities e pela ruptura na cadeia de abastecimento após o terremoto japonês. Há alguns sinais de que o impacto negativo desses eventos estão se dissipando. A questão mais fundamental é se uma forte recuperação pode ser sustentável quando esses fatores desaparecerem, particularmente pelo aperto fiscal nos mercados em crescimento.

Olhando para o segundo semestre do ano, a inflação chinesa parece-me a questão mais importante. Este ano, o momento de crescimento da China diminuiu, e a política do governo chinês está mirando, agora, sobre a qualidade explicitamente em vez da quantidade de crescimento. Muito significativamente, durante sua recente viagem à Europa, o Primeiro Ministro chinês Wen Jiabao impressionou com sua demonstração de otimismo sobre a inflação. Além dos benefícios cíclicos do controle da inflação, a moderação da China também poderia proporcionar alívio para os mercados de commodities, tanto no curto e longo prazo, e melhorar as perspectivas das equivalências de preços.

No mundo, até aqui, chamado de desenvolvido, os Estados Unidos têm sofrido contínuas incertezas sobre as condições do mercado de trabalho, moradia e orçamento. As condições financeiras, provavelmente, permanecerão em níveis muito confortáveis ​​nos Estados Unidos. Como resultado, podemos esperar maiores pressões inflacionárias. O principal desafio estrutural para os Estados Unidos é o consumo doméstico. O fato é que o consumidor americano não pode mais suportar o crescimento – nacional ou global – na mesma extensão que o fez no passado. Mas, embora o consumo doméstico diminua em importância para os Estados Unidos, tem-se um rápido aumento na participação de seus produtos exportáveis nos mercados em crescimento. Se esse aumento for sustentável, não é inconcebível que a melhora na sua conta corrente possa compensar, parcialmente, a queda do consumo doméstico.

Face aos desafios de médio prazo desafiando os Estados Unidos, a relevância global dos mercados em crescimento nunca foi tão importante para a economia mundial. Em relação ao panorama geral, o desafio para todos nós é sairmos da pré-disposição ao mercado domestico e tentar ver o mundo como ele realmente é – um mundo no qual os mercados em crescimento sustentam cada importante tema de investimento e oportunidade. Compreender e responder a esse novo mundo é um desafio que vai muito além do segundo semestre de 2011.

Jim O’Neill é o presidente da Goldman Sachs Asset Management. 


 

Redação

Redação

Recent Posts

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

1 hora ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

2 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

3 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

18 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

19 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

21 horas ago