Notícia

Senadores apontam descaso do governo com Cinemateca Brasileira

Jornal GGN – O incêndio ocorrido na Cinemateca Brasileira nesta quinta-feira (29/07) foi alvo de lamentação e críticas por senadores, que ressaltaram o caso como “uma tragédia anunciada” por conta dos sucessivos alertas pedindo mais cuidado com o acervo.

“A tragédia anunciada se concretizou. Parte da memória do cinema nacional brasileiro foi destruída em um incêndio na Cinemateca. Apesar do alerta feito pelo MPF sobre os riscos, nada foi feito. O que já não vinha bem em virtude de um governo que enxerga a cultura como um instrumento de manipulação ideológica, degringolou de vez com a pandemia e a crise econômica”, apontou a senadora Leila Barros (PSB-DF), segundo a Agência Senado.

Líder do PT, Paulo Rocha (PA) cobrou profunda investigação, mas apontou o governo Bolsonaro como responsável.  “O legado do governo Bolsonaro para o Brasil na cultura é a completa falta de gestão e suas consequências graves. O incêndio da Cinemateca Brasileira, como se poderia imaginar, é um crime anunciado. Exigimos investigação total dessa perda irreparável”, afirmou. 

No último dia 20, o Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo alertou o governo federal sobre o risco de incêndio na Cinemateca Brasileira tanto na sede da entidade, na Vila Mariana, como nos galpões da Vila Leopoldina. “Pelo MPF, houve comentários sobre a visita realizada e sobre o fato de terem sido bem recebidos. Destacou, entretanto, o fato de risco de incêndio, principalmente em relação aos filmes de nitrato”, diz o termo da audiência.

Nove dias depois, em meio ao descaso e o abandono da Secretaria Especial de Cultura do governo de Jair Bolsonaro com a memória cultural do país, um galpão da Cinemateca, na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo, pegou fogo.

Segundo o Corpo dos Bombeiros, as chamas começaram após a manutenção de um ar-condicionado em uma sala da instituição. Filmes, material impresso e documentos foram consumidos pelo fogo. Não houve vítimas.

Redação

Redação

Recent Posts

“Para mim é um alívio essa correição”, diz Gabriela Hardt

Substituta de Sergio Moro, juíza admite erros no caso Tacla Duran, mas garante que não…

4 horas ago

O que está por trás da nova corrida pelo ouro

Incertezas políticas e internacionais estão por trás da disparada de preços do minério, diz professor…

4 horas ago

Como capturar o comum cotidiano ou a própria vida, por Maíra Vasconcelos

A cada dia, ficamos esquecidos no dia anterior sem ter conseguido entender e ver o…

5 horas ago

Lula e ministros visitam RS para garantir recursos às vítimas das chuvas

Exército aumentou o número de militares e opera hospital de campanha; Transportes se comprometeu a…

5 horas ago

Entrevista: Ilan Fonseca, procurador que trabalhou como motorista de Uber, revela a dura realidade dos aplicativos

Escritor e membro do MPT, Ilan Fonseca propõe alternativas ao oligopólio que controla trabalhadores sem…

6 horas ago

Temporais no Rio Grande do Sul rompem barragem e autoridades alertam para população deixar área

Barragem 14 de Julho, no interior do Rio Grande do Sul, rompe com as fortes…

6 horas ago