Categories: Notícia

Sobre o artigo do France Football

Mais uma mentira da direita nas redes sociais desmentida, DIREITA NA INTERNET = MENTIRA, BOATO ,CALUNIA, DIFAMAÇÃO E CRIME.

Vejo na minha timeline várias pessoas compartilhando um suposto texto da revista “France Football”, que desancaria o Brasil, criticando e apontando uma porção de coisas negativas sobre o país. Resolvi ir atrás do texto e encontrei a versão em PDF, no original francês. 

Lendo o texto, vejo que 80% do que foi escrito nessa bizarrice de internet não consta lá. Há alguns equívocos, como chamar o estádio de Curitiba de “elefante branco”, junto com Manaus e Brasília. Creio ele ter pensado em Cuiabá. A história do cara da Odebrecht, por exemplo, é completamente aumentada. Na reportagem, há sim a menção de que o Lula tem relações com grandes empreiteiras e que elas foram beneficiadas com a construção de estádios nem sempre necessários – sobre o Itaquerão, destaca o fato dele ser corintiano, e ter rejeitado a proposta da reforma do Morumbi. 

Há a citação das revoltas sociais, o problema dos aeroportos, uma entrevista com um sociólogo brasileiro, cobrindo duas páginas. No geral, a reportagem é muito boa, vale a leitura.

O problema é que o texto compartilhado em português induz todo mundo a achar que foi a France Football quem disse isso. Vou relatar apenas os itens que estavam na reportagem. Foram citados: o Bom Senso FC, os benefícios a empreiteiras, a construção do Itaquerão, o esforço do corintiano Lula pelo novo estádio, atrasos nas obras. Ou seja, não dá nem 3% do que foi escrito.

Quando o texto em português fala que “O aeroporto da Megalópolis São Paulo tem uma capacidade de receber vôos inferior ao Aeroporto da pequena cidade de Orly, no interior da França”, mostra uma má vontade bizarra. O aeroporto de Orly era o principal ramal de Paris até a construção do Charles De Gaulle. É um dos aeroportos de Paris e segue sendo um ramal de voos europeu. Não é “pequena cidade de Orly”, mas sim uma cidade que fica a 14km de Paris.

Nítido que o Brasil tem muitos problemas, e grande parte do que foi escrito ali é de fato verdade. Mas o cara mostrou uma falha de caráter imensa ao ligar isso à reportagem da revista. Dá a impressão de que “os franceses detonaram o Brasil”, quando na verdade, que fez foi o próprio autor do texto. A reportagem é crítica sim, mas não tem esse tom apocalíptico indicado por quem escreveu esse monte de coisa. Pareceu um control-C, control-V de tudo que já saiu de notícia ruim sobre o país.

Os argumentos podem ser verdadeiros, mas o fato de atrelá-los a uma reportagem de uma revista famosa, fazendo com que o leitor ache que o argumento É DA REVISTA, é sim um erro. O que vemos, LOGO, NÃO É ALGO TRADUZIDO. Não existe tradução alguma, é basicamente uma colagem em tópicos de tudo que já se falou/revelou de ruim sobre o país. Boa parte é condizente com a realidade. NADA é condizente com o que a reportagem francesa mostrou.

Não, os gringos não estão detonando o país. Sim, tem muita coisa errada com o país. A original você vê aqui:http://pt.scribd.com/doc/205694254/Peur-sur-le-Mondial-France-Football-pdf

Fonte: https://www.facebook.com/Falandoverdadesbr2 

 

Redação

Redação

Recent Posts

Roberto Jefferson deve voltar à prisão após informe de hospital

Internado desde 2023, o ex-deputado apresenta quadro estável para receber alta; Alexandre de Moraes manteve…

5 horas ago

Lula lembra trabalho da Embrapa na luta contra a fome

Presidente esteve em evento que marcou aniversário de 51 anos de fundação da empresa de…

6 horas ago

Embrapa celebra aniversário fechando acordos estratégicos

Termos de cooperação englobam participação de ministérios e instituições para desenvolver projetos em torno do…

7 horas ago

O legado de 50 anos da Revolução dos Cravos que o partido Chega quer enterrar em Portugal

Arcary explica a "embriaguez social e política que deixa o mundo completamente fascinado" trazida pela…

7 horas ago

Análise: Pagamento de dividendos da Petrobras é vitória do mercado

Valor distribuído pela estatal só não é maior do que o montante pago durante o…

7 horas ago

Reforma tributária: governo define alíquotas e propõe cashback para mais pobres

Fazenda prevê IVA de 26,5% sobre produtos e serviços, exceto os alimentos da cesta básica;…

8 horas ago