Stercorius, Crepitus e Cloacina acima de todos, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Stercorius, Crepitus e Cloacina acima de todos

por Fábio de Oliveira Ribeiro

Esta semana o presidente brasileiro proferiu três frases históricas.

O estado é laico, mas eu sou cristão.

Se tiver arma de fogo, é para usar.

Eles gostam de pobre.

Com essas três frases é possível compreender perfeitamente o imaginário político de Jair Bolsonaro. Elas revelam um homem capaz de confundir o público com o privado, a religião com a política, a política com a violência e a atividade estatal com a discriminação dos pobres.

A crença numa religião pertence exclusivamente à esfera privada do cidadão. A laicidade estatal é um conceito de direito público que foi construído para garantir a paz civil entre pessoas que pertencem a religiões diferentes. Entretanto, Jair Bolsonaro parece acreditar que o Estado pode ser laico desde que se submeta à religião dele. A captura do Estado por uma religião despertará o ódio nos seguidores das outras religiões, mas a preservação da harmonia social não interessa ao presidente. Ele acredita que a crença dele pode e deve se impor, com o uso da força bruta.

Numa democracia os cidadãos são iguais em direitos e obrigações. Salvo raríssimas exceções (digo isso pensando especificamente na legítima defesa), o uso da violência não é permitida aos cidadãos. Apenas o Estado pode usar a força, mas isso deve ser feito dentro dos limites da Lei. Quem possui uma arma de fogo não pode e não deve usá-la para resolver suas disputas com os outros cidadãos. Apenas o Judiciário pode interferir nas relações interpessoais para dizer quem tem ou não razão impondo a solução com o uso legítimo da coação.

O ódio do presidente pelos pobres e/ou o amor dele pelos ricos não é um fundamento jurídico plausível para ele vetar ou deixar de vetar uma Lei. Como presidente da república, Jair Bolsonaro está obrigado a cumprir e fazer cumprir o princípio constitucional da impessoalidade. A regra prescrito no art. 37, caput, da CF/88, existe justamente para garantir que o poder público não fará distinções entre os cidadãos qualquer motivo.

As duas últimas frases de Jair Bolsonaro são incompatíveis com a religião que ele disse praticar. O cristianismo rejeita o uso da violência. O culto das armas de fogo e/ou do seu uso equivalem a uma rejeição de princípios éticos como “não matarás”, “amai-vos uns aos outros”, “os mansos herdarão a terra”, “ofereça a outra face”, etc… Cristo não morreu na cruz porque utilizou ou instigou o uso da violência entre os judeus ou contra Roma. O mais provável é que ele tenha sido condenado porque fez uma opção pelos pobres, doentes e escravos que foi considerada sacrílega pelos sacerdotes da religião judaica que viviam da exploração econômica dos serviços religiosos prestados no Templo em Jerusalém.

Preocupado com a queda de sua popularidade, Bolsonaro divulgou o vídeo de um pastor que disse que ele foi eleito por deus. Impossível dizer qual é esse deus. Talvez Bolsonaro tenha chegado ao poder com a ajuda de uma divina trindade. Refiro-me obviamente a Stercorius, Crepitus e Cloacina. Afinal, cada uma destas divindades pode ser considerada associada a uma das frases ditas pelo presidente. O ódio aos pobres é uma merda, a crença na virtude da violência cheira tão mal quanto um peido e a politização da religião transforma o Estado num esgoto.

Fábio de Oliveira Ribeiro

Fábio de Oliveira Ribeiro

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

12 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

13 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

13 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

13 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

13 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

14 horas ago