Estratégia frentista ampla para tirar o país da crise, por Walter Sorrentino

Estratégia frentista ampla para tirar o país da crise

por Walter Sorrentino

Um ano é tempo demasiadamente longo em meio à crise política-institucional para supor inalteradas as variáveis do quadro político brasileiro; até porque muitas delas são ingovernáveis, como as da crescente judicialização da política (que, aliás, poderá conhecer um grau inédito de intervenção do STF e TSE na campanha.)

As eleições de 2018 já são parte cada vez mais central da conjuntura, mas as pesquisas precisam ser lidas apenas como sinalizações, porque há macro indefinições e não está cristalizada a evolução das incertezas e indefinições.

Nomes de candidatos não faltam: Lula ganha força e reduz rejeição; mesmo sangrado há tempos. No mesmo campo, Manuela d´Ávila estreia na contenda e Ciro mantém seus índices. Nos extremos, Boulos ensaia seus passos mais à esquerda e, à direita, Bolsonaro se mantém num campo definido e forte. Só Lula e Bolsonaro têm dois dígitos em pesquisas, com larga vantagem para Lula.

Alckmin não ultrapassa seus baixos índices, tem ainda muitas pedras pelo caminho de unir forças e o PSDB está dividido e desmoralizado perante parte importante de sua base social. O bloco Temer-Maia-Centrão, desmoralizados na sociedade e alvos da Lava Jato, são fortes com a máquina de poder (Executivo, Legislativo e parte do Judiciário) e não entregaria de bandeja o protagonismo aos tucanos: podem lançar Maia ou Meirelles ou impor uma aliança sem os tucanos na cabeça. Há ainda, nesse mesmo campo, Álvaro Dias, Paulo Rabello, João Amoêdo… e até mesmo Luciano Huck e João Dória podem ressuscitar, depois de terem atravessado totalmente o samba. O resto corre atrás: Marina Silva está de volta, Joaquim Barbosa tenta se insinuar. Aldo Rebelo não está definido.

Outra chave de definições vem da sociedade. Entre os brasileiros convivem o cansaço com a confusão política em busca de segurança para melhorar de pronto a vida e o cansaço com a corrupção, dos que querem a redenção da política, alimentada pela Lava Jato. Como indicaram pesquisas recentes, “no País, 84% não sabem hoje quem poderia tirá-los da crise” (Renato Meirelles). O insuspeito IBOPE diz que “o otimismo dos brasileiros em relação ao desempenho da economia teve uma queda significativa e chegou em novembro ao patamar mais baixo dos últimos oito anos, segundo série histórica de pesquisas Ibope”. Apenas 21% preveem mais prosperidade no próximo ano – metade do porcentual obtido no levantamento anterior, feito no final de 2016. O IBOPE crava: 76% dos brasileiros apostam que 2018 será de maior dificuldade econômica ou permanecerá igual. Quanto à situação geral do país, 56% consideram que 2018 será pior ou igual a este ano: só 12% conseguiram guardar dinheiro em 2017 e 96% consideram que Temer é corrupto e não está levando o país no rumo certo.

Articulistas e calculistas entoam que o problema que está no centro da conjuntura será formar a coalizão das forças governistas junto com PSDB para permitir uma pregação reformista liberal na disputa política eleitoral. É uma perspectiva francamente a partir das forças que estão no governo. Dizem necessário ressignificar o centro político para combater os extremos, mas na verdade é porque suas forças estão divididas – e isso as fragiliza – e têm pavor do rechaço popular à tal agenda “reformista” que não vem dando respostas aos problemas do povo. A coisa até agora parece algo como “pensar com os desejos”.

Essas forças atuam com vistas a 2018 com unidade e luta. Unidade para levar adiante a obra atual que, na verdade, é ultraliberal e não “centrista”, e para barrar a candidatura de Lula. Mas são crescentes as tensões que dificultam a convergência dessas forças em torno de uma única candidatura. A luta é pelo protagonismo principal, o poder da caneta presidencial. O PSDB não tem mais primazia garantida, nem se dispõe a mudar de conduta, como por exemplo, apoiar aliados ao governo de Sâo Paulo, por que não? Curiosidade: o Estadão acusa que a Previdência não está sendo votada para não fortalecer Temer!

Pelo lado democrático, o mais cauteloso é considerar que os principais elos para a disputa presidencial ainda não se deslindaram e poderão ser disruptivos. A chave regente, com maior probabilidade, é dada pela disjuntiva de que, unidas ou não, as forças governistas têm que barrar a candidatura de Lula. Com Lula no jogo, com chances nada desprezíveis de que as forças governistas sejam derrotadas, estará ameaçada a própria realização da eleição presidencial em 2018, tendo como plano B manobras casuísticas para castrar o presidencialismo brasileiro – e com isso, desmontar de vez a ordem instaurada pela Constituição de 1988 e a Nova República.

Nesse vazio e impasse, o melhor que podem fazer as forças progressistas é unir a resistência às perspectivas de saída para a crise sem austeridade, sem autoritarismo e sem maior grau de dependência do país. É certo que a resistência necessária à agenda neoliberal – a Previdência em fase aguda – precisa se manter ampla face às ameaças ao ordenamento democrático de direito, para assegurar as eleições e os direitos de Lula não ser condenado sem provas, barrar casuísmos como o esvaziamento do sentido nacional-popular do presidencialismo, barrar o arbítrio da Lava Jato e a judicialização da política – todas exigindo grande amplitude tendo por base, ainda uma vez, a Constituição de 1988.

Mas dar novo alento à resistência é, em essência, abrir perspectivas de saídas para a crise do país, para voltar a mobilizar o povo em torno de esperança de futuro. Resistência e Perspectivas precisam se estabelecer numa dialética única, combinada nas ruas, na luta de ideias e na disputa eleitoral. Não basta entrincheirar-se ou refugiar-se em montanhas escarpadas, é preciso ir à disputa nas vastas planícies, junto à maioria do povo. São necessárias propostas convincentes e exequíveis, não só no plano da economia, mas voltadas a melhorar de fato a vida da população em temas como segurança e serviços públicos em geral, valorização do trabalho etc.

Na Nova República a esquerda brasileira se pautou por uma guerra de posição. Era a agenda da negação: “Xô, Sarney”, “Fora, Collor”, “Fora FHC” e “Fora Temer”. É importante a demarcação de campos quando o país vive uma encruzilhada histórica entre dois rumos antípodas. Lula venceu, enfim, em 2002 pregando a Carta aos Brasileiros junto ao mercado. Hoje, é preciso outros compromissos e outra estratégia para as eleições presidenciais, sem perder o sentido de campo popular, com uma agenda afirmativa de que o Brasil pode e deve trilhar outros rumos.

O Brasil precisa de uma estratégia política verdadeiramente frentista unindo a esquerda e amplas forças progressistas e democráticas, políticas, dos movimentos sociais e da sociedade civil. No núcleo dessa frente está a unidade popular. O que precisa avançar é a clareza e compromisso em elaborar uma agenda em comum para as candidaturas progressistas de esquerda e centro-esquerda, atrair forças ainda mais amplas em torno dela, propor-se à unidade na resistência e no primeiro ou segundo turno eleitoral de 2018. A trajetória dos comunistas, nesse sentido, sempre assegurou a necessidade de frentes amplas vocacionadas a ser frente estratégica para vencer e governar o país. Manuela D´Ávila representa esse anseio e vai crescer.

 

Redação

Redação

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

6 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

7 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

8 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

8 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

8 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

9 horas ago