O terror da armadilha nuclear, por Fábio de Oliveira Ribeiro

O terror da armadilha nuclear

por Fábio de Oliveira Ribeiro

A realidade: a economia chinesa é maior do que a americana, mas o deslocamento do poder para a Ásia não foi fruto de um conflito militar nem precisa resultar numa guerra.

A ideologia: Graham Allison, professor do Centro Belfer da Universidade de Harvard, afirma que a guerra entre China e EUA é inevitável, pois o temor da destruição causado pelo aumento do poder de um adversário levará o outro a agredir preventivamente o inimigo. Ele usa como modelo a Guerra do Peloponeso para explicar o que ele chamou de armadilha de Tucídides.

Com base no trabalho de Tucídides, um cientista político americano pesquisou embates históricos entre uma potência emergente e um poder estabelecido e concluiu: na maioria das vezes, isso culminou em conflitos armados.

É um erro enquadrar conflitos modernos na moldura dos conflitos antigos. A guerra entre o Império Aquemênida e o reino de Lídia (547-546 aC), a guerra entre Atenas e Esparta (431-404 aC) e a segunda guerra entre Roma e Cartago ( 218-201 aC) tem uma imensa continuidade tecnológica. Naquele tempo quando dois impérios colidiam um deles era destruído.

Essa regra não se aplica aos dias de hoje. China e EUA não conseguirão sobreviver à uma guerra nuclear. Assim que esses dois países começarem uma guerra convencional, cada um deles se sentirá compelido a usar seu arsenal nuclear antes que seus mísseis nucleares sejam destruídos pelo inimigo.

A escalada dos meios de destruição será uma consequência inevitável do início dos combates militares no Mar da China. Ambos sofrerão as consequências da devastação nuclear. E os países que não aderirem a um dos lados também serão afetados. Portanto, China e EUA precisam aprender a conviver pacificamente num mundo que parece condenado a autodestruição por causa do medo e desconfiança.

Fábio de Oliveira Ribeiro

Fábio de Oliveira Ribeiro

Recent Posts

Senado aprova decreto de ajuda ao Rio Grande do Sul

Texto acelera o repasse de verbas ao estado, que deve permanecer em estado de calamidade…

6 horas ago

Alunos da USP iniciam acampamento pela Palestina

Estudantes pedem fim de relações acadêmicas com universidade de Haifa; ocupação ocorre no prédio de…

7 horas ago

Familiares de vítimas de violência investigadas por Rivaldo Barbosa pedem reanálise dos casos

Envolvimento no caso Marielle levou parentes a questionar quantas investigações foram arquivadas indevidamente pelo ex-chefe…

7 horas ago

Lula defende troca de dívida externa de países pobres por investimentos

Em entrevista, presidente discutiu propostas que serão encaminhadas até o final da presidência brasileira no…

8 horas ago

Como antecipado pelo GGN, quebra na safra gaúcha pode levar governo a importar grãos

Nesta terça-feira, presidente Lula também destacou necessidade de financiar produção de grãos em outros estados…

9 horas ago

Parlamentares poderão destinar mais de R$ 1 bilhão ao RS com emendas

Governo federal mapeou que R$ 1,3 bilhão podem ser destinados ao Rio Grande do Sul,…

9 horas ago