Sob o sol de Gilmar, por Cesar Cardoso

Sob o sol de Gilmar, por Cesar Cardoso

O Brasil foi dormir sexta-feira com a confirmação para uns e a “descoberta” para outros que Gilmar Mendes é mais do que ministro do STF e presidente do TSE, Gilmar Mendes é, hoje, o chefe da Junta Golpista, o presidente de facto da República, garantindo e tutelando um “presidente” enclausurado no Planalto ocupando seus dias brincando de dar instruções aos seus comparsas, dando entrevistas autobajulatórias a órgãos de imprensa domesticados e usando a máquina do Estado contra adversários e inimigos.

Não que Gilmar Mendes tenha aparecido ontem, ou anteontem; há pelo menos duas décadas está aí, galgando postos, desde os tempos de nomeado por FHC para a PGR, depois por obra e graça do mesmo FHC ocupando espaço no STF, e ainda depois garantindo sua quase-eternização na Corte Suprema por obra e graça da fermentação golpista. Mas, num golpe de Estado perpetrado por um grupo cujo único objetivo é não ser preso, Gilmar Mendes tem o profissionalismo político, a amoralidade (obrigado Fernando Horta!) e desenvoltura necessárias para liderar a Junta.

Por isso que Gilmar pode desdizer em 2017 o que disse em 2015, dar instruções à defesa do “presidente” sendo um dos juízes, garantir amigos e influências e favores via IDP, distribuir por atacado declarações públicas que não deveriam ser dadas, manipular e transformar o TSE em linha auxiliar do golpe para puxar o tapete do mesmo TSE na defesa do aliado. Gilmar Mendes tem noção do seu poder, visão do que é capaz de fazer e de que não existem limites ao que pode fazer, que no derretimento institucional do Brasil pós-golpe de 2016 ele é a lei e que não há nada nem ninguém que possa impedí-lo.

Se alguém ainda tinha alguma dúvida de o quão acelerada foi a re-conversão do Brasil em uma “república de bananas” nos últimos 14 meses, a realidade joga na cara que Gilmar Mendes é, hoje, o fiador da República, a instituição que funciona, a lei que vale.

Redação

Redação

View Comments

  • Caro Colunista, por menos que

    Caro Colunista, por menos que goste das atitudes aéticas e amorais do ministreco citado, não nos esqueçamos de que, quando o cretino-aético iniciou a ação contra a chapa, todos foram unânimes em denunciar a inépcia da mesma e a falar mal do gilmau por a ater acolhido. Agora, como o foco deslocou-se da Dilma para o temerista-GOLPISTA, mudamos nossos olhares sobre o caso? Quem foi absolvida foi a chapa Dilma-temerista/GOLPISTA; lembremos, ainda, que há pouco tempo queriam sacrificar (mais ainda) a Dilma pra salvar o temerista-GOLPISTA-ciumento-em-rosas. Pois é, agora, pela primeira vez, 4 ministrecos votaram dentro do quadrado-dos-autos-do-processo. Ou seja, para a PRESIDENTA DILMA sobre apenas o conluio criminoso entre criminosos, a mérdia e o acovardamento (total) do stf "minusculado" (que, ainda por muito mais tempo, perdura e perdurará, afinal, a dona carmencita, né, não é capaz de "ajuntar" os escolhos do cnj e desmontar o desMoronado criminoso). Haja país de merrecas.

    • Ah, é, tem essa. O julgamento

      Ah, é, tem essa. O julgamento desta semana NÃO DEVERIA TER EXISTIDO. Foi arquivado, tem fato novo, é caso penal, não eleitoral.

      Mas né, Gilmar Mendes É a lei... Pobre Brasil.

  • Gilmau está cada vez mais querido nas ruas

    Se você soltar o Gilmau no meio de uma feira, nem Lynch o reconhecerá. Até os Coxinhas, que antes o afagavam e o idolatravam, o pouparão.

Recent Posts

Presídios do RS estão sem água e pedem ajuda ao Ministério da Justiça

Inundadas, penitenciárias tiveram de transferir detentos para andares mais altos e não têm condições de…

8 horas ago

Israel põe a perder acordo de cessar-fogo ao bombardear Rafah

Hamas aceitou uma proposta de cessar-fogo entre o Egito e o Catar para interromper a…

8 horas ago

Senadores republicanos ameaçam TPI após pedido de prisão contra israelenses

Em comunicado, grupo de conservadores afirma que posições do tribunal contra Israel são ‘ilegítimas e…

8 horas ago

Excesso de chuva compromete colheita de arroz no Rio Grande do Sul

Após secas causadas pelo La Niña, chuvas trazidas pelo El Niño podem afetar abastecimento da…

9 horas ago

Lula envia ao Congresso decreto para liberar verbas aos municípios atingidos pela chuva

O chefe do Executivo reiterou o desejo de fazer tudo o que estiver ao alcance…

10 horas ago

Estudo Brasil 2040 já indicava efeitos da mudança climática sentidos desde o ano passado

O governo Dilma gastou R$ 3,5 mi pelo trabalho, abandonado após reforma ministerial; inundações, secas…

10 horas ago