Marina se diz opção à impugnação de Dilma e Temer

Jornal GGN – A ex-senadora e candidata derrotada à presidência da República em 2014, Marina Silva, se apresentou como alternativa em caso de impugnação da presidente da República, Dilma Rousseff e do vice Michel Temer. “No momento estou focada no que é melhor para o Brasil, o processo que está vindo das investigações. (…) Do ponto de vista da credibilidade, as investigações trazem a materialidade dos fatos”, disse Marina, contestando às recentes afirmações de Dilma de que “não se pode tirar um presidente por não gostar dele”.
“Impeachment não se fabrica, ele se explicita em função dos fatos que o justificam. Não se muda o presidente da República simplesmente porque a gente discorda dele. E neste momento as contribuições mais relevantes vêm das investigações”, respondeu Marina Silva.
“Há evidências fortes de que o dinheiro de toda essa corrupção generalizada, institucionalizada, continuada, alimentou a campanha da presidente e do vice-presidente. Se isso fica comprovado, eu repito, comprovado, a chapa deve ser cassada. No meu entendimento, o processo no TSE deve ser agilizado”, completou as acusações a ex-senadora.
A representante da Rede Sustentabilidade voltou a defender, na entrevista concedida à Folha de S. Paulo, a legitimidade de seu novo partido, no ano em que a Rede marcará estreia nas eleições municipais. “É nossa escolha não fazer da eleição de 2016 um degrau, um trampolim, para 2018, até para preservar o aspecto programático. Isso não nos levará a fabricar candidaturas de qualquer jeito. Em algumas realidades vamos apoiar outras candidaturas [fora da Rede] também com base num programa”, adiantou.
Marina ainda caracterizou que a Rede seria “um desses experimentos” que “buscam fazer uma atualização política” dos novos cenários políticos – o mesmo que o PT fez na década de 80, comparou. A ex-senadora acredita que esse seria o papel do partido: “As escolhas que estamos fazendo, do ponto de vista político, é que não vamos sacralizar partido. Eu já fiquei boa parte da minha vida [nisso] e não vou repetir essa experiência”, afirmou.
“A Rede pode dar uma contribuição e espero que ela possa ajudar que o PT, o PSDB também se reinventem. Não existe árvore saudável em ecossistema doente. Nós temos uma aridez profunda no terreno da política”, disse.
Marina também atrelou a ausência de suas declarações em determinados momentos de crise política à falta de estrutura da sigla. “Não é verdade que estamos em silêncio, muito menos que há omissão. Se fosse uma senadora da República, talvez estivesse dizendo essas coisas o tempo todo na tribuna do Congresso Nacional, como fazia antes. Hoje eu sou uma professora que trabalha e que tem uma militância política, que vive uma vida modesta. Isso tudo tem um custo, de não ter megaestruturas para ficar fazendo política da forma como muitos vinham fazendo e com as consequências políticas, morais e éticas para a República como hoje a gente vê. Nós atuamos com os meios republicanos de que dispomos. E todas as vezes em que somos instados a dar nossa opinião, estamos dando”, defendeu.
Leia aqui a entrevista completa.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • Falta ela explicar o avião

    Falta ela explicar o avião sem dono e as contribuições do EC, depois ela terá moral para abrir a boca

  • Amigos, Marina acha que a
    Amigos, Marina acha que a companha de Dilma foi financiada pelo dinheiro das empresas pegadas pela investigação da Lava Jato!
    Pergunto: quais empresas financiaram a campanha dela(PSB), primeiro turno e da outra (PSDB-DEM-PPS), que ela aderiu no segundo turno, com Aécio, e que perderam?
    Não foram as mesmas?
    O dinheiro de financiamento não saiu das mesmas contas?
    O de Dilma é sujo, o dela e o de Aécio são limpos?
    Cara de pau e de má fé!

  • Achei muito importante a

    Achei muito importante a crítica contundente de Marina Silva contra a mineradora Samarco por causa do maior desastre ambiental da história do Brasil, afinal de contas, o meio ambiente sempre foi preocupação prioritária para ela.

     

     

    Daí eu acordei...

    • É tambem louvavel o grande

      É tambem louvavel o grande numero de visitas confortadoras que a ex-Ministra do Meio Ambiente fez aos atingidos pela tragedia, levando seu alento e proteção a essas criaturas. Tambem impactantes as declarações da ex-Ministra sobre as falhas de fiscalização das barragens de mineradoras, assunto que ela tratou com profundidade quando Ministra.

    • A liderança dela em defesa do

      A liderança dela em defesa do Rio Doce e dos atingidos pelo desastre promovido pela Samarco/Vale é a prova incontestável da "nova política".

  • Antes dessa traíra do meu

    Antes dessa traíra do meu voto falar qquer coisa, deveria dizer de quem era o aviãozinho que caiu e matou o dudu. Se não para deixar tudo claro, pelo menos ajudar quem não recebe indenização por que o avião não tinha dono! Se for muito difícil para ela fazer isso, pode pedir ajuda a dona erundina. 

  • É assim que se pavimenta a

    É assim que se pavimenta a rejeição. Esta senhora está fazendo isto com maestria. O bicudo da moóca que se cuide,ela tem tudo para ultrapassá-lo.

  • ELA JÁ SABE DE QUEM ERA O

    ELA JÁ SABE DE QUEM ERA O AVIÃO QUE CAIU??

    SE NÃO SABE NEM ISSO VAI QUERER SER PRESIDENTE??

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

7 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

8 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

8 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

8 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

9 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

9 horas ago