Marina se diz opção à impugnação de Dilma e Temer

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A ex-senadora e candidata derrotada à presidência da República em 2014, Marina Silva, se apresentou como alternativa em caso de impugnação da presidente da República, Dilma Rousseff e do vice Michel Temer. “No momento estou focada no que é melhor para o Brasil, o processo que está vindo das investigações. (…) Do ponto de vista da credibilidade, as investigações trazem a materialidade dos fatos”, disse Marina, contestando às recentes afirmações de Dilma de que “não se pode tirar um presidente por não gostar dele”.
 
“Impeachment não se fabrica, ele se explicita em função dos fatos que o justificam. Não se muda o presidente da República simplesmente porque a gente discorda dele. E neste momento as contribuições mais relevantes vêm das investigações”, respondeu Marina Silva. 
 
“Há evidências fortes de que o dinheiro de toda essa corrupção generalizada, institucionalizada, continuada, alimentou a campanha da presidente e do vice-presidente. Se isso fica comprovado, eu repito, comprovado, a chapa deve ser cassada. No meu entendimento, o processo no TSE deve ser agilizado”, completou as acusações a ex-senadora.
 
A representante da Rede Sustentabilidade voltou a defender, na entrevista concedida à Folha de S. Paulo, a legitimidade de seu novo partido, no ano em que a Rede marcará estreia nas eleições municipais. “É nossa escolha não fazer da eleição de 2016 um degrau, um trampolim, para 2018, até para preservar o aspecto programático. Isso não nos levará a fabricar candidaturas de qualquer jeito. Em algumas realidades vamos apoiar outras candidaturas [fora da Rede] também com base num programa”, adiantou.
 
Marina ainda caracterizou que a Rede seria “um desses experimentos” que “buscam fazer uma atualização política” dos novos cenários políticos – o mesmo que o PT fez na década de 80, comparou. A ex-senadora acredita que esse seria o papel do partido: “As escolhas que estamos fazendo, do ponto de vista político, é que não vamos sacralizar partido. Eu já fiquei boa parte da minha vida [nisso] e não vou repetir essa experiência”, afirmou.
 
“A Rede pode dar uma contribuição e espero que ela possa ajudar que o PT, o PSDB também se reinventem. Não existe árvore saudável em ecossistema doente. Nós temos uma aridez profunda no terreno da política”, disse.
 
Marina também atrelou a ausência de suas declarações em determinados momentos de crise política à falta de estrutura da sigla. “Não é verdade que estamos em silêncio, muito menos que há omissão. Se fosse uma senadora da República, talvez estivesse dizendo essas coisas o tempo todo na tribuna do Congresso Nacional, como fazia antes. Hoje eu sou uma professora que trabalha e que tem uma militância política, que vive uma vida modesta. Isso tudo tem um custo, de não ter megaestruturas para ficar fazendo política da forma como muitos vinham fazendo e com as consequências políticas, morais e éticas para a República como hoje a gente vê. Nós atuamos com os meios republicanos de que dispomos. E todas as vezes em que somos instados a dar nossa opinião, estamos dando”, defendeu.
 
Leia aqui a entrevista completa.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

65 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Amigos, Marina acha que a
    Amigos, Marina acha que a companha de Dilma foi financiada pelo dinheiro das empresas pegadas pela investigação da Lava Jato!
    Pergunto: quais empresas financiaram a campanha dela(PSB), primeiro turno e da outra (PSDB-DEM-PPS), que ela aderiu no segundo turno, com Aécio, e que perderam?
    Não foram as mesmas?
    O dinheiro de financiamento não saiu das mesmas contas?
    O de Dilma é sujo, o dela e o de Aécio são limpos?
    Cara de pau e de má fé!

  2. Achei muito importante a

    Achei muito importante a crítica contundente de Marina Silva contra a mineradora Samarco por causa do maior desastre ambiental da história do Brasil, afinal de contas, o meio ambiente sempre foi preocupação prioritária para ela.

     

     

    Daí eu acordei…

    1. É tambem louvavel o grande

      É tambem louvavel o grande numero de visitas confortadoras que a ex-Ministra do Meio Ambiente fez aos atingidos pela tragedia, levando seu alento e proteção a essas criaturas. Tambem impactantes as declarações da ex-Ministra sobre as falhas de fiscalização das barragens de mineradoras, assunto que ela tratou com profundidade quando Ministra.

    2. A liderança dela em defesa do

      A liderança dela em defesa do Rio Doce e dos atingidos pelo desastre promovido pela Samarco/Vale é a prova incontestável da “nova política”.

  3. Antes dessa traíra do meu

    Antes dessa traíra do meu voto falar qquer coisa, deveria dizer de quem era o aviãozinho que caiu e matou o dudu. Se não para deixar tudo claro, pelo menos ajudar quem não recebe indenização por que o avião não tinha dono! Se for muito difícil para ela fazer isso, pode pedir ajuda a dona erundina. 

  4. É assim que se pavimenta a

    É assim que se pavimenta a rejeição. Esta senhora está fazendo isto com maestria. O bicudo da moóca que se cuide,ela tem tudo para ultrapassá-lo.

  5. Eu devo estar muito distraído

    Ela já explicou quem era o dono do aviãozinho em que ela viajava junto com o Eduardo Campos e no qual ele sofreu ao acidente, né?

    Provou que a campanha dela só teve recursos legais, né?

  6. Muita sede ao pote…

    Essa mulher, com o respaldo de Jesus e de seus pastores, está doida para chegar lá. E teve gente como o Alessandro Molon que aderiu ao partido dessa evengélica integralista que apoiou o Aécio. Pobre Brasil.

  7. Como contraponto ao PT, ela conseguiu na última eleição perder..

    Como contraponto ao PT, ela conseguiu na última eleição perder a disputa para o político mais bagaceiro do país, o Aébrio Neves. E pelo visto a disputa entre Marina e o valentão do Leblon continua. Agora é disputar qual o golpista mais tosco.

  8. Marina, como Aécio, não aceita a decisão das urnas

    A oportunista Marina, antes de sair por aí falando besteira golpista, precisa explicar de quem era o avião em que Campos morreu e sua associação íntima com Soros.

    Com quem Marina, que se põe como opção a Dilma, iria governar? Com George Soros? Com os republicanos americanos? Com a CIA? Teria de ser com eles, porque Marina não tem qualquer base de sustenação no Congresso.

    Há quem diga que Eduardo Campos foi assassinado pela CIA para que ela, Marina, muito mais manejável, se elegesse (pois achavam na época que Marina poderia ganhar as eleições, vencendo Dilma). Marina é ponta de lança de grupo internacional que quer dominar nosso país ainda mais.

    Os fatos mostram que Marina é potencialmente traidora do Povo Brasileiro e perigo concreto para a nossa democracia.

    1. Marina como Aécio e 90% da

      Marina como Aécio e 90% da população brasileira não aceitam fraude nas eleições.

      Uma vez que se comprove a fraude, não resta outra alternativa senão o de se cassar a diplomação.

      Como em outras vezes, inclusive na cassação do governador do Pará, deve-se empossar o 2º colocado, Aécio.

       

    2. Marina desceu de paraquedas

      Marina desceu de paraquedas na campanha de Eduardo Campos, ofertando-se como vice. Depois do acidente, do qual escapou por força da “providência divina”, herdou a pole position e repetiu o   enredo de 2010: levar a eleição presidencial para o segundo turno. Em 2014, porém, a sua participação foi mais  complicada, com “nuances” misterosos que possivelmente  não serão desvendados tão cedo, ou nunca. De quem era o avião sinistrado talvez seja o menor dos mistérios. 

    3. Depois de escrever um monte

      Depois de escrever um monte de sandices o Sr finaliza dizendo que Marina é traidora do povo Brasileiro. Engraçado, acho que não é por Marina que o povo Brasileiro se sente traido.

       

      1. Prezada Vera Passos

        Prezada Vera Passos,

        A Sra. poderia fazer o favor de explicitar o monte de sandices que eu teria escrito e mostrar por que seriam sandices? Antecipadamente, agradeço.

        Quanto às notícias que apontam para Marina como traidora do Povo Brasileiro, sugiro que a Sra. leia o artigo traduzido por mim de jornalista norte-americano que foi publicado aqui pelo blog (na página, procure o comentário de Ramalho12), ou pesquise por ele em Strategic Culture Foundation (o link original não aponta mais para o texto, por isto é necessário pesquisar por ele no site da Strategic Culture Foundation).

        Abraço.

         

    4. O que Marina não aceitou foi outra coisa.

      Marina vinha bem nas pesquisas, até que não soube se defender ao ser acusada por Dilma de, se eleita, governar para os bancos, porque Marina disse que daria independencia ao BC, e tinha como amiga Neca Setubal. 

      Depois de eleita, águas passadas, Dilma põe um executivo do Bradesco na Fazenda, e amanhã os juros vão a 14,75%.

       

       

  9. Acaso ela já explicou o uso

    Acaso ela já explicou o uso do jatinho sem dono, durante a campanha eleitoral, onde ela foi uma das beneficiadas???

  10. Impasse

    Alguma coisa tem que acontecer. Da pra imaginar esta situação por mais 3 anos a espera de novas eleições?

    A situação do Pais se encontra numa encruzilhada e o impasse é de tal monta que ninguem sabe o rumo a tomar.

    Do jeito que esta não pode continuar.

    Quais as sugestões?

  11. Durante um ano inteiro

    Durante um ano inteiro manteve-se calada. Nem um pio sobre as questões polêmicas. Nada sobre as doações eleitorais de empresas privadas. O Aécio pelo menos teve a coragem de declarar-se contra. E ela?

    E qual a opinião da Marina sobre redução de maioridade penal? Pílula do dia seguinte? E economia? Falou algo sobre o ajuste do Levy? Foi contra, a favor, ou muito pelo contrário? E a reforma política do Cunha? Qual foi sua posição? Legislação trabalhista? E sobre o próprio Cunha?

    Tudo isso e não apenas o impeachment, foi discutido nesse ano turbulento. E alguém sabe o que defendeu a Osmarina sobre todos esse temas vitais para o país? Omitiu-se do debate, e agora reaparece às vésperas do julgamento no TSE, vendo que o impeachment no Congresso muchou, para dar sua “contribuição ao país”. Qual seja, sua candidatura (derrotada), no caso da cassação da presidenta que a derrotou nas eleições.

    Se for “comprovado” que as doações feitas pelas empresas que deram para as três campanhas, incluindo a dela, Marina, foi fruto de corrupção. Só a grana que foi para campanha do PT claro, a outra que pagou o jatinho, por exemplo, era limpa

    Ora, dona Osmarina, vá a merda.

    1. Uma pequena correção

      O Aécio e o PSDB em peso votaram contra o FIM das doações empresariais. Isto é, votaram A FAVOR de que estas continuassem.

      1. Bem lembrado…

        É importante confrontar o discurso da oposição com a sua atuação de fato. Invariavelmente observamos uma incoerência espetacular.

    2. Sem falar que a pseuda

      Sem falar que a pseuda ecologista também não deu um pio sobre o desastre de Mariana. Osmarina só abre a boca quando é para defender o dela.

  12. O atração pelo vazio.

    Não é apenas o silêncio político é o silêncio ecológico ( vide Mariana) e o silêncio de propostas.

    Vem a publico bater palmas e fazer coro ao golpe. E repetindo o seu herói FHC e seu amigo Aècio, não possuem propostas não apresentam nada além de acusações, e um ressentimento absurdo. Como FHC, Marina  é apenas   ego ferido.

    Posando de boa moça, pouco explicou sobre as verbas de sua campanha, e sobre os aviões . Quando é conveniente se afasta de Campos. Quando é conveiniente se afasta da ecologia quando é conveniente reaparece acreditando que Aécio já era. E acreditem que como o seu sumiço, o reaparecimento vem de uma  análise política.  Ela pensa com uma certa razão que a oposição tem um grande vazio de poder ( já que está perdendo Cunha e que Aécio se dissolve ) e é por isto que ela reapareceu, uma atração pelo vazio.

  13.  
     
    Dona Osmarina Silva ainda

     

     

    Dona Osmarina Silva ainda não pode se pronunciar a respeito da destruição do Rio Doce, sobre o desastre levado a cabo pela irresponsabilidade da Vale. Ao que parece, a dona Osmarina encontra-se guardando resguardo. Por recomendação médica, e do seu Personal, foi aconselhada a manter distância de qualquer coisa que contenha açucar. Rio Doce? Nem pensar.

    Orlando

  14. Marina sempre como uma sucuri

    Marina sempre como uma sucuri a espreita da capivara no rio.

    Durante um certo tempo, a admirei, mas após seguir um pouco a sua história, perdi toda a admiração que tive.

    Marina, como todo bom político, é uma eximia oportunista. Foi a “viúva” de Chico Mendes durante anos; mais tarde aproveitou para ser a “viúva” de Eduardo Campos, mais viúva que a verdadeira esposa do mesmo.

    Marina não tem ideologia, não tem programa, não tem discurso. O discurso que usa, serve apenas para impressionar aqueles que se impressionam ao ouvir quem “fala difícil”, mas se for um pouco analisado, verá que possui tanto conteúdo quanto aqueles pacotes de batata chips (só possui vento e mais nada).

    Marina? Não!

     

  15. Em seu hipotético (e

    Em seu hipotético (e improvável) mandato, o que ela faria em relação ao desastre de Mariana prtomovido pela Samarco/Vale?

    Até hoje não vi ou li nada enfático vindo da rainha do blablablá.

  16. Essa senhora parece o coelho

    Essa senhora parece o coelho de Alice no país das maravilhas. Está sempre atrasada para evitar a lama dos outros (a sua mesma nunca está em questão, no raciocínio mariniano). Até para o golpe ela se atrasa. Ela vem tarde e, se Deus quiser, já vai tarde. Bye, Marina, bye…

  17. Ela já se explicou?

    Por acaso Marina Silva já explicou quem era o dono do jatinho utilizado na sua campanha e que sofreu o acidente onde faleceu o candidato da sua chapa À presidência?

    Enuanto ela não explicar essa história não deveria estar nem falando mais nada. Portanto não vou nem considerar essa patacoada toda.

    1. [   Por acaso Marina Silva já

      [   Por acaso Marina Silva já explicou quem era o dono do jatinho utilizado na sua campanha e que sofreu o acidente onde faleceu o candidato da sua chapa À presidência    [ disso até se prestou conta no TSE, mas o PIG continua inventando tais coisas para que o povo acredite quando surgir boato de até bilhões doado em conta no exterior para o petismo

  18. ???

    Por que ela, Marina, convidada a ir naquele avião, na última hora, refugou? Quem roubou o “voice-record” do aparelho e o levou para os Estados Unidos? Procurem o texto do jornalista Wayne Madsen, ex-oficial da Marinha e da Inteligência Militar dos EU publicado no Strategic Culture Foundation.

     

     

  19. Marina, é bom lembrar que a

    Marina, é bom lembrar que a direita não vota em você e com esse discurso, nem a esquerda.

    Não basta querer ser uma Santa, é preciso fazer milagres. 

    Você poderia começar denunciando o caixa dois da sua campanha a presidente, ai quem sabe, possa apontar o dedo na cara dos outros. 

    É preciso muito mais que um Nike Name para se eleger.

     

  20. A marina era a isca para

    A marina era a isca para dividir as esquerdas, perdeu mas mesmo assim o PT ajuelhou na porta da casa grande. 

    A direita só não ganhou por que não tem projeto nenhum alem de almentar seus lucros.

  21. Mas a militancia hoje estah a

    Mas a militancia hoje estah a postos mesmo. Mas se pensassem, usariam o “roto falando do esfarrapado” . Isto eh, para quem tem Dilma, fica dificil falar mal de alguem. Afinal essa senhora conseguiu destruir a economia, promover o desemprego, quebrar as contas públicas. 

    1. Malévola essa Dilma, né? A

      Malévola essa Dilma, né? A conjuntura mundial, a oposição que não aceita a derrota e a mídia que serve sabe-se lá quais senhores nada têm a ver com a crise política-econômica atual, né?

  22. É difícil de entender…

    Como uma senhora que beijou a mão, o rosto de Lula pode se tornar essa coisa que é hoje? Hoje ela é “O diabo veste tucano “

  23. Marina é completamente

    Marina é completamente irrelevante no cenário político nacional e não há a menor chance de que venha a assumir a Presidência, mesmo na remota possibilidade de afastamento da atual presidente. Espantoso, por outro lado, é a quantidade de gente que a leva a sério a ponto de fazer questão de comentar cada manifestação sua na mídia. O blog publica dezenas de tópicos diários sobre os mais variados temas e muito poucos alcançam mais de 2 ou 3 comentários. Mas é só Marina abrir a boca sobre alguma coisa e a audiência vem em massa, justo daqueles que menos deveriam se preocupar com ela. Freud explica.

  24. Lamentável figura, não tem

    Lamentável figura, não tem perfil nem cacife para suas pretenções, mas há quem ainda a apoia. Ela só tem uma preocupação, livrar o maridinho dos processos em que está envolvido. É triste ver uma pessoa sem noção…

    Marido de Marina é processado por desvio de dinheiro …

    http://www.ac24horas.com/…/marido-de-marina-e-acusado-em-processo-de-de...

    5 de set de 2014 – A candidata à Presidência da República, Marina Silva (PSB) desponta … forma de fazer política, mas as ligações de seu marido Fábio Vaz de Lima,

    Marido de Marina Silva e Roseana …

    wwwterrordonordeste.blogspot.com/…/recordar-e-viver-marido-de-mari…

    22 de ago de 2014 – Quando Acusa, a Marina se esquece de que o Seu Marido Que, Nao MESMO Processo que hum Roseana Sarney, acusado de e Pelo …

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador