A Aliança das Civilizações da ONU

Coluna Econômica – 31/05/2010

Os salões do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio, de repente, parecem filmes de George Lucas como “Guerra Nas Estrelas”. Pessoas de todas as cores e vestimentas, de véus árabes a ternos ocidentais, senhores circunspectos com ar intelectual e jovens descolados.

A 3a Conferência Aliança de Civilizações das Nações Unidas – de quinta a domingo – é uma demonstração graúda da nova democracia social e nacional impulsionada pelo avanço da Internet e das comunicações no mundo.

***

Contou com a presença de Lula, do Secretário Geral da ONU Ban Ki-Moon, do Primeiro Ministro da Turquia Recep Tayyip Erdogan, do Presidente da Espanha José Luiz Rodrigues Zapatero e de Jorge Sampaio, ex-presidente de Portugal e Alto Representante para a Aliança de Civilizações. Ao longo dos demais painéis, Cristina Kirchner, presidente da Argentina, Evo Morales, da Bolívia, o Secretário Geral da Liga dos Países Árabes.

***

Em todos os painéis, a consagração da paz, o combate às guerras e ao terrorismo, mas tendo como elemento central o combate à pobreza e o estímulo à integração social.

Mostra-se, assim, em escala global um processo de transformações que está em curso amplo no Brasil e que tem nas novas formas de comunicação uma de suas pernas centrais.

***

Um breve apanhado histórico mostrará a influência do setor agrário brasileiro no início do século 20. Depois, inicia-se o processo de industrialização. Novos atores políticos entram em cena. A partir dos anos 50, há o aparecimento da uma forte classe média urbana e o início de um processo de fortalecimento do sindicalismo, organizações sociais no campo.

Depois, uma interrupção do processo democrático, justo no momento em que se completa o processo de urbanização do país.

Aí, criou-se um vácuo.

***

Quando o país retoma o rumo democrático, a sociedade civil era composta de poucos atores: sindicatos; partidos políticos de oposição; e a chamada sociedade civil organizada, um grupo restrito de atores políticos com amplo espaço na chamada grande mídia.

O poder político brasileiro, especialmente após a campanha do impeachment de Fernando Collor, foi empalmado por alguns agentes políticos em parceria com a chamada grande mídia – do eixo Rio-São Paulo.

É através dela que se criaram reputações, se derrubaram presidentes, se definiu a pauta política do Congresso por pelo menos duas décadas.

***

Tudo isso se devia a uma enorme carência de sociedade civil.

De lá para cá muita coisa mudou. O fim do pesado Estado burocratizado dos anos 80 permitiu o nascimento de uma nova sociedade civil nos anos 90. ONGs, Oscips, grupos de interesse dos diversos setores.

Depois, o crescimento econômico do interior – nordeste, centro-oeste, cidades médias de São Paulo, Minas, Paraná e Rio Grande do Sul.

Com a Internet, todas essas manifestações ganharam visibilidade, porque do blogs mais inexpressivo ao portal de maior audiência, todos navegam na mesma plataforma tecnológica.

É por isso que o exercício da tolerância, do combate à exclusão social, tornam-se peças centrais na construção de um novo mundo.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Lobby das isenções está pronto para agir no Congresso

Campanha alerta para trabalho de bastidores pelo aumento das isenções, o que se reflete em…

5 minutos ago

“Brasil está pronto para ser uma potência”, diz Lula

Em evento realizado na Embraer, presidente deixou claro que trabalho do governo “é fazer o…

41 minutos ago

Vídeo de Bill Maher sobre a democracia brasileira volta a viralizar; confira

Em janeiro, humorista norte-americano destacou trabalho da Justiça Eleitoral; "crianças deveriam estudar a Constituição do…

55 minutos ago

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

3 horas ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

5 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

5 horas ago