A Lava Jato e o Photoshop dos fatos

A politização do noticiário e da justiça criou o fenômeno conhecido da duplalinguagem. Há uma realidade de fato, mas que não pode ser descrita nas narrativas públicas, por pudor, modéstia e para não explicitar o fracasso do modelo democrático brasileiro.

Como no realismo latino-americano, há um cadáver no meio da sala, mas toda a família conversa normalmente, como se o morto ainda vivesse. De acordo com nossa tradição beletrista, não existem fatos que uma boa retórica não possa retocar. A retórica é o photoshop dos fatos.

 A Lava Jato atua como um poder imperial. Montou alianças com a mídia e com partidos, logrou conquistar a opinião pública e ganhou todo o espaço possível para exercitar seus poderes. Isto é fato.

Procuradores e o juiz Sérgio Moro fazem questão de testar periodicamente os limites desse poder. Substituíram o modelo anterior, a profusão de recursos dos quais se prevaleciam os grandes escritórios de advocacia, por um poder autocrático, no qual são abolidos princípios fundamentais de direito.

Mas obviamente não podem admitir que se tornaram poder imperial.

Toca, então, a se valer de recursos de retórica para explicar que o que estão fazendo não é bem aquilo que todos sabem que estão de fato fazendo.  Como, por exemplo, manter suspeitos em prisão temporária pelo tempo que for necessário, até que sejam convencidos a aderir às delações premiadas.

Tome-se o caso do casal João Santana. Nove meses de prisão temporária. Bastou se curvar às imposições e aderir à delação premiada que a Lava Jato quer –  não é qualquer delação – para imediatamente ser solto. 

Há uma relação óbvia de causa e efeito, não? Segundo a Lava Jato, não.

Segundo a matéria do Estadão,  “o advogado explicou que as solturas não têm relação com os depoimentos de delação premiada dos dois, mas com o fato de o juiz ter entendido que não há mais razões para manter a prisão preventiva, uma vez que estão colaborando”. E aí dos clientes, se o advogado ousar interpretação menos digna para a soltura.

Pelas redes sociais, bravos procuradores se esmeram em divulgar estatísticas mostrando que a maior parte das delações foi feita com os delatores em liberdade. Logo, não haveria coação.

Faça 50 prisioneiros. Fuzile os 10 primeiros que se recusaram a colaborar. As colaborações dos restantes serão espontâneas? Pela nova linguagem brasileira, absolutamente espontâneas.

Então, fica combinado o seguinte: a Lava Jato ganhou o poder de prender quem quiser do lado de lá; de poupar os do lado de cá. Por méritos próprios pode prender quem quiser, incluir nas delações os nomes de quem ousar criticá-la, processar os recalcitrantes.

Mas que se assumam como vitoriosos. Não precisam mais esse cuidado de informar aos poucos que o estado de direito   subiu no telhado. Todos sabem que já despencou.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Vamos ao "dedaço"
     
    Todos os

    Vamos ao "dedaço"

     

    Todos os atletas que passasem pela tribuna do golpista deveriam mostrar o dedo médio e manda-lo de volta para o lugar que merece............

     

  • Opressão turbinada!...

    Assim era na época da inquisição. Confesse, confesse o que eu quero ouvir ou apodrecerás na masmorra!...

  • Quando métodos criminosos

    Quando métodos criminosos "tentam" criminalizar apenas um lado do que dizem ser "criminoso", temos apenas guerra de quadrilhas: corja, diria o Mino.

  • Quando a imprensa divulgou

    Quando a imprensa divulgou áudios de caciques do PMDB, tive a ilusão de que Moro daria uma de suas entrevistas coletivas, porque estava em jogo as falas dos caciques, com claras demonstrações de não estarem se sentindo confortáveis com o andamento da Lava Jato. Antes mesmo de questionar o silêncio do juiz, ocorreu o encontro dele com o ministro da justiça, e posteriormente com o próprio Temer. Desses encontros pudemos deduzir que foi o abafa necessário para que voltasse tudo a ser como era dantes. E assim ficou. 

    Quem se dá mal com essa Lava Jato é o PT, Lula e Dilma, nessa ordem. Quanto aos outros partidos, podem até ser constituídos de islamitas terroristas que nada lhes acontece para ser divulgado. 

    Assim é que a banda toca. 

  • Moro não tem apoio popular

    Moro não tem apoio popular pleno.  O suporte é todo da Globo, na primeira mudança de planos Moro vai para o espaço sideral.

    Tudo isso terá um preço, não sairá barato pra ninguem. É tudo muito grave, e o que o Judiciário faz só mostra como a nossa República é frágil e infantil. 

    Em pleno 2016 vemos a nossa elite se corromper e se ajoelhar frente ao ocidente rico e corruptor para ganhar Mercês, para ganhar espelhos parisienses, para se impor frente aos nativos brasileiros caboclos.

    A nossa imprensa lutadora alternativa salvou e salva o Brasil do pior. 

    Iniciou-se com esse desavergonhado golpe uma verdadeira guerra de classes no Brasil que tenderá à barbárie na primeira tensão social ou quando a verdadeira crise chegar.

    • lucido!

      tanto que a anos o  lula vem sendo bombardeado e ainda conta com amplo apoio.

      Imaginemos agora a globo dizendo que o Moro "traiu a lava a jato" por abster-se em nome da governabilidade.

  • Seria estranho se uma

    Seria estranho se uma republiqueta de bananas como o Brasil tivesso um judiciário de primeiro mundo, um MP de primeiro mundo e uma mídia padrão escandinavo.

    Os métodos investigatórios da república do paraná jamais seriam aplicados em países como EUA, França, Inglaterra, Suécia... a elite brasileira e suas instituições odeiam o regime democrático pela simples e óbvia razão de que é ruim de voto, de que a maioria das vezes em que disputou eleição limpas perdeu para um candidato com viés de esquerda. 

  • Numa frase: a farsa a jato é uma ORCRIM, uma quadrilha.

    Nassif,

     

    Temos de bater pesado nesses integrantes da ORCRIM da farsa a jato; nada de tratamento cerimonioso. São uma organização criminosa e assim devem ser tratados. A burocracia estatal brasileira (PF, MP e PJ ) foi cooptada pelo alto comando internacional e pelas oligarquias plutocráticas e insuflada pelo PIG/PPV,  está eivada de ORCRIMs; a farsa a jato é a mais perigosa em atuação. Mas com o golpe de Estado e com a repressão (ou alguém ainda não sabe a que vieram sergio etchegoyen e alexandre nazimoraes?) que já começa a acontecer, TODOS nós, cidadãos brasileiros que ousamos criticar, protestar e denunciar os agentes públicos dessa burocracia estatal que se transformou em ORCRIMs estamos sujeitos a ser perseguidos, torturados e presos por seus agentes. O tempo das trevas se abate sobre o Brasil.

     

     

  •  Atento a seu comentario.E o

     Atento a seu comentario.E o Supremo Tribunal Federal?Deixou de exitir?Escafedeu-se?Sumiu-se?Parece que sim,visto que,no seu comentário,ele não é citado uma única vez.

    • Fascismo ou Democracia

      O Supremo Tribunal Federal, por omissão de uns e por ação de outros, faz parte do golpe.

      O STF ajudou a estuprar o Estado Democrático de Direito, ajudou a rasgar a Constituição. Parece uma contradição, mas não é.

      • Respondo a intervenção de

        Respondo a intervenção de Marco Vitis,01/08/2016- às 16:09.Disso eu sei e o editor do Blog mais ainda.A minha observância se deu pelo simples fato do corajoso editor não ter chamado,no seu oportuno texto, o Supremo "às falas".

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

7 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

8 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

8 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

8 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

8 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

9 horas ago