A paralisia de Dilma para enfrentar a crise

A cara da mulher que atacou o senador Eduardo Suplicy na Livraria Cultura espalhou-se pelas redes sociais e é o espelho da sociedade brasileira atual.  A primeira reação a ela é de ódio profundo.  Mas basta uma pequena reflexão para saber que não é ela, uma pobre coitada. Aquela figura horrenda, berrando como uma harpia da mitologia chocou menos pelo que ela é, mais pelo que passou a simbolizar: o quadro político atual, o fracasso da elite brasileira, em todos seus ângulos – político, empresarial, intelectual, jornalístico – ter permitido que a decadência da política abrisse espaço para o protagonismo do imbecil coletivo.

Nas redes sociais de esquerda ouviam-se brados de vingança contra a figura,  usando o mesmo tom vociferante da direita contra arroubos de esquerdistas.

Tempos atrás a Lava Jato mandou à prisão uma cunhada de tesoureiro do PT meramente porque sacou dinheiro em um caixa eletrônico. A reação contrária foi exigir que a mesma PF prendesse a esposa de Eduardo Cunha.

Nesse ódio sem quartel, direitos individuais, abusos de autoridades, golpismo escancarado, tudo é relevado com receio de encarar a grande besta: o imbecil coletivo.

***

Esse ódio exacerbado reflete algo mais profundo: a falta de um projeto de país ou, no mínimo, de sinais de que o país pode começar a andar. Só que o primeiro passo é da presidente da República que, até agora, não manifestou o menor gesto em direção à normalização econômica.

Ontem, na cerimônia de premiação das Empresas Mais Admiradas, da Carta Capital, o novo Ministro-Chefe da Casa Civil Jacques Wagner fez um apelo para que o país supere a Lava Jato e comece a andar.

Na semana passada, o Ministério da Fazenda estimou em dois pontos o efeito da Lava Jato e da redução de investimentos da Petrobras sobre o PIB (Produto Interno Bruto), devido à paralisação virtual de toda a cadeia do petróleo.

Durante o ano, Dilma Rousseff recebeu diversas sugestões para resolver a questão da Lava Jato sem paralisar a economia. Todas elas em uma direção absolutamente legítima: penalizar os controladores preservando as empresas.

Ou seja, acordos que contemplassem multas e indenizações pesadas para os controladores das companhias. Para pagar, eles teriam que vender parte ou a totalidade do seu capital. O dinheiro recebido serviria para quitar as pendências decorrentes do acordo, sem afetar o caixa da empresa.

O próximo passo da crise do petróleo será nos portfolios dos bancos, às voltas com inadimplências gigantescas. E a presidente não mostra nenhuma estratégia em relação a um ponto crucial.

***

No evento da Carta Capital, dois economistas com visões distintas cobravam o mesmo: decisões que mostrassem ao país que a presidente voltou ao jogo econômico. Delfim Netto pedia desvinculações orçamentárias e medidas na área da Previdência; Luiz Gonzaga Belluzzo pedia uma política monetária mais flexível, posto que a atual é suicida. E ambos concordavam que, sem acenar para perspectivas de crescimento, a presidente não conseguiria sair do lugar.

Delfim criticou pesadamente as interpretações dadas às pedaladas. Sustentou que todos os governantes recorrem a tal prática e que não há o menor sentido em criminalizá-la.

Não haverá impeachment porque o país amadureceu e não permitirá golpes. A democracia exige que Dilma Rousseff seja suportada até o último dia. Caberá à presidente definir a maneira como isso ocorrerá: se com um mínimo de cenário positivo pela frente ou com o profundo desânimo que caracteriza a perspectiva futura de seu governo.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • não há horizonte para o fim da crise

    O grande nó é exatamente a falta de horizonte para o fim da crise. Dentro de alguns meses o país estará sediando uma Olimpíada, e logo em seguida eleições municipais, e vai ser nesse clima?. A campanha de 2014 emendou com a de 2016, que vai emendar com a de 2018. As agressões a membros do PT/governo continuam e não se sabe ainda como não aconteceu uma tragédia maior, que se acontecer pode ser debitada integralmente na conta da falta de reação dos agredidos. A PF humilhando um ex-presidente da república com batidas na casa do filho. Fernando Morais perdeu a paciência (todos já perderam a paciência). Publicou fotos de 3 tacos de beisebol que ganhou do presidente Hugo Chavez, dizendo que estava na hora de usar, mas não para bater na bola, mas para quebrar a cabeça dos antipetistas. Ou essa palhaçada acaba ou vai haver confronto. Quando um membro do PT/Governo é agredido em público, são 54 milhões de eleitores que se sentem igualmente agredidos, e a falta de reação humilha esses 54 milhões.

    PS.: derrubar a Marina em 2018 será mais fácil do que empurrar bêbado ladeira abaixo. Basta uma frase: "O Brasil não aguenta outro tiro no escuro"

  • Uma mudança é essencial
    Nassif, votei na Dilma nas duas eleições. Ela é uma. mulher íntegra, perseverante, todavia, ela é muito teimosa e não se comunica bem com os mais variados setores da sociedade. Uma decisão a Dilma tem que tomar urgentemente: trocar o ministro da Justiça que perdeu o controle sobre a PF e demais instâncias subordinada.

  • Mudança na Política Monetária

    Estabilidade cambial, redução dos juros da Selic, e redução do compulsório bancário.

    O mais importante   já foi realizado, a correção da taxa de câmbio,  agora precisamos criar condições para a expansão do crédito destinado ao consumo e reduzir rapidamente os juros da Selic.

    Hoje a maior pressão sobre os preços internos vem da correção da taxa de câmbio ocorrida nos últimos meses, com uma estabilidade na taxa de câmbio caminharemos rapidamente para uma inflação dentro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário nacional.

    A redução do compulsório bancário aumentaria o capital disponível para o crédito principalmente destinado a financiamento de bens duráveis.

    Mais importante do que impedir novas altas exageradas do dólar, é impedir que o dólar volte a cair de forma acentuada, por meio de compra de dólares para aumentar novamente as Reservas Cambiais, caso seja necessário.
    A atual taxa de câmbio é mais do que suficiente para aumentar significativamente as exportações de manufaturados, bem como proporcionar uma substituição de parte dos importados pela produção nacional.

    A estratégia do Banco Central de tentar conter o aumento da taxa de câmbio com apenas a venda de swaps cambiais não deu certo, e a  correção da taxa de câmbio se completou de forma mais rápido do que todos esperavam, tendo como um dos impactos a inflação acima da meta estipulada pelo CMN.
    Hoje os especuladores do mercado financeiro estão comprando swaps cambiais, e puxando a cotação do dólar  no mercado à vista.
    É preciso complementar a ação de vendas de swaps cambias com a venda de dólares no mercado à vista, para anular a ação dos especuladores com os swaps cambiais, o que levaria parte dos agentes econômicos a também a vender dólares no mercado à vista, principalmente os exportadores.

    A redução dos juros da Selic se torna necessário para evitar o aumento expressivo dos  empréstimos em dólares e das operações de carry trade que tem lucro expressivo com a estabilidade cambial, e de forma exponencial em caso de queda de dólar no Brasil.

    Depois dos berros do BC houve um recuo da ação dos especuladores, que não vai durar muito tempo se o Banco Central não iniciar um programa de venda de dólares das Reservas Cambiais.
    Basicamente precisamos de ação semelhante a utilizada em 2008-2009, com vendas de dólares no mercado à vista e venda de dólares com compromisso de recompra(destinada aos exportadores) e redução significativa dos juros da Selic.

  • Eu já joguei a toalha e estou

    Eu já joguei a toalha e estou com o Juncal. Só acho que os tacos de beisebol devem ser usados naqueles que se acostumaram a apanhar e não reagem.

    Cansei!

    • Cansou rápido Nilva.
      Lula até

      Cansou rápido Nilva.

      Lula até hoje não cansou nem descansou.

      E já enfrentou até um câncer pela frente.

      E Dilma, também, não esqueçamos.

      • Cansei também
        Ah Jorge, eu cansei também e a mais tempo que a Nilva, ou mesmo o Juncal, com o qual também concordo. Ele ainda é petista mas não é cego.
        Dilma não é boa gerente e é péssima política. Só idólatras e deslumbrados não vêem isso. Ela está ferrando a administração por dentro do Estado, não é só por fora, pelo que aparece nos jornais. Se gerencia errado, não se ouve quem realmente conhece e quando as coisas dão erradas, vem "pitis", geralmente dominicais, onde se finge que as culpas não vêm do comando.
        E claro, não me arrependo de ter tirado o pão de queijo da boca daquele moleque mineiro e seu partido de vendilhões ávidos por comissões. Mas eu não apoio governos de direita, e se alguém pensa que o PT é esquerda, acho bom rever o que é política econômica e políticas públicas de esquerda. Por exemplo, bolsa família não é política econômica de esquerda, creio que você sabe disso.
        E por fim, discordo demais de você se referir a doenças pelas quais passaram Lula e Dilma como atestado de caráter ou de coragem... Se liga, a imensa maioria das pessoas que passam por esses problemas reage da mesma forma que eles reagiram. Tenho diversos exemplos na minha família e tenho certeza que eles também existem na sua.
        Um abraço.

        • Sérgio:
          O que eu quis dizer é

          Sérgio:

          O que eu quis dizer é que o cansaço não é uma atitude ou postura revolucionária.

          • Claro!

            Aiaiai Jorge, até onde percebo, nós não estamos nos referindo a uma revolução, ou mesmo um movimento reivindicatório. Estamos falando sobre qual postura adotar, frente a um governo e a um partido, que se diziam posicionados à esquerda na frente ideológica e econômica e que depois de eleito, faz um governo de direita alegando um pragmatismo frente a "correlação de forças".

            Aí eu questiono... Não conheciam a realidade política? Não sabiam como o brasileiro médio pensa e vota? E vou mais longe... Se você é eleito com uma plataforma, um projeto, e depois de eleito não consegue executar nem 50%, quer governar para que? Não sou político, me viro por aí (quero dizer que trabalho como empregado) desde o governo Geisel. Então pessoalmente não tenho a vaidade característica dos políticos, apoio quem "fecha" com minhas ideias e percepções.

            O governo Lula me deu mais condições econômicas que o anterior? Deu, mas agora já estamos retrocedendo e não confio nas medidas que estão sendo tomadas (sim, eu estou informado sobra a crise mundial). Mas as verdadeiras reformas foram omitidas, muito deixou de ser feito por acomodações políticas. É fácil navegar em "céu de brigadeiro"...

            Sabíamos que governar mudaria o PT, mas cabe a cada um concluir para si, se gosta ou não, onde foram desaguar essas mudanças. Eu não gostei... E é ruim não gostar de ninguém, hoje perambulo sem partido, pois não sou marxista (li alguma coisinha dele), não sou neoliberal (li alguns "clássicos" também), e considero a social democracia a maior traíra da história política recente, apesar das ideias a respeito de um hibridismo político econômico que sempre me agradou.

            Outro abraço.

          • Sérgio:
            Está interessante

            Sérgio:

            Está interessante este diálogo.

            Eu penso como você.

            Se há governo, eu apóio se ele atende meus interesses de classe.

            Se eu fosse um grande empresário ou um pequeno comerciante não apoiaria um governo de esquerda que privilegiasse os interesses dos trabalhadores e dos pobres. Apoiaria um governo que apoiasse os interesses da burguesia ou da pequena burguesia.

            Entretanto, como sou trabalhador, ao me deparar com um governo eleito pelo Partido dos Trabalhadores e com um Presidente que veio da classe operária, não posso me opor a ele, especialmente quando sei que esse governo faz o que é possível para atender reivindicações históricas dos trabalhadores, mesmo que muitas vezes seja derrotado no âmbito do Parlamento e do Judiciário.

            Um abraço.

  • Nassif, como vai deixar Lava
    Nassif, como vai deixar Lava Jato de lado quando o ministro mais antigo dela (posso estar errado, mas acho que é, pelo menos no mesmo cargo), o Zé Cardozo, vulgo Ministro Soneca (mas na verdade é um quinta-coluna a serviço dos EUA, as atitudes dele falam muito sobre quem é alinhado com A ou B) é um dos cabeças da Lava Jato e o Ministro que transformou a Polícia Federal nesse aparelho ideológico do PSDB pra caçar petistas e atacar o Lula (querem prender o Lula)?

    Vc acha que a Dilma sobrevive politicamente ou resiste se essa PF tucana do Zé Cardozo atacar o Lula? O povo veria isso como ato de traição e começaria a pedir a cabeça dela, e não estou falando de coxinhas, esses não têm força, sozinhos, pra derrubar ninguém, a base dela sim tem força pra isso, pois a base dela se identifica com o Lula, e o apoio a ela vem por conta do Lula e não o inverso. A Dilma até hoje não entendeu, por vaidade, que ela NÃO superou o Lula, e não irá superar (teve tudo em mãos pra isso e não conseguiu) e que politicamente só existe e sobrevive graças ao Lula.

    Fazendo uma comparação com a Rússia, comparação forçada pois os russos são mais competentes nisso, Dilma é o nosso Medvedev e o Lula o nosso Putin. A patotinha da "Mensagem" (pelegada que apoia Cardozo) não gostam que digam a verdade, mas a verdade é essa. Até andar atacando o Lula esses pulhas andaram.

    Ela que atenda aos pedidos de mudança do Lula e pare com a teimosia que a conduziu a esse caos até aqui. Se o Lula for atacado por essa PF aparelhada por tucanos sob a batuta do Cardozo, ou o filho do Lula, eu vou responsabilizar o governo, pois a culpa é dela em deixar o Cardozo no cargo. O Brasil está acima do Cardozo, o legado do Lula tb está acima dela, ela faça a escolha, ou fica com o legado do Lula e o Brasil ou com o Cardozo, com as duas coisas não é possível ficar. O Cardozo só tem a dar o "braço de afogado" que todo quinta-coluna traíra dá (capacho dos EUA).

  • Será que a Presidenta da

    Será que a Presidenta da República não percebe que há uma ação orquestrada por parte de setores da PF, do MP e do Judiciário, sintonizados com a oposição e a grande mídia contra o ex-Presidente da República e sua família ?

    Essa ação orquestrada já não é de hoje. Há anos que tentam atingir o ex-Presidente Lula, seus irmãos e seus filhos em maracutaias nunca comprovadas.

    Uma guerra midiática sem tréguas, como se Lula fosse um zé ninguém. É assim que eles vêem o Lula, como um zé ninguém, pois eles acham que alguém que lidera milhões de zés ninguém é apenas um zé ninguém.

    Eles não se dão conta que Lula é o maior líder popular já nascido neste país desde Getúlio Vargas. Lula não é um Fidel Castro, filho de fazendeiro, que desceu de uma montanha com um grupo de guerrilheiros idealistas para tomar de assalto a sede de um governo ditatorial apodrecido. Ou mesmo um Chaves ou Peron que devem muito do sucesso de suas empreitadas políticas ao carisma e respaldo de parcela significativa das FFAA de seus países.Ou mesmo um Allende, médico bem situado na sociedade civil chilena. E até uma Dilma, filha bem nascida de um empresário de classe média alta, educada no Colégio Sion de BH.

    Todos eles, de uma forma ou de outra, membros das bem nascidas elites latinoamericanas.

    Lula não nasceu em berço de ouro. Lula não nasceu em berços como os da família Neves, da familia Sarney, da familia Magalhães, da Bonrauhsen, dos Jereissatis, em berços como os de Renan, Collor, Geraldo, Serra, Freire, alguns deles que se deram até ao luxo de serem "revolucionários" na juventude. 

    Lula é um operário, retirante do sertão, sobrevivente da pobreza e do cangaço, que nasceu como político no chão de fábrica, no ventre do povo e que construiu, junto com milhares de companheiras e companheiros um partido político de trabalhadores.

    Há anos que nós observamos a tentativa das elites de depreciá-lo, de menosprezá-lo, de humilhá-lo. Há anos que vemos as elites desse país tentando projetar nele as suas próprias mazelas, seus vícios e seus defeitos.

    Lula não fez revolução armada, Lula não deu golpe de Estado. Lula não fraudou as urnas.

    Lula se submeteu durante décadas ao voto popular, jogando o jogo político dentro das regras construidas pelas elites e, finalmente, venceu, democraticamente, com o voto da maioria absoluta do povo. E fez os dois governos mais exitosos de nossa época moderna, cumprindo tudo o que prometera. E deixou o Governo com 80% de aprovação popular.

    ISTO NÃO É POUCO !!!

    E o que fazem agora, quando ele alcança a idade madura dos 70 anos ? Tentam desmoralizá-lo, prender os seus, encarcerá-lo, acusando-o, estupidamente, de fazer palestras, de abrir o mercado para empresas brasileiras no exterior, construir vagas de emprego para brasileiros, defender o conteúdo nacional na ocupação do nosso mercado interno, defender o nosso petróleo, reequipar as FFAA, com a esperança de que elas entendam o que realmente significa defender a soberania nacional.

    Como se ele fosse um criminoso, chefe de uma organização criminosa.

    Mas, eles estão mexendo com um vespeiro. Se essa COISA não for interrompida, eles não perdem por esperar.

    O silêncio surdo das ruas das periferias, dos morros, dos assentamentos rurais, das fábricas, das margaridas, dos sem terra, dos sem teto, dos professores e estudantes está chegando ao limite

    O povo que o apoiou durante anos e que ele apoiou durante 8 anos como Presidente da República do Brasil não vai abandoná-lo.

    Podem crer.

    .

     

     

    • Será que a Presidente

      SE HÁ INDÍCIOS, TERÁ QUE HAVER INVESTIGAÇÃO. SE FOREM ENCONTRTADAS PROVAS, TEM QUE JULGAR E PUNIR. NÃO IMPORTA QUEM SEJA E DE ONDE TENHA VINDO. PERANTE A  LEI, CONTINUAMOS TODOS IGUAIS.

      • TODOS IGUAIS? VOCÊ NASCEU ONTEM?

        "PERANTE A LEI CONTINUAMOS TODOS IGUAIS".

        A NÃO SER QUE NÓS SEJAMOS DO PSDB OU DEM, AÍ NÓS SOMOS BLINDADOS, OS CRIMES PRESCREVEM E A "LEI" NÃO SE APLICA!!!

         

  • A inação de Dilma está num

    A inação de Dilma está num ponto tão absurdo que ela está conseguindo que os que a apoiam e as que querem que ela seja tirada da presidência concordem num ponto = não veem a hora de ela sair da presidência. A única e crucial diferença é a data = a oposição queria isso pra ontem e a situação quer isso em primeiro de janeiro de 2019. 

  • A Presidente Dilma tem que

    A Presidente Dilma tem que mandar embora o quinta coluna Ministro Zé dormente e colocar um cara compentente na funçao de Ministro da Justiça, de preferencia um Juiz de Verdade, chega de coxinhas, alias é o que mais tem nas instituiçoes federais??? Tem que processar a infiltrada que ofendeu o Suplicy e o Haddad, a revista Veja, Rede Globo, Folha, Estadao e etcs que plantam mentiras e calunias todos os dias, e tambem as operaçoes falsas e midiaticas PF, MPF, PGR e os bandidos de toga que estao de plantao, pedir um ressarcimento milionario pelo danos causados, e exigir que eles os envolvidos e mandantes paguem dos seus proprios bolsos, pois bostas nao sao deuses???

    • Ditadura

      Resumindo, prender qualquer um que for contra este governo, que permitiu que a corrupção chegasse a este ponto. Então em sua opinião devemos  transformar este país em uma ditadura?! Acho engraçado que tudo que era criticado quando eram oposição passa a ser justificado agora.  Parabéns, depois dizem que a direita é raivosa! 

  • horrível esse lance...

    ...A Democracia exige que Dilma Rousseff seja suportada até o último dia...

    quem achar que não foi horrível que me aponte qualquer outro país com sucesso na sua economia sem que o seu presidente tenha sido respeitado até o último dia

    ninguém respeita ninguém e cada um faz o que quer sem temer nada

    este é o grande problema brasileiro, algo que está causando estupefação e naúsea em estudiosos do mundo inteiro

Recent Posts

O STF e os guardas da porta do presídio, por Luís Nassif

Mais um desafio para o CNJ e para o CNMP. Se não for enfrentado desaparecerá…

19 minutos ago

Universidade de Columbia ameaça suspender estudantes pró-Palestina, mas manifestantes resistem

Ocupação teve início em 18 de abril, após a prisão de 100 manifestantes em Nova…

11 horas ago

Emissão de valores mobiliários sobe 50% no trimestre

Total divulgado pela CVM chega a R$ 175,9 bilhões; debêntures puxaram crescimento, com emissão de…

11 horas ago

Vale tenta novo acordo de reparação de R$ 90 bilhões em Mariana

De acordo com a oferta, a mineradora quer pagar R$ 72 bilhões em dinheiro, mas…

12 horas ago

Balança comercial tem superávit semanal de US$ 1,078 bilhão

No ano, as exportações totalizam US$ 107 bi e as importações US$ 78,8 bi, com…

12 horas ago

Entenda a omissão regulatória cometida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

Pacientes ficam à mercê de reajustes abusivos e desamparados com rescisões de contratos cada vez…

13 horas ago