A paralisia de Dilma para enfrentar a crise

A cara da mulher que atacou o senador Eduardo Suplicy na Livraria Cultura espalhou-se pelas redes sociais e é o espelho da sociedade brasileira atual.  A primeira reação a ela é de ódio profundo.  Mas basta uma pequena reflexão para saber que não é ela, uma pobre coitada. Aquela figura horrenda, berrando como uma harpia da mitologia chocou menos pelo que ela é, mais pelo que passou a simbolizar: o quadro político atual, o fracasso da elite brasileira, em todos seus ângulos – político, empresarial, intelectual, jornalístico – ter permitido que a decadência da política abrisse espaço para o protagonismo do imbecil coletivo.

Nas redes sociais de esquerda ouviam-se brados de vingança contra a figura,  usando o mesmo tom vociferante da direita contra arroubos de esquerdistas.

Tempos atrás a Lava Jato mandou à prisão uma cunhada de tesoureiro do PT meramente porque sacou dinheiro em um caixa eletrônico. A reação contrária foi exigir que a mesma PF prendesse a esposa de Eduardo Cunha.

Nesse ódio sem quartel, direitos individuais, abusos de autoridades, golpismo escancarado, tudo é relevado com receio de encarar a grande besta: o imbecil coletivo.

***

Esse ódio exacerbado reflete algo mais profundo: a falta de um projeto de país ou, no mínimo, de sinais de que o país pode começar a andar. Só que o primeiro passo é da presidente da República que, até agora, não manifestou o menor gesto em direção à normalização econômica.

Ontem, na cerimônia de premiação das Empresas Mais Admiradas, da Carta Capital, o novo Ministro-Chefe da Casa Civil Jacques Wagner fez um apelo para que o país supere a Lava Jato e comece a andar.

Na semana passada, o Ministério da Fazenda estimou em dois pontos o efeito da Lava Jato e da redução de investimentos da Petrobras sobre o PIB (Produto Interno Bruto), devido à paralisação virtual de toda a cadeia do petróleo.

Durante o ano, Dilma Rousseff recebeu diversas sugestões para resolver a questão da Lava Jato sem paralisar a economia. Todas elas em uma direção absolutamente legítima: penalizar os controladores preservando as empresas.

Ou seja, acordos que contemplassem multas e indenizações pesadas para os controladores das companhias. Para pagar, eles teriam que vender parte ou a totalidade do seu capital. O dinheiro recebido serviria para quitar as pendências decorrentes do acordo, sem afetar o caixa da empresa.

O próximo passo da crise do petróleo será nos portfolios dos bancos, às voltas com inadimplências gigantescas. E a presidente não mostra nenhuma estratégia em relação a um ponto crucial.

***

No evento da Carta Capital, dois economistas com visões distintas cobravam o mesmo: decisões que mostrassem ao país que a presidente voltou ao jogo econômico. Delfim Netto pedia desvinculações orçamentárias e medidas na área da Previdência; Luiz Gonzaga Belluzzo pedia uma política monetária mais flexível, posto que a atual é suicida. E ambos concordavam que, sem acenar para perspectivas de crescimento, a presidente não conseguiria sair do lugar.

Delfim criticou pesadamente as interpretações dadas às pedaladas. Sustentou que todos os governantes recorrem a tal prática e que não há o menor sentido em criminalizá-la.

Não haverá impeachment porque o país amadureceu e não permitirá golpes. A democracia exige que Dilma Rousseff seja suportada até o último dia. Caberá à presidente definir a maneira como isso ocorrerá: se com um mínimo de cenário positivo pela frente ou com o profundo desânimo que caracteriza a perspectiva futura de seu governo.

Luis Nassif

128 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. não há horizonte para o fim da crise

    O grande nó é exatamente a falta de horizonte para o fim da crise. Dentro de alguns meses o país estará sediando uma Olimpíada, e logo em seguida eleições municipais, e vai ser nesse clima?. A campanha de 2014 emendou com a de 2016, que vai emendar com a de 2018. As agressões a membros do PT/governo continuam e não se sabe ainda como não aconteceu uma tragédia maior, que se acontecer pode ser debitada integralmente na conta da falta de reação dos agredidos. A PF humilhando um ex-presidente da república com batidas na casa do filho. Fernando Morais perdeu a paciência (todos já perderam a paciência). Publicou fotos de 3 tacos de beisebol que ganhou do presidente Hugo Chavez, dizendo que estava na hora de usar, mas não para bater na bola, mas para quebrar a cabeça dos antipetistas. Ou essa palhaçada acaba ou vai haver confronto. Quando um membro do PT/Governo é agredido em público, são 54 milhões de eleitores que se sentem igualmente agredidos, e a falta de reação humilha esses 54 milhões.

    PS.: derrubar a Marina em 2018 será mais fácil do que empurrar bêbado ladeira abaixo. Basta uma frase: “O Brasil não aguenta outro tiro no escuro”

  2. Uma mudança é essencial
    Nassif, votei na Dilma nas duas eleições. Ela é uma. mulher íntegra, perseverante, todavia, ela é muito teimosa e não se comunica bem com os mais variados setores da sociedade. Uma decisão a Dilma tem que tomar urgentemente: trocar o ministro da Justiça que perdeu o controle sobre a PF e demais instâncias subordinada.

  3. Mudança na Política Monetária

    Estabilidade cambial, redução dos juros da Selic, e redução do compulsório bancário.

    O mais importante   já foi realizado, a correção da taxa de câmbio,  agora precisamos criar condições para a expansão do crédito destinado ao consumo e reduzir rapidamente os juros da Selic.

    Hoje a maior pressão sobre os preços internos vem da correção da taxa de câmbio ocorrida nos últimos meses, com uma estabilidade na taxa de câmbio caminharemos rapidamente para uma inflação dentro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário nacional.

    A redução do compulsório bancário aumentaria o capital disponível para o crédito principalmente destinado a financiamento de bens duráveis.

    Mais importante do que impedir novas altas exageradas do dólar, é impedir que o dólar volte a cair de forma acentuada, por meio de compra de dólares para aumentar novamente as Reservas Cambiais, caso seja necessário.
    A atual taxa de câmbio é mais do que suficiente para aumentar significativamente as exportações de manufaturados, bem como proporcionar uma substituição de parte dos importados pela produção nacional.

    A estratégia do Banco Central de tentar conter o aumento da taxa de câmbio com apenas a venda de swaps cambiais não deu certo, e a  correção da taxa de câmbio se completou de forma mais rápido do que todos esperavam, tendo como um dos impactos a inflação acima da meta estipulada pelo CMN.
    Hoje os especuladores do mercado financeiro estão comprando swaps cambiais, e puxando a cotação do dólar  no mercado à vista.
    É preciso complementar a ação de vendas de swaps cambias com a venda de dólares no mercado à vista, para anular a ação dos especuladores com os swaps cambiais, o que levaria parte dos agentes econômicos a também a vender dólares no mercado à vista, principalmente os exportadores.

    A redução dos juros da Selic se torna necessário para evitar o aumento expressivo dos  empréstimos em dólares e das operações de carry trade que tem lucro expressivo com a estabilidade cambial, e de forma exponencial em caso de queda de dólar no Brasil.

    Depois dos berros do BC houve um recuo da ação dos especuladores, que não vai durar muito tempo se o Banco Central não iniciar um programa de venda de dólares das Reservas Cambiais.
    Basicamente precisamos de ação semelhante a utilizada em 2008-2009, com vendas de dólares no mercado à vista e venda de dólares com compromisso de recompra(destinada aos exportadores) e redução significativa dos juros da Selic.

  4. Eu já joguei a toalha e estou

    Eu já joguei a toalha e estou com o Juncal. Só acho que os tacos de beisebol devem ser usados naqueles que se acostumaram a apanhar e não reagem.

    Cansei!

    1. Cansou rápido Nilva.
      Lula até

      Cansou rápido Nilva.

      Lula até hoje não cansou nem descansou.

      E já enfrentou até um câncer pela frente.

      E Dilma, também, não esqueçamos.

      1. Cansei também
        Ah Jorge, eu cansei também e a mais tempo que a Nilva, ou mesmo o Juncal, com o qual também concordo. Ele ainda é petista mas não é cego.
        Dilma não é boa gerente e é péssima política. Só idólatras e deslumbrados não vêem isso. Ela está ferrando a administração por dentro do Estado, não é só por fora, pelo que aparece nos jornais. Se gerencia errado, não se ouve quem realmente conhece e quando as coisas dão erradas, vem “pitis”, geralmente dominicais, onde se finge que as culpas não vêm do comando.
        E claro, não me arrependo de ter tirado o pão de queijo da boca daquele moleque mineiro e seu partido de vendilhões ávidos por comissões. Mas eu não apoio governos de direita, e se alguém pensa que o PT é esquerda, acho bom rever o que é política econômica e políticas públicas de esquerda. Por exemplo, bolsa família não é política econômica de esquerda, creio que você sabe disso.
        E por fim, discordo demais de você se referir a doenças pelas quais passaram Lula e Dilma como atestado de caráter ou de coragem… Se liga, a imensa maioria das pessoas que passam por esses problemas reage da mesma forma que eles reagiram. Tenho diversos exemplos na minha família e tenho certeza que eles também existem na sua.
        Um abraço.

          1. Claro!

            Aiaiai Jorge, até onde percebo, nós não estamos nos referindo a uma revolução, ou mesmo um movimento reivindicatório. Estamos falando sobre qual postura adotar, frente a um governo e a um partido, que se diziam posicionados à esquerda na frente ideológica e econômica e que depois de eleito, faz um governo de direita alegando um pragmatismo frente a “correlação de forças”.

            Aí eu questiono… Não conheciam a realidade política? Não sabiam como o brasileiro médio pensa e vota? E vou mais longe… Se você é eleito com uma plataforma, um projeto, e depois de eleito não consegue executar nem 50%, quer governar para que? Não sou político, me viro por aí (quero dizer que trabalho como empregado) desde o governo Geisel. Então pessoalmente não tenho a vaidade característica dos políticos, apoio quem “fecha” com minhas ideias e percepções.

            O governo Lula me deu mais condições econômicas que o anterior? Deu, mas agora já estamos retrocedendo e não confio nas medidas que estão sendo tomadas (sim, eu estou informado sobra a crise mundial). Mas as verdadeiras reformas foram omitidas, muito deixou de ser feito por acomodações políticas. É fácil navegar em “céu de brigadeiro”…

            Sabíamos que governar mudaria o PT, mas cabe a cada um concluir para si, se gosta ou não, onde foram desaguar essas mudanças. Eu não gostei… E é ruim não gostar de ninguém, hoje perambulo sem partido, pois não sou marxista (li alguma coisinha dele), não sou neoliberal (li alguns “clássicos” também), e considero a social democracia a maior traíra da história política recente, apesar das ideias a respeito de um hibridismo político econômico que sempre me agradou.

            Outro abraço.

          2. Sérgio:
            Está interessante

            Sérgio:

            Está interessante este diálogo.

            Eu penso como você.

            Se há governo, eu apóio se ele atende meus interesses de classe.

            Se eu fosse um grande empresário ou um pequeno comerciante não apoiaria um governo de esquerda que privilegiasse os interesses dos trabalhadores e dos pobres. Apoiaria um governo que apoiasse os interesses da burguesia ou da pequena burguesia.

            Entretanto, como sou trabalhador, ao me deparar com um governo eleito pelo Partido dos Trabalhadores e com um Presidente que veio da classe operária, não posso me opor a ele, especialmente quando sei que esse governo faz o que é possível para atender reivindicações históricas dos trabalhadores, mesmo que muitas vezes seja derrotado no âmbito do Parlamento e do Judiciário.

            Um abraço.

  5. Nassif, como vai deixar Lava
    Nassif, como vai deixar Lava Jato de lado quando o ministro mais antigo dela (posso estar errado, mas acho que é, pelo menos no mesmo cargo), o Zé Cardozo, vulgo Ministro Soneca (mas na verdade é um quinta-coluna a serviço dos EUA, as atitudes dele falam muito sobre quem é alinhado com A ou B) é um dos cabeças da Lava Jato e o Ministro que transformou a Polícia Federal nesse aparelho ideológico do PSDB pra caçar petistas e atacar o Lula (querem prender o Lula)?

    Vc acha que a Dilma sobrevive politicamente ou resiste se essa PF tucana do Zé Cardozo atacar o Lula? O povo veria isso como ato de traição e começaria a pedir a cabeça dela, e não estou falando de coxinhas, esses não têm força, sozinhos, pra derrubar ninguém, a base dela sim tem força pra isso, pois a base dela se identifica com o Lula, e o apoio a ela vem por conta do Lula e não o inverso. A Dilma até hoje não entendeu, por vaidade, que ela NÃO superou o Lula, e não irá superar (teve tudo em mãos pra isso e não conseguiu) e que politicamente só existe e sobrevive graças ao Lula.

    Fazendo uma comparação com a Rússia, comparação forçada pois os russos são mais competentes nisso, Dilma é o nosso Medvedev e o Lula o nosso Putin. A patotinha da “Mensagem” (pelegada que apoia Cardozo) não gostam que digam a verdade, mas a verdade é essa. Até andar atacando o Lula esses pulhas andaram.

    Ela que atenda aos pedidos de mudança do Lula e pare com a teimosia que a conduziu a esse caos até aqui. Se o Lula for atacado por essa PF aparelhada por tucanos sob a batuta do Cardozo, ou o filho do Lula, eu vou responsabilizar o governo, pois a culpa é dela em deixar o Cardozo no cargo. O Brasil está acima do Cardozo, o legado do Lula tb está acima dela, ela faça a escolha, ou fica com o legado do Lula e o Brasil ou com o Cardozo, com as duas coisas não é possível ficar. O Cardozo só tem a dar o “braço de afogado” que todo quinta-coluna traíra dá (capacho dos EUA).

  6. Será que a Presidenta da

    Será que a Presidenta da República não percebe que há uma ação orquestrada por parte de setores da PF, do MP e do Judiciário, sintonizados com a oposição e a grande mídia contra o ex-Presidente da República e sua família ?

    Essa ação orquestrada já não é de hoje. Há anos que tentam atingir o ex-Presidente Lula, seus irmãos e seus filhos em maracutaias nunca comprovadas.

    Uma guerra midiática sem tréguas, como se Lula fosse um zé ninguém. É assim que eles vêem o Lula, como um zé ninguém, pois eles acham que alguém que lidera milhões de zés ninguém é apenas um zé ninguém.

    Eles não se dão conta que Lula é o maior líder popular já nascido neste país desde Getúlio Vargas. Lula não é um Fidel Castro, filho de fazendeiro, que desceu de uma montanha com um grupo de guerrilheiros idealistas para tomar de assalto a sede de um governo ditatorial apodrecido. Ou mesmo um Chaves ou Peron que devem muito do sucesso de suas empreitadas políticas ao carisma e respaldo de parcela significativa das FFAA de seus países.Ou mesmo um Allende, médico bem situado na sociedade civil chilena. E até uma Dilma, filha bem nascida de um empresário de classe média alta, educada no Colégio Sion de BH.

    Todos eles, de uma forma ou de outra, membros das bem nascidas elites latinoamericanas.

    Lula não nasceu em berço de ouro. Lula não nasceu em berços como os da família Neves, da familia Sarney, da familia Magalhães, da Bonrauhsen, dos Jereissatis, em berços como os de Renan, Collor, Geraldo, Serra, Freire, alguns deles que se deram até ao luxo de serem “revolucionários” na juventude. 

    Lula é um operário, retirante do sertão, sobrevivente da pobreza e do cangaço, que nasceu como político no chão de fábrica, no ventre do povo e que construiu, junto com milhares de companheiras e companheiros um partido político de trabalhadores.

    Há anos que nós observamos a tentativa das elites de depreciá-lo, de menosprezá-lo, de humilhá-lo. Há anos que vemos as elites desse país tentando projetar nele as suas próprias mazelas, seus vícios e seus defeitos.

    Lula não fez revolução armada, Lula não deu golpe de Estado. Lula não fraudou as urnas.

    Lula se submeteu durante décadas ao voto popular, jogando o jogo político dentro das regras construidas pelas elites e, finalmente, venceu, democraticamente, com o voto da maioria absoluta do povo. E fez os dois governos mais exitosos de nossa época moderna, cumprindo tudo o que prometera. E deixou o Governo com 80% de aprovação popular.

    ISTO NÃO É POUCO !!!

    E o que fazem agora, quando ele alcança a idade madura dos 70 anos ? Tentam desmoralizá-lo, prender os seus, encarcerá-lo, acusando-o, estupidamente, de fazer palestras, de abrir o mercado para empresas brasileiras no exterior, construir vagas de emprego para brasileiros, defender o conteúdo nacional na ocupação do nosso mercado interno, defender o nosso petróleo, reequipar as FFAA, com a esperança de que elas entendam o que realmente significa defender a soberania nacional.

    Como se ele fosse um criminoso, chefe de uma organização criminosa.

    Mas, eles estão mexendo com um vespeiro. Se essa COISA não for interrompida, eles não perdem por esperar.

    O silêncio surdo das ruas das periferias, dos morros, dos assentamentos rurais, das fábricas, das margaridas, dos sem terra, dos sem teto, dos professores e estudantes está chegando ao limite

    O povo que o apoiou durante anos e que ele apoiou durante 8 anos como Presidente da República do Brasil não vai abandoná-lo.

    Podem crer.

    .

     

     

    1. Será que a Presidente

      SE HÁ INDÍCIOS, TERÁ QUE HAVER INVESTIGAÇÃO. SE FOREM ENCONTRTADAS PROVAS, TEM QUE JULGAR E PUNIR. NÃO IMPORTA QUEM SEJA E DE ONDE TENHA VINDO. PERANTE A  LEI, CONTINUAMOS TODOS IGUAIS.

      1. TODOS IGUAIS? VOCÊ NASCEU ONTEM?

        “PERANTE A LEI CONTINUAMOS TODOS IGUAIS”.

        A NÃO SER QUE NÓS SEJAMOS DO PSDB OU DEM, AÍ NÓS SOMOS BLINDADOS, OS CRIMES PRESCREVEM E A “LEI” NÃO SE APLICA!!!

         

  7. A inação de Dilma está num

    A inação de Dilma está num ponto tão absurdo que ela está conseguindo que os que a apoiam e as que querem que ela seja tirada da presidência concordem num ponto = não veem a hora de ela sair da presidência. A única e crucial diferença é a data = a oposição queria isso pra ontem e a situação quer isso em primeiro de janeiro de 2019. 

  8. A Presidente Dilma tem que

    A Presidente Dilma tem que mandar embora o quinta coluna Ministro Zé dormente e colocar um cara compentente na funçao de Ministro da Justiça, de preferencia um Juiz de Verdade, chega de coxinhas, alias é o que mais tem nas instituiçoes federais??? Tem que processar a infiltrada que ofendeu o Suplicy e o Haddad, a revista Veja, Rede Globo, Folha, Estadao e etcs que plantam mentiras e calunias todos os dias, e tambem as operaçoes falsas e midiaticas PF, MPF, PGR e os bandidos de toga que estao de plantao, pedir um ressarcimento milionario pelo danos causados, e exigir que eles os envolvidos e mandantes paguem dos seus proprios bolsos, pois bostas nao sao deuses???

    1. Ditadura

      Resumindo, prender qualquer um que for contra este governo, que permitiu que a corrupção chegasse a este ponto. Então em sua opinião devemos  transformar este país em uma ditadura?! Acho engraçado que tudo que era criticado quando eram oposição passa a ser justificado agora.  Parabéns, depois dizem que a direita é raivosa! 

  9. horrível esse lance…

    …A Democracia exige que Dilma Rousseff seja suportada até o último dia…

    quem achar que não foi horrível que me aponte qualquer outro país com sucesso na sua economia sem que o seu presidente tenha sido respeitado até o último dia

    ninguém respeita ninguém e cada um faz o que quer sem temer nada

    este é o grande problema brasileiro, algo que está causando estupefação e naúsea em estudiosos do mundo inteiro

  10. Ponto de vista

    Eu não vejo paralisia, mas sim um caminho árduo e difícil, cheio de problemas, mas que a Dilma tem agido bem melhor que alguns histéricos que hoje a criticam.

    Dilma está trabalhando e levando um enorme problema nas suas costas. Pelo contrário, acho muito mais sem norte e sem graça a oposição dos tucanos. De Aecim, nem falar….

    1. Essa é a questão…

      … sempre se diz que Dilma é boa em relação à oposição.

      Aécio é um moleque mimado pela irmã e a oposição é golpista.  Mas isso não torna Dilma boa por isso.  Ela é menos pior.

      E, desculpe, ser menos pior que Aécio não é mérito pra ninguém.

      Sinto muito dizer, mas Dilma está deixando a desejar sim.

       

      1. O melhor

        Temos o melhor que o voto popular nos proporcionou.

        Bata um tijolo no peito….poderia ter sido bem pior!

        Façamos por merecer alguém melhor ou um país melhor.

  11. Depois de 5 anos de governo

    Depois de 5 anos de governo Dilma, o que eu posso dizer é que ela é uma politica incompetente. Os estragos que ela trouxe ao legado de Lula só vem aumentando, espero que 2018 chegue logo.

  12. Síntese perfeita

    “Ou essa palhaçada acaba ou vai haver confronto. Quando um membro do PT/Governo é agredido em público, são 54 milhões de eleitores que se sentem igualmente agredidos, e a falta de reação humilha esses 54 milhões.”

    1. 54 milhões há um ano, não agora
      Vamos ver se nao serei censurado no outrora plural blog do Nassif. Quando ouço esse papo de 54 milhões, penso naquele email idiota q circula pela rede pedindo então que cada em deles pague 300 reais para cobrir o déficit público. Eu mesmo conheço 5 q se arrependeram. Assim como o Aécio também já era. Pode se discutir se ela tem q ficar até o fim ou não, mas por favor parem com essa palhaçada de 54 milhões, até pq muitos já pularam fora.

      1. E os 190 milhões que pagam tudo e só levam tapa na cara?

        Todo dia é um desrespeito. Todo dia é um tapa na cara, no mínimo.

        Um tapa na cara na hora de quem vai a um hospital público, enquanto o político vai para o Sirio Libanês. Um tapa na cara na hora de tirar o filho do curso de inglês porque não cabe mais no orçamento, enquanto o filho do político enriquece sem nenhuma explicação clara. Um tapa na cara na hora de pegar um ônibus lotado, desumano, enquanto o político chega de carro oficial – ou até mesmo de jatinho ou de helicóptero.

        Violência é o que sofre o cidadão comum, todos os dias. Pior: esse tapa na cara custa 40% do que ganhamos. É o escárnio desse país em que trabalhadores perdem empregos enquanto sindicalistas ganham Land Rovers dos amigos. E, mesmo pagando por tudo isso, levando nas costas as contas desses novos marajás, ainda ter que ouvir a Marilena Chauí dizendo que odeia a classe média – que agressão foi aquela? Gratuita. Desrespeitosa. 

        Esse é o nível da esquerda. E aí um político é vaiado e vira esse chororô? Vem pro lado de cá pra sentir, de verdade, o que é falta de respeito.

  13. Concordando
    Nassif, o texto expressa em larga escala o meu sentimento.
    Dilma pode ser fraca, mas o Brasil é maior que ela e maior que qualquer outro que se apresente individualmente. Ela erra, porém não está “destruindo o país” como alega a oposição raivosa. Diversos indicadores econômicos desmentem essa prosopopéia idiota.
    E de mais a mais, ela é a presidente eleita segundo as regras vigentes, o seu mandato tem que ser respeitado, os seus eleitores têm que ser respeitados. Está na hora de certos brasileiros, que andam por aí de barriga cheia, entenderem que precisamos sair do estágio de “república bananeira”. Ficar pedindo “peniquinho” para militares e juízes é o cúmulo do reacionarismo, do oportunismo, da falta de educação cívica.
    Um abraço.

    1. Reforma política

      A mãe de todas as reformas precisa caminhar no sentido do parlamentarismo. Esse presidencialismo não funciona diante de presidentes fracos. SE QUEM TEM O PODER NA MÃO FICA PARALISADO, A CULPA É DELE. Colocar a culpa nos outros em um presidencialismo forte como nossa é desculpa esfarrapada. Isso está ocorrendo porque não existe dinheiro para comprar mais ninguém, já que idéias e política de verdade não são atributos da nossa PRESIDENTA.

      1. Não escrevi, mas…
        Eu não escrevi nada sobre parlamentarismo, então não sei porque vc escreveu sobre isso abaixo da minha resposta. Mas sempre achei o parlamentarismo melhor sistema de governo para o caso da formação civica e política do brasileiro médio. Inclusive votei nele no plebiscito.
        Quanto a segunda afirmativa sobre “comprar” pessoas ou partidos, achei-a bem fraquinha… Dilma não está fraca por causa de falta de dinheiro. O orçamento da união e quem leva o que na repartição do bolo de bilhões, pode até não ter o nível de honestidade e/ou seriedade que deveria, mas é muito mais sofisticado que o seu desabafo rancoroso… Papinho de boteco!

  14. Excelente Nassif! Só discordo de uma coisa:

    em relação à Cláudia Cruz, a questão não é vingança.  É coerência.  A maioria das pessoas com quem falo nem se importa se ela será presa agora, mas apontam corretamente a hipocrisia da justiça nesse caso.

    De resto, concordo com tudo! Dilma está deixando a desejar.

  15. Tá difícil implantar a Pátria Educadora…

    Nosso país administrado sem repressão e com poderes autônomos e independentes, está mesmo feio de se ver. Mas não tem como curar uma ferida sem expô-la e sem fazer profunda curetagem até que se encontre o tamanho real do buraco que há. Expor e curetar feridas dói mas não expô-las nem curetá-las as faz piorar.

    “Nesse ódio sem quartel, direitos individuais, abusos de autoridades, golpismo escancarado, tudo é relevado com receio de encarar a grande besta: o imbecil coletivo.”

    Solução que o governo federal encaminha: Pátria Educadora. Providências efetivamente tomadas: Programas de estímulo à educação acadêmica como FIES, Prouni, Ciência Sem Fronteiras etc. e PNPS. O principal obstáculo à essa solução é a resistência de setores retrógrados e conservadores da sociedade à universalização do ensino formal e da participação política.

    ***

    “Durante o ano, Dilma Rousseff recebeu diversas sugestões para resolver a questão da Lava Jato sem paralisar a economia.”

    Dilma é responsável pelo poder Executivo. Quem está clamando pela paralização é o Judiciário em uníssono com golpistas. São óbvios o interesse e sua autoria em paralizar a atividade econômica brasileira. A questão é: quem ganha com a paralização? O Judiciário, com certeza impõe poder sobre a iniciativa privada nacional. E a iniciativa privada estrangeira vê a perspectiva de ganhar dinheiro e poder geopolítico.

    ***

    “No evento da Carta Capital, dois economistas com visões distintas cobravam o mesmo: decisões que mostrassem ao país que a presidente voltou ao jogo econômico.”

    e

    “Caberá à presidente definir a maneira como isso ocorrerá: se com um mínimo de cenário positivo pela frente ou com o profundo desânimo que caracteriza a perspectiva futura de seu governo.”

    Mostrar ao país e estabelecer cenário positivo são misteres da imprensa privada, já que nós, brasileiros, temos sido instados, passou a fazer parte da nossa cultura, desprezar a comunicação oficial há anos (desprezo este acetuado depois das mentiras da ditadura), com pecha como “chapa branca”. Para que o desânimo seja substituído pela esperança seria necessário que a imprensa privada estimulasse este e não aquele sentimento. A questão que se impõe é: como fazer para que o povo brasileiro volte a consultar as fontes oficiais? Como aproximar o povo brasileiro do estado brasileiro? Lembremo-nos de que a imprensa privada faz de tudo para que nos afastemos do estado. Da mesma forma que ocorre com iniciativas como o PNPS, qualquer tentativa de ensinar organização política nas escolas, por exemplo, é taxada pela iniciativa privada como “comunismo”, “bolivarianismo” e outras idiotices que-tais.

    Creio que mais importante que (ou pelo menos tão importante quanto) cuidar da Economia, é cuidar da comunicação. Será que dá para conseguir apoio do Legislativo um dispositivo para regulamentação e democratização das empresas que produzem e vendem notícia? Sim porque sem apoio do Legislativo, iniciativa nesse sentido é autoritária. E não educa, impõe.

  16. A comparação entre a cunhada

    A comparação entre a cunhada de Vaccari e a mulher de cunha é usada como uma maneira de demonstrar a parcialidade da justiça. O mesmo agora acontece com o filho de Lula. A Zelotes está investigando peixes grandes, inclusive da mídia, e o que acontece? A PF arruma um jeito de bater na porta do Lulinha. E a gente volta à esposa de cunha e seu marido: porque ainda não bateram em sua porta? Por que não apreendem os carros de luxo do cunha e fazem desfile para as cameras como fizeram com os carros de Collor? O que está claro para quem não sofreu lavagem cerebral pela direita é que há organizações paralelas atuando dentro do estado, contra um governo legítimo, contra determinado político e contra determinado partido. Como não entendo muita coisa de leis e direito, fico angustiado, me perguntando de que maneira o governo poderá enquadrar os setores insubordinados que operam livremente na área da justiça, como se vai desmontar este aparelho que a direita deixou em funcionamento e como se vai enquadrar a mídia. Sem atacar estas situações, parece que não se resolverão outras porque ele está na raiz de toda esta baderna que ocorre no país.

    1. Perfeito CB. O posicionamento

      Perfeito CB. O posicionamento diante do caso da cunhada de Vacari e da mulher de Cunha não é ditado por ódio, é simplesmente a demostração da parcialidade da Justiça. E é exatamente o mesmo caso do filho do Lula. Imaginemos que ele seja culpado, que haja provas cabais contra ele, que a PF esteja correta. Mesmo assim, e os outros? Seria ele a figura mais importante da Zelotes? Salta aos olhos a atuação de organização paralela. Até quando?

  17. 13 anos de paralisia

    “Dilma é honrada, mas Lula ‘tem que esperar para ver’, diz FH

    Em programa de TV, ex-presidente sugeriu que Dilma Rousseff renuncie ‘com grandeza’”

    13 anos sem auditar a privataria tucana… sem auditar a dívida interna criada por FHC,,,
     

    de volta para o futuro:

    01/07/2009 – 20:08 Enviado por: arkx

    ->.”Ruim com Sarney. Péssimo sem ele.”

    após 6 anos e meio de governo Lula, eis a questão: optar entre o ruim e o péssimo.

    qual exatamente é o tipo de “estabilidade política” de que Sarney é garantia?

    o tipo de “estabilidade política” conferido pelo atual pacto político e modelo de governabilidade jamais conduzirá o Brasil nos rumos do desenvolvimento com inclusão social.

    não há mudança sem confronto. não há mudança sem ruptura. não há mudança sem instabilidade política. não há mudança sem crise.

    o governo Lula se tornou um emaranhado de contradições profundas que não podem ser postergadas para sempre.

    Sarney pode até sair, como já saiu Renan, como já saíram Palocci, Dirceu, Genoíno, Gushiken, Delúbio…

    mas Lula sempre saberá como refazer o mesmo modelo de governabilidade fundado no fisiologismo, porque sempre haverá um fisiológico disponível.

    Lula sempre conservará intocável seu modelo econômico neoliberal, a serviço de banqueiros, usineiros e empreiteiros, porque sempre haverá orçamento para um reajuste do Bolsa Família e para os juros do Copom.

    […]

    a crise virá devido as próprias contradições internas do governo Lula. o atual pacto político entrará em colapso porque ele traz em si uma impossibilidade:

    – aponta em direção ao desenvolvimento e a inclusão social enquanto mantém intacta uma política econômica que se move na direção oposta, tentando ocupar o vácuo progressivo que se forma com paliativos e meias-medidas.

    tudo isto vai explodir. aí sim, teremos muita instabilidade. não vai ser bom para o Brasil. não vai ser bom para nenhum de nós.

    ainda não é tarde demais.

    .

  18. Falta de nível no debate político e na vida em geral.

    Aqui, há um pénsamento monolítico em torno de um nacional desenvolvimentismo, como prova o debate na Carta Capital entre Delfim Netto e Belluzzo, aqui apresentados como “economistas com visões diferentes”! Jesus! 

    Um país pobre, de imaginação pobre, a consequência é um debate político pobre. Se todos pensam a mesma coisa, só a virulência os irá diferenciar.

    Fiz um apanhado, que será minha tese de Mestrado – a pobreza do colunismo econômico do Brasil. Há textos de vários colunistas, mostrando que suas colunas têm muito mais de panfletarismo e wishful thinking do que análise de verdade. E serão confrontados com os fatos a posteriori. Vai ser interessante, porque daremos a vários colunistas algo que lhe falta: a memória sobre o que escrevem.

     

  19. Corrijam este texto. Há uma afirmação absolutamente falsa.

    O estudo da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda não disse que a Lava Jato é responsável pela queda de 2% do PIB (2% da queda estimada de 3%). Isto é absolutamente falso. 

    O que o estudo disse e apontou é que a Lava Jato é responsável pela queda de 0,4% do PIB. A queda de outros 1,7% do PIB, que completa a queda de 2,1% analisada pelo Ministério da Fazenda, em relação à Petrobras, se deve à diminuição dos investimentos da Petrobras neste ano, que nada tem a ver com a Lava Jato. 

    A diminuição dos investimentos da Petrobras em 2015, em linha com os desinvestimentos de outras grandes petroleiras privadas, estatais ou mistas do mundo, tem a ver com a abrupta queda na cotação do petróleo. O petróleo custava aproximadamente US$ 110 o barril do tipo Brent a cerca de um ano e hoje custa menos da metade disso. 

    Segundo o estudo mencionado de forma errada por Luis Nassif neste post, foi a queda na cotação do petróleo internacional que fez a Petrobras redimensionar os seus investimentos, seguindo a tendência de outras petroleiras. E em função disso (desinvestimento) é que há a contribuição de 1,7% na queda do PIB.

    A Operação Lava Jato, como está cabalmente demonstrado no trabalho da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, contribuiu com 0,4% da queda de 3% do PIB que se anuncia para 2015, e não com 2% com diz o texto. 

      1. Petróleo

        O preço do barril deve começar a subir muito em breve, logo estão desesperados para por logo as mãos na Petrobrás.

        O Brasil está mais pobre hoje, mas produzindo muito derivado de petróleo, e como todos sabem, Deus é brasileiro.

  20. A paralisia de Dilma para enfrentar a crise

    Vejam só achar que a Lava jato esta prejudicando o Brasil.

    Era só essa que faltava.

    Se não fosse as ações da lava jato o brasil já estaria quebrado hoje.

  21. A paralisia de Dilma para enfrentar a crise

    Vejam só achar que a Lava jato esta prejudicando o Brasil.

    Era só essa que faltava.

    Se não fosse as ações da lava jato o brasil já estaria quebrado hoje.

  22. A paralisia de Dilma para enfrentar a PF

    Observando a evolução da crise politica-ecônomica nas ultimas semanas, volto a dizer que a paralisação do governo é muito mais em relação à crise criada no seio da PF e do MPF em relação aos poderes que em relação às duas primeiras.

    Sim, é preciso trocar de ministro da Justiça. José Eduardo Carodozo, por alguma razão (alguém saberia?), quer chegar em Lula, isso é evidente, desde sua entrevista às paginas da Veja. A presidente Dilma acredita que seu ministro é republicano, mas o que temos visto é uma PF absoluta perseguidora de membros de um so partido.

    Dirão alguns que o caso é que este é o partido no poder. Mas na historia brasileira, quando assistimos tal sanha persecutoria para atingir um ex-presidente? Um ex-presidente que mudou os rumos do Pais e que ainda tem chances de voltar ao poder. Eis a questão. 

    1. Melhor falar logo para a

      Melhor falar logo para a PF/MP nunca mais investigar políticos. Porque se investiga alguém de um partido os militantes desse partido falam que é perseguição, se investigarem do outro partido os militantes desse falarão que é perseguição. Acho que a perseguição é contra o povo brasileiro que é assaltado de todos os lados e cuja única opção é continuar trabalhando e sustentando essas corjas.

  23. Injustiça com os militares

     Como esta corja ousa criticar os militares. Eles era e são acima de tudo patriotas. No minimo sabem situar o Brasil no mapa.

    Estamos sim vivendo uma cruel ditadura da “corrupção legalizada”, onde tudo que é ilegal e interessa aos pulhas é´sancionado em lei.

  24. Perfeito

    Irretocável. A inclusão dos jornalistas no rol da elite imbecil se deve a um fato óbvio: são eles que repercutem a imbecilidade do resto. O “golpe confete” da oposição é um bom exemplo da imbecilidade da mídia, só existe na cabeça dos jornalistas instrumentalizados, percebam ou não. A imobilidade da Presidente é um problema, assim como qualquer movimento seu pode ser um desastre, e não há peças de reposição a disposição no país. Enfim, somos todos imbecis, do povão às elites, todos deixamos o país chegar a esta situação política lamentável, e democraticamente, atravéz do voto. Já o ódio e a intolerância, também sabemos, o nome do seu criador tem 4 letrinhas.

  25. Eu volto a repetir (e cada vez me convenço mais disso)

    Que A CULPA da mediocridade política que hoje vivemos, nesse verdadeiro monolito de incompetência e esquizofrenia que é um GOVERNO INCAPAZ de admitir que não tem direção nem sentido, mas que as escancaras demonstra isso, é ainda da DITADURA…

    Vinte e um anos de silêncio político nas ruas eivou de modo indelével corações e mentes de toda uma geração, que agora se aponta às responsabilidades dos cargos, sem qualquer prática, a tempo hábil, do que seja o exercício da democracia.

    Idiotas como a Dilma, ou alienados como o Aécio, é o que há.

    As alternativas são, e ainda serão por uns bons trinta anos, entre o ruim e o pior: “BOM” NÃO TEM NENHUM !!!

    Qual a liderança a observar como “plausível” para 2018? Ciro? Tá, mas… com ou sem remédios?

    Lula? Depois do até aqui visto e o que ainda se verá? Ora, não me façam rir!

    Forjamos (e agora convivemos com) toda uma geração de analfabetos políticos que mal e porcamente repete slogans do séc XIX sem  chegar a compreende-los e que também não possui qualquer traço de identidade ou alinhamento com as realidades e os desafios do séc XXI… e agora queremos que “acertem”?

    Lamento (ou lamentemos). Não é nem que não queiram; é que NÃO PODEM!

  26. Ah, a culpa é da

    Ah, a culpa é da vítima.

    Imprensa, oposição e um congresso de achacadores se reunem pra paralisar o país e derrubar uma presidente eleita e a culpa é dela… lindo!

    … Um ano inteiro de sobressalto porque golpistas não aceitam o resultado de eleiçiões e ficam inventando pretextos grosseiros pra levar no tapetão, mas “a culpa é do governo”…

    … João Goulart era “um fraco”, né não? “Deixou” declararem o cargo vago, né? Certíssimos estavam os que derrubaram um presidente constitucional “pra salvar a democracia”; certisssimos estavam os que derrubaram um presidente fazendeiro “para salvar-nos do comunismo internacional”; certissimo estavam os que achataram o salário “para o bem do trabalhador”; certíssimo estavam os que suspenderam habeas corpus “pra garantir a liberdade”….

    …Uma reaçao furiosa em curso, que 99% dos cientistas e analistas políticos só enxergaram aos 47′ do segundo tempo, mas que que quem conversa no dia a dia com os cidadãos comuns de carne e osso está vendo ser cevada durante anos e anos a fio, mas “a culpa é ddo governo”…

    …  Um congresso de achacadores aliado a uma imprensa cínica paralisa o país  sob os olhos de cientistas e analistas políticos que insistem em tratar como uma partida de tênis, mas “a culpa é do governo”…

    … Fatos insofismáveis de CPIs que se desenrolam na base de dinheiro (até mesmo pra oposição); processo legislativo (vetos, MPs, etc.) estancado se nomeações tais e quais não acontecerem, se ministérios e orçamentos não forem liberados, e 99% dos cientistas e analistas políticos insistindo que “a culpa é do governo” que não faz “articulação política nem “projeto de país” com Eduardo Cunha e etc.

    Nem daqui a 50 anos! É o país da mistificação. Nenhuma ciência é possível.

    Até o Nassif vem dizer que indagarr sobre a prisão de uma mullher que movimentou recursos de uma conta ilegal, ilegal na Suíça é “olho por olho” se comparando com a prisão totalmente estúpida de alguém que foi “confundida” sacando no caixa eletrônico….

  27. Sou leigo, mas mesmo assim

    Sou leigo, mas mesmo assim está claro para mim que o problema da Dilma está longe de ser na gestão economica. Nenhum país do mundo hoje está se saindo bem economicamente. Ela tem errado, mas fato é que ninguém tem acertado.

    Esses erros são normais. É um país imenso numa economia globalizada altamente complexa. O problema da presidenta é na gestão política. Sua absoluta falta de aptidão para essa atividade cria o vácuo político. A falta de referência, que deveria nortear o país. Ela é a autoridade máxima, ou deveria ser.

    Sua inabildade é tanta, que Lula, junto com parte do PMDB, primeiro com Temer e depois com a parte forte do partido, o do Rio teve que interferir. Aos quarente e oito do segundo tempo. Pois seu mandato já estava na marca do penalti. O preço foi o ministério de saúde. Por conta disso, Lula teve que se expor, e agora sofre ataques covardes contra sua família por parte do pig.

    A gestão política até melhorou um pouco com a entrada do Jaques Wagner, mas se a presidenta ela mesma, não assumir politicamente o cargo, vai ser uma crise interminável que impossibilitará a recuperação economica do país. Ou seja, fará o jogo da oposição.

    1. A pf e mp são perfeitamente

      A pf e mp são perfeitamente controláveis, a começar pelo diretor-geral da pf, nomeação livre do governo federal e o pgr, idem.

      Num governo tucano, esses caras não dão um passo sem o aval do governo, vide são paulo.

      Só isso já seria suficiente para alcamar os animos.

  28. O artigo coloca a culpa na Dilma e alivia os algozes

    Eu gostaria que os que colocam toda a culpa na Dilma tentassem governar por 1 (um) dia com a mídia hegemônica, a direita golpista e retrógrada, os achacadores do Congresso, os juízes-promotores tendenciosos, a polícia federal tendenciosa, a Fiesp e a Firjan defendendo os que menos pagam impostos etc.

    Nesse artigo, existe uma imparcialidade estranha. Como a de alguém que diz que no conflito Israel-Palestina a culpa é dos dois lados: um porque mata e o outro porque morre.

    Que tal se concentrar na crítica aos algozes?

    1.  Olha o tamanho do

       

      Olha o tamanho do fracasso segundo o blog do Leonardo Boff.

      DADOS DOS GOVERNOS ANTERIORES E DO GOVERNO DO PT

      10/09/2014  

         

      Aqui vão alguns dados colhidos em fontes seguras e confiáveis.

      Lucro do BNDES:                                                                   2. Lucro do Banco do Brasil
      2002 – 550 milhões                                                                          2002 – 2 bilhões
      2013 – 8,15 bilhões                                                                       2013 – 15,8 bilhões

       

      Lucro da Caixa Econômica Federal:                                     4 .Produto Interno Bruto:
      2002 – 1,1 bilhões                                                                          2002 – R$ 1,48 trilhões
      2013 – 6,7 bilhões                                                                          2013 – R$ 4,84 trilhõesPIB per capita:                                                                         6. Dívida líquida do setor público:
      2002 – 7,6 mil                                                                                  2002 – 60% do PIB
      2013 – 24,1 mil                                                                                2013 – 34% do PIB

       

      7. Produção de veículos:                                                               8. Safra Agrícola
      2002 – 1,8 milhões                                                                            2002 – 97 milhões de toneladas
      2013 – 3,7 milhões                                                                           2013 – 188 milhões de toneladas

      9. Investimento Estrangeiro Direto:                                     10. Reservas Internacionais:
      2002 – 16,6 bilhões de dólares                                                          2002 – 37 bilhões de dólares
      2013 – 64 bilhões de dólares                                                             2013 – 375,8 bilhões de dólares

      11. Índice Bovespa:                                                                     12. Empregos Gerados:
      2002 – 11.268 pontos                                                                           Governo FHC – 627 mil p/ano

      2013 – 51.507 pontos                                                                         Governo PT – 1,79 milhões p/ano

      13. Taxa de Desemprego:                                                            14. Valor de Mercado da Petrobras:
      2002 – 12,2%                                                                                            2002 – 15,5 bilhões 2013 – 5,4%                                                                                          2014 – 104,9 bilhões

      15. Média de Lucro da Petrobras:                                     16. Falências Requeridas em Média p/ano:
      Governo FHC – 4,2 bilhões p/ano                                           Governo FHC – 25.587
      Governo PT – 25,6 bilhões p/ano                                             Governo PT – 5.795                          

      17. Salário Mínimo:                                                           18. Dívida Externa em Relação às Reservas:
      2002 – 200 Reais (1,42 cestas básicas)                                     2002 – 557%
      2014 – 724 reais (2,24 cestas básicas)                                       2014 – 81%

       

      Economia do Mundo:                                                    20. PROUNI – 1,2 milhões de bolsas
      2002 – 13ª
      2014 – 7ªSalário Mínimo Convertido em Dólares:                    22. Passagens Aéreas Vendidas:
      2002 – 86,21                                                                               2002 – 33 milhões
      2014 – 305,00                                                                             2013 – 100 milhões                                                         

      23. Exportações:                                                                 24. Inflação Anual Média:
      2002 – 60,3 bilhões                                                                    Governo FHC – 9,1%
      2013 – 242 bilhões                                                                      Governos PT – 5,8%

       

      25. PRONATEC – 6 Milhões de pessoas                             26. Taxa Selic:
      2002 – 18,9%
      2012 – 8,5%

      FIES – 1,3 milhões de pessoas com financiamento universitário
      28. Minha Casa Minha Vida – 1,5 milhões de Famílias beneficiadas
      29. Luz Para Todos – 9,5 milhões de pessoas beneficiadas
      30. Capacidade Energética:
      2001 – 74.800 MW
      2013 – 122.900 MWCriação de 6.427 creches
      32. Ciência Sem Fronteiras – 100 mil beneficiados
      33. Mais Médicos (Aproximadamente 14 mil novos profissionais): 50 milhões de beneficiados
      34. Brasil Sem Miséria – Retirou 22 milhões da extrema pobreza
      35. Criação de Universidades Federais:
      Governos do PT – 18
      Governos do FHC – zero
      36. Criação de Escolas Técnicas:                                              37. Desigualdade Social:
           Governo PT – 214                                                                               Governo FHC – Queda de 2,2%

      Governo FHC – 0                                                                               Governo PT – Queda de 11,4%
                                                                                                                          De 1500 até 1994 – 140
      Governo PT – Queda de 11,4%
      38. Produtividade:
      Governo FHC – Aumento de 0,3%                                               39. Taxa de Pobreza:
      Governo PT – Aumento de 13,2%                                                      2002 – 34%

      2012 – 15%
      40. Taxa de Extrema Pobreza:                                                41. Índice de Desenvolvimento Humano:
      2003 – 15%                                                                                       2000 – 0,669
      2012 – 5,2%                                                                                    2005 – 0,699                   
                                                                                                               2012 – 0,730
      42. Mortalidade Infantil:                                                        43. Gastos Públicos em Saúde:
      2002 – 25,3 em 1000 nascidos vivos                                               2002 – 28 bi
      2012 – 12,9 em 1000 nascidos vivos                                                2013 – 106bi

       

      Gastos Públicos em Educação:                                       45. Estudantes no Ensino Superior:
      2002 – 17 bi                                                                                     2003 – 583.800
      2013 – 94 bi                                                                                     2012 – 1.087.400

       

      46. Risco Brasil (IPEA):                                                         47. Operações da Polícia Federal:
      2002 – 1.446                                                                                   Governo FHC – 48
      2013 – 224                                                                                     Governo PT – 1.273 (15 mil presos)

      48. Varas da Justiça Federal:
      2003 – 100
      2010 – 513
      49. 38 milhões de pessoas ascenderam à Nova Classe Média (Classe C).
      50. 42 milhões de pessoas saíram da miséria.

       

      1. Ainda assim… é um fracasso

        Isto é MIGALHA perto do que deveríamos produzir, diante da incompetência da esquerda.

        Infelizmente, não temos direita… 

        O caminho sem dúvida, é tirar o governo de onde não lhe compete. Privatizar Correios, BB, CEF, Petrobrás etc.

        Assim, reduzir o tamanho do governo que suga a maior parte do que arrecadamos em salários e benefícios gordos e fartos.

        Deixar para o indivíduo gerar riqueza.

        O governo precisa parar de meter o bedelho em nossas vidas e parar também de prostituir-se com as empresas e corporações.

        Este capitalismo de ‘compadres’ que tantos ‘economistas’ amam e enaltecem.

        Piada sobre piada.

        Estes números só provam uma coisa… INCOMPETENTE!

        Imagina como estaríamos se tivessemos mais LIBERDADE ECONÔMICA para tocarmos nossas vidas, abrirmos nossos negócios, contratarmos com mais liberdade? O quanto não estaríamos crescendo e produzindo…

        Mas ainda assim, se prendem nestes números de crescimento… que podem aparentar beleza… mas ainda assim, migalhas diante do que poderíamos ter sido.

        Infelizmente.

  29. CHEQUE SEM FUNDO MAS COM EMISSOR

    O que vemos hoje na política nada mais é do que a exibição nua e crua de nossa “moral e competência”.

    Cada povo tem o governo que merece! E sorte do povo que tem um governo que fáz mais por ele do que por si mesmo.

    A intenção do assistencialismo proposto pelo Governo Lula visou única e exclusivamente a criação de um curral eleitoral. Se na época outras medidas de correção fossem levadas a cabo para “arrumar” o País em direção ao desenvolvivento, hoje teriamos dinheiro para atravessar esta retração econômica sem passar o pinico.

    A verdade é uma só. O grau de inconpetência da Presidente supera a pior espectativa imaginada, e ela nada mais fáz do que tentar pagar os CHEQUES SEM FUNDO passados pelo Presidente anterior, LULA.

    Que Deus nos ajude, sem situação e sem oposição que valham uma gota de nosso suor continuaremos a escolher entre o RUIM e o PIOR nas seleições.

  30. A sangria do Governo!

    Vocês devem lembrar que, em um dos seus bestiais comentários, o grande herói midiático: a besta Aécio Neves disse em alto e bom tom que o governo da Presidenta Dilma, iria sangrar até o último dia do seu mandato. Então eu pergunto: será que isso não é um GOLPE?

    1. se estiver contra a Lei

      é golpe, se estiver dentro da Lei não, a constituição prevê tres poderes, até prevê a harmonia entre poderes, mas, não preve como fazer isso…

  31. Um Jogo de Paciência (e, bem que ela avisou “estar Zen”)

    Dilma é paciente e sábia (e, por que não “safa”?).

    Silenciosamente mudou a Direção da Petrobrás.

    Avisou, com antecedência, que Pasadena não era com ela.

    Brigou com Cunha muito antes deste ser escolhido para a Presidência da Câmara.

    Não apostou as fichas no Temer.

    “Congelou” o Gilbertinho Carvalho.

    Mostrou que “MEU” Governo não é acusado de corrupção (sobre os “outros”, Lula inclusive, ela não se manifestou…).

    Sofre uma Oposição, menos incompetente do que a da Oposição Oficial, da Situação.

    Pochmann e Cia não a suportam (apesar de Bresser ser a favor do tal Ajuste).

    Ninguém vai falar das heranças recebidas por ela.

    Heranças da Gestão Gabrielli.

    Esqueletos herdados dos “restos a pagar”, ou pedaladas de governos anteriores (que, a rigor Contábil, precisariam ser descontados do Déficit 2015).

    Um Congresso paralisado.

    Como diria o Jacques Wagner, um País assistindo ao Lava jato, e, agora, ao Zelotes.

    Um País catatônico (justo agora que eu iria à Disney?)…

    E, o Nassif pregando que ela deveria “sair da (aparente) paralisia”.

    A mesma opinião de PTistas como Gilberto Carvalho.

    Parece que a “guerrilheira” é bem informada.

    Todos que ela manda ao freezer, uma hora aparecem nas visitas da PF.

    Paralisia?

    Vamos ao “micro management” da Dilma que mostra que o País, incrivelmente, não está parado.

    Quem será que está ordenando que o BB coordene com os Bancos Privados o consórcio para financiar os Leilões das Usinas (adiado por paralisia do Congresso), agora que o BNDES fechou para balanço?

    Por que o IED (Investimento Estrangeiro), novamente, está batendo recordes?

    A “velha” (e, sábia) Conceição Tavares já dizia que “sem Utopia seria difícil”…

    No momento atual, uma Utopia “vendida”, pela sempre loquaz Dilma, seria objeto de mais gozações à Direita e à Esquerda.

    O Brasil vai mal, mas o resto do Mundo “está bem”.

    Brics?

    Nada de Bolhas na China e Índia, Guerras na Síria/Criméia, Paz com os Curdos…

    Europa e Japão estagnados apesar dos QEs (Quantitative Easings).

    Economia Americana aguardando em marcha lenta.

    O momento atual está mais para Rivotril do que para Utopias…

     

     

  32. NÃO CONCORDO.

    Não concordo com o seu argumento de que o país está parado “por falta de iniciativa da Presidente Dilma”! O Congresso Nacional é o maior, o único reponsável, por esta situação social e econômica vivida no Brasil. Deixem a Presidente governar! Propostas há e muitas…

  33. Democracia exige que Dilma seja suportada até os últimos dias?

    A frase, escrita pelo articulista, é um factóide! Dilma ganhou a eleição mentindo ao povo, que acreditou nas afirmações dela. O mesmo povo, agora conhecedor das enganações, quer retirar o seu apoio por sentir-se ludibriado.

    Nada mais demosntrativo do espírito democrático. E, além do mais, a constituiçao brasileira prevê que assim o seja. Portanto, golpe seria se ela continuar contra a vontade da grande maioria da população.

    A Demcracia não exige que as pessoas aguentem, a ferro e fogo! Isso é coisa de ditadura.

  34. Tem horas que eu penso que a

    Tem horas que eu penso que a Dilma tucanou. Não é possível tanto erro num só governo. A minha empresa esta paradinha, neste mês vendi 10% do que costumava vender antes. E trabalho na área de vassouras. Imagina quem trabalha com supérfluo.

  35. Tem que ter mais consideração com essa muler

    Essa batata quente está na mão dela, mas enquanto não vier um consenso, estaremos perdendo força econômica. Problema dos neoliberais. Os fatores, como esses dos BANCOS  e dos BANCOS, de EMPRESÁRIOS e dos EMPRESÁRIOS, no meio disso tudo, Governo e funcionários públicos e trabalhadores esperando as bonecas liberarem as verbas para investimentos. É uma celeuma de graça, apenas vaidade ou falta de inteligência dos Malas, cuja as fortunas ilegais ou legais, estão em bancos suíços. Na primeira reação desses cabeças de bagre para repugnar a crise, gostaria de ver em ação outras minireformas tributárias, que aquecem todos os setores na medidas que elas podem suportar.

     

    Cumpriu todas as promessas de campanha.

    Foi além: comprou caças, zerou o desemprego, reduziu o desmatamento, zerou a fome, a mortalidade infantil, etc…etc…etc..etc… etc…etc…etc..etc… etc…etc…etc..etc… etc…etc…etc..etc… etc…etc…etc..etc… etc…etc…etc..etc… etc…etc…etc..etc… etc…etc…etc..etc… etc…etc…etc..etc…  Antes de olhar pra ela, tenho alckmin pela frente. Infelizmente lamentar é o que me resta…não por ele ser tão lixo, mas pelo atraso social.

  36. Não fazer alguma coisa é também uma decisão política!

     

    Bom dia Nassif e equipe, bom dia demais dabatedores.

    Nassif, esta análise que você fez foi boa. Aliás, suas análises habitualmente são boas, razoáveis, proporcionais.

    Mas, permita-me discordar um pouco. Até mesmo por amor ao debate.

    Vejamos.

    Eu não acho que falta um projeto de país. 

    O projeto de país começa com o programa do PT, segue com o plano plurianual, com a LDO e , por fim, com a LOA.

    Temos então o plano estratégico, o tático e podemos ter o plano operacional.

    A questão é que , como você bem sabe, o governo federal ( poder executivo federal)  TEM suas competências, assim como o poder legislativo e o poder judiciário.

    Noutras palavras, escolhemos viver sob a égide dos poderes harmônicos e independentes entre si. 

    E esse trinômio, em seu conjunto, é superior aos demais poderes, isoladamente.

    Como você certamente sabe o plano estratégico ( plano plurianual) do  governo eleito em 2014 terá vigência a partir de 2016. 

    Vale reforçar, é no ano de 2016 que o segundo mandato da Dilma começara a valer , de acordo com o PPA, pois, atualmente, estamos ainda vivendo sob o PPA do mandato anterior.

    Ocorre que este PPA e agora também a LDO e , mais especificamente, a LOA ( que é o orçamento propriamente dito) estão no poder legislativo para votação.

    A lei de MEIOS , portanto, encontra-se em votação e “ajustes” no poder legislativo federal que, por sua vez, tem até 22/12/2015 para aprová-lo( com emendas etc!)

    E é aí que eu acho que o “bicho vem pegando”.

    O conflito de interesses , portanto, corre por aí. Todos os “interesses” estão de olho na FATIA DO BOLO.

    Quem , como, onde, por que, vai receber essa ou aquela quantia em dinheiro para atender aos “seus interesses”.

    Por outro lado, penso que NÃO HÁ INÉRCIA no campo político. Ora, qualquer conduta diante de um debate político , obviamente, é uma decisão.

    Noutros termos, você decide em FAZER ou NÃO FAZER nada diante de um cenário. O ato de agir desta ou daquele forma é uma decisão política. Isso é óbvio.

    Penso também que é bom para determinados “interesses políticos” que nós, administrados, fiquemos a debater coisas menores, que não levam a qualquer efetividade política. Debates que não definem nada em matéria de orçamento, por exemplo.

    Portanto, para finalizar, gostaria de apelar para o seguinte:

    Vamos continuar debatendo! Sempre! Isso faz parte da democracia.

    Mas, vamos debater o que interessa. E o que interessa? 

    A meu juizo, neste momento  interessa saber , de forma CLARA, objetiva, e que possa ser compreendida por todos os CIDADÃOS, como está sendo discutido o ORÇAMENTO PARA 2016. Quero dizer: quanto vamos pagar de JUROS? Quanto vamos destinar para a SAÚDE? Quanto vamos destinar para a EDUCAÇÃO de base ( a básica, que , como dizem é a mais importante para o país neste momento) etc.

    Enfim, isso sim, é o que interessa. O resto é chover no molhado ou tornar-se um “marionete” de interesses alheios! Seguir “opiniões” alheias que, obviamente, defendem interesses alheios. 

    Portanto, penso que a “paralisia” no mundo político só pode ser aparente. No fundo, há decisões sendo tomadas. Decisões estas que podem ser FAZER ou não FAZER alguma coisa. 

     

    Saudações

  37. ?

    Trabalho no comercio.

    A empresaria no post abaixo diz que sua produção caiu para 10% do normal.

    Estamos em outubro. O movimento foi 40% do normal de um ano passado.

    Os jornais da tv diz que o movimento do comercio caiu meros 4 – 5%.

    Onde isto a queda esta sendo muito maior. É calamidade. Muitas lojas do comercio fecham as portas. Qtas mais fecharão?

    A coisa ta feia mesma.

    Até onde vai isto?

    Ja estamos em novembro, dezembro.

     

    1. Você já se iludiu no cartão de crédito?

      Assim é a classe média.

      Iludida.

      Mas é resistente.

       

      Também trabalho no comércio,  e no lugar onde trabalho, o pessoal tá fechando por falta de informação, ou medo de trabalhar.

      A realidade mudou muito, onde as contas não param de chegar.

      A casa da classe média está toda equipada e mantida;

      Como um baú cheio de tralhas, brinquedos que não são mais usados e um elefante branco pra alimentar.

      O reajuste fiscal é dela também. Se não se tocar e fizer as contas na ponta do lápis, terão dificuldades em se manter na estrutura do mundo encantado do cartão de crédito.

      São resistentes, a prova disso foi a sobrevivência da era fhc, que está sim, além de fechar todas as oportunidades, ainda deixou a classe média no fogo cruzado da violência social. o Tal do contraste.

    2. Dilema

      A única instância capaz de disseminar desânimo ou otimismo é a imprensa, produto de iniciativa privada desse ramo¹. E ela está disseminando desânimo porque quer afastar o PT do poder. Aliás o PT especifiicamente não; qualquer governo que estivesse no lugar do PT e que também promovesse a ascenção do povo ao poder – em lugar de exercer o poder de forma impositiva através de manipulação – seria igualmente demonizado. E a imprensa não tem o menor problema em derrubar a Economia brasileira se, com isso, conseguir atingir governos voltados para o social.

      Tenho a impressão que mesmo governos que promovessem programas sociais mas que não abrissem mão do exercício autocrático do poder seriam melhor suportados do que os que pretendem exercício democrático do poder político e econômico. Aliás promover a desvinculação do poder econômico com o político já é “pecado imperdoável” aos olhos dos jornais e dos antigos detentores do poder.

      Esquecem-se, esses jornais, de que quem acaba sofrendo é o pequeno empresário. Bem… esquecem-se, não, arrumam um jeito de torcer as interpretações para, enganando o leitor, venda-lhe o peixe de que a responsabilidade pelo desânimo é do governo. Pena, um povo estimulado e esperançoso compra mais serviços do que o desanimado… Essa imprensa, como fiel braço direito do capital que vinha exercendo poder político, quebra os pequenos para manter os grandes.

       

      ¹ – O estado, apesar do esforço que vem fazendo para aproximar o povo brasileiro – dentre o qual está o pequeno empresário local – do próprio estado, não consegue a mesma penetração que a imprensa privada. Isso não ocorre em todas as sociedades, todos os países. Aqui não só o que é oficial é tido como menor, como “chapa branca”, por conta das mentiras da ditadura como também pelo afastamento entre o estado e o povo, que a iniciativa privada agigantada estimula.

       

    3. Não seria bom que os pequenos

      Não seria bom que os pequenos e locais empreendedores se voltassem contra a iniciativa privada agigantada, a que vem exercendo poder político há décadas, desmentindo o desânimo geral, estimulando a esperança? Sei que é difícil pois o pequeno empreendedor local:

      1 – tem admiração incondicional pelo agigantado

      2 – muitas vezes atende a quem compra o discurso do agigantado. Nada afatsta mais um cliente de um pequeno estabelecimento do que o comerciante que o afronta em suas convicções anti-petistas.

      Mas será que o pequeno empreendedor não deveria, para seu próprio bem, ajudar a disseminar esperança em lugar de desespero? Seja no boca-a-boca, no dia-a-dia, ou através de jornais locais, por exemplo?

      Por exemplo: digamos que eu trabalhe prestando um serviço às chamadas classe média média e classe média alta. Entra uma cliente no meu comércio e, papo vem papo vai, ela diz:

      – “Olha só o que diz a revista Veja. É uma corrupção só, esse PT, hein? Está acabando com nosso dinheiro!”

      Bem… primeiro de tudo eu sumiria com a revista Veja do meu comércio, já que essa revista vem espalhando desespero, raiva e tudo “o que há de ruim” ao meu comércio, faz tempo. Também sumiria com outros produtos que-tais: OESP, Folha, Globo etc. Mas continuando, o que eu diria à cliente? Lembrando que discordar de cliente é fria mas que concordar vai fazê-la gastar menos…

      “Que nada, você está sendo manipulada pela mídia, está fazendo papel de idiota. Não há crise alguma… ou melhor, até há mas muito menor do que essa imprensa coxinha relata. Além disso a crise afeta mais os negócios internacionais. O que acaba, sim, afetando os locais, mas muito menos. Esse negócio de crise é para os muito ricos, que estão perdendo seu poder para o povo por conta de um governo mais democrático, mas isso não atinge a nós, pessoas do vulgo.”

      Por mais certa que esteja, não creio que essa seja uma boa resposta, rs…

      Por outro lado:

      “Verdade. Mas não tem crise que me faça desanimar de fazer o que quero, de fazer o que me faz sentir bem, belo e otimista! Sabia que as pessoas otimistas são muito mais bonitas e atraentes?”

      E antes da cliente sequer pensar em reagir:

      – “O que você quer hoje para ficar mais bela ainda do que já é?”

       

      Enfim… embora o otimismo não garanta que o discurso do pequeno e esforçado empreendedor fique parecido com o do agigantado capital, aquele que vem mandando na política brasileira desde sempre mas que está sendo substituído pela vontade popular desde o PT, com certeza garante clientela mais satisfeita e otimista, como efeito próximo e imediato. Além de proporcionar clima mais propício aos negócios, de forma geral. Por difícil que seja, talvez fosse uma boa ideia refletir sobre se o que o grande capital internacional agigantado está fazendo é do interesse do pequeno e médio empreendedor local.

  38. É isso aí, Nassif, bota lenha

    É isso aí, Nassif, bota lenha na fogueira.. ela quase já não está com problemas e deve ser super simples agir de acordo com pitacos de quem não está no centro desse furacão. Moleza. 

  39. Engraçado, mas o que acontece na Lava jato vem do “justiciário”

    pelo que me consta, e é onde esta incluida a PF ( aliás acho que a PF foi tomado por neto dos militares) depois do que fizeram ontem com o filho do LUla é obvio que é um aparelho exclusivo de caça ao Lula e ao Partido dos Trabalhadores.

    Sendo os poderes separados o que a Dilma pode fazer com o  Moro, O Gilmar Dantas e cia????Só a sociedade pode cobrar alguma lisura deles, coisa que eles não tem!! Nosso congresso é praticamente um bando de bandidos, em 89 eram só picaretas, mas agora já esta ocupado por evangelicos mafiosos pmdebistas ( PMDB o partido que aparelha o estado brasileiro desde a ditadura). Eu já quero pedir por soccorro no judiciário Suíço, quem sabe eles possam ensinar o nosso, embora eu ache que não é problema de saber, mas de carater e o nosso não tem carater nenhum!

    A paralisia não é do governo federal, mas quem esta jogando enxurrada de lama em cima de todos nos brasileiros é o “justiciário, a midia em concluio com uns partidos que ousam dizer que são oposição e que fazem politica, mas eles não servem nem pra gerir barraquinha de pipoca na praça.

    1. Ana pára por um momento e

      Ana pára por um momento e pensa legalmente, não com cabeça partidária petista.

       

      Quem pede para o justiciário para investigar é o MP, neste caso representado pelo Janot indicado por uma presidente petista.

      Quem comanda a PF é o Eduardo Cardozo, ministro petista, indicado por uma presidente petista.

      Quem tem dado despachos que permite investigar o Lula e sua família não é o Moro, é o STF que tem 9 ministros indicados pelo PT, sendo destes Toffoli ex advogado petista, com sua mulher ainda fazendo parte do grupo Petista.

      O poder judiciário, ainda é independente, apesar de vocês petistas tentarem desclassificar a justiça toda vez que se veêm indiciados ou investigados, mas defensores arduos da jjustiça toda vez que ela investiga opositores. Vocês tem critérios muito duvidosos.

      Porque é que você acredita que a Globo é contrária ao Lula, quando a globo na entrevista da Dilma no JN, não autorizou nenhuma pergunta que a pudesse deixar em maus lençois, mas para os demais foi bem dura?

      Porque é que vocês persistentemente compram a tese que é o mundo contra o Lula e o PT, se são eles que estimulam em cada discurso o Lula o ódio?

      Porque é que somente agora o PT é anti-Cunha, se até pouco tempo atrás ele era um importante articulador do PMDB na Câmara para os governos petistas?

      Você realmente não fica indignada com os escândalos comprovados de corrupção do governo petista, ou você acha que vale qualquer coisa por um plano de poder petista?

      Você realmente acredita que o PT, partido que está no poder, poderia ser covardemente acusado de crimes sem se defender, a não ser se dizendo injustiçado ao invés de comprovar que não está envolvido o tempo todo?

       

      Está na hora de vocês acordarem e se indignarem com a corrupção, abrirem os olhos pq a crise está ai, só não enxerga quem não quer.

       

      Desemprego subindo, concursos publicos suspensos ( Dilma mentiu dizendo que o Aécio suspenderia, e está ai quem suspendeu), aumento de impostos (Dilma mentiu dizendo que o Aécio subiria, está ai quem subiu), diminuição de benefícios sociais (Dilma mentiu dizendo que o Aécio faria, e está ai quem diminuiu), investimentos minguaram, crise elétrica, inflação no teto, salários diminuindo, ….. Enfim será que você vivem na Suiça e os demais no Brasil??? Sera que o dinheiro desviado pelo PT está dando conta de manter todos os partidários a parte da crise??? 

       

       

      1. Bem… como diz o outro,

        Bem… como diz o outro, melhor ler isso do que ser cego.

        Mas que tais ignorâcias até doem os olhos… ah, isso doem, sim.

      2. Cara raciocine !
        Zelotes

        Cara raciocine !

        Zelotes escondida durante meses,mesmo tendo como investigados ,grandes grupos economicos.

        Bastou conseguir fazer uma ginastica,com quatro anos de diferença entre o suposto ilicito e ,o tal pagamento,essa  é nova propina a longo prazo.

        Que zelotes saiu do escuro e apareceu nas manchetes!

        E automáticamente:Bradesco,Santander,Gerddal, afiliadas da rede globo,protegidos,tais como sempre foram antes dos Governos do PT.

         

         

      3. Sr. Joaquim Lopes

        Afinal o que o sr. anda lendo/ouvindo? Não ouviu falar dos roubos do PP, os do PMDB e das mesmas firmas nas obras em SP , MG, Pr, Goiás, etc > Já ouviu falar num tal de Cachoeira ? Já ouviu falar que a reforma de um trem do metrô em SP, fica mais caro que um trem novo?

        Já ouviu o próprio FHC dizer que a roubalheira na Petrobrás ocorria tb em seu governo ?

        Ninguém aqui está dizendo ser o PT um partido de Santinhos, não é. Os ladrões estão em toda  os partidos, porém só procuram no PT. O sr. concorda com isso ?

        Sei que não irá me responder , pois trolls não costumam fazê-lo. Só entram para xingar o PT . É para difundir o ódio tb entre os simpatizantes do partido e criar uma guerra, que todos iremos sofrer ?

  40. “Tempos atrás a Lava Jato

    “Tempos atrás a Lava Jato mandou à prisão uma cunhada de tesoureiro do PT meramente porque sacou dinheiro em um caixa eletrônico. A reação contrária foi exigir que a mesma PF prendesse a esposa de Eduardo Cunha.”

    Só pra saber: pra não ser imbecil qual a reação que devemos ter? A mulher fez uso de dinheiro de corrupção e não esta sendo sequer incomodada. Continua circulando com o Porsche de Jesus, vestindo Prada e por aí vai.

    Será que o relato do Paulo Nogueira Batista, no DCM, tem a ver com essa blindagem a mulher do Cunha?

    “A ligação da Globo com Cunha já vinha de longa data. Segundo a Folha, em 1992 o então presidente da extinta Telerj assinou um aditivo de 92 milhões de dólares a um contrato de 1989 com a NEC Brasil — fornecedora de equipamentos para telefonia controlada, na ocasião, por Roberto Marinho.

    Não houve licitação. O aditivo serviria para ampliar o número de terminais para 40 mil celulares (em 1993, um segundo aditivo foi assinado por 30 milhões de dólares por mais 40 mil terminais — 62 milhões a menos do que pagou Cunha).”

     

  41. Estamos no meio do olho do furacão

    A impressão que dá é que somos uma peça importante de uma nova guerra fria política e econômica entre EUAxChinax RussiaxEuropa.

    Alguem já imaginou onde vai desembocar esses blocos economicos  internacionais, agora com o acordo do Pacifico que é um claro freio no expancionismo chines?  

    O que vai sobrar pra China ?…e pro Brasil  ?

    Já observaram os pontos do acôrdo assinado entre Brasil x China, 53 bi de dólar com  foco principal na produtividade agricola ?…aliás o unico setor comercial alem da mineração que a China é dependente porque a indústria mundial éla já engoliu .  Quem investe quer retorno com garantias.

    Amigo, ….guenta ai que tempos estranhos virão pela frente.  

    Alguém já imaginou que essa idéia do expancionismo  maxcista pela AL possa ser pano de fundo ?

    …..

     

     

  42. O que tenho observado em meu

    O que tenho observado em meu meio social é que são as mulheres quem mais odeiam a Dilma. Sempre vejo alguma mulher louco como esta do caso Suplicy soltando impropérios contra a Dilma. Algum psicólogo explica ?

     

  43. Como eu já falei um milhão de

    Como eu já falei um milhão de vezes, a crise econômica é o motor do impeachment da Dilma.

    O verdadeiro golpista é a própria incompetência dela.

    E quem vai assumir em breve os destinos do Brasil é o Sr. Crise, mas na hora do barata voa na melhor das hipóteses, e na paz dos cemitérios, na pior.

    Eu sempre tive a percepção da inutilidade de se manter um mandato quando o mandatário se mostra absolutamente incompetênte e absolutamente sem moral e espírito de liderança para com seu país.

    Com o fracasso do modelo econômico da Dilma, nada restou a ela. Sua caixa de idéias está vazia e ela insiste em se manter no cargo por pura vaidade

    Quantos empregos perdidos, quantas famílias destruídas, quanta elevação do nível de pobreza, quantas empresas quebradas, quanta aflição e desesperança valem o mandato dessa mulher.

    Renuncia, convoca-se eleições, põe o Lula pra disputar com os demais.

    De ao brasileiro um fagulha de esperança.

  44. Parabéns Lula pelos 70 anos!!!

    Parabéns Lula pelos 70 anos!!!

    Ontem, hoje e para todo sempre

    Você é nossa referência mundial.

    O padroeiro dos pobres do Brasil

  45. Lei do Gerson

    Após um ano da eleição presidencial, os 54 milhões de votos que Dilma recebeu, agora caíram para de menos de 5 milhões de votos (10%) que ainda a apoiam, segundo pesquisa. Numero ridículo e insignificante.

    Quanto a Delfim Neto, dizer que as pedaladas fiscais são feitas por todos os governos e o mesmo que dizer “quase todo motorista avança o sinal vermelho, qual o problema?” ou “perdoa o bandido que estuprou a minha filha, quase todos fazem isto” ou “quase todo mundo joga lixo na rua, não tem problema” ou “Urino na rua sempre, que se lixem as outras pessoas, os cachorros, também, fazem. Todos tem que cumprir a lei e ser punido se descumpri-la, mas o Brasil esta em crise, há muitos anos, porque muitos pensam ao contrario.

    O brasileiro que passar no vestibular, mas não quer estudar. Quer segurança, mas quer os policiais fiquem fora das universidades e que levem flores para os bandidos, terroristas e estupradores. Quer saúde, mas não quer dar os meios para os médicos trabalharem com dignidade. A famosa lei do Gerson. Quero levar vantagem em tudo, certo?

     

    1. Você está ERRADO.
      Eu mesmo
      Você está ERRADO.

      Eu mesmo reprovo o governo dela, mas votaria na Dilma sete vezes, setenta vezes, apenas para que o país não caísse nas garras de um Aécio. Se você confunde pesquisa de popularidade com eleição, já errou feio.

      Sua lógica para as tais “pedaladas” é risível. Levanta a mão quem NUNCA atrasou uma conta para poder pagar outra. Engraçado é que os “idôneos” como você adoram ver pelo em ovo, mas só quando é com o PT. Você não chega a achar pelo menos ESTRANHO que a imprensa não cobre um, digamos, governador de SP como cobre o prefeito? O que acontece com a SABESP, para citar um único exemplo, não te incomoda? Escolas fechadas não te comovem?

      Afinal, QUEM é você para cobrar coerência dos outros???

      1. Andre

        Pesquisa de opiniao sobre o governo Dilma apontou que 80% acham o governo ruim ou pessimo e isto se transforma em votos, obvio. Voce dever estar no volume de 5 milhoes que ainda a aprovam. Tudo bem, respeito, mas eta e a realidade e voce nao tem como muda-la.

        Sobre atrasar contas, lamento lhe informar que nunca atrasei uma conta para pagar outra. Se tenho dinheiro para passar requeijao no pao eu compro, mas se nao tenho como puro.

        Nao estou eximindo nenhum politico. Nao apoio nenhum partido, voce interpetou da sua cabeca que apoio a oposicao. O que nao apoio  e nenhum governo corrupto e mentiroso. TODOS tem que ser punidos, como disse, anteriormente. Mas se alguns nao foram, entao, um erro justifica o outro? Ou voce joga lixo fora do carro, passa no sinal vermelho, urina na rua e tudo bem, ninguem e perfeito. Os paises adiantados nao pensam dessa forma (JAPAO, ALEMANHA, DINAMARCA, SUECIA, NORUEGA, ESTADOS UNIDOS, INGLATERRA, etc).

        Trabalhei em Brasilia por muitos, muiitos anos. Conheco muitos dos atores desse teatro. Se eu fosse voce nao colocaria a mao no fogo por NENHUM politico, a comecar por ela. Vai ficar torrado.

      2. Andre

        Pesquisa de opiniao sobre o governo Dilma apontou que 80% acham o governo ruim ou pessimo e isto se transforma em votos, obvio. Voce dever estar no volume de 5 milhoes que ainda a aprovam. Tudo bem, respeito, mas eta e a realidade e voce nao tem como muda-la.

        Sobre atrasar contas, lamento lhe informar que nunca atrasei uma conta para pagar outra. Se tenho dinheiro para passar requeijao no pao eu compro, mas se nao tenho como puro.

        Nao estou eximindo nenhum politico. Nao apoio nenhum partido, voce interpetou da sua cabeca que apoio a oposicao. O que nao apoio  e nenhum governo corrupto e mentiroso. TODOS tem que ser punidos, como disse, anteriormente. Mas se alguns nao foram, entao, um erro justifica o outro? Ou voce joga lixo fora do carro, passa no sinal vermelho, urina na rua e tudo bem, ninguem e perfeito. Os paises adiantados nao pensam dessa forma (JAPAO, ALEMANHA, DINAMARCA, SUECIA, NORUEGA, ESTADOS UNIDOS, INGLATERRA, etc).

        Trabalhei em Brasilia por muitos, muiitos anos. Conheco muitos dos atores desse teatro. Se eu fosse voce nao colocaria a mao no fogo por NENHUM politico, a comecar por ela. Vai ficar torrado.

        1. Explique para qualquer um, um

          Explique para qualquer um, um empresário por exemplo que outros possam ser beneficiados por alguma medida mas não ele prá você ver o que acontece. Se na política uns podem achacar e outros não é obvio que os que podem estão em vantagem. Seu raciocínio é primário.

    2. Joca, avançar um sinal

      Joca, avançar um sinal vermelho é proibido sempre. Agora, criminalizar hoje alguém que trafegou no passado numa rua onde o sinal era verde e hoje é vermelho devido a inversão da mão, é, para dizer pouco, ilógico. “Perdoa o bandido que estuprou a minha filha” parece ser conversa de pai estuprador. Urinar na rua pode até ser uma emergência, por doença e falta de local apropriado, mas parece que esse problema é mais dos cachorros mesmo. E por falar em cachorro, “brasileiro quer passar no vestibular e não quer estudar” é um típico caso de complexo de vira-lata. E se os policiais, esses policiais, ficarem fora das Universidades, creia, a segurança dentro será maior.

      1. Eduardo

        Me desculpe, mas a Lei de Responsabiliidade Fiscal foi promulgada em maio de 2000 para proibir que agentes publicos, (presidentes, governadores, prefeitos, etc) so gastassem o que for arrecadado e 46%, no maximo, com a folha de pagamento de pessoal. La se vao 15 anos. da Lei. Todo agente publico, de acordo com a lei, tem que verificar bimestralmente e prestar contas, se as contas estao no rumo certo, ou seja, receita versus despesa. Caso estejam no caminho errado devem corrigir a rota. Nao existe nenhum inocente nesta estoria.  O governo Dilma nao corrigiu seus erros durante dois anos consecutivos e pedaladas fiscais e apenas uma das15  impropriedades apontados pelos auditores do TCU. Cidadaos concursados em um processo bem rigoroso. Os ministros do TCU apenas leram o que eles auditaram. Como disse, anteriormente, nenhum pais desenvolvido aceita a transgressao das leis com a frase “mas nao fui eu sozinho”.

        Com relacao as policias em Universidades, o reitor da USP cansou da discussao que perdurou por dois anos com as classes estudantis, defensores da liberdade, etc. Concluiu que enquanto discutem, dezenas de estudantes sao mortos e estuprados, diariamente. Volto a dizer, os paises desenvolvidos orgullham-se de seus policiais e punem os desvios de conduta.

        1. Não há porque desculpá-lo,

          Não há porque desculpá-lo, Joca, vc não é culpado de nada. Sobre a LRF não há o que contradizer, mas segundo opinião de inúmeros entendidos do assunto (eu não sou um deles) Dilma não a violou. Aguardemos. Com relaçao aos policiais gostaria muito de me orgulhar deles, mas “esses” policiais não me dão qualquer orgulho, motivo de achar que eles fora da Universidade garantem melhor a segurança dentro dela. Abs.

        2. Meu caro,
          você sabia que o

          Meu caro,

          você sabia que o tesouro é CREDOR e não DEVEDOR nesta história fajuta de pedaladas fiscais?

          Estão querendo cassar a Dilma por ter dado LUCRO ao Tesouro.

          Quem quer fazer isto? Um tal de Nardes e um tal de Cedraz. Pesquise sobre estas figuras na internet e você vai saber o que são pedaladas.

          Deixa de ser trouxa.

          Aliás, o governo petista reduziu a proproção do PIB para pagamento de salários de servidores.

        3. Joca, esquece
          Como diz o

          Joca, esquece

          Como diz o jornalista, tentar explicar as coisas para um petista fanático não é fácil nem difícil, é inútil.

          Que dirá convencer..

           

          1. Seria inútil se partisse de

            Seria inútil se partisse de um inútil,  que o Joca não é. Se partisse de um andador livre, sei não.

  46. Dilma Rousseff

    Infelizmente tevo concordar com que ela não tem feito seu papel de acordo com o que a sociedade espera. Infeizmente ainda temos pessoas que não querem que o pais vá para frente, pois estão ganhando muito dinheiro com esse tipo de política. Não concordoem que deveriam vender a sua parte apenas e sim vender tudo até os bens pessoais, para pagar a divida e irem parar na cadeia, mas infelizmente só vai parar e fica lá apenas quem não tem dinheiro para se denfeder. Cade o impeachment do resto dos políticos desse pais.

  47. O Beluzzo mais humanitario e

    O Beluzzo mais humanitario e o Delfim de sempre querendo furar os olhos de alguem, e quero que prendam a mulher do cunha sim, afinal é um soco no estomago de quem está ou foi preso sem defesa, ou pau que bate em chico não bate em francisco? Ou para prender um do povo nem raciocinam direito que até prendem errado mas um de zoio azul esse pessoal treme?

  48. Pra que serve o evento da Carta Capital

    1) marcar mais um aniversário da revista;

    2) marketing, exposição, criar vínculos com o meio empresarial “as mais admiradas”

    3) evento social/ponto de encontro dos empresários para falar de seus negócios e troca de ideias;

    4) mais importante de tudo, os itens acima são mera perfumaria: uma tribuna privilegiada onde o presidente da república dirige-se aos empresários transmitindo primordialmente confiança, otimismo, esperança, projeta cenários, divulga dados encorajadores, anuncia projetos, pede apoio, essas coisas comezinhas da vida política.

    Mas a presidente não aparece, manda representante…

  49. Eu já desisti, acho que a Dilma vai se arrastar até 2018

    da mesma maneira como se arrastou durante 2015, não espero nenhuma melhora. Ela não ouve ninguém. Sua sorte é que todos os atores do momento político atual são medíocres ao extremo, o que dilui um pouco sua mediocridade como presidente e evita o surgimento de um rival verdadeiro. Espero que o Lula tenha o bom senso de nunca mais indicar ninguém a nada, esse não é seu dom.

  50. Ingenuidade ou hipnose das bravas mesmo?

    É incrivel, no momento, não existir Justiça no Brasil, os tribunais serem de exceção, os julgamentos descaradamente seletivos. A oposição corrupta faz o dá na telha, no maior desrespeito às leis, e já nem se abafa mais os crimes, os corruptos como eles fazem publicidade do descumprimento dessas leis e da violação flagrante da Constituição.

    Tudo isso com o conluio de muitos corruptos e a apatia doentia de muitos que poderiam se unir contra a canalhice daqueles que afundam o país, da mesma maneira que, sequestradores criminosos torturam a vítima para obter o produto do crime ediondo.

    Além de tudo insuflam a violencia da população desvairada, que não tem o tino de perceber, que os bandidos são na verdade, os criminosos palhaços que diariamente dão o seu showzinho imundo nos meios de comunicação de missa… (negra). 

    É muita ingenuidade, num lugar onde não existe JUSTIÇA, virem nos cobrar pelo fato de respondermos na mesma moeda, a violência disseminada.

    E mais ingenuidade ainda achar que no meio da baderna promovida por corruptos, existam meios de se colocar em ordem a economia. Seria o mesmo que as vítimas de um sequestro dominadas por bandidos dentro de uma casa, passasse a dar lições de ética aos mesmos e gentilmente pedisse que os mesmos não roubassem os bens da família.

    Ainda bem que a internet é um mundo grande.

     

  51. Mais um Gol do tal Governo Paralisado (Irã)

    Ficou normal.

    Toda vez que a turminha do Nassif se ferra (como as “figurinhas” José Dirceu, Gilberto Carvalho, Pochmann, Kotcho, Nelson Barbosa, Gerdau, Eduardo Campos, etc.), lá vem o “Copy/Paste”:

    – Falta de Jogo de Cintura Política

    – Centralizadora

    – Autoritária

    – Não Dialoga

    – Não tem uma Visão de Futuro…

    Afinal, tudo em Política é bem “simples e rápido”.

    Como o foi caso do Irã.

    É hora da Dilma (através dos nossos intrépidos Empresários) aproveitarem a onda…

    1. Recordar é viver:

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2015/04/1612252-eua-deveriam-ter-levado-a-serio-acordo-entre-brasil-turquia-e-ira.shtml

    EUA deveriam ter levado a sério acordo entre Brasil, Turquia e Irã (04/04/2015)

    2. Hora de Colher os Lucro$$$ (Como? Se o Empresariado só fala o Inglês de Miami?)

    http://www.zerohedge.com/news/2015-10-27/whos-really-isolated-iran-set-join-brics-bank-strengthen-ties-brazil

    Iran’s Foreign Minister Mohammad Javad Zarif has stressed the importance of improving relations with Brazil given the country’s special position in Latin America and in the BRICS group of major emerging economies.

    “This country (Brazil) has always been among priorities of the Islamic Republic of Iran’s foreign policy,” Zarif said in a meeting with Brazilian Minister of Development, Industry and Trade Armando Monteiro in Tehran on Monday.

    He added that Iran has great potentialities to open new markets and can help Brazil’s access to the Central Asian region.

    Zarif said Tehran and Brasilia are seeking a new roadmap to develop common interests, adding that the two sides’ enterprises and banking and economic institutes can play an important role in this regard.

    He noted that Iran and Brazil enjoy great opportunities for strengthening cooperation in different fields such as technology, biotechnology, energy and gas.

     

     

  52. Talvez a saída seja um
    Talvez a saída seja um parlamentarismo de verdade em que hajam várias esferas de voto de desconfiança, supremo, conselho de entidades de classe, assinaturas de 5% do eleitorado entre outras. Se só o presidente puder convocar novas eleições, ele achaca o congresso nos bastidores e fica igual ou pior ao que está. É óbvio que se o presidente não demitir o congresso e numa eleição por exemplo após um ano da coleta do número de assinaturas, houverem mudanças radicais, ou se um plebiscito confirmar as eleições pedidas por outras esferas o presidente também sai. Se o supremo não fizer, sorteia-se um que tenha voltado contra para sair e assim por diante. Diante da teoria de projeto de mecanismos de Leonid Hurwicz, Nobel de economia em 2007, e de projeto estrutural de Gordon, Godet, Vester, Gausemeier e companhia, que não trata de estrutura mas da estabilidade de sistemas não modeláveis, sociais por exemplo, a partir de dependência e influência mútua de seus componentes, esta saída garante a limpeza do sistema político em no máximo 15 anos, duro é segurar bicho para que as leis referentes a esta solução sejam aprovadas, por mais que a população pressione.

  53. Provocação de um subordinado ao superior

    Fernando Morais, pelo Facebook

    “mal assumiu o ministério da defesa e o aldo rebelo tem um pepino de razoáveis dimensões para descascar.

    além de uma provocação rasteira, isso parece ser uma medição de forças da direita militar com o novo ministro: se ele der 30 dias de xadrez pro general dirão que é revanchismo de comunista; se deixar do jeito que está, perde a autoridade sobre as três armas.

    não podemos nos esquecer de que, po…r algo muito menos grave, o então ministro da defesa josé viegas pegou seu boné e voltou para o itamaraty. não sem antes divulgar uma dura carta de renúncia, que, entre outras coisas, dizia o seguinte:

    “A nota divulgada no domingo 17 [pelo exército] representa a persistência de um pensamento autoritário, ligado aos remanescentes da velha e anacrônica doutrina da segurança nacional, incompatível com a vigência plena da democracia e com o desenvolvimento do Brasil no Século XXI. Já é hora de que os representantes desse pensamento ultrapassado saiam de cena.”

    ***

    Quando o Aldo Rebelo tomou posse no Ministério da Defesa, uma jornalista do Rio, pouco mais de 30 anos, postou a foto e enalteceu o simbolismo de um ministro do PCdoB comandar os militares. Respirei fundo diante da inocência e respondi que simbolismo maior tinha sido a Dilma ter tomado posse em 01.01.2011 sob a continência dos chefes militares, no entanto…

    Dias depois eis aí a resposta. Quer saber? Aldo Rebelo não vai fazer nada, não tem colhões para isso, muito menos o governo ao qual pertence. Ela, a jornalista de 30 anos, ainda pode se dar ao luxo de ser inocente, eu já perdi o direito há muito tempo.

     

  54. Portfólio dos bancos

       Alguem vai pagar , os bancos não irão provisionar créditos que até dois anos atrás eram AA+ , para C, e permanecer calados, vai sobrar esta conta para todos.

    1. Que Conversa Mole Para Boi Dormir

      Os bancos  estão sempre quebrados.

      Uns mais que os outros, como o Itaú que levou  a AIG, digo Unibanco e se ferrou com o Eike Batista em mais de 15 Bilhões de Reais.

      Outros escondem melhor sua contabilidade, mas como todos os empréstimos são baseados em emissões, onde não se imprime os juros, o famoso e execrado EMPRÉSTIMO IMPOSSÍVEL, não precisa ser muito inteligênte para perceber que eles estão atolados em créditos irrecebíveis.

      Ou seja, ESTÃO TODOS QUEBRADOS.

      Ps. pode derrubar o site agora hehehehe…

    2.  Ainda 50, Júnior ?
      50 anos é

       Ainda 50, Júnior ?

      50 anos é o tempo que estamos juntos neste blog.–na verdade eu estou mais.

             rs.

  55. O Problema é hipostasiar a capacidade dos atuais economistas

    O Delfim, o Belluzo e muitos outros menos qualificados não conhecem a solução do problema.

    Muito pior, não têm nem idéia por onde ela passa, se tivessem já teriam como eu aqui no blog, brigado por elas.

    São totalmente incompetentes para a situação, não faz parte do Show deles, exige, ousadia, frescor e conhecimento que não possuem, infelizmente, pois são os que gozam de voz na mídia e prestígio imerecido na academia.

    Agora, não se enganem, os que imprimem e controlam o Dólar, sabém muito bem, como eu, como a porca torce o rabo.

    Dilma, acorda!

  56. “Nas redes sociais de

    “Nas redes sociais de esquerda ouviam-se brados de vingança contra a figura,  usando o mesmo tom vociferante da direita contra arroubos de esquerdistas.”

    Por isto é que acho que o José Carlos de Assis não exagera quando admite a possibilidade de guerra civil no Brasil.

    O ódio está de ambos os lados. Falta somente acender o pavio.

    E isto é o Moro está querendo fazer ao perseguir incansavelmente o Lula.

    Será que ele está sendo orientado pelo Depto de Estado dos EUA, aquele que espionou o Brasil, a Dilma e a Petrobrás? 

  57. Imbecil coletivo.

    Vamos traduzir sociologicamente ” O Imbecil Coletivo” ?

    Não é um ano, de certa retração economica, aliada à falta de perspectivas nos rumos da atual política economica, nem um aumento expressivo do desemprego, e a ameaça da volta da inflação, que está gerando esta imbecilidade coletiva, que “explode” atravéz de certas manifestações destrambelhadas e deseducadas, de certos imbecís, que nada mais são, que comandadas como manadas de animais famintos e desorientados, criando um clima perigoso para as instituições, que sem um projeto de construção legal(no sentido de leis) tende a virar uma Grécia Sulamericana, com cidadãos atacando verbal e desrespeitosamente(até fisicamente) atores políticos sérios e bem intencionados, numa ameaça de conflagração de uma verdadeira guerra civil.

    Claro que afunilando as responsabilidades por termos chegado a este ponto, chegaremos à Presidenta da nação, como se este cargo tivesse as prerrogativas de resolver tudo, numa “canetada”.

    Ainda estamos sendo governados por 3 Poderes relativamente independentes, e qualquer ato autoritário do Poder Executivo, quebraria esta frágil, porém ainda existente harmonia e respeito, aos limites de cada Poder.

    O que acabaria com este ímpeto de imbecilidade coletiva, que aumenta perigosamente a cada dia, é uma profunda mudança de atitude da parte do Congresso, que tem que governar o país, e não ficar criando dificuldades, por puro desejo, que haja um ordenamento de um impedimento da atual Presidenta legitimamente escolhida, para governar 4 anos, porém sem um mínimo de alianças no Cogresso, não conseguirá a governabilidade plena.

    E mais do que o Legislativo, que pode e deve legislar e fiscalizar,precisamos de um Judiciário, que não se deixe conduzir, por um quarto Poder, o da imprensa, que na calada da noite, compra decisões judiciárias, macomunadas com maus juízes e maus congressistas.

    Se a imprensa passar a cumprir o seu dever de informar a verdade, opinando e formando opiniões, mas não agindo como um verdadeiro partido político, e deixando de tentar “incendiar” o país, temos todas as condições objetivas de sair da crise, e eliminar antes que seja tarde demais , este complexo de cachorro louco, que foi inoculado na cabeça de maus cidadãos, que estão praticando a imbecilidade coletiva. 

  58. Campanha :
     A próxima PEC,

    Campanha :

     A próxima PEC, impedimento por incompetência Comprovada e Reiterada.

          Quase outro assunto :

    Gostei dessa tirada de um comentarista e a resposta tbm.

       Pergunta : Vc tem esperança que Lula irá preso ?

       Resposta: A esperança é a última que é presa.

  59. Desconhecer ou desdenhar da

    Desconhecer ou desdenhar da paralisia do atual governo ultrapassa eventual falha de análise para já adentrar na desonestidade intelectual. Nesse sentido, concordo com as críticas feita a presidente Dilma que, por esse aspecto,  transparece em certos momentos incorporar o contrário do que canta o poeta: “espera acontecer para fazer a hora”.

    Agora me repetindo: a pior atitude de um governante é a falta de atitude.  Se enfrenta uma conjuntura crítica, aí a lassidão se transforma em tragédia. Especialmente na esfera econômica onde as expectativas de per si já são capazes de melhorarem o quadro adverso. Ou piorarem. 

    A presidente tem que se desligar dessa agenda política negativa do impedimento e se apegar numa positiva e propositiva. Na economia, criar um leque de conselheiros informais que possam fazer o papel de “advogados do diabo” quando for necessário. A percepção atual da população é que os problemas do país, mais precisamente na área econômica, se resumem em duas palavrinhas: EQUILÍBRIO FISCAL. 

    Enquanto isso se degradam perigosamente alguns indicadores que já foram o orgulho dos governos petistas, cujo exemplo-mor é a taxa de desemprego. No limite, tudo se torna suportável: inflação, taxa de juros, problemas cambiais etc, se o fantasma do desemprego sai não do etéreo e se torna real. Vale, nesse sentido, o alerta de outro poeta:

    Um homem se humilha
    Se castram seu sonho
    Seu sonho é sua vida
    E vida é trabalho
    E sem o seu trabalho
    Um homem não tem honra
    E sem a sua honra
    Se morre, se mata
    Não dá pra ser feliz
    Não dá pra ser feliz

    Gonzaguinha

  60. Tempos atrás a Lava Jato

    Tempos atrás a Lava Jato mandou à prisão uma cunhada de tesoureiro do PT meramente porque sacou dinheiro em um caixa eletrônico. A reação contrária foi exigir que a mesma PF prendesse a esposa de Eduardo Cunha.

    Pois quem pediu a prisão da senhora Cunha estava certo se comparando o caso da cunhada do tesoureiro do PT com o da mulher do Cunha. Não vejo nada de arroubo esquerdista ai. Aliás, o post seguinte aí abaixo, do Webster Franklin, vai pelo mesmo caminho.

  61. Sem entender

    Quando vejo Dilma falando É UMA FIRMEZA, É UMA SEGURANÇA, DAQUELAS DE QUEM SABE O QUE ESTÁ FAZENDO…

    Não vejo noites sem dormir, tibieza, olhares perdidos…

    Fico sem entender…

  62. “(…). Nesse ódio sem

    “(…).

    Nesse ódio sem quartel, direitos individuais, abusos de autoridades, golpismo escancarado, tudo é relevado com receio de encarar a grande besta: o imbecil coletivo.

    ***

     

    Esse ódio exacerbado reflete algo mais profundo: a falta de um projeto de país ou, no mínimo, de sinais de que o país pode começar a andar. Só que o primeiro passo é da presidente da República que, até agora, não manifestou o menor gesto em direção à normalização econômica.

    (…)’

    Prezado Nassif, peço desculpas por contrariar esse seu “pensar”.

    Para mim, o que ocorreu, no caso da mulher que atacou o senador Eduardo Suplicy na Livraria Cultura é, simplesmente, falta de respeito, de educação, de ocupação e, “talvez”, de uma carência afetiva que leva as pessoas a “desaguar” em alguém os motivos de suas frustrações.

    JAMAIS, à normalização econômica!

    (quanto a histeria da senhora da livraria, me veio a mente aquela frase do Boechato!)

  63. Fora de tópico: Sugestão para

    Fora de tópico: Sugestão para o ENEM 2016

     

    “Apesar de Hitler pertencer ao Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores, o PT, PSOL e PCdoB tentam rotular seus opositores como nazistas.” BOLSONARO, Jair Messias – Página do Facebook.

     

    A partir da afirmação de Bolsonaro podemos definir que o Peixe Boi é um:

     

    a)      Peixe devido ao nome

    b)      Boi devido ao nome

    c)       Anfíbio por ser um animal terrestre (boi) e um animal aquático (peixe) ao mesmo tempo

    d)      Todas as afirmações acima

  64. Sobre o lamentável caso

    Sobre o lamentável caso protagonizado pelo juiz Moro, que encarcerou a cunhada de Vaccari, reproduzo abaixo um comentário que fiz em outro post:

    ” Acrescento que a cunhada de Vaccari é uma mulher inocente que foi vítima de uma grave injustiça, não há, e não havia, nada que a desabonasse. Mesmo assim, ela deve estar sofrendo graves consequências provocadas pela atitude suspeita e irresponsável de Moro. Sobre a esposa de Cunha, pesam circunstâncias factuais inafastáveis que a incriminam. Como não tem foro privilegiado, já deveria estar encarcerada, não fosse a providencial cegueira de Moro, que surge em ocasiões que envolvem pessoas do PSDB ou de apaniguados desse partido político.”

    A madame Cláudia Cruz, esposa de Cunha, vive materialmente no melhor dos mundos, com seus cartões de crédito que não são navalhas. Conforme informa o post logo abaixo:

    https://jornalggn.com.br/noticia/por-que-moro-pediu-prisao-de-parente-de-vaccari-e-nao-de-cunha

     

    “Quatro das contas utilizadas por Cunha e seus familiares estão registradas no banco suíço Julius Baer. Três delas em nome de empresas offshores ligadas diretamente ao presidente da Câmara. Uma quarta aparece com o nome fantasia KOEK, mas um dossiê encaminhado pelo Ministério Público Suíço às autoridades brasileiras comprova que sua titular é a ex-apresentadora da TV Globo, Cláudia Cruz, esposa de Cunha. Uma das filhas do casal é registrada como dependente. Conforme o MP suíço, as quatro contas registraram entrada de cerca de R$ 31,2 milhões e saídas de R$ 15,8 milhões, entre 2007 e 2015, em valores corrigidos.

    A conta movimentada por Cláudia vem sendo usada para sustentar, com o dinheiro da corrupção, alguns luxos pouco comuns à imensa maioria dos brasileiros. De janeiro de 2013 a abril de 2015, ela cobriu US$ 525 mil em débitos de um cartão de crédito. Outros US$ 316,5 mil foram destinados ao pagamento de um segundo cartão, em quatro anos. Uma famosa academia de tênis da Flórida, a IMG Academies, recebeu US$ 59,7 mil do montante. A família destinou US$ 8.400 à escola inglesa Malvern College e transferiu US$ 119,7 mil para a Fundacion Esade, da Espanha.”

     

    A madame leva uma vida de dar inveja à boneca Barbie, com quem, aliás, se parece muito. Em suas fotos, sua pose faz lembrar essa buneca, com os olhos arregalados como se fossem feitos de vidro, o vestidinho ousado, ostentando colares, anéis e alguns balangandãs.

     

    Encontra-se livre, leve e solta. Talvez viajando pelos bons lugares da Europa, por Miami, etc.Certamente, faz coro com os coxinhas, se não presencialmente, em espírito torcedor, pelo menos. As madames coxinhas, em suas reuniões, sem querer, repetem o samba: 

    “Madame diz que a raça não melhora //Que a vida piora por causa do samba,//Madame diz o que samba tem pecado//Que o samba é coitado e devia acabar,//Madame diz que o samba tem cachaça, mistura de raça mistura de cor,//Madame diz que o samba democrata, é música barata sem nenhum valor,//Vamos acabar com o samba, madame não gosta que ninguém sambe//Vive dizendo que samba é vexame//Pra que discutir com madame./ /No carnaval que vem também concorro//Meu bloco de morro vai cantar ópera//E na Avenida entre mil apertos/ /Vocês vão ver gente cantando concerto//Madame tem um parafuso a menos//Só fala veneno meu Deus que horror//O samba brasileiro democrata//Brasileiro na batata é que tem valor.” (Pra que discutir com madame? de Janet de Almeida e Haroldo Barbosa) [video:https://www.youtube.com/watch?v=ojr0HdBH_T8%5D Enquanto madame Cláudia se diverte, Ken Cunha garante tudo.  

  65. Nassif, a Máfia

    Nassif, a Máfia Midiático-Penal fez das tripas coração para evitar os acordos de leniência, os quais preservariam  as empresas de engenharia nacional e o sistema de produção da Petrobrás. O que fez o MPF senão vetar? Resultado de busca no Google – CLIQUE AQUI, O governo sempre deixou claro que a preservação das empresas não atrapalharia a punição dos criminosos mas a máfia PF-Mìdia-Psdb-MPF-Judiciário não permitiu, pois sabia que os aliados da mídia, como Aécio Neves e cia seriam poupados como de fato o foram. 

    A Máfia Midiático-Tucano festejou com fogos de artifício a transformação da indústria petroleira e naval em pó. Como se fose pouco, com a ajuda do Tio Sam, investiram contra a pesquisa nuclear e a fabricação de submarinos predendo o Almirante Oton a partir de informação repassada pelo Órgãos de Informação americanos ao Janot, quando esse viral-lata foi aos EUA beijar os pés do Tio Sam levando documentos para que a Petrobrás fosse processada no estrangeiro. Não foi Dilma que fez isso, pelo contrário, ela soube se posicionar quando ficou sabendo que os EUA espionava a Petrobrás e a própria presidência. Justiça seja feita: a César  o que é de César.

     

  66. pensando bem, dilma em

    pensando bem, dilma no modo paralisia catatônica inercial é re/solução de melhor eficácia para se enfrentar a crise e salvar o país do futuro do que esta dilma “autista político-social” hiperativa sem rumo cheia de si (e nóis dela) que não tem um plano de governo e de enfrentamento da crise do governo passado a limpo…pero si, simplesmente entra em ação… entra em combustão!

  67. paralisia da Dilma?

    Prezado Nassif, 

    Ademiro seu trabalho, mas permita-me discordar de dois pontos;

    1. A comparação entre a irmã de Vacari e a mulher de Cunha procede ao meu juizo.  O que está em tela aqui é a sensação de uma justiça parcial. De um juiz que só prende petistas ou ligados ao pt, o que sugere uma justiça pró-tucanos. 

    2. o governo Dima, sucessão de Lula, ao contrário do que afirmas, tem , sim , um projeto, qual seja o de crescer, desenvolver o país com distribuição de renda e inclusão social. O que está ocorrendo é um boicote político, uma manobra golpista de impedir que uma presidenta eleita comece a governar, consiga por em rota seu projeto. Isso, esse boicote, que algus chamam de golpe, promovido pelo partido que perdeu e suas forças, fez fortalecer a ala podre do pmdb que cada dia ocupa mais espaço no h=governo Dilma. Logo, a Dilma não está paralisada, mas lutando dioturnamente para sair das amarras conjunturais, contra toda a mídia, contra a oposição, e contra os podres do pmdb. 

    O lamentável até agora foi as açoes da equipe econômica que além de não terem resolvido o problema do crescimento ainda promoveram mais recessão, além de um republicanismo, às vezes, beirando a ingenuidade… o governo está lidaando com “bandidos políticos”! 

    O Brasil merece e precisa muito que Dilma resista essa adversidade e avance para um futuro próximo em que seu pvo goze de estado de bem-estar social, o que é o desejo de todos…ou de quase todos

  68. Existe um erro nas análises

    Existe um erro nas análises tanto do Nassif, como de todo o bloco desenvolvimentista, erro aliás que está na origem da crise do governo Dilma: as saídas para o País se definem no campo da política e não no campo do projeto econômico. O bom projeto econômico é necessário, porém insuficiente para sair da crise.

    O fato que o Estado intervenha incessantemente na economia (faz parte de sua função em países da periferia) e que diferentemente de outros países que privatizaram tudo, o Brasil ainda disponha de muitos recursos de ação estatal (bancos, Petrobrás, entre outros)  não significa que possa contrariar ou colocar em risco interesse dos grupos hegemônicos, que são os grupos financeiros e os grandes grupos econômicos nacionais e estrangieors.

    Justamente pela centralidade do Estado em nossas economias, e pelo risco permamente de que o povo decida instrumentalizar os recursos estatais a seu favor, os grupos econômicos hegemônicos construiram com muita competência os meios de persuasão e controle no campo das ideias. Aí entra o papel da mídia brasileira.

    Em momentos de disputa eleitoral o poder da mídia se enfraquece. Mas a vitória eleitoral de projetos alternativos não significa conquista de hegemonia nas mentes e nos corações do povo. Passadas as eleiç]ões, rapidamente a mídia (e outros aparatos ideológicos) entram em ação e deflagram crises

    Lula entende o papel da política e foi genial ao propor temas unificadores como o combate à pobreza. 

    É hora de novo(s) tema(s) político unificador(es) e mobilizador(es). Sugiro 2: 1) o enfrentamento da violência, que passa pelo enfrentamento da epidemia das drogas e 2) a luta pela preservação do meio ambiente, que pode centralizar na luta pela preservação das águas. Temas que poderão envolver a sociedade civil, as igrejas, a própria mídia,  etc. Somados a uma guinada econômica, suave, discreta, mansa,(oi Dilma, nada de porrada na mesa)  poderão significar uma saída para a crise.

    Coordenando o enfrentamento da violência e das drogas, o Ministério da Justiça (com um titular que dê conta disso), com muita ação, propagando, investimento, bom preparo.

    Repito: a saída para a crise não se resume no bom projeto econômico, e sim no bom projeto político,. Projeto que deve alcançar e mobilizar a sociedade brasileira.

    1. Análise da Margot

      Margot, foi um alento ler a sua reflexão e suas propostas. O que me mais me comove é a delicadeza da fala, que só poderia vir de uma mulher, e que é completamente diferente da fala dos homens no campo da política, em todo o mundo. Mas também é de se louvar a simplicidade e clareza com que vc se expressa, tocando em pontos tão complexos e profundos que possibilitariam infinitas discussões, que aqui não são necessárias, porque o que move vc é o pensamento no outro e o respeito, tão em falta hoje. Por isso continuo acreditando que tem saída… Obrigada.

  69. Crise

    A crise não é só do Estado brasileiro, o modelo econômico atual já se definu como incapaz de submeter a população a qualquer governo que implemente essas medidas neo-liberais na atualidade econômica, a Europa é o grande exemplo disso…

    Como se não bastasse os interesses estrangeiros na desestabilização da economia do Brasil, para sugar o muito que ainda resta, o próprio governo, numa tentativa dúbia de satisfazer esses mesmos interesses continua apostando na sintonia de mercados meramente especulativos, deixando de lado soluções simples e óbivas para o contínuo avanço do desenvolvimento do páis

    A cobrança das dívidas de empresa e bancos, a repatriação de recursos não declarados, a taxação de grandes fortunas são medidas extremamente impopulares ao mercado, mas o que é pisar no cocô quando já se está na lama?

    Não tenho dúvidas de que esse é provavelmente o governo mais honesto que este país já teve e isso é extremamente prejudicial num sistema que vive de suborno e compra de votos em um Congresso que tem essa prática a décadas

    A operação lava-jato só expôs um câncer antigo e agora toda a hipocrisia está jorrando e dizendo que a coisa não é com eles, mas com o governo e esse mesmo governo, o congresso e até o judiciário (através do justiciamento nas ruas e condenação de pessoas sem provas – Teoria do dominio do fato) estão sofrendo o descrédito merecido da população o qual é aumentado exponecialmente por uma mídia egoísta e lesa-pátria

    1. Eh, na verdade, o terceiro turno.

      Depois de todo o aparato instalado dentro e fora do país, para desestabilizar o Governo, aventar o impedimento não passa de uma tentativa de fazer valer o TERCEIRO TURNO.

      Partindo dessa premissa, o próximo governo que se estabeleça, deverá ser defenestrado assim que sua popularidade caia, mesmo com o formidável apoio do aparato midiático nacinal e de inteligência estrangeiro. Dessa forma, entraríamos no processo de desestabilização vicioso sonhado pelo Sergio Moro, em seu plano de “deslegitimar a política” declarado publicamente em 2004.

       

      “ESCÂNDALO PRONTO PARA SERVIR”

      http://paulomoreiraleite.com/2015/01/16/escandalo-pronto-para-servir/

       

      Estaria cumprido o sonho delirante do juiz com pretensão messianica e o nosso Berlusconi poderia ser o Silvio Santos, ou o proprio juiz “Seventy Thousand” que até já ganhou a fama de herói na luta contra a “corrupção” (dos outros). Expressar o pensamento que é incutido sistematicamente na mente dos incautos, não é um sinal de inteligência. Mas, ao contrario, revela a tendência de seguir o efeito manada, próprio dos idiotas.

       

       

       

       

       

       

       

       

       

  70. Não há racionalidade em acusar o governo de paralítico

     

    Luis Nassif,

    Ultimamente eu não tenho perdido muito tempo com as suas acusações ao governo da presidenta Dilma Rousseff. Acusações que se diga de passagem em sua defesa não são feitas quando a presidenta Dilma Rousseff está presa às cordas. Você espera ela se recuperar para então descer o sarrafo.

    Você não chamou a presidenta Dilma Rousseff de paralítica, mas o título do post é “A paralisia de Dilma para enfrentar a crise”. E não é tudo, ao iniciar o segundo trecho do seu post você diz:

    “Esse ódio exacerbado reflete algo mais profundo: a falta de um projeto de país ou, no mínimo, de sinais de que o país pode começar a andar”.

    Não só falta ao governo “um projeto de país” como faltam “sinais de que o país pode começar a andar”. E, para não deixar dúvidas, você complementa:

    “Só que o primeiro passo é da presidente da República que, até agora, não manifestou o menor gesto em direção à normalização econômica”.

    Resumindo: falta um projeto de país, faltam sinais de que o país pode começar a andar e a presidenta se mostra incapaz de dar o primeiro passo que seria de responsabilidade dela.

    Ainda nesse segundo trecho depois de uma referência a queda do PIB “devido à paralisação virtual de toda a cadeia do petróleo” e de referência às sugestões que a presidenta Dilma Rousseff recebeu “para resolver a questão da Lava Jato sem paralisar a economia”, você conclui que “a presidente não mostra nenhuma estratégia em relação a um ponto crucial”. Provavelmente você se refere ao problema da Petrobras como um problema que é crucial para a economia e que não vem tendo por parte do governo um tratamento adequado.

    Então você inicia um terceiro trecho falando de evento da Carta Capital e de fala de Antonio Delfim Netto e Luiz Gonzaga Belluzzo e observa que

    “ambos concordavam que, sem acenar para perspectivas de crescimento, a presidente não conseguiria sair do lugar”.

    E então termina com seu post enterrando o impeachment para o bem da democracia, mas com o ônus que caberia ao cidadão brasileiro de, em defesa da democracia, ter de suportar a presidenta Dilma Rousseff, ou nas suas palavras “[a] Democracia exige que Dilma Rousseff seja suportada até o último dia”.

    E dado a sua benevolência você dá uma opção para ela ser suportada pelo cidadão brasileiro até o último dia de governo dela como forma de garantir a democracia brasileira: “com um mínimo de cenário positivo pela frente ou com o profundo desânimo que caracteriza a perspectiva futura de seu governo”.

    É bem verdade que você não chamou a presidenta Dilma Rousseff de paralítica, mas em meu entendimento, você deixou essa acusação transparecer no seu post. Por isso pensei em dizer que se quem não pertence à idiotia coletiva acusa a presidenta Dilma Rousseff ainda que implicitamente de paralítica, não há porque surpreender pelo que diz o idiota coletivo.

    De todo modo procurei checar antes como a sua opinião era acompanhada pelos comentaristas. Assim, dei uma folheada nas páginas que agora com 125 comentários são três. Felizmente poucos o acompanharam na acusação feita ao governo da presidenta Dilma Rousseff. Na primeira página, houve os acompanhamentos de praxe que não chegam a surpreender, salvo talvez o comentário de JB Costa, enviado terça-feira, 27/10/2015 às 21:03, que não bastasse concordar com você introduziu o comentário dele com a seguinte frase:

    “Desconhecer ou desdenhar da paralisia do atual governo ultrapassa eventual falha de análise para já adentrar na desonestidade intelectual”.

    Existem frases que podem acompanhar qualquer crítica que se faça a qualquer governo no mundo e não há como a refutar. São frases, entretanto, que quem pretende apresentar argumentos centrados na racionalidade, como parece ser o caso de JB Costa, deveria evitar. Até porque esquecendo do caráter retórico da frase que a torna por consequência na maioria das vezes desprovida de racionalidade, ela traz uma acusação direta a quem não vê a presidenta Dilma Rousseff como paralítica, pois considera que quem pensa assim é ou incompetente na análise ou age de má-fé.

    De todo modo, na página dois há um comentário bem ao meu gosto. É o comentário de Wong enviado terça-feira, 27/10/2015 às 10:44. Raramente eu divirjo das afirmações de Wong, embora já tenha criticado algum comentário dele. O que eu gosto em demasia nos comentários de Wong é a precisão e concisão das idéias que ele apresenta. Eu jamais conseguiria referir a tantos assuntos como ele e de modo tão sucinto e na minha avaliação correto. E a seguir o que disse JB Costa no comentário enviado terça-feira, 27/10/2015 às 21:03, Wong teria feito ou uma análise falha ou uma análise de má-fé.

    Vale à pena reproduzir aqui o comentário dele que eu o preferiria ver em um post. Disse ele lá:

    “Dilma é paciente e sábia (e, por que não “safa”?).

    Silenciosamente mudou a Direção da Petrobrás.

    Avisou, com antecedência, que Pasadena não era com ela.

    Brigou com Cunha muito antes deste ser escolhido para a Presidência da Câmara.

    Não apostou as fichas no Temer.

    “Congelou” o Gilbertinho Carvalho.

    Mostrou que “MEU” Governo não é acusado de corrupção (sobre os “outros”, Lula inclusive, ela não se manifestou…).

    Sofre uma Oposição, menos incompetente do que a da Oposição Oficial, da Situação.

    Pochmann e Cia não a suportam (apesar de Bresser ser a favor do tal Ajuste).

    Ninguém vai falar das heranças recebidas por ela.

    Heranças da Gestão Gabrielli.

    Esqueletos herdados dos “restos a pagar”, ou pedaladas de governos anteriores (que, a rigor Contábil, precisariam ser descontados do Déficit 2015).

    Um Congresso paralisado.

    Como diria o Jacques Wagner, um País assistindo ao Lava Jato, e, agora, ao Zelotes.

    Um País catatônico (justo agora que eu iria à Disney?)…

    E, o Nassif pregando que ela deveria “sair da (aparente) paralisia”.

    A mesma opinião de PTistas como Gilberto Carvalho.

    Parece que a “guerrilheira” é bem informada.

    Todos que ela manda ao freezer, uma hora aparecem nas visitas da PF.

    Paralisia?

    Vamos ao “micro management” da Dilma que mostra que o País, incrivelmente, não está parado.

    Quem será que está ordenando que o BB coordene com os Bancos Privados o consórcio para financiar os Leilões das Usinas (adiado por paralisia do Congresso), agora que o BNDES fechou para balanço?

    Por que o IED (Investimento Estrangeiro), novamente, está batendo recordes?

    A “velha” (e, sábia) Conceição Tavares já dizia que “sem Utopia seria difícil”…

    No momento atual, uma Utopia “vendida”, pela sempre loquaz Dilma, seria objeto de mais gozações à Direita e à Esquerda.

    O Brasil vai mal, mas o resto do Mundo “está bem”.

    Brics?

    Nada de Bolhas na China e Índia, Guerras na Síria/Criméia, Paz com os Curdos…

    Europa e Japão estagnados apesar dos QEs (Quantitative Easings).

    Economia Americana aguardando em marcha lenta.

    O momento atual está mais para Rivotril do que para Utopias…”

    Há muitas afirmações de Wong que mereceriam um comentário mais detalhado. Poderia buscar o post em que você considera como um grande erro político da presidenta Dilma Rousseff não ter feito o acordo com Eduardo Cunha para o eleger presidente da Câmara. Só que este não é um ponto pacífico em meu entendimento. Isto é eu tenderia a pensar que o acordo com Eduardo Cunha seria o procedimento correto na esfera política, uma vez que Eduardo Cunha só é culpado se houver contra ele uma sentença transitada em julgado. Ocorre que não é um erro pontual. É um erro vinculado ao caráter não político da presidenta. Ou seja, é um erro que se reproduz a todo instante, sempre que a presidenta Dilma Rousseff tem de se manifestar politicamente, porque a presidenta Dilma Rousseff sobre do mesmo mal que quase todo o mundo na esquerda sofre e que consiste em idealizar a política como se a política fosse feita segundo os interesses maior da nação. É feita segundo os interesses maior da nação, mas eles só podem servir de referência quando são conhecidos. No dia a dia salvo o cumprimento da lei, nenhum interesse maior da nação é conhecido. Ou se é conhecido sobre ele não existe democracia representativa, isto é, sobre ele não existe composição de interesses conflitantes feitos pelos representantes. Quando o interesse maior da nação é conhecido, todos os representantes abrem mão dos interesses que eles representam. Até porque ir contra o interesse maior da nação quando ele for conhecido muito provavelmente é crime.

    Então o erro político da presidenta Dilma Rousseff é um erro continuado e decorre da falta de compreensão da atividade política. A presidenta Dilma Rousseff não aceita a política como ela é. Ela não considera o fisiologismo como um instrumento inerente ao processo político democrático representativo. Ela é uma técnica que acredita na superioridade da técnica sobre a política.

    Quem disse isso de modo preciso e ao que parece ninguém aqui do blog introjetou o conhecimento repassado foi Marco Antonio Castello Branco em comentário que ele enviou quinta-feira, 26/06/2014 às 02:45, para junto do post “Para entender o desgaste do governo Dilma” de segunda-feira, 16/06/2014 às 17:47, e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/para-entender-o-desgaste-do-governo-dilma

    Já mencionei este comentário mais de vinte vezes, reproduzindo muito provavelmente a metade, sempre deixando o link para o post “Para entender o desgaste do governo Dilma”. Já são mais de 12 meses que o comentário foi publicado no post e fiz menção a ele logo em seguida, mas nunca vi um comentário junto ao comentário de Marco Antonio Castello Branco. Faço menção a este comentário desde o meu comentário de quinta-feira, 26/06/2014 às 22:56, que eu enviei para você junto ao post “Pequeno manual de como discutir política nas redes sociais” de quinta-feira, 26/06/2014 às 12:51 e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/pequeno-manual-de-como-discutir-politica-nas-redes-sociais

    É de se observar que Marco Antonio Castello Branco enviou o comentário para o post “Para entender o desgaste do governo Dilma” praticamente dez dias depois que o post foi publicado e eu não só o transcrevi como também o comentei no mesmo dia com umas vinte horas de diferença.

    Bem, mas há outra referência no post de Wong que penso vale aqui deixar o link. Trata-se do post “Bresser-Pereira defende ajuste e permanência de Levy” de terça-feira, 27/10/2015 às 11:41, e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/bresser-pereira-defende-ajuste-e-permanencia-de-levy

    É de se louvar que você tenha colocado no blog uma opinião tão afastadas dos seus posts de análise econômica desta semana onde você preferiu, como eu disse, descer o sarrafo ou deixar que descessem o sarrafo na presidenta Dilma Rousseff e sua equipe econômica.

    E lembro também de um comentário de Diogo Costa enviado terça-feira, 27/10/2015 às 09:38, aqui neste post “A paralisia de Dilma para enfrentar a crise”, um pouco antes do comentário de Wong, contestando a afirmação que seria sua de que “a Lava Jato é responsável pela queda de 2% do PIB (2% da queda estimada de 3%)”. Ultimamente eu deixo por conta de Diogo Costa as contestações de muitas afirmações suas que não têm nenhum fundamento. No caso, entretanto, Diogo Costa equivocou-se. Você não diz que os dois pontos de queda do PIB foi efeito da Lava Jato. Você diz que os dois pontos de queda do PIB são devidos “à paralisação virtual de toda a cadeia do petróleo”. Transcrevo todo o parágrafo em que você aborda essa questão:

    “Na semana passada, o Ministério da Fazenda estimou em dois pontos o efeito da Lava Jato e da redução de investimentos da Petrobras sobre o PIB (Produto Interno Bruto), devido à paralisação virtual de toda a cadeia do petróleo”.

    Creio que diante de um post retórico onde não se pode contestar nada dado o caráter subjetivo da retórica, Diogo Costa se deixou levar por uma redação um tanto capciosa e se dispôs a contestar aquilo que havia de objetivo no seu texto.

    Agora há razão no argumento de Diogo Costa em lembrar que a crise de investimento da Petrobras é em decorrência do preço do petróleo e não em decorrência da Lava-Jato. Nas palavras dele:

    “A diminuição dos investimentos da Petrobras em 2015, em linha com os desinvestimentos de outras grandes petroleiras privadas, estatais ou mistas do mundo, tem a ver com a abrupta queda na cotação do petróleo. O petróleo custava aproximadamente US$ 110 o barril do tipo Brent a cerca de um ano e hoje custa menos da metade disso”.

    Ele tem razão, mas não diz tudo. Há também um problema na Petrobras que é o endividamento, principalmente em dólares, bem alto da companhia. Já no ano passado eu dizia que só em 2017, quando o Brasil voltasse a formar reservas, valeria a pena o governo brasileiro capitalizar a Petrobras retirando uma parte das reservas para pagar a dívida da Petrobras.

    De todo o modo deixo também o link para o post “Petrobras responde por maior queda do PIB, segundo Fazenda” de quinta-feira, 22/10/2015 às 15:42, e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/petrobras-responde-por-maior-queda-do-pib-segundo-fazenda

    Enviei domingo, 25/10/2015 às 22:38, um comentário em que deixava também o link para o estudo do Ministério para o qual não havia o link na reportagem de Wellton Máximo para quem eu enviei meu comentário. E copio do meu comentário a parte em que eu faço a referência ao estudo do Ministério da Fazenda. Disse eu lá:

    “E no levantamento que fiz no Google encontrei o seguinte link para o estudo do Ministério da Fazenda:

    http://www.fazenda.gov.br/clientes/portalmf/portalmf/area-destaques/nota-a-imprensa-impacto-da-reducao-dos-investimentos/at_download/arquivo

    O título do estudo é “Impactos da redução dos investimentos do setor de óleo e gás no PIB” é traz como data, quarta-feira, 21/10/2015 e a elaboração é atribuída a Secretaria de Política Econômica, Coordenação-Geral de Modelagem Econômica”.

    Bem, quanto a descer o sarrafo, eu não me restrinjo ao post “A paralisia de Dilma para enfrentar a crise” que de certo modo não descreve bem a realidade, uma vez que a crise foi causada pela ação de Dilma, embora no meu entender a ação seja correta, isto é, para enfrentar a desvalorização inexorável do real seria necessário aumentar os juros e cortar os gastos, pois quando a recuperação se faz pelo câmbio desvalorizado, o impulso do mercado interno via intervenção do governo é contraproducente.

    Falei em descer o sarrafo pela existência de dois outros posts que transmitem essa mesma idéia de apontar para outras direções ao mesmo tempo que se critica a presidenta Dilma Rousseff. Um é o post “A praga da descontinuidade administrativa” de quinta-feira, 29/10/2015 às 08:32, em que se trata como verdade científica a necessidade de continuidade administrativa, embora não há ainda essa lei universal, e se aproveita para acusar a presidenta Dilma Rousseff do exercício dessa praga da descontinuidade administrativa. Para não dá o caráter de viés anti dilmista faz previamente uma crítica a governos anteriores nos momentos em que a continuidade administrativa foi interrompida.

    De novo relembro que a continuidade administrativa ainda não é uma regra científica universal. E questiono sobre o que no post “A praga da descontinuidade administrativa”, você considerou como prova da descontinuidade administrativa da presidenta Dilma Rousseff. A esse respeito você diz o seguinte:

    “Com a chegada de Dilma Rousseff, foram interrompidas as políticas participativas. Deixou-se de lado a discussão sobre políticas integradas de logística, deterioraram-se algumas políticas educacionais – como o FIES -, abandonou-se a estratégia diplomática”.

    Então o que você dá como exemplo de descontinuidade administrativa são: a) a interrupção das “políticas participativas”, b) o abandono das “políticas integradas de logística”, c) a deterioração de algumas políticas educacionais – como o FIES”, d) o abandono da “estratégia diplomática” e e) o abandono de “mecanismos que transformassem políticas de governo em políticas de Estado”.

    Sobre o que eu indiquei no item “e”, isto é, o abandono de “mecanismos que transformassem políticas de governo em políticas de Estado”, eu lembraria uma crítica que você faz a Lula ao dizer que quando ele chegou ao poder ele “aparelhou as agências reguladoras”. Não seria o aparelhamento uma forma de transformar políticas de governo em políticas de Estado? Na verdade a minha pergunta é mais para gerar a polêmica, pois eu penso um pouco ao contrário. Na minha visão sem o aparelhamento não há política de governo. Então sem o aparelhamento só há política de Estado. É o que ocorre hoje no Ministério Público da União, na Polícia Federal e que são exatamente os órgãos que sofrem mais crítica pela autonomia que adquiriram. Só que a tal política de Estado que é a que prevalece quando não há o aparelhamento é fruto de um aparelhamento anterior que pode até ser apresentado como um não aparelhamento anterior, mas essa defesa de não aparelhamento anterior não passa de pura empulhação.

    Bem, não sei bem o que você quis dizer por abandono da “estratégia diplomática”. O que teria feito a presidenta Dilma Rousseff para abandonar a estratégia diplomática que, com Lula, transformara-se em política de Estado? Se você se refere ao carisma de Lula que permitia que ele fosse o mascote e mascate do Brasil no exterior fica parecendo que você deseja a reeleição de Lula “ad aeternum”, a menos que se conheça outra pessoa no Brasil que poderia substituir Lula nessa dupla especialidade.

    O exemplo que você deu do FIES como deterioração de “algumas políticas educacionais” não me parece bem adequado. O problema com o FIES aparece só agora no segundo governo e não me parece ser um bom exemplo para poder demonstrar que algumas políticas educacionais sofrem uma descontinuidade. E cabe a pergunta: não seria, no caso do FIES, essa descontinuidade saudável? O governo não teria esticado um pouco a corda do FIES de tal modo a ir além da capacidade do país. Penso que mesmo considerando que o PIB, no planejamento do governo, deveria ter crescido cerca de 1 a 2 pontos percentuais em 2013 e em consequência cerca de 1 a 2% percentuais em 2014, crescimento que se somariam e o PIB estaria em 2015 2 a 4 pontos superior ao atual, o FIES foi além do recomendável. Numa situação em que o que foi planejado não ocorreu permanecer com os mesmos gastos do FIES, sabendo que havia e ainda há muitas situações anômalas a precisar de investigação e regularização, seria contraproducente.

    E junto com o item “c”, vem o item “b” em que você dá como exemplo da falta de continuidade administrativa caracterizada pelo “abandono das políticas integradas de logística” a EPL. A expressão que você utilizou para mencionar a atividade atual a que ficou reduzida a Empresa de Planejamento em Logística que, segundo você, estaria “produzindo alguma coisa para não se sabe o quê” fez me lembrar uma crítica que um colega de direita fez a obras do governo que seriam pontes ligando o nada a lugar nenhum. Eu emendei que a maior ponte ligando o nada a lugar nenhum é a NASA e a ela o mundo deve muita coisa. Em minha avaliação nem o desperdício pode ser visto apenas como um desperdício se ele gerou gastos que dão empregos que produzem sobrevida e estudos para muitos. Aliás, aqui cabe deixar o link para o post “Toasted Pumpkin Seeds or, Waste is a Value Judgement” de sábado, 31/10/2015 no blog Worthwhilke Canadian Initiative e de autoria de Frances Woolley e que pode ser visto no seguinte endereço:

    http://worthwhile.typepad.com/worthwhile_canadian_initi/2015/10/toasted-pumpkin-seeds-or-waste-is-a-value-judgement.html

    O post “Toasted Pumpkin Seeds or, Waste is a Value Judgement” trata do desperdício que representaria jogar fora sementes de abóbora em vez de as tostar para serem servidas. A decisão do que fazer mais do que uma questão de eficiência é um juízo de valor. Ou como exposto pelo autor na seguinte frase:

    “No entanto, por vezes, “isso é um desperdício” não significa nada mais do que “eu teria feito as coisas diferentemente, porque o que eu valorizo na vida é diferente do que você valoriza na vida.””

    Quanto a interrupção de “políticas participativas”, a presidenta Dilma Rousseff deixou próxima a ela quem no PT tinha máxima intimidade com as “políticas participativas” e que era Gilberto Carvalho e que vinha desempenhado a função de ligação do governo com os movimentos sociais desde o governo Lula. Ele não conseguiu fazer muita coisa. No fim do governo um tanto pressionado pelas manifestações de junho de 2013 que deixaram o governo acuado, ele tentou colocar em prática um decreto visando maior participação popular. Ali já se podia sentir como era para um executivo administrar um país com um viés de esquerda e ao mesmo tempo ter uma base de apoio que só é suficiente para ser maioria porque conta com muitos representantes da direita.

    Não vou entrar no mérito do Decreto que foi bombardeado pelo suposto caráter bolivariano que o acusavam de carregar. Ali já se sabia que o governo de esquerda era um bloco minoritário. Com a eleição de 2014 ocorrendo no momento em que o país estava na contramão econômica, em que o PT sofria o baque provocado pelo julgamento da Ação Penal 470 e pelas primeiras acusações da operação Lava Jato e tendo havido os problemas da aquisição da refinaria de Pasadena não seria de espantar que a direita alcançasse a maioria e procurasse descontinuar tudo que a esquerda tentasse implantar como política de Estado. Se o país for mesmo de direita como o Congresso Nacional deixa transparecer os que defendem a continuidade administrativa podem ver o desiderato deles se realizar à medida que a direita conseguir alcançar o poder a o manter por longa data.

    É claro que um post como “A praga da descontinuidade administrativa” não chega a ser uma demonstração de que você esteja descendo o sarrafo na presidenta Dilma Rousseff. É, no entanto, um post para reforçar o que você disse aqui neste post “A paralisia de Dilma para enfrentar a crise”. Reforço a bem da verdade contraditório porque a descontinuidade administrativa não é uma inação, mas uma ação contrária ou reação que não confirmaria o rótulo de paralítica a que se quer atribuir ao governo da presidenta Dilma Rousseff.

    Há um segundo post de sua autoria que mantém o diapasão de crítica ao governo da presidenta Dilma e que eu menciono como exemplo de descer o sarrafo embora a crítica não seja tão contundente assim. O título do post é “As loucuras reiteradas do jogo fiscal” de quarta-feira, 28/10/2015 às 20:02, e ele pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/as-loucuras-reiteradas-do-jogo-fiscal

    Pelo título o jogo fiscal do governo da presidenta Dilma Rousseff é de loucuras reiteradas. E como se diz na primeira frase do post não há qualquer lógica na política econômica da presidenta Dilma Rousseff. Em outras palavras a política econômica da paralítica presidenta Dilma Rousseff é louca e irracional e, como você acrescenta no final do parágrafo, “afronta qualquer métrica do bom senso”.

    Disse que o seu post “As loucuras reiteradas do jogo fiscal” não é tanto uma tentativa de descer o sarrafo na presidenta Dilma Rousseff porque apesar dessas palavras críticas à política econômica do governo dela, sua crítica é mais dirigida aos apoiadores do mercado à política econômica do governo da presidenta Dilma Rousseff na crítica que esses apoiadores produzem pelo fato da presidenta não fazer questão de apresentar um orçamento com superávit. São eles que fazem o jogo fiscal de ficar pressionando o governo a aumentar o juro sem se preocupar com o aumento da dívida.

    Além disso, não há porque reclamar muito se ainda nesta semana você trouxe o bom artigo de Bresser-Pereira em defesa do ajuste de Joaquim Levy e que foi reproduzido no post “Bresser-Pereira defende ajuste e permanência de Levy” que eu mencionei acima deixando o link onde ele poderia ser encontrado.

    E para concluir vou deixar a seguir três links de posts, infelizmente em inglês, mas que trazem discussões interessantes e que podem facilmente serem compreendidas usando um tradutor qualquer. O primeiro link é para o post “On misunderstandig Economics” de sexta-feira, 30/10/2015, de autoria de Chris Dillow no blog dele Stumbling and Mumbling (An extremist, not a fanatic) e que pode ser visto no seguinte endereço:

    http://stumblingandmumbling.typepad.com/stumbling_and_mumbling/2015/10/on-misunderstanding-economics.html

    No post “On misunderstandig Economics”, Chris Dillow analisa um artigo de David Leiser e Zeev Kril que trabalham com a ideia central de que nós os leigos não somos “particularmente equipados para pensar sobre economia”. Na verdade essa é uma generalidade para a raça humana e não só para os leigos.

    Generalidade que para Chris Dillow atinge tanto aqueles que são anti mercados (A favor da presença do Estado na economia) como aqueles que são anti- keynesianos (Contra a presença do Estado na economia) e atinge qualquer nacional de qualquer país do mundo. Se se imagina o quanto essa incapacidade é disseminada nos meios de comunicação e o quanto os meios de comunicação formam as pessoas se pode avaliar qual o nível de conhecimento sobre a economia que existe no mundo.

    Este desconhecimento sobre a economia, que não se restringe a leigos como a mim, parece estar bem presente nas críticas que se fazem, principalmente à esquerda, à política econômica do governo da presidenta Dilma Rousseff. Não se vê ninguém, salvo o Bresser-Pereira, defendendo uma menor presença do governo quando a recuperação se faz por uma política de câmbio favorável às exportações e à substituição das importações.

    Também chamo a atenção para este post “On misunderstandig Economics” porque ali no meio do post ao falar na crença da associação de desemprego com aumento da inflação porque ambas são coisas más, e acrescentar que tal crença embora irracional não está sempre errada, o Chris Dillow remete para uma nota de pé de página onde ele diz o seguinte:

    “* The distinction matters; rationality is about how beliefs are formed, rightness about their congruence to reality. You can be rational but wrong or irrational but right” (Que significa mais ou menos o seguinte, segundo o Google Tradutor: “A distinção importa; racionalidade é sobre como as crenças são formadas, correção é sobre a sua correspondência com a realidade. Você pode ser racional, mas errado ou irracional, mas correto”.)

    É uma discussão que eu tento fazer há muito tempo. Não bastasse o ser humano não conseguir ser imparcial, não será suficiente ficarmos livres da retórica nos debates que travamos nos blogs. Há ainda a necessidade de termos condições objetivas para avaliarmos a correção dos nossos argumentos lógicos.

    Eu vi uma chamada para o post “On misunderstandig Economics” no blog de Mark Thoma, The Economist View e o link lá para o post “On Misunderstandig Economics” de sexta-feira, 30/10/2015 é o que se segue:

    http://economistsview.typepad.com/economistsview/2015/10/on-misunderstanding-economics.html

    Deixei os dois links porque muitas vezes os comentários acrescentam muita informação a um post e provavelmente os leitores nos dois blogs sejam diferentes havendo assim oportunidade de se ter opiniões bastantes diversificadas.

    Também na sexta-feira, 30/10/2015 foi publicado o post “Exchange rates still matter for trade” de Daniel Leigh, Weicheng Lian, Marcos Poplawski-Ribeiro, Viktor Tsyrennikov, e que pode ser visto no seguinte endereço:

    http://www.voxeu.org/article/exchange-rates-still-matter-trade

    Aqui a importância deste post é que ele permite sinalizar que a ameaça que lançam sobre a economia brasileira, tanto por economistas de direita como de esquerda, salvo raras exceções, é uma ameaça que pode ser vista como um benefício, pois quanto mais o câmbio degringolar mais forte fica a recuperação da economia. É bom na leitura do post “Exchange rates still matter for trade” lembrar do post “On misunderstandig Economics” e do post “Bresser-Pereira defende ajuste e permanência de Levy”.

    Também fui direcionado para o post “Exchange rates still matter for trade” pelo blog de Mark Thoma, Economist View nos links relacionados no sábado, 31/10/2015 que com o título “Links for 10-31-15” pode ser visto no seguinte endereço:

    http://economistsview.typepad.com/economistsview/2015/10/links-for-10-31-15.html

    Infelizmente esse entendimento do taxa de câmbio como fator importante no comércio mundial não é aceito com facilidade. Recentemente, em sua Coluna no Valor Econômico Cristiano Romero trouxe a opinião de alguém que já serviu o governo do PT, pois fora Secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda na gestão Palocci. Trata-se de José Tavares de Araújo Jr que hoje trabalha no Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (Cindes), que seria segundo Cristiano Romero “um “think tank” com sede no Rio de Janeiro”. O link para a Coluna de Cristiano Romero denominada “O real fraco e as exportações” é:

    http://www.valor.com.br/brasil/4279308/o-real-fraco-e-exportacoes

    O José Tavares de Araújo Jr não é um qualquer, pois, apresentando-o pouco a pouco, Cristinao Romero lembra que ele “é doutor em economia pela Universidade de Londres”. Com todo essa formação ele justifica atribuir à desvalorização do real efeitos sociais perversos com a seguinte argumentação

    “As cotações do real desde 2012, as mais baixas nos últimos 25 anos, são comemoradas não só porque protegem a indústria doméstica, mas também por seus efeitos sociais ‘perversos’. Há poucos dias, ouvi o seguinte comentário num evento social: ‘Viajar ficou mais caro, mas, em compensação, não iremos mais esbarrar em brasileiro pobre no exterior’”

    Quer dizer uma avaliação de um brucutu é suficiente para caracterizar uma política econômica que no longo prazo gera empregos como sendo uma política que apresenta efeitos sociais perversos. Não sei se eu, como leigo, desconfio da capacidade de análise de José Tavares de Araújo Jr. ou da capacidade de formação em doutoramento em economia da Universidade de Londres.

    E finalmente no post “Links for 11-01-15” de domingo, 01/11/2015 às 12:06 am, no blog de Mark Thoma, Economist View, onde há chamada para o post “Waste is a Value Judgemente” de Frances Woolley e que eu mencionei acima, há também um link para o post “Explaining Trade Weakness (Wonkish)” de sábado, 31/10/2015 às 10:43 am, de autoria de Paul Krugman e que pode ser visto no seguinte endereço:

    http://krugman.blogs.nytimes.com/2015/10/31/explaining-trade-weakness-wonkish/?_r=0

    O endereço para o post “Links for 11-01-15” de domingo, 01/11/2015 às 12:06 am, onde há links para os dois posts “Toasted Pumpkin Seeds or, Waste is a Value Judgement” e “Explaining Trade Weakness (Wonkish)” é:

    http://economistsview.typepad.com/economistsview/2015/11/links-for-11-01-15.html

    O texto de Paul Krugman é muito importante para entender a atual situação brasileira. A nossa recuperação depois das desvalorizações está sendo mais lenta do que era de se esperar. Paul Krugman analisa a fraqueza que atualmente se observa no comércio mundial. Em meu entendimento a dificuldade de relançamento da economia brasileira é em muito decorrente do fato de o comercio mundial esteja atravessando uma fase tão difícil.

    E há outro motivo para eu chamar atenção para este post de Paul Krugman “Explaining Trade Weakness (Wonkish)”. Na década de 90 se falava muito na Globalização e havia muitas formas de se conceber a Globalização. Uma definição de globalização era aquela que se expressava no fato de o comércio mundial crescer em taxa superior ao crescimento do PIB, sendo que Paul Krugman chega a mencionar a definição de Globalização posta nesses termos de comércio exterior.

    Na década de 90, eu dizia que aos economistas que davam a definição de globalização como sendo o efeito do crescimento maior do comércio exterior faltava um pouco de conhecimento de aritmética. É mais fácil perceber o que eu chamo de falta de conhecimento de aritmética se reduzíssemos o comércio mundial a dois países: a China e o restante do mundo. O Comércio Mundial cresceu a taxas superiores do PIB porque a China, que representava uma restrição no comércio mundial quando tinha um PIB de 50, naquele momento em que o PIB do mundo era de 1.000, deixou de representar essa restrição trinta anos depois quando o PIB mundial era de 2000 e o PIB da China passou a ser de 800. Enquanto a China representava restrição o crescimento do comércio exterior era ditado pelo crescimento da economia chinesa muito maior do que o crescimento da economia mundial. De agora em diante, o fato de o PIB da China não representar mais uma restrição, permite que o comércio mundial tenda a crescer no ritmo do crescimento do PIB mundial.

    Em minha avaliação a crítica que se faz ao governo da presidenta Dilma Rousseff tem repercussão e recebe a anuência da maioria em decorrência dos maus resultados econômicos que foram alcançados. Os dados econômicos estão sendo piores do que era o esperado, mas os bons dados virão. E a crítioca com suporte nos maus resultados econômicos decorre muito da nossa incapacidade de compreensão do funcionamento da economia. E quando os bons resultados vierem, a maioria da crítica ficará sem suporte na realidade.

    Então, feita por leigos ou por especialistas, muitas críticas decorrem da falta de habilidade que nós seres humanos temos de pensar a economia, e em especial da nossa dificuldade de aceitar a desvalorização da moeda como fator que impulsiona a economia apesar dificuldades momentâneas que podem se tornar maiores, mais disseminadas e mais persistentes na economias. Além disso, as críticas estão tendo amparo nos resultados econômicos em razão da atual fraqueza do comércio mundial que dificulta um pouco a recuperação do Brasil.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 02/11/2015

    1. Deixo o link para “A praga da descontinuidade administrativa”

       

      Luis Nassif,

      Não se trata de um post relevante, principalmente pelo conteúdo que você deu a ele, mas o assunto do post “A praga da descontinuidade administrativa” de quinta-feira, 29/10/2015 às 08:32, sucinta sempre discussões e ainda está distante de ser tratado com propriedade, e assim deixo aqui o link para ele e que havia esquecido de indicar em meu comentário anterior. Então, o post “A praga da descontinuidade administrativa” pode ser visto no seguinte endereço:

      https://jornalggn.com.br/noticia/a-praga-da-descontinuidade-administrativa

      Em meu entendimento você ficou devendo muito lá no post “A praga da descontinuidade administrativa”. O próprio título é cheio de uma certeza que não tem amparo em nenhum estudo acadêmico mais abalizado.

      E aproveito para mencionar um post mais recente em que você voltar a criticar a presidenta Dilma Rousseff, com uma acusação que de certo modo é antiga e de certo modo é correta, mas que como já disse alhures é mais uma forma de bater na presidenta Dilma Rousseff sem que esse bater fosse necessário. Trata-se do post “Dilma e a falta de conhecimento sobre o exercício do poder” de quarta-feira, 04/11/2015 às 20:04, e que pode ser visto no seguinte endereço:

      https://jornalggn.com.br/noticia/dilma-e-a-falta-de-conhecimento-sobre-o-exercicio-do-poder

      Ia deixar o link para a segunda página onde há um comentário meu para você, enviado quarta-feira, 04/11/2015 às 14:09, mas penso em enviar outro comentário que provavelmente mandarei para a primeira página. Certamente no meu novo comentário eu deverei fazer referência ao meu comentário na segunda página.

      Disse que a sua crítica é antiga porque é fácil encontrar posts antigos seus em que há essa discussão. Mesmo em meu comentário anterior, eu faço referência ao comentário de Marco Antonio Castello Branco enviado quinta-feira, 26/06/2014 às 02:45, para junto do post “Para entender o desgaste do governo Dilma” de segunda-feira, 16/06/2014 às 17:47, aqui no seu blog e de sua autoria e, portanto, há mais de um ano, onde ele discorre sobre a incapacidade política da presidenta Dilma Rousseff em entender a política tal qual a política é na realidade. E se o Marco Antonio Castello Branco discutia isso aqui no seu blog é porque havia o espaço para isso. E eu disse que você está certo em reafirmar essa incapacidade da presidenta Dilma Rousseff porque isso já é um entendimento geral.

      Não o critico por você dizer que a presidenta Dilma Rousseff não tem capacidade política. O básico da minha crítica foi você considerar a fraqueza política da presidenta Dilma Rousseff como a causa de todos os males que o país enfrenta. E se a causa de todos os males for econômica? E se a causa econômica foi um erro econômico do governo? Ou ao contrário, se a causa não foi um erro do governo, mas sim exógeno e que não podia ser previsto e depois que aconteceu não se sabia como reduzir os estragos? Tudo isso ainda está no plano das conjecturas e você já sai atacando o governo dizendo que por não ter a presidenta Dilma Rousseff vivência política, conhecimento de política, ou, como você expressa, não ter capacidade “de entender o poder de forma ampla” é que acabou ocasionado o “enfraquecimento do partido e do governo”. A minha crítica decorre de eu não considerar consistente qualquer análise que teime em dizer que se a economia estivesse a mil maravilhas ainda assim nós veríamos o PT e o governo enfraquecidos como estão.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 05/11/2015

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador