Fernando Castilho
Fernando Castilho é arquiteto, professor e escritor. Autor de Depois que Descemos das Árvores, Um Humano Num Pálido Ponto Azul e Dilma, a Sangria Estancada.
[email protected]

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de golpe e o roubo das joias

Imagem: Dudu e Orban com a moeda “Bolsonaro incomível! Reprodução da Internet

Parece que uma anistia está sendo urdida

por Fernando Castilho

Jair Bolsonaro e seus próximos, filhos, deputados e senadores que participaram ativamente da tentativa de golpe, após um período em que não deviam dormir direito devido às operações da PF (Polícia Federal), agora já se sentem bem mais à vontade para desafiar as instituições e dar continuidade ao projeto de golpe. Como ratinhos que se escondem, mas quando percebem que a gente já não está mais por perto, voltam a procurar alimentos.

Assistimos incrédulos o deputado Marcel Van Hattem, em plena audiência na Câmara, desafiar o comandante do exército, general Tomás Paiva, a dar um golpe no país! E, embora o general lhe tenha dado uma ótima resposta, ficou por isso mesmo. O Ministério Público deveria tê-lo denunciado.

Vimos também a notícia de que Eduardo Bolsonaro viajou à Hungria para denunciar a ditadura no Brasil. A viagem à Hungria custou 8 mil reais, fora a estadia. Mas já foram várias viagens pagas com dinheiro público mundo afora, para pedir sanções ao Brasil.

O mesmo deputado patriota fez um vídeo em que afirmou que, se Donald Trump vencer as eleições nos Estados Unidos, vai pedir sanções econômicas contra seu próprio país! Dudu quer transformar o Brasil numa Venezuela!

Essa atitude deveria lhe valer um indiciamento por traição ao próprio país.

O pai, Jair, já sai todo faceiro nos finais de semana, em motociatas sem uso de capacete (!), carreatas em que aparece em pé em caminhonetes, sem que as polícias os multem e palanques falando aos idiotas que ainda o seguem, todo tipo de bobagem, que é seu único repertório. A ideia por trás é fazer campanha eleitoral antecipada de candidatos a prefeito e vereador. E o TSE faz vista grossa.

Os já assanhados deputados preenchem as sessões da Câmara com mentiras para saírem bem em vídeos que serão mais tarde publicados em suas redes sociais. As réplicas dos parlamentares progressistas nunca são gravadas. Isso causa uma grande perda de tempo e energia, motivo pelo qual, o número de projetos apresentados diminui a cada dia.

Enquanto isso, o que faz o Procurador Geral da República, Paulo Gonet?

Gonet completou 4 meses à frente da PGR e, apesar de prometer na posse que golpistas não teriam vida fácil, até agora vem se notabilizando pela lentidão com que analisa provas que têm força para indiciar vários criminosos. Entre os crimes está a falsificação das cadernetas de vacinação de seu Jair e seu ex-ajudante de ordens, coronel Mauro Cid que têm provas exuberantes, mas cujo processo foi enviado de volta à PF para mais investigações.

Essa lentidão está dando tempo a Bolsonaro e a seus asseclas para que sejam esquecidos pela população. Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19 (o relatório da CPI arquivado por Augusto Aras, continua esquecido), a tentativa de golpe e o roubo das joias. Logo vão dizer que a página deve ser virada.

O resultado é que, sem a denúncia da PGR, o STF não pode fazer nada e os criminosos continuarão soltos e tramando contra a democracia.

Se nas próximas semanas Gonet não se movimentar, podemos ter a certeza de que uma espécie da anistia está sendo urdida.

Fernando Castilho é arquiteto, professor e escritor. Autor de Depois que Descemos das Árvores, Um Humano Num Pálido Ponto Azul e Dilma, a Sangria Estancada.

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Penso que pior inimigo da democracia, do estado de direito e do respeito a constituição federal é a política desobediente praticada abertamente por uma grande parcela dos próprios políticos, sob as vistas cegas da PGR e dos tribunais federais.
    A impressão é que a direita extrema e de centro conseguiu arrebatar parte de traidores da esquerda, sob o patrocínio de abonados empresários e de grandes empresas.
    Avalio ser possível, sim, a existência de um acordo. Porém, para que possa acontecer, tem que estar sendo costurado entre alguns do alto podres poderes e por uma parte endinheirada do lixo empresarial.

  2. Curioso que um gajo condenado e inelegível possa estar a fazer campanhas eleitorais, usando recursos públicos para gravar inserções nauseabundas na TV ao lado do probo ex delegado deputado Ramagem. Estariam os capas pretas a reescrever as Leis na calada da noite sem avisar aos digníssimos espectadores, ou seria assim mesmo seu ignorante!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador