Aécio não é nem sabido nem esperto

Em Minas há um dito para definir pessoas: ˆFulano é sabido mas não é esperto”. Refere-se àquelas pessoas que esbanjam conhecimento, mas carecem de esperteza.

Aécio Neves, seguramente, não é sabido nem esperto.

Em relação aos temas contemporâneos, é de uma ignorância crassa. Em relação à decantada esperteza política mineira – da qual seu avô Tancredo Neves quase foi um representante – é um completo jejuno.

Enquanto estava em Minas, Aécio foi blindado. Representava um conjunto de forças relevantes e seus partidários o cercavam quase com o mesmo zelo com que se cerca um incapaz. Aqui mesmo, alguma vez me iludi que ele seria a força civilizada do PSDB contra a selvageria representada por Serra.

Engano. Não se desgastou porque pouco se sabia sobre ele, apenas o fato de ser um folgazão, um cinquentão cercado de amigos farristas e querendo gozar a vida.

Colocado no centro do picadeiro, a cada dia que passa revela sua verdadeira face, de um político sem dimensão do nacional, desinformado e bobo, de uma tolice adolescente.

José Serra sempre foi excessivamente esperto, da modalidade que em Minas se diz que a esperteza engole o esperto.

Sua tática consistia, sempre, em analisar para onde soprava o vento da mídia e se colocar em posição favorável. Havia espaço vago para assumir um discurso industrialista? Serra se colocava. O momento agora é da intolerância moral? E Serra se punha a ler a Bíblia e condenar os ímpios ao fogo do inferno.

Aécio tenta praticar a mesma esperteza, mas com um grau mortal de desinformação.

Sempre foi um parlamentar apagado. No Senado, era nublado até pela atuação de Itamar Franco.

Como não tem nada a oferecer, ideias, conciliação, propostas, paciência para abrir mão do lazer em favor dos trabalhos, embarcou na única canoa que se julgou capaz de dirigir: a do terceiro turno. E passou a produzir um festival campeão de fanfarronices e factoides, contando com a falta de discernimento da mídia para se promover.

É um completo tolo.

Serra, o mais rancoroso dos tucanos, já se deu conta de que o momento é o da responsabilidade e da pacificação. Tirou correndo a túnica de incendiário e de pastor louco e voltar a envergar a de parlamentar responsável.

Geraldo Alckmin fica na dele. Dia desses conversei com um dos generais alckmistas. Dizia ele: se o Geraldo não fizer nada, leva tudo contando apenas com as besteiras do Aécio.

Mas Aécio vai continuar assim pelo resto da sua vida política. Conta prosa em público, como um valentão de praia. Depois, irá se vangloriar com seus companheiros de noitadas intelectuais: Ronaldão, os Garnero e outros playboys “malacas” das praias do Rio.

***

Sobre os amigos de Aécio:

https://www.youtube.com/watch?v=t4v6Sl10_yE width:700 height:394

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Nassif, você pintou o aécio

    Nassif, você pintou o aécio cuspido e escarrado, como se diz aqui em minha região. É realmente incapaz.

  • Ciro Gomes, amigo de Aécio

    Ciro Gomes, amigo de Aécio Neves, certa vez afirmou: "Aécio é um bom rapaz, mas lhe falta cultura para assumiar a presidência da república; ele precisa ler mais, se informar, estudar."

     

  • Triste pais cuja "elite"

    Triste pais cuja "elite" economica , empresarial apoia um candidato de tal envergadura.

    Um cidadão com tamanho preparo poderia no maximo dirigir um clube de futebol de praia, de segunda divisão.

    • Não, não, não !

      Até para dirigir um clube de futebol de praia há de existir uma estrutura! Sinceramente, pelo que já vi em vídeos e jornais sobre esse político, não consigo ver estrutura e equilíbrio para dirigir o que quer que seja. Ele realmente administrou Minas Gerais? Ou outros administraram? Lembro que enquanto governador, saia sempre em colunas sociais de festividades no Rio. Uma delas, a do Hotel Fasano, transformou-se em escândalo...

    • "Triste pais cuja "elite"

      "Triste pais cuja "elite" economica , empresarial apoia um candidato de tal envergadura."

      É exatamente por este motivo que o apoiam. não querem um presidente, querem um abestalhado para ser manipulado pelos "espertos".

  • Bravo, Nassif!

    Sensacional!

    Direto ao ponto.

    Mas...

    Acredite: as praias do Rio são bem melhores frequentadas do que você sugere.

    A gente carioca não merece comparação com esse caipirão de BH.

    hahahaha

  • Por mim apesar desses tempos

    Por mim apesar desses tempos sombrios que vivemos, fico satisfeito por ver que mesmo os jornalistas e varios sites que antes apoiavam abertamente ou veladamente esses senhores cairam na real e descobriram as suas verdadeiras faces, isso não tem preço; quanto a midia, está nos bons livros de Historia a sua deleteria participação quando o país caiu nas trevas, só se deixa enganar (e confesso nos anos 80 eu acreditava) hoje em dia quem quer.

  • O que impressiona mais é que

    O que impressiona mais é que quase o transformaram em presidente da república. Dá pra imaginar um país com um presidente assim? Só mesmo em algum episódio dos Simpsons.

  • Sensacional!

    Nassif foi claro e definitivo nas suas apreciações.

    Acho que é bom, nestas horas, colocar as coisas claras. O xadrez politico fica mais compreensível com este tipo de comentários

    Parabéns Nassif

  • "Serra, o mais rancoroso dos

    "Serra, o mais rancoroso dos tucanos, já se deu conta de que o momento é o da responsabilidade e da pacificação. Tirou correndo a túnica de incendiário e de pastor louco e voltar a envergar a de parlamentar responsável."

    Dizer o quê desse trecho? 

    • Serra .

      Ele não tirou a túnica incendiário, pois só trabalha no escuro, o Vampiro da Mooca. E no escuro, em conversas com os presidentes das casas legislativas, os salafrários Renan e Cunha, conseguiu, em regime de urgência, a tramitação do seu projeto de venda do Pré Sal. Para o "filho dio verdureiro", só interessa a grana.  Quanto aos bobos alegres Aécio e FHC,não passam disto mesmo: uns bobos alegres que nem conhecem política. Estão aprendendo agora, mas a suja. dos golpists desesperados, esfomeados pelo poder ($).

  • O Aécio é tão blindado pela mídia

    Que já foi filmado bêbado que nem um gambá, já deu entrevista bêbado e já teve a carteira apreendida em blitz da Lei Seca, mas o cachaceiro é o Lula.

    Só uma blindagem muito poderosa da mídia pra manter esse tipo de situação. E é só por conta dessa blindagem que Aécio sobrevive. Se a mídia dedicasse a ele 10% do ímpeto que dedica à destruição da imagem de Lula e Dilma, Aécio não ganhava eleição nem pra síndico...

    • Como já foi dito certa vez,

      Como já foi dito certa vez, caso fosse Lula que tivesse sido pego na Lei Seca, o Jornal Nacional faria uma semana inteira de reportagens especiais falando sobre o drama do álcool e sua influência nos acidentes de trânsito no Brasil.

  • Das ilusões de um meninão mimado

    Aécio se confunde: "fui reeleito presidente da República"

     

    Nesta terça-feira (7), o senador Aécio Neves deu a sua primeira entrevista após ser reeleito presidente nacional do PSDB. Em conversa de mais de 20 minutos com o programa Timeline , da Rádio Gaúcha, o tucano direcionou suas críticas às afirmações de Dilma Rousseff (PT) feitas ao jornal Folha de S. Paulo , que foram publicadas também nesta terça. Entre uma forte declaração e outra, ele se confundiu e afirmou que "foi reeleito presidente da República" na convenção de seu partido no último domingo (5) .

    http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/aecio-se-confunde-fui-reeleito-presidente-da-republica,3b9654278269174aec47fe73ed3421487c00RCRD.html

    • A obsessão...

      Sem dúvida demonstrou a obsessão doentia. O inconformismo abalou uma mente que já se mostrava por vários episódios, não ser saudável. Imagina esse ser como presidente do Brasil!  Socorro!

Recent Posts

“Para mim é um alívio essa correição”, diz Gabriela Hardt

Substituta de Sergio Moro, juíza admite erros no caso Tacla Duran, mas garante que não…

8 horas ago

O que está por trás da nova corrida pelo ouro

Incertezas políticas e internacionais estão por trás da disparada de preços do minério, diz professor…

8 horas ago

Como capturar o comum cotidiano ou a própria vida, por Maíra Vasconcelos

A cada dia, ficamos esquecidos no dia anterior sem ter conseguido entender e ver o…

8 horas ago

Lula e ministros visitam RS para garantir recursos às vítimas das chuvas

Exército aumentou o número de militares e opera hospital de campanha; Transportes se comprometeu a…

9 horas ago

Entrevista: Ilan Fonseca, procurador que trabalhou como motorista de Uber, revela a dura realidade dos aplicativos

Escritor e membro do MPT, Ilan Fonseca propõe alternativas ao oligopólio que controla trabalhadores sem…

10 horas ago

Temporais no Rio Grande do Sul rompem barragem e autoridades alertam para população deixar área

Barragem 14 de Julho, no interior do Rio Grande do Sul, rompe com as fortes…

10 horas ago