Política

Bolsonaro e a capacidade de destruir consensos

Um debate a ser feito em torno dos eventos ocorridos em 08 de janeiro se referem à possibilidade de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ser responsabilizado pelos eventos, seja por conta de suas declarações ao longo dos anos ou após a derrota nas eleições de 2022.

Em artigo publicado no jornal O Globo, Felipe Nunes, professor de ciência política na UFMG e diretor da Quaest, e Frederico Batista Pereira, professor de ciência política na Universidade da Carolina do Norte, cabe questionar se a retórica de um presidente poderia impulsionar seguidores a eventos como os ocorridos no último domingo.

Os pesquisadores citam um experimento que a hipótese da influência da retórica de Bolsonaro sobre a opinião pública durante a pandemia de covid-19, entre os dias 19 e 23 de março de 2020.

Uma amostra de mil participantes respondeu a um questionário online, em que as repostas foram divididas aleatoriamente entre grupo de controle e grupo de tratamento.

Enquanto as pessoas colocadas no grupo de controle responderam perguntas mais gerais sobre a pandemia e o país, o grupo de tratamento foi questionado sobre uma fala de Bolsonaro, onde o então presidente afirmava que a pandemia seria “muito mais fantasia do que o que a grande mídia propaga”.

Um grupo de participantes mudou de opinião ao ser informado sobre a fala de Bolsonaro: aqueles mais fiéis ao presidente reduziram sua preocupação em 20 pontos percentuais na análise entre os dois grupos.

Em outras palavras: enquanto o grupo de controle estava preocupado com a pandemia nas primeiras semanas, os mais radicais passaram a se mostrar menos preocupados após a fala do presidente.

Para Nunes e Pereira, o experimento revela que a retórica de Bolsonaro, assim como de outros líderes mais radicais, afeta seus seguidores de forma direta.

Neste caso específico, os pesquisadores afirmam que as mensagens do agora ex-presidente podem destruir o consenso em relação a temas políticos e sociais, que vão de saúde pública até as instituições democráticas, passando pela legalidade das eleições.

Redação

Redação

View Comments

Recent Posts

Mandato de Sergio Moro no Senado nas mãos do TSE

Relator libera processo para julgamento de recursos movidos por PT e PL em plenário; cabe…

3 horas ago

Uma “Escola para Anormais” no Recife, em Água Fria, por Urariano Mota

Diante disso, quando respiramos fundo, notamos que a escola seria uma inovação. Diria, quase até…

4 horas ago

Praticante da cartilha bolsonarista, Pablo Marçal mente sobre proibição de pouso de avião com doações

Coach precisava ter passado informações básicas à base com 3h de antecedência; base militar tem…

4 horas ago

Enchentes comprometem produção de arroz orgânico do MST no RS

Prognósticos mostram que perda pode chegar a 10 mil toneladas; cheia começa a se deslocar…

4 horas ago

Nova Economia debate o poder da indústria alimentícia

Com o cofundador do site O Joio e o Trigo, João Peres; a pesquisadora da…

5 horas ago

Processos da Operação Calvário seguem para Justiça Eleitoral

Decisão do Superior Tribunal de Justiça segue STF e beneficia ex-governador Ricardo Coutinho, entre outros…

5 horas ago