Política

Bolsonaro chama CPI de “xaropada”, senadores de “canalhas” e defende cloroquina

Jornal GGN – Na tradicional live de quinta-feira, o presidente da República criticou a CPI da Covid que está investigando sua atuação no combate à pandemia. Chamou o trabalho dos senadores de “xaropada”, saiu em defesa de Queiroga, atual ministro da Saúde que foi sabatinado nesta quinta (06), e desviou os ataques aos governadores no manejo da crise sanitária.

“Não dá para ouvir tudo [da CPI]. Primeiro porque é uma xaropada, raramente um senador que… Raramente não, tem senadores que são bem-intencionados, fazem um brilhante trabalho. Mas tem uns quatro que, pelo amor de Deus”, introduziu.

E em ironia, seguiu: “[os senadores] sabem tudo. Deveriam se apresentar para ser ministro da Saúde. Se apresente, eu te nomeio para ser ministro no lugar de Queiroga.”

Como de praxe em suas declarações quando é questionado sobre as omissões e erros cometidos na pandemia no país, Bolsonaro desviou a resposta em ataques aos governadores. Em claro ataque à Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI e crítico do governo, chegou a afirmar suposto desvio de recursos para o enfrentamento da Covid-19 pelo governo de Alagoas, comandado pelo filho do senador, Renan Filho (MDB).

Também mencionou uma pergunta feita por Renan a Queiroga, horas antes, sobre declarações feitas pelo presidente durante a pandemia.

“Sabe qual seria a minha resposta? Ó, excelentíssimo senador, frase não mata ninguém, o que mata é desvio de recursos públicos, que o seu estado desviou. Então vamos investigar o teu filho que a gente resolve esse problema”, atacou.

Durante os ataques, a CPI continuava e Renan Calheiros rebateu na sessão: “Eu queria, com a permissão dos senhores, dizer, com todo o respeito ao presidente da República, que o que mata é a pandemia, pela inação e inépcia, que eu torço não seja dele, porque nós não queremos fulanizar isso aqui. Com relação ao estado de Alagoas, ele que não gaste o seu tempo ociosamente, como tem gastado o seu tempo, enquanto os brasileiros continuam morrendo.”

O mandatário também criticou as perguntas sobre o uso da cloroquina pelo governo federal. Uma vez mais, disseminando Fake News, o presidente da República defendeu o medicamento sem eficácia para tratar Covid-19. Jair Bolsonaro chamou os senadores de “canalhas”.

“E a CPI bateu muito no Queiroga. Cloroquina, cloroquina, o tempo todo cloroquina”, disse o presidente. “Falei com vários senadores, vou chutar que no mínimo uns dez usaram isso. Levanta o braço quem usou cloroquina! Todo mundo? Já usou? Não ficou doente? Todo mundo usou, pô. Acho que quem não tem uma alternativa… Cala a boca, deixa de ser canalha!”

“Canalha é quem diz ‘não tome isso’ e não tem alternativa. É canalha. (…) Tem uns canalhas aí que falam: ‘Ah, gastou com cloroquina em excesso’. Gastou quanto, malandro? Fala quanto! Ô, canalha, fala quanto!”, continuou, nos ataques.

Redação

Redação

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

5 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

5 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

8 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

9 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

9 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

10 horas ago