Carta de golpe de Bolsonaro está guardada para o segundo turno

Jair Bolsonaro escondeu o relatório das Forças Armadas sobre as urnas no dia 2, confrontou os militares que não encontraram nenhuma irregularidade, silenciou apuração paralela de Instituto contratado pelo PL, produz o discurso de golpe e, agora, prepara relatório alternativo dos militares para possivelmente contestar o segundo turno.

Todas as informações foram adiantadas pelo GGN no último 11 de outubro. No artigo “Bolsonaro não abandonou plano de questionar eleições“, mostramos o passo a passo da campanha do presidente que decidiu silenciar a principal contestação das eleições, caso Lula vencesse no 1º turno, e manter a estratégia para o dia 30 de outubro.

Desde as contratações de auditoria paralela pelo Instituto Voto Legal, a produção de um relatório elencando supostos favoritismos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) à campanha de Lula, as sondagens da liderança e possível vitória de Lula ainda no 1º turno contra o resultado inesperado até para a campanha de Bolsonaro motivaram o discurso inesperadamente tranquilo do mandatário na noite do domingo eleitoral, sem aceno de golpe.

O resultado seria outro se Lula tivesse ganho as eleições no 1º turno. E o silêncio sobre supostas fraudes nas urnas foi mantido para a carta ser usada em caso de derrota, no segundo turno.

Nesta semana, o TSE cobrou das Forças Armadas o tal relatório demandando por Jair Bolsonaro aos militares, de fiscalização do dia 2. A resposta foi que os militares não fizeram relatório.

Mas ao dar este retorno ao TSE, o ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira chegou a admitir que um relatório poderá ser produzido no segundo turno e entregue à Corte Eleitoral após o fim das eleições.

Após a cobrança de Bolsonaro para os militares “se esforçarem mais”, ao não encontrarem erros ou fraudes no 1º turno, agora Nogueira afirma que uma fiscalização será entregue após o dia 30, “para não tumultuar”, teria justificado ao ministro Alexandre de Moraes, segundo reportagens da CNN e do Estadão.

Leia mais:

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • Mas será que a esta altura do campeonato ainda dá para acreditar nessas coisas?
    O sujeito que ocupa o Palácio do Planalto fez e faz parte do golpismo de 2015/16,será que nos esquecemos disso?
    Não haverá golpe depois das eleições. Toda manipulação e pressão possíveis , imágináveis e inimágináveis já está ocorrendo e,se o sujeito mesmo assim não ganhar,é porque não tem força para mais nenhum golpe.
    Simples assim. O golpe é já!

  • Acabo de ler que, referindo-se ao Lula, o Ex-Ministro Marco Aurélio Mello afirmou em num programa eleitoral do Bolsonaro que:

    "O Supremo não o inocentou. O Supremo assentou a nulidade dos processos-crime. O que implica o retorno à fase anterior, à fase inicial".

    Ora, Excelsior Zurista Marco Aurélio, até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória ninguém precisa ser inocentado, pois até aí, todos são presumidos inocentes. Que bola fora, Ministreco.

  • Impossível que alguem que sequer podia sair às ruas para não ser xingado,tivesse tantos votos depois de sair da prisão por ter riubado e se corrompido,não fosse a ajuda do TSE na apuração dos votos.Fraude com certeza e vamos mostrar isto dia 30.

  • O circo está armado. Os institutos de pesquisas e a mídia hegemônica vai manipulando os ânimos da população mantendo o país dividido e com ódio.
    Ganhe quem ganhar não leva sem briga , porque os milicos vão ladrar, e nem governa livre, porque o preço da vitória sairá muito caro.

  • A previsibilidade do resultado desfavorável já foi constatada, haja vista os relatórios intimidatórios e abusivos das FFAA e Sec de Defesa! Abusivos por incompetência de funções e legitimidade- uma vez que extrapola e desmoraliza o TSE e as próprias FFAA Brasileira. Saliento que não sou inimiga e nada tenho contra a mesma, valorizando o seu árduo trabalho de defesa Nacional contra insurgências americanas , com destemor e altivez. Mas as Leis Eleitorais não lhe concedem o poder de infiltrar, fiscalizar e decidir eleições! Nem na ditadura do Geisel, vi tamanha ousadia !! Dissipando dúvidas, as FFAA serão as mais desmoralizadas internacionalmente e diante da Nação ! Seria como a ONU entrasse em um conflito criado entre dois países em uma esquina de rua , sedimentado por calúnias, brigas, abuso da máquina Estatal, compra de votos e parlamentares, noticiário mentiroso, caluniador, incentivado por pessoas neofascistas - grupos criados pelo sul, inclusive investigados pela PF! Senhores militares, não dê vasão ao fascismo, todos sabemos que o Bolsonaro é apenas uma pedra do jogo e que ele está muito suscetível a tais elementos! Lula tem defeitos assim como o PT o PL, o PP e todos os outros, porém, nenhum tentou se apossar de nossa democracia sabotando votos e escolhas democráticas ! Atitude de grandeza e respeito pela Nação , é o que esperamos , impedindo que grupos poderosos - da cia ou dos EEUU influenciem Bolsonaro e filhos!Uma vitória é para ser aceita assim como a derrota ! Ninguém tem que se humilhar diante de um tutor do Estado para saber se ele aceitará sua derrota ...pois caso não aceite e não acate as decisões superiores, deverá ser detido e ISTO SIM É FUNÇÃO DAS FFAA!! Democracia e Liberdade acima de tudo! Deus não apóia conchavos, ódios e mentiras!

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

5 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

7 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

7 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

8 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

8 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

11 horas ago