Política

Conduta de Lula é aprovada por mais de 60% dos brasileiros, mostra Datafolha

O comportamento do presidente Lula (PT) no cargo máximo da República ao longo dos 90 dias do seu terceiro mandato tem agradado 61% da população, de acordo com a Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1). 

Ao longo desses primeiros três meses de 2023, Lula disparou críticas, na sua maioria, contra o mercado e o Banco Central. Recentemente, gerou polêmicas ao falar sobre o ex-juiz e senador Sérgio Moro (União/PR). 

Em meio as repercussões, 37% avaliaram que Lula se comporta adequadamente como presidente o tempo todo, enquanto 24% acham que ele o faz quase sempre. 

Na contramão, 20% acham que Lula não age de forma correta referente ao cargo que ocupa na maioria das oportunidades, e outros 18% dizem que ele nunca o faz. Apenas 2% dos entrevistados não souberam responder. 

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”      

Aprovação

A pesquisa também mostra que o presidente Lula tem 38% de aprovação da população, após os três primeiros meses de seu governo. 

Esse é o índice de pessoas que consideraram a gestão como ótima ou boa. Consideram a administração regular 30% e 29% a definiram como ruim ou péssima. Já 3% não souberam responder. 

O percentual de aprovação de Lula é melhor do que do seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), que tinha 32% de ótimo/bom no mesmo período do seu mandato em 2019. 

Já sobre a expectativa do eleitorado, 51% dos entrevistados acreditam que Lula fez menos do que poderia nesses três meses como presidente, enquanto 18% avaliam que ele fez mais e 25% considera que ele entregou o esperado. 

Sobre o levantamento

A Pesquisa Datafolha entrevistou 2.208 eleitores entre os dias 29 e 30 de março, em 126 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

View Comments

  • Aos cidadãos brasileiros e até às oligarquias golpistas constitui um alívio saber que não veremos Lula comendo frango na rua na companhia de zumbis.

  • O governo Lula não entendeu que o fim do Império anglo-saxão
    , em guerra civil, cheio de violências e catástrofes geológicas e ambientais, e cuja a plutocracia ainda nos acua, exige que assumamos proeminência no Quinto Império: intensa cooperação e intercâmbio agrícola, artístico, científico industrial e espiritual com África,Américas e Eurásia, facilitando trabalhos e investimentos produtivos e não especulativos aqui.No caso de Europa e América do Norte a cooperação tem q se dar via sociedade civil e empresas esclarecidas. Esta agenda dinamizará a economia e a paz no mundo.

Recent Posts

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

46 minutos ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

1 hora ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

2 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

3 horas ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

3 horas ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

4 horas ago