Direção do PT repudia prisão de manifestantes no RJ

 

 

Jornal GGN – Através de nota publicada ontem (17), a direção nacional do PT repudiou a prisão de 19 pessoas acusadas de envolvimento em crimes durante as manifestações. As detenções ocorreram no último sábado, na véspera da final da Copa do Mundo. A nota foi assinada por Rui Falcão, presidente nacional do partido, pelo secretário de Movimentos Populares, Bruno Elias, e pelo coordenador do Setorial de Direitos Humanos, Rodrigo Mondego, e diz que as prisões representam “grave violação de direitos e de liberdades democráticas.” 

Da Folha

Cúpula do PT diz que repudia a prisão de manifestantes no Rio

Nota assinada por Rui Falcão e outros dois dirigentes reivindica ‘a liberdade dos ativistas’ que seguem presos

Após protestos de 2013, governo cogitou propor projeto que endurecia punições a ativistas, mas depois voltou atrás

DO RIO

A direção nacional do PT lançou nesta quinta-feira (17) uma nota de repúdio à prisão de 19 pessoas acusadas de envolvimento em crimes durante protestos no Rio desde o ano passado, ocorrida no último sábado, véspera da final da Copa do Mundo.

Um habeas corpus concedido pelo desembargador Siro Darlan, da 7ª Câmara Criminal, permitiu que 12 dos acusados fossem libertados na madrugada desta quinta-feira, mas advogados dos manifestantes temem que o andamento do inquérito leve a uma nova solicitação de prisão preventiva dos 19 suspeitos e de outros sete, que continuam considerados foragidos desde sábado.

A nota do PT, assinada pelo presidente nacional da sigla, Rui Falcão, pelo secretário de Movimentos Populares, Bruno Elias, e pelo coordenador do Setorial de Direitos Humanos da legenda, Rodrigo Mondego, afirma que as prisões representam “grave violação de direitos e das liberdades democráticas”.

O texto diz ainda que “o PT repudia a criminalização das manifestações e defende a ampliação dos espaços de diálogo e participação popular”. No trecho final, a nota pede ainda que seja repelida a violência de Estado e a intimidação de manifestantes e reivindica “a liberdade dos ativistas que ainda se encontram presos”.

Na esteira do debate no Congresso de uma nova legislação para crimes de terrorismo, no início deste ano, o governo Dilma Rousseff cogitou propor uma legislação que aumentasse as penas para os casos de lesão corporal, homicídio e danos ao patrimônio durante manifestações.

As críticas dos movimentos sociais, porém, fizeram o Planalto recuar. Em 14 de maio, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) afirmou que uma nova lei antivandalismo “evidentemente soaria como tentativa de criminalizar ou punir as manifestações”, e o projeto acabou engavetado.

Apesar disso, em março tramitavam 16 projetos no Congresso com punições mais duras para crimes cometidos em atos, em especial por manifestantes mascarados.

Até a noite desta quinta, estavam presos a ativista Elisa Quadros, a Sininho, Camila Jourdan, coordenadora da pós-graduação em filosofia da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Igor Pereira D’Icarahy, que estava na ocupação da Câmara Municipal do Rio, em agosto, Tiago Teixeira Neves da Rocha e sua namorada, Eduarda Oliveira Castro de Souza.

Investigações da polícia apontam para formação de quadrilha armada pelo grupo e sustentam que eles planejavam atos violentos em uma manifestação no dia da final da Copa, realizada no Rio no domingo (13). Eles foram presos no sábado (12).

Redação

Redação

View Comments

  • Agora que acabou a Copa

    E que as eleições se aproximam são contra as prisões. Demagogos.

    Só existe um direito penal no Brasil. Tem que valer para todos.

    Mas a classe média brasileira acostumou-se com a lei apenas para os pretos, pobres e putas.

  • Direitos e liberdades para depredar, matar...

    "grave violação de direitos e das liberdades democráticas".

    Se "grave violação de direitos e das liberdades democráticas" for encarcerar esses bandos para impedi-los de depredar o patrimônio alheio, incinerar pessoas, enfim, levar o pânico e a ruina por onde passar, então que venha porque já está passando da hora de se frear a impressão de muitos que aqui se pode fazer o mal que quiser sem nenhuma consequência, que se pode matar, roubar e destuir que ao final tudo lhes ficará bem não é assim, porque a ORDEM, o trabalho produtivo e uma justiça que honre o termo são pressupostos fundamentais, basilares..., para a existência de uma sociedade de humanos que se têm como tais.

    • Retificando

      "grave violação de direitos e das liberdades democráticas".

      Se "grave violação de direitos e das liberdades democráticas" for encarcerar esses bandos para impedi-los de depredar o patrimônio alheio, incinerar pessoas, enfim, levarem o pânico e a ruina por onde passarem, então que venha porque já está passando da hora de se frear a impressão que muitos têm de que aqui se pode fazer o mal que quiser sem ter nenhuma consequência, que se pode matar, roubar e destuir que ao final tudo lhes sairá bem, e não é assim, porque a ORDEM, o trabalho produtivo e uma justiça que honre o termo são pressupostos fundamentais, basilares..., para a existência de uma sociedade de humanos que se têm como tais.

    • Colega a repressao policial é

      Colega a repressao policial é justa e devida.

      Ocorre que ela não é feita onde deve na hora e local que deve, e a Policia de omissa passa para arbitrariedade em um estalar de dedos

      Não ha até o momento evidencia alguma que legitime essas prisões, salvo engano meu a Policia ate agora nao deu prova clara que possa mostrar e justificar a prisao de qualquer um deles.

      Trata-se de um ato autoritario que abre um prescedente gravissimo e que por isso deve ser combatido.

       

      • Respondendo

        Leonidas,

        Preferia lhe responder na minha retificação abaixo, também apressada porque estou trabalhando, mas onde diminui os erros de português porque a revisão linguística aqui não tá de brincadeira, porém, quanto a sua colocação de que não há provas da polícia para as prisões, elas foram mostradas no dia em que ocorreram e, para mim, fartas e gravíssimas.

        E, porque estou ficando tão revoltado com toda essa criminalidade? Simples, quase todos os meus vizinhos tiveram suas casas arrombadas e levados os bens em menos de dois meses, em suas ausências, de modo que vc não está podendo fazer qualquer viagem porque não sabe como encontrará sua casa quando voltar. Mais: há pouco tempo tive minha cunhada e seu marido rendidos e forçados a deitar por bandidos na porta de uma igreja sob a mira de revólveres para lhes roubarem e, semana passada, minha sobrinha com seu filho de 4 anos e o marido, ao sairem para experimentar uma camioneta que haviam acabado de receber na venda de um caminhão financiado, foram abordados violentamente por três moleques que, por pouco, não levaram também a criança que foi tratada por eles como um verme. Ficaram com o trauma e o prejuízo do veículo que seria vendido para pagar contas, inclusive do financiamento em atraso. E ainda ameaçaram: não olhem pra nós e nem avise a polícia porque se fizer a gente te mata!

        Portanto, como escaldado que estou, se o governo atual não propor medidas eficazes para por ordem urbana neste país, não será com o meu voto que se reelegerá.  

        • Aldo, a questão é que vários

          Aldo, a questão é que vários partidos, parlamentares, movimentos sociais, OAB, juízes, advogados, etc... estão declarando que as prisões foram ilegais; não creio que todo esse pessoal fosse se compromter sem ter certeza absoluta do que estão fazendo. Eu ainda não entendi o que aconteceu; ao mesmo tempo que não acredito que toda essa turma fosse manifestar-se sem convicção tb acho pouco crível prisões de advogados, professores, estudantes de classe média alta, etc... sem uma fundamentação MUITO FORTE; mas MUITO FORTE MESMO. E, sim, estou falando de classes e prestígio pq sabemos que nosso Judiciário é seletivo e elitista. O que eu quero dizer é que em condições normais de temperatura e pressão, essas pessoas jamais seriam presas. Como não sei o que aconteceu, não vou me manifestar mas é certo é que temos apenas duas opções. Ou foram presos sem qq motivo ( não existe prisão para prevenir manifestações ) e aí, estamos mesmo de cara com uma aberração ou foram presos por alguma coisa que não sabemos, o que seria pior ainda.

  • Agora os petistas estão

    Agora os petistas estão liberados para fazer a crítica às prisões. Os comentários ao post de ontem a respeito do tema podem ser lidos ao contrário.

    • Eu e outros apoiadores do PT

      Eu e outros apoiadores do PT sempre fomos contra essas prisões. Vá conferir e veja quantos comentários fiz em diversos posts aqui.

      • Ele sabe disso. Tá repetindo pq quer injetar a impressao oposta

        Nem cadastrado é, tá falando sobre os comentaristas daqui... 

    • "petistas estão liberados

      "petistas estão liberados para fazer a crítica às prisões. Os comentários ao post de ontem a respeito do tema podem ser lidos ao contrário":

      Nao, nao podem ser lidos de traz pra frente nem de frente pra traz, voces destruiram o assunto.  Aqui esta o link de ontem:

      Juristas se manifestam contra criminalização dos movimentos sociais

      E a latumia antigoverno AINDA nao parou.

      Nassif, recomendo jogar essa barata morta de assunto pra fora do blog permanentemente:  tente ler os comentarios do link acima.

      O blog fica i le gi vel.

    • Desonesto novamente. Já foi corrigido ontem, e tá repetindo

      Vários petistas daqui do Blog já se manifestaram claramente contra esses arbítrios. E você repetindo essa lenga-lenga. 

  • O PT repudiou as mortes de

    O PT repudiou as mortes de inocentes assassinados pela polícia paulista naquele episódio do PCC?

    É um tal de "passar a mão na cabeça" desta molecada irresponsável que fica "brincando com fogo". Em todo ato tem que ter responsabilidade e nem toda manifestação merece defesa inconteste. Lembra do senhor que teve o seu carro queimado? E aqueles idiotas queimando a bandeira do Brasil na Praça da Sé? E a morte do cinegrafista? E as bombas que são atiradas contra a polícia? Acaso esses policiais não são pessoas comuns que estão exercendo a sua profissão? Todo policial é bandido e os participantes do protestos são anjos? Do jeito que estes protestos são inconsistentes ideologicamente  já, já aparece um maluco colocando bombas em lugares públicos. E lá vai embora  a normalidade democrática do país. E o que é pior: esses mesmos jovens podem ser usados como massa de manobra e depois incriminados sem que os verdadeiros mentores das idiotices cometidas sejam conhecidos. Olha o caso do Fábio Hideki.

    Tem que haver repressão sim contra atos de violência. E esse pessoal tem que aprender a fazer protestos de forma pacífica e respeitando o direito dos cidadãos que trabalham e tem a vida infernizada por fechamento de vias e interrupção de transporte público.

    • Continua confundindo repúdio ao arbítrio c/ defesa das manifests

      A questao aqui nao é a de se aprovamos ou nao as manifestaçoes, mas o fato das prisoes terem sido arbitrárias. E prisoes arbitrárias nem para inimigos, entendeu? 

  • oportuna e

    oportuna e necerssáriamanifestação do pt nacional - imagina se a moda pega e a polícia excrescente entulho da ditadura permanecer prendendo pessoas para averiguações antes de qualquer provam isso afetará qualquer movimentto mesmo que seja pacífico.

    • por se tratar de direitos humanos...

      nem tudo é política.............................................................não entrem nessa

      por que não uma imagem dessa em cada presídio do Brasil?

      mais chocante que a imagem e a intenção é esconderem que nunca foi motivo de preocupação para quem se beneficia politicamente em tempo de eleição

  • abuse e use política...

    enquanto a polícia seguir cumprindo com suas obrigações que, ao que parece, não podem ser as mesmas para qualquer pessoa......................

    abuse e use política e garanta que não pode ser como é visto nas comunidades, periferias e favelas

  • Isso aí!

    Cmo tenho defendido há dias, é preciso que o PT abra o olho com o esquema jurídico-policial dos estados, principalmente do Rio e SP, nesses casos recentes de perseguições e prisões políticas. Não só pelo direito à manifestação política e contra a criminalização dos movimentos sociais, mas também para que opositores do governo federal não se aproveitem disso para responsabilizá-lo e ao PT pelo que é da alçada de outros níveis de poder e de responsabilidade de outros partidos e grupos.

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

1 hora ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

2 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

4 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

5 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

6 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

7 horas ago