Categories: Eleições

Sérgio propõe guerra total

Do Estadão

Guerra total pela “democracia”:

‘Dilma e Lula ameaçam a democracia’

Para Guerra, a violação do sigilo da filha de Serra’é uma agressão sem[br]precedentes na história da democracia do País’02 de setembro de 2010 | 0h 00

Christiane Samarco / BRASÍLIA – O Estado de S.Paulo

ENTREVISTA 

Furioso com a “ousadia do PT e da campanha de Dilma Rousseff”, a quem responsabilizou pela violação do sigilo fiscal de Verônica Serra, filha do tucano José Serra, o PSDB subiu o tom. “A campanha da Dilma e a ação eleitoral do presidente Lula representam hoje uma forte ameaça à democracia”, diz o presidente do partido, Sérgio Guerra.

Surpreendeu ao PSDB a quebra do sigilo fiscal da filha do candidato José Serra?

É uma agressão sem precedentes na história da democracia do País. É deplorável. Os democratas do Brasil devem reagir a isso.

É uma reedição do caso dos “aloprados”, como ocorreu em 2006, na eleição para governador de São Paulo?

Em 2006, o alvo também era o Serra, mas o tiro saiu pela culatra. A lástima é que até hoje não se sabe de onde veio aquele dinheiro encontrado com os aloprados. No fundo, os petistas e a campanha da Dilma pensam que essa é uma questão que só interessa a 6 milhões de brasileiros que pagam Imposto de Renda e, portanto, não vai prejudicá-los no povo. Isso é o fim.

O PSDB atribui as violações de sigilo ao aparelhamento da Receita Federal?

Isso é mais grave que o aparelhamento. É uma prática típica das ditaduras. É o uso criminoso da máquina pública, por infiltrados de viés autoritário que agridem as instituições democráticas. O aparelho público está totalmente contaminado por esse viés autoritário e o presidente Lula colabora com isso.

O senhor está dizendo que a culpa é do presidente Lula?

Esta eleição ficou marcada por uma tendência que antes não foi tão nítida. Há uma força política que não tem limites para conseguir seus objetivos. Foi o presidente da República quem difundiu o padrão do desrespeito à lei, no momento em que recebeu a primeira condenação da Justiça Eleitoral e achou graça porque foi beneficiado por ela. Agora o próprio Lula se descola País afora, sem a menor responsabilidade com o cargo de presidente de todos os brasileiros, afrontando as regras gerais da democracia. Ele entrou numa campanha de arrastão para liquidar candidatos de oposição ao Senado.

Não é natural que o presidente trabalhe para eleger seus candidatos ao Congresso?

O objetivo do Lula não é fazer maioria; é fazer hegemonia. Lula quer transformar o Congresso em uma grande tropa de choque. Para isso, faz acusações políticas e pessoais a candidatos da oposição. Elege seus inimigos e vai combatê-los, em uma ação sem precedente na história. O que ele deseja é uma Câmara dominada na base favores e cargos públicos e um Senado sem capacidade de reação, o que é indispensável à democracia.

O PSDB não está protestando em função das pesquisas eleitorais, que indicam vitória da candidata de Lula em primeiro turno?

Nesta eleição, a decisão não é entre um candidato que tem mais experiência e liderança, e um envelope fechado de conteúdo desconhecido. A disputa se dá entre os que desejam o Brasil democrático de fato, e os que querem nos remeter a aventuras autoritárias.

O senhor está dizendo que a candidata Dilma Rousseff é uma ameaça à democracia?

A campanha da Dilma e a ação eleitoral do presidente representam hoje uma forte ameaça à democracia, sim. A ação do Lula para “matar” senadores da oposição é o exemplo do que estou afirmando. É preciso ver as árvores e perceber a floresta.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

13 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

14 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

15 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

15 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

16 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

19 horas ago