Categories: Política

Goiás: aliados de Perillo tentam controlar CPI dos Grampos

Por Marco Antonio L.

Da Carta Capital

Aliados de Perillo tentam controlar CPI dos Grampos

O próprio PSDB fez um pedido de investigação contra o governador após denúncia de CartaCapital. Intenção é evitar que a oposição controle os trabalhos

por Lênia Soares

A sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Goiás foi aberta, na terça-feira 7, exatamente às 15 horas. Com 21 presenças registradas, a pauta da semana anterior foi lida em oito minutos e, dois minutos depois, o deputado Marcos Martins (PSDB) apresentou um requerimento para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de apurar as denúncias de espionagem ilegal, reportada pelaCartaCapital há duas semanas.

A agilidade causou espanto e desconforto entre os oposicionistas, que ensaiaram mais de uma semana – desde a divulgação do esquema de grampos – a apresentação de requerimento similar. “É inadmissível o que aconteceu aqui. Isso prova um grande amadorismo por parte dos deputados da oposição. Três sessões se passaram e ficamos no campo da discussão. Agora, perderemos o total controle das investigações e o governo vai ganhar mais um palanque para defesa do indefensável”, reclamou o deputado Luís Cesar Bueno (PT).

O autor do pedido não escondeu a ironia e foi claro em seus objetivos. “Não tenho culpa do cochilo da oposição. Fui mais rápido (risos). O próximo passo é focar no que temos de concreto. Não vamos perder tempo com investigações sem fundamento. Até agora, nada do que foi apresentado serve como provas, e falo com o embasamento do meu curso de Direito”, afirmou Marcos Martins, que já dirigiu a Polícia Civil do Estado.

O peemedebista Paulo Cezar Martins insistiu na apresentação do documento para instauração da Comissão, elaborado pela bancada de oposição. Os dois requerimentos têm as 15 assinaturas necessárias para a criação da CPI. Como o regulamento da Casa não permite a vigência de duas comissões com o mesmo objeto investigativo, os pedidos serão apensados e a indicação dos membros obedecerá a regra de proporcionalidade.

“A presidência e a relatoria, provavelmente, ficarão com a base. De qualquer forma, não perderemos nosso foco, que é esclarecer essas denúncias, que são muito sérias. Os fatos estão aí, não há como negar. O que não podemos é deixar de utilizar este recurso por não sermos a maioria. A democracia não é unânime, precisamos do contraditório, mesmo que em menor número”, acrescentou o deputado Mauro Rubem (PT).

A expectativa do presidente da Casa, deputado Helder Valin (PSDB), é que a composição da CPI dos Grampos, como os próprios intitularam, seja concluída até quinta-feira 9, para que os trabalhos possam se iniciar na próxima semana. “Temos interesse de dar celeridade a este processo”, disse, objetivamente, o presidente.

Para o líder do governo, deputado Fábio Sousa (PSDB), a criação da Comissão não é prejudicial ao governador do Estado, Marconi Perillo (PSDB). “Eu mesmo fui citado na reportagem como um dos espionados. Queremos que os fatos sejam esclarecidos. O governador não tem com o que se preocupar”, disse.

Fábio é filho do apóstolo César Augusto, da Igreja Fonte da Vida, proprietária da Fonte TV, de onde os principais protagonistas da espionagem, Luiz Gama e Eni Aquino, foram demitidos no rastro das denúncias. O fato foi visto como um julgamento informal do casal.

O deputado Túlio Isac (PSDB) utilizou seu tempo na tribuna para criticar a revista CartaCapital. “Até a capa deles é vermelha. Cor do PT. Tudo que dizem é mentira”, argumentou.

A estratégia de Túlio Isac, de desqualificação da reportagem, foi a mesma empregada por toda a estrutura de comunicação do governo do Estado. Independente da conclusão, é a segunda CPI em Goiás consequente das denúncias feitas pelo jornalista Leandro Fortes. A primeira foi a CPI da Delta.

Um dos receios do deputado Luís Cesar Bueno é de que o radialista Luiz Gama saia vitorioso deste processo. “Vão tentar inocentá-lo. Ele vai virar o centro das atenções, quando não passa de um assessor desastrado do governador. Temos é que pensar nos assuntos mais sérios envolvendo o governador Marconi Perillo.”

A sessão foi encerrada às 18h10. Ironicamente, com oposicionistas em conflito e situacionistas em festa. De fato, mais uma vitória do governo no Legislativo. Outro fato é o desgaste que acaba de ganhar na Casa um espaço mínimo de três meses. São 90 dias com um novo escândalo envolvendo o governo em foco. No melhor dos mundos, não é algo para o governador comemorar.

Expressão do dia: o pedido de um minuto de silêncio pela morte da menina Kerolly Alves Lopes, baleada em Aparecida de Goiânia durante uma tentativa de proteger o pai em uma briga. Recentemente, 32 moradores de ruas foram assassinados na Capital. Nenhum foi lembrado pelos parlamentares. No fundo, todos mereciam a homenagem, mas na Assembleia Legislativa de Goiás, dois pesos chegam a ter cinco medidas. Foram 33 vidas perdidas. Igualmente vidas. Igualmente perdidas. Nem silêncio, nem barulho de protesto.

Talvez fosse o caso do pedido de um minuto de silêncio pela morte da oposição no Legislativo. Terminaram em luto.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

11 minutos ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

47 minutos ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

1 hora ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

2 horas ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

3 horas ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

4 horas ago