Famílias do interior do país deverão impulsionar crescimento do consumo

Jornal GGN – De acordo com o estudo Brazil’s Next Costumer Frontier: Capturing Growth in the Rising Interior, do The Boston Consulting Group, as famílias de classe média e alta das cidades do interior do país serão o motor do crescimento do consumo do país. A previsão é de que estes consumidores representem um mercado de mais de US$ 600 bilhões em 2020, mais da metade do aumento do consumo no Brasil até lá.

Ainda segundo o estudo, poucas empresas conseguem aproveitar esta oportunidade, principalmente devido a falhas no atendimento a este mercado. Estas famílias do interior do país tem cerca de 20% a mais de renda disponível do que nas grandes cidades, mas consomem menos em certas categorias, como telefonia celular pós-paga e viagens.

Uma das razões apontadas para os gastos menores dos consumidores no interior é a falta de acesso ao pontos de venda. Aproximadamente 1400 cidades do interior com mais de 5 mil famílias não tem supermercados pertencentes à cadeia dos 20 maiores do país. Cerca de 5500 cidades não tem agências bancárias exclusivos do setor premium, voltadas para atender clientes de maior poder aquisitivo.

A pesquisa também mostra que estas famílias viajam menos por causa da distância em relação aos principais aeroportos e pela baixa oferta de voos para os destinos desejados por eles. Este público também é mais hesitante com compras pela internet, principalmente devido ao prazo de entrega e dificuldade de obter reembolso em caso de problemas.

Os consultores do Boston Consulting Group recomendam a expansão das empresas de varejo e também o desenvolvimento de campanhas de marketing locais, além de modelos de negócios que atinjam as necessidades desses consumidores, que tem padrões de consumo diferentes dos consumidores das grandes cidades.

O estudo é baseado em uma pesquisa com mais de 3.600 pessoas de famílias de classe média e alta nas capitais, regiões metropolitanas e cidades do interior de todas as regiões do Brasil, e pode ser encontrado em www.bcgperspectives.com.

Redação

Redação

View Comments

  • Que não se perca pelo nome.

    Cidadezinha Linda.

    Mas não dá pra confiar numa consultoria de uma empresa chamada Boston Consulting.

  • olha só....

     

     

    A se confirmar o resultado dessa análise, temos de dar crédito para a dona do magazine Luíza, que diagnosticou um espaço muito grande para o crescimento do consumo...

  • ninguém vai mais pro cafundó

    ninguém vai mais pro cafundó do judas, que deve ficar logo ali com um monao de possibilidades.

  • Besteira rematada

    Se têm quem compra, têm quem vende.

    Nunca me esqueço de uma história que uma amiga antiga contava dos primos do interior da Paraíba, filhos de deputado federal e que tinham nas casas deles o que de mais moderno existia de eletrônicos  na época, mesmo com importações proibidas.

     

  • Quem vive ou conhece outros

    Quem vive ou conhece outros lugares além do eixo sabe que a consultoria tem razão. Aliás, vocês aqui tem muita dificuldade de enxergar além dos muros de "Atenas". A política que se discute aqui, é a de bares da zona sul ou de vila madalena, como disse alguém aqui a um tempo atrás.

    Vocês não se perguntam como é que a audiência de tudo que é coisa está caindo na TV aberta, principalmente esportes com forte tradição no eixo, com o país crescendo? Sim, o google. Mas porque o google canaliza tais interesses? Ele é monopolizador de conteúdo?

     

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

8 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

8 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

11 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

12 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

12 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

13 horas ago