Joaquim Barbosa e o exemplo do Tea Party

O destempero do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa contra seu colega Luís Roberto Barroso – pelo fato de ter proferido um voto contrário ao seu entendimento – é prova maior do fundo do poço em que o Tribunal foi colocado pelas intenções políticas de alguns ministros.

Quem conhece Joaquim Barbosa de perto, assegura: não é desonesto, não é malicioso, não se mete em negócios obscuros nem em más companhias, como seu colega Gilmar Mendes. Mas é um completo desequilibrado.

Dia desses conversava com um ex-conselheiro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Dizia ele que, se Barbosa entrar em um recinto e ver duas pessoas cochichando, imediatamente armará encrenca, supondo que estejam falando dele.

***

Na sessão do STF – que deliberou sobre a acusação de formação de quadrilha para os réus da AP 470 – Barbosa interrompeu várias vezes Barroso, foi grosseiro, atropelou todos os códigos de conduta, ao insinuar que o colega teria negociado seu voto para conseguir o cargo.  Mas quem vai tirar o piloto do Boeing em pleno vôo?

***

Tempos atrás, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso alertou para os riscos da aventura Joaquim Barbosa. Mostrou sua falta de tato, de cintura política, a intolerância a qualquer opinião contrária.

Ocorre que o mito Barbosa surgiu impulsionado pelo clima de radicalização, de criminalização da política, do denuncismo desvairado que a oposição levantou a partir de 2006 e, especialmente, a partir da era José Serra.

Trouxeram de volta para a cena política o macartismo, abusaram da religiosidade, despertaram os piores demônios existentes no tecido social brasileiro, aqueles que demonizam as leis e propõem o linchamento, transformaram a disputa política em um vale-tudo.

Não valia denunciar aparelhamento da máquina, a política econômica, apontar erros na gestão pública, como em qualquer disputa política civilizada.

Repetiram nos mínimos detalhes a radicalização da política norte-americana, o movimento da mídia e do Partido Republicano dos Estados Unidos adotando o discurso virulento de ultra-direita do Tea Party.

Durante toda a campanha eleitoral nos EUA, comentaristas vociferantes espalhavam toda espécie de boatos contra Barack Obama. A campanha viciou o eleitorado republicano nas catarses do Tea Party e o partido terminou refém da radicalização. Hoje em dia, as vozes mais preparadas e ponderadas dos republicanos têm enorme dificuldade em reconduzir o partido para o caminho da moderação e da responsabilidade política.

***

Por aqui, caminha-se para o mesmo desfecho. Só que esse espaço catártico, que Serra preparou para ele próprio, foi ocupado por um jacobino autêntico. Serra era um simulacro de radical, Barbosa é um radical em estado bruto.

***

Na semana passada, em visita a São Paulo, Aécio Neves relembrou figuras referenciais mais nobres do PSDB, como Mário Covas e Franco Montoro. Tenta, de alguma forma, recuperar os valores partidários, destroçados na era Serra.

O próprio Serra andou dando entrevistas minimizando a crise econômica, tentando (inutilmente) ocupar um espaço de racionalidade que um dia foi seu. Ou – o que é mais factível – tentando prejudicar o candidato que ocupou um lugar que era seu por direito divino.

2014 não está cheirando bem.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  •  
    A sua fé é impresionante

     

    A sua fé é impresionante Nassif, é duradoura, mas muitos de nós já estamos perdendo a fé. Ontem mesmo me vi debatendo com gente que apiva o linchamento de ladrão e tudo quanto é atrocidades. Depois eu parei e disse? O que que eu to fazendo meu Deus?! Na mesma hora parei de teclar e respirei..para ajudar..um bom vinho. 

    • Vai piorar

      Infelizmente não vejo muito distante aumentarem aqui no Brasil os grupos de extrema-direita e afins. Quais as referências, os exemplos que os jovens tem ou tiveram nestes últimos tempos? Acho que do mundo real são poucos (e quando surgem logo são desacreditados), aí vem os exemplos da ficção, sempre autoritários e com uma moral e caráter ilibados (nem sempre), mas sempre salvam a "humanidade". Na política praticamente não há referências, são poucas e tem pouco "ibope". Daí o descrédito com a política, com "tudo que está aí". O que resta é tentar caminhar o mais correto possível para dar um exemplo a quem nos rodeia.

      • democracia

        Esse é o jogo nuclear da democracia. A balança pende para um lado. Sempre assim. Não haverá maioria satisfeita pela lei universal da cadeia alimentar (os mais fortes comem os mais fracos). Os mais fracos se unem e se tornam os mais fortes.

        O Barbosa poderia ficar no aconchego da imortalidade, como o reacionário Gilmar, cujo fim está próximo. 

  • O faceburro está um chororo
    O faceburro está um chororo só por conta da decisão do STF.

    Pelo mesmo faceburro pude notar que a atuação de JB, digna de palanque político, surtiu efeito entre os mais reacionários, seu provável eleitorado.

    • Voce, caro Alvaro, que tem

      Voce, caro Alvaro, que tem saco para frequentar o Faceburro, poderia me esclarecer uma curiosidade. Os coxinhas estão se indignando também com o "domínio do fato" do Serra no trensalão, do qual o pig não fala nada? Ou nem sabem do que se trata?

       

  • Se ele fosse mesmo honesto,

    Se ele fosse mesmo honesto, Nassif, como você ainda o crê, não teria tentado mover céus e terra para pôr um seu cupincha, o biógrafo, para gerir os fundos de pensão da categoria. Imagine você quanto dinheiro tem nesse fundo, deve ser bem mais rico que a Previ, tão cobiçada por Daniel Dantas. Também não teria ido correndo, em pleno julgamento, comprar apê em Miami por 1 ou 10 dólares, não ficou claro quanto pagou, e ainda montado uma empresa para não fazer nada, uma off shore justo em Miami, alegando, falsamente, ser para pagar menos impostos quando vendida, fato que foi contraditado por entendidos no mercado mobiliário de lá, além de também não ser muito honesto. Ele parecia honesto quando ainda não tinha tido chance de não sê-lo, ao que parece. 

  • Briga de bar

    Se o que ocorreu no STF (agressões verbais de Barbosa a Barroso) tivesse acontecido nalgum bar em BH, haveria possibilidade de sair tiro.

  • O PSDB se tornou refém da radicalização ou criador dela?

    Citando o que ocorreu nos EUA com o Partido Republicano, Nassif alerta para a ultra radicalização que se aproxima.

    A grande imprensa já vem dando mostras de que entrou definitivamente neste jogo.

    A diferença:

    Saiu Serra entrou Barbosa.

    As consequências:

    Aumento da intolerância e da violência.

    Todo justiceiro é um doente mental.

    Mas, não é à toa que a jornalista Rachel Sherazade, do SBT, fez a defesa dos justiceiros em recente fala em tom de editorial (teria sido um editorial?):

    " A atitude dos vingadores é até compreensível"

    " o contra-ataque aos bandidos é o que chamo de legítima defesa coletiva"

    Seria uma defesa clara das milícias?

    Não é à toa que a grande mídia defende os atos de Barbosa.

    • Os bandidos, principalmente

      Os bandidos, principalmente grandes traficantes, não só de drogas, não estão excluídos do poder na nova ordem mundial que querem impor os donos do dinheiro do mundo. Sabe-se que têm grandes fortunas nos paraísos fiscais. Ao contrário, o movimento é no sentido de legitimar a eles também no poder, e os meios de comunicação e propaganda logo lhes abriram as portas, pensam pagando bem, que mal tem ?  Têm demonstrado isso de modo contundente não é de hoje, no episódio Fujimori a FSP escancarava grandes manchetes contra Hugo Chávez para obliterar julgamento e condenação do presidente-bandido, o que não foi nada comentado, muito menos execrado.

  • Deduz-se  do Nassif: O PSDB é

    Deduz-se  do Nassif: O PSDB é co-responsável por este estado de catarse que ora vivemos.

    Na verdade  o PT é o grande catalizador de toda a revolta. Por quê ? É estranho. Um grupo que tem representação com lutas sindicalistas e antiditadura; uma representação  que tira gente da miséria; um partido que representou o desejo de muitos de ver a turma mais pobre vencer na vida; um partido( fora o discutível mensalão) que não tem seus quadros pessoas polêmicas e constantemente envolvidas em noticiários por malfeitos; um grupo que deveria ser querido pelos evangélicos por tratar todos como gente conforme prega o Evangelho - mas não, vide os Malafaias da vida a incitar jogar pedra na cruz !

    Muto estranho .... ou  o mundo com seus Barbosões (ou Babosões) está vivendo os seus últimos momentos de ego elitizado, prepotência, de dominação. Muito,  pelo lado esotérico/ espiritual, estão vendo este momento como catarse coletiva por conta da aproximação de uma nova era de fraternidade e daí, os Barbosões, A.Dias, o C. Sampaio,  o PIG, FHC, Aecim estarem ensaiando o seu lado Gengis Khan aos bons ventos que chegarão. Tomara !

  • Lembo-me do psicopata Collor.

    Lembo-me do psicopata Collor. A Rede Globo fez dele um heroi e logo depois um bandido...Será que estamos no mesmo caminho

  • Interessante a forma de olhar

    Interessante a forma de olhar dos amigos.


    Roubou mas nem tanto assim!!!...... É ladrão mas nem tanto assim!!!! ...... Tem outros que são mais ladrões ainda!!!!!... etc.


    Acho que estamos subestimando o perigo. As coisas começam assim.....


     


    abs,

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

8 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

9 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

9 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

9 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

9 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

10 horas ago